(Atualizado a 14/10/2020)
Para conhecer as últimas orientações sobre casamento durante a situação do coronavírus, clica no link abaixo:
Casamentos e coronavírus: Informacão atualizada em Casamentos.pt
***
Na última Resolução do Conselho de Ministros (n.º 40-A/2020), do dia 30 de maio, as novas orientações referem a realização de casamentos.
Entra neste novo debate e informa-te:
O Conselho de Ministros revela o regresso gradual dos casamentos!
*****
Olá Comunidade! 💜
Sabemos que a incerteza continua a preocupar os casais de 2020. Dia 30 de abril, o governo divulgou novas normas, mas as mesmas foram pouco claras em relação à atividade no setor dos casamentos.
Também é preciso ter em consideração que algumas medidas serão aplicadas tendo em conta as regras e orientações da própria zona em que vivem. Se tudo continuar a avançar de forma positiva e progressiva (e estamos a torcer muito para que assim seja), acredita-se que os primeiros casamentos poderão ser realizados a partir do dia 1 de junho, o início da 3ª fase da reabertura - possivelmente com um número de convidados reduzido e com determinadas condições e recomendações de segurança.
Resumimos aqui alguns detalhes que podem afetar diretamente o teu grande dia:
👉 FASE I (4 DE MAIO): CASAMENTOS EM ESPERA, APENAS MINI CERIMÓNIAS 💒
Nesta fase poderá haver a reabertura de espaços de 200 m2 e de pequeno comércio, mas serão proibidos ajuntamentos com mais de 10 pessoas. Seriam possíveis pequenas comemorações num ambiente familiar, mas não serão permitidas celebrações ou reuniões de grandes grupos. Por isso, a realização de festas de casamentos ainda não será possível neste momento.
👉 FASE II (18 DE MAIO): CASAMENTOS COM UM NÚMERO LIMITADO DE CONVIDADOS 👭
Aqui o contato social de grupos maiores já será possível excluíndo todos aqueles que são vulneráveis ou que apresentam patologias anteriores, bem como teremos a reabertura de espaços até 400 m2, com lotação máxima de 50%. No entanto, ainda não sabemos qual será a limitação exata de aglomeração de pessoas.
IMPORTANTE: durante a transição destas duas fases, nos dias 30 e 31 de maio, o governo afirmou que talvez algumas cerimónias religiosas possam voltar a ser realizadas, a depender de acordos entre a DGS e as confissões religiosas, porém não esclareceu mais detalhes. No dia 8 de maio, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou as orientações que estão a ser tomadas (ver mais aqui: ❗ Protocolo - Conferência Episcopal Portuguesa (CEP))
👉 FASE III (1 DE JUNHO): CASAMENTOS PARA UM MAIOR NÚMERO DE PARTICIPANTES 👪👨👨👦👩👩👧
Nesta fase, está já prevista a abertura da maioria das atividades, como espaços com mais de 400 m2, mantendo sempre as medidas adequadas de segurança e a distância social mínima. Acredita-se que os casamentos poderão ser realizados com um maior número de convidados, mas o limite ainda não está especificado.
❗️ CONSIDERAÇÕES GERAIS❗️
🔷 As novas orientações especificam que qualquer atividade deve ser realizada em condições de segurança, autoprotecção e respeito pelo afastamento social.
🔷 Por razões de segurança, é recomendada a utilização de máscaras.
🔷 Tais normas não especificaram as medidas para a realização de casamentos. Através de medidas que afetam outros setores próximos ao setor nupcial, podemos entender como cada etapa e as suas respetivas medidas vão influenciar a viabilidade dos casamentos.
****
E para qualquer caso particular, não deixem de enviar um e-mail para: help@casamentos.pt onde a nossa equipa estará disponível para ajudar.
Um beijinho e mantenham-se seguros
Louder Fhan Fire