Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Patricia
Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)

Organizar um casamento ~ dicas para quem está fora de Portugal

Patricia, a 11 de Julho de 2019 às 18:39

Publicado em Fórum Organizar um casamento 61

Comunidade ❤️ Hoje trago um debate que espero certamente ajudar algumas meninas, como organizar um casamento em Portugal estando a muitos quilómetros de distância! Sei que somos muitas noivinhas no mesmo barco e por vezes ficamos 😱😱😱😱😱😱😱eu mesma achava que ia precisar de mais viagens a Portugal...

Comunidade

Hoje trago um debate que espero certamente ajudar algumas meninas, como organizar um casamento em Portugal estando a muitos quilómetros de distância! Sei que somos muitas noivinhas no mesmo barco e por vezes ficamos 😱😱😱😱😱😱😱eu mesma achava que ia precisar de mais viagens a Portugal para preparar o grande dia.

Vou dar-vos algumas dicas que atenção, valem o que valem, para mim funcionaram para outras noivas podem não funcionar.

1. Organização ~ é a palavra chave deste processo todo e, atrevo-me a dizer, que até para noivas em Portugal é também palavra chave.

Posso-vos dizer que, o facto de ser bastante organizada quer na minha vida pessoal, quer na minha vida profissional, ajudou-me muito. Façam tabelas com tudo, orçamentos, datas, coisas a tratar, usem e abusem do gestor de tarefas da comunidade e se não for suficiente comprem ou façam vocês mesmas uma agenda de noiva onde possam anotar tudo. Sou sincera comprei uma mas se fosse hoje já não comprava. Nos primeiros tempos anotava tudo agora já não anoto nada.

cfb_543131.jpg

2. Noivados longos ~ esta dica vale o que vale, mas no nosso caso teve mesmo de ser um noivado de quase 2 anos. Fiquei noiva no final de dezembro de 2017, era impossível casar no verão ou mesmo outono de 2018, visto que tinha toda uma logística de ir a Portugal, fechar contratos, juntar dinheiro, etc.... não iria conseguir assim.

cfb_543135.jpg

No nosso caso, não iria ser possível tirar muitas vezes férias, já para não falar que viagens a Portugal custam muito dinheiro, sim já sei, há sempre aquela alma que diz “sim mas podes viajar em Ryanair por 20£”. Claro amigos, vê-se mesmo que nunca viajaste, isso só existe naquelas alturas mortas e adivinhem, durante a semana 😞😞😞

3. Preparem todas as viagens com antecedência ~ super importante, eu sempre que tinha uma viagem marcada, tentava sempre mas sempre, uns meses antes (2/3 meses) e ver o que seria necessário fazer nessa viagem. Por exemplo, quando foi para ver Quintas, eu marquei no final de março/início de abril para ver no final de Junho.

Façam muitas checklists antes de cada viagem, a mim ajudou-me imenso a organizar, e ficava super feliz quando ia fazendo o no que tinha feito.

cfb_543133.jpg

4. Façam as manualidades com tempo ~ sim eu comecei a fazer manualidades com mais de um ano de antecedência, assim era mais fácil para ir levando as coisas aos poucos para Portugal e não deixar tudo para Setembro. Por isso é que as pessoas dizem agora, que estou super tranquila, porque sei que tenho tudo feito (ou quase tudo).

5. Vejam vestidos com tempo ~ não deixem a questão do vestido para último plano. Eu comprei o meu com um ano de antecedência porque fazia questão de o comprar em Portugal. Não se esqueçam que muitos demoram 4/6 meses a chegar à loja, e quando chega podem não conseguir ir a Portugal nessa mesma altura, então têm de ter tempo de fazer uma prova antes do vestido.

6. Sejam abertos com os fornecedores ~ os que são flexíveis vão compreender a vossa situação que estão longe. Por exemplo, a nossa degustação estava marcada para março e apenas enviámos um e-mail a dizer que não podíamos nessa altura e eles mudaram para quando estávamos em Portugal. O mesmo aconteceu com a decoradora, falei com ela e mudaram a data. Sejam mesmo muito abertos com os fornecedores, eles são parte interessada também.

7. Usem e abusem da família ~ eu tenho abusado imenso da minha mãe e do meu tio por razões destintas. O meu tio tem sido o meu ponto de ligação com o estacionário, eu crio ele melhora. A minha mãe, tem sido aliada sobretudo na questão de alguns fornecedores e igreja por exemplo. Eles vão ajudar-vos e ficam felizes por isso, sentem-se reconhecidos.

8. Aumentem os prazos das coisas ~ por exemplo, se diz para entregarem convites 4/6 meses antes, entreguem com mais antecedência. Nós entregámos os nossos com 9 meses antes alguns foram por correio (sim tive pessoas a reclamarem com isso 😡😡😡- só me apetecia matar essas mesmas pessoas). Confirmações, nós pedimos com 2 meses antes para dar tempo de re-confirmar com todos. São estas pequenas coisas que não vos faz entrar em pânico.

cfb_543137.jpg

Acho que são algumas dicas, certamente haverá muitas mais. Somos muitas noivas na recta final da preparação e que estamos fora, para essas partilhem mais dicas neste debate. Para as novas meninas, não paniquem não vale a pena, só vos tira anos de vida e vai-vos deixar mais ansiosas.

Eu fui 4 vezes a Portugal, uma delas sozinha para comprar o vestido, e 3 com o Bruno para tratar de coisas mais importantes, como escolher quinta, convites e abrir processo.

Beijinhos

61 respostas

• Patricia
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quando voltamos, voltamos mais relaxadas porque sabemos que está tudo a andar. Por aqui calma mas um pouco cansada (trabalho).

Beijinho
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Até agora quantas vezes já lá foste? 🙈
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Catarina. As primeiras viagens são as mais difíceis até que escolhas os principais fornecedores! Depois de teres quinta, DJ, fotógrafo, florista está tudo ok
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É mesmo isso! Nem consideramos férias porque temos de conciliar tudo ao mesmo tempo e, a maior parte das vezes, o " descansar" fica para último infelizmente. Voltamos mais cansados do que fomos muitas das vezes .
    O vestido, tem uma loja cá que têm vestidos baratos e lindíssimos e já tenho uns 2 ou 3 que me apaixonei por isso nem vou me dar a maçada de ir a Portugal e gastar dinheiro em outra viagem .
    😘😘
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já de volta! Mas começo o trabalho para a semana! Estava mesmo a precisar!! Venho toda inspirada! É tão bom! E tu querida? Como estás?? Inspirada também! Adoro as dicas deste debate e revejo-me em muito do que tu escreves. Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom Milhinha!! Ainda nem fui e já fico triste porque as férias vão passar rápidas como sempre .. é uma ginástica conciliar estas tarefas, descansar e passar tempo com a família 😅
    • Responder
  • Patricia
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já passou mas doeu um pouco ver 300£ a irem a voar para uma viagem de avião apenas. O que faria com 300£, ia a outro país por exemplo 😩😩
    • Responder
  • Patricia
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É isso mesmo querida Daniela. Acho que é preciso é força de vontade para organizar este dia, acredito que há pessoas desorganizadas e sem interesse em organizar por elas próprias o que dificulta a organização e recorrem a wedding planners que muitas vezes não fazem muita coisa porque se não o valor encarece e muito, mas pronto cada um escolhe o que é melhor para cada um.

Beijinho querida
    • Responder
  • Patricia
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá beta ! Obrigado também estás a organizar um casamento há distância ?
    • Responder
  • Patricia
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Catarina ! Obrigado e fico feliz por ter ajudado.

ir de férias é sinal de não férias normalmente é sempre a correr de um lado para o outro e não descansar, eu pelo menos tenho que me dividir entre Lisboa e Santarém mais ou menos o que não ajuda muito.

Quanto ao vestido, preferi ir a Portugal era mais fácil e mais barato além de que a minha madrinha também esteve presente e não era uma logística fácil.

Beijinho e bons preparativos
    • Responder
  • Patricia
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá milhinha ! Como foram as férias? Ainda na Madeira ? Obrigado
    • Responder
  • Patricia
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Catarina! É como nós, obvio que se pudesse tinha ido mais vezes a Portugal mas não foi possível.

Beijinho
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim, é mesmo possível tratar de tudo à distância e se seguirem as tuas dicas ainda melhor 😊. Para mim, a única desvantagem mesmo foi o facto de não ter sido viável ir a Portugal durante esse ano mas também tive as minhas irmãs e mãe a tratar de algumas coisas. E fui tratando de tudo com a quinta via email. Tudo se fez, e o que falta concluir é muito pouco já 😊. Um excelente debate Patrícia 😉.
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vai correr tudo bem Catarina! Acabo de vir de
    lá com mais ideias e planos para as próximas viagens. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente debate Patrícia! Bem verdade! Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Belo debate Patrícia! Eu estou no início da minha jornada de pouco mais de 2 anos.
    Concordo com todos os teus pontos e sigo muitos deles. Domingo vamos rumo à Madeira para umas férias de 2 semanas e vamos aproveitar para visitar a Quinta, discutir orçamentos a ver se chegamos à conclusão que é esta a tal. Vanos também ter uma reunião com os fotógrafos e videografo a ver também se são os tais..
    Enfim , espero não ter que ir muitas vezes lá tratar das coisas 🤞 o vestido prefiro comprar onde vivo porque encontro a preços mais em conta.. só espero é que a minha mãe e a minha irmã consigam cá vir para assistirem a esse processo 😕
    • Responder
  • M
    Noiva Constante Junho 2022 Lisboa (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito útil o teu post! Adorei!
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Agosto 2019 Viseu (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    ❤ as pessoas pensam que é um bicho de sete cabeças mas se soubermos ser organizadas e ter alguém também para ajudar em Portugal, corre bem 😊 Até agora sempre correu bem. Marcamos reuniões com antecedência. Tudo ok! Agora só volto 1 semaninha antes do casamento 😍😍
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ui...aproveita bem Patricia!😕😊😉
    • Responder
  • Patricia
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aiii podes crer, duas semanas em Portugal em maio (porque viajámos no sábado antes do feriado cá) saiu a 300£ 😱😱😱😱 foi um roubo mas fazer o que? Este ano as férias tiveram de ser todas contadas ao pormenor 😐 porque não temos direito aos 15 dias como em Portugal. Conclusão, as 3 semanas que vamos tirar do casamento saíram das minhas férias normais, com isto só tenho 3 dias de férias para gozar de outubro/novembro até abril de 2020 😩😩
    • Responder
  • Patricia
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Vânia ! É mesmo isso que dizes, não vale a pena stressar com coisas que não têm fundamento nenhum. Acho que só stress 3 vezes, uma por causa da quinta mas foi logo resolvido, bastou um telefonema e relaxei e as outras duas foi pelos sapatos que precisava mesmo deles 😐 mas foram as únicas vezes que stressei. Óbvio que todas nós temos pesadelos e sonhos com o grande dia, mas é algo normal que faz parte porque queremos o nosso dia maravilhoso.

Finalizando, acho mesmo possível organizar um dia tão especial e importante mesmo longe e sozinhos.

Beijinho
    • Responder
  • S
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim em França..e quando calha em dias feriados e festinhas...Ui ilusão mesmo...e o pesadelo da mala de 10quilos deixa-me stressadissima a cada vez... mesmo, ainda bem que prevêmos com antecedência se não é mesmo como dizes😩🤯
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patrícia, como sabes eu revejo-me muito no teu debate!! Também nos organizamos dessa forma seja com viagens, manualidades, vestido... até mesmo a minha mãe, também foi ela a ir falar muitas vezes com o padre. Mas uma coisa é certa... mesmo longe é possível organizar um casamento sem grandes stresses e nervosismos!! 🥰😘
    • Responder
  • Patricia
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá sandrina ! Obrigado eu pela tua partilha também. Vocês estão em França certo? E é como dizes os voos baratos são uma ilusão, enfim.
    Se não tivesse organizado as coisas com tempo nesta altura estava tipo 🤯🤯🤯🤯 .
    • Responder
  • S
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patrícia. Excelente debate. Estando no estrangeiro fiz exactamente o que dizes e acho que tem sido mais fácil para gerir o stress e outras coisas...para já fui uma vez no inicio com o noivo, a segunda vamos no mês de Outubro, eu fui uma vez para tratar do vestido e distribuir os convites da minha família e provavelmente antes de Abril deverei ir uma vez sozinha pois o noivo tem menos flexibilidade...e é mesmo verdade...os voos mais baratos calham em dias da semana e épocas baixas...obrigada pelo debate😉
    • Responder
  • Patricia
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Filipa ! Acho que devia te der visto um debate deste também há quase 2 anos 🤣🤣 mas sim espero ajudar algumas noivas
    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Agosto 2019 Mira
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patricia acho que necessitava destes concelhos à 2 anos atraz!
    Dão muito geito para todos os casais que vão planear o casamento à distância.

• Responder
  • Patricia
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Carolina ! Muito obrigado, espero que seja útil para alguma menina
    • Responder
  • C
    Super Noiva Julho 2019 Porto (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Parabéns pelo debate Patrícia! Muito bom! Smiley heart