Comunidade ❤️
Hoje trago um debate que espero certamente ajudar algumas meninas, como organizar um casamento em Portugal estando a muitos quilómetros de distância! Sei que somos muitas noivinhas no mesmo barco e por vezes ficamos 😱😱😱😱😱😱😱eu mesma achava que ia precisar de mais viagens a Portugal para preparar o grande dia.
Vou dar-vos algumas dicas que atenção, valem o que valem, para mim funcionaram para outras noivas podem não funcionar.
1. Organização ~ é a palavra chave deste processo todo e, atrevo-me a dizer, que até para noivas em Portugal é também palavra chave.
Posso-vos dizer que, o facto de ser bastante organizada quer na minha vida pessoal, quer na minha vida profissional, ajudou-me muito. Façam tabelas com tudo, orçamentos, datas, coisas a tratar, usem e abusem do gestor de tarefas da comunidade e se não for suficiente comprem ou façam vocês mesmas uma agenda de noiva onde possam anotar tudo. Sou sincera comprei uma mas se fosse hoje já não comprava. Nos primeiros tempos anotava tudo agora já não anoto nada.
2. Noivados longos ~ esta dica vale o que vale, mas no nosso caso teve mesmo de ser um noivado de quase 2 anos. Fiquei noiva no final de dezembro de 2017, era impossível casar no verão ou mesmo outono de 2018, visto que tinha toda uma logística de ir a Portugal, fechar contratos, juntar dinheiro, etc.... não iria conseguir assim.
No nosso caso, não iria ser possível tirar muitas vezes férias, já para não falar que viagens a Portugal custam muito dinheiro, sim já sei, há sempre aquela alma que diz “sim mas podes viajar em Ryanair por 20£”. Claro amigos, vê-se mesmo que nunca viajaste, isso só existe naquelas alturas mortas e adivinhem, durante a semana 😞😞😞
3. Preparem todas as viagens com antecedência ~ super importante, eu sempre que tinha uma viagem marcada, tentava sempre mas sempre, uns meses antes (2/3 meses) e ver o que seria necessário fazer nessa viagem. Por exemplo, quando foi para ver Quintas, eu marquei no final de março/início de abril para ver no final de Junho.
Façam muitas checklists antes de cada viagem, a mim ajudou-me imenso a organizar, e ficava super feliz quando ia fazendo o ✔️no que tinha feito.
4. Façam as manualidades com tempo ~ sim eu comecei a fazer manualidades com mais de um ano de antecedência, assim era mais fácil para ir levando as coisas aos poucos para Portugal e não deixar tudo para Setembro. Por isso é que as pessoas dizem agora, que estou super tranquila, porque sei que tenho tudo feito (ou quase tudo).
5. Vejam vestidos com tempo ~ não deixem a questão do vestido para último plano. Eu comprei o meu com um ano de antecedência porque fazia questão de o comprar em Portugal. Não se esqueçam que muitos demoram 4/6 meses a chegar à loja, e quando chega podem não conseguir ir a Portugal nessa mesma altura, então têm de ter tempo de fazer uma prova antes do vestido.
6. Sejam abertos com os fornecedores ~ os que são flexíveis vão compreender a vossa situação que estão longe. Por exemplo, a nossa degustação estava marcada para março e apenas enviámos um e-mail a dizer que não podíamos nessa altura e eles mudaram para quando estávamos em Portugal. O mesmo aconteceu com a decoradora, falei com ela e mudaram a data. Sejam mesmo muito abertos com os fornecedores, eles são parte interessada também.
7. Usem e abusem da família ~ eu tenho abusado imenso da minha mãe e do meu tio por razões destintas. O meu tio tem sido o meu ponto de ligação com o estacionário, eu crio ele melhora. A minha mãe, tem sido aliada sobretudo na questão de alguns fornecedores e igreja por exemplo. Eles vão ajudar-vos e ficam felizes por isso, sentem-se reconhecidos.
8. Aumentem os prazos das coisas ~ por exemplo, se diz para entregarem convites 4/6 meses antes, entreguem com mais antecedência. Nós entregámos os nossos com 9 meses antes alguns foram por correio (sim tive pessoas a reclamarem com isso 😡😡😡- só me apetecia matar essas mesmas pessoas). Confirmações, nós pedimos com 2 meses antes para dar tempo de re-confirmar com todos. São estas pequenas coisas que não vos faz entrar em pânico.
Acho que são algumas dicas, certamente haverá muitas mais. Somos muitas noivas na recta final da preparação e que estamos fora, para essas partilhem mais dicas neste debate. Para as novas meninas, não paniquem não vale a pena, só vos tira anos de vida e vai-vos deixar mais ansiosas.
Eu fui 4 vezes a Portugal, uma delas sozinha para comprar o vestido, e 3 com o Bruno para tratar de coisas mais importantes, como escolher quinta, convites e abrir processo.
Beijinhos ❤️