Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Patricia
Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)

Organizar um casamento ~ dicas para quem está fora de Portugal

Patricia, a 11 de Julho de 2019 às 18:39 Publicado em Fórum Organizar um casamento 2 61

Comunidade

Hoje trago um debate que espero certamente ajudar algumas meninas, como organizar um casamento em Portugal estando a muitos quilómetros de distância! Sei que somos muitas noivinhas no mesmo barco e por vezes ficamos 😱😱😱😱😱😱😱eu mesma achava que ia precisar de mais viagens a Portugal para preparar o grande dia.

Vou dar-vos algumas dicas que atenção, valem o que valem, para mim funcionaram para outras noivas podem não funcionar.

1. Organização ~ é a palavra chave deste processo todo e, atrevo-me a dizer, que até para noivas em Portugal é também palavra chave.

Posso-vos dizer que, o facto de ser bastante organizada quer na minha vida pessoal, quer na minha vida profissional, ajudou-me muito. Façam tabelas com tudo, orçamentos, datas, coisas a tratar, usem e abusem do gestor de tarefas da comunidade e se não for suficiente comprem ou façam vocês mesmas uma agenda de noiva onde possam anotar tudo. Sou sincera comprei uma mas se fosse hoje já não comprava. Nos primeiros tempos anotava tudo agora já não anoto nada.

Organizar um casamento ~ dicas para quem está fora de Portugal 1

2. Noivados longos ~ esta dica vale o que vale, mas no nosso caso teve mesmo de ser um noivado de quase 2 anos. Fiquei noiva no final de dezembro de 2017, era impossível casar no verão ou mesmo outono de 2018, visto que tinha toda uma logística de ir a Portugal, fechar contratos, juntar dinheiro, etc.... não iria conseguir assim.

Organizar um casamento ~ dicas para quem está fora de Portugal 2

No nosso caso, não iria ser possível tirar muitas vezes férias, já para não falar que viagens a Portugal custam muito dinheiro, sim já sei, há sempre aquela alma que diz “sim mas podes viajar em Ryanair por 20£”. Claro amigos, vê-se mesmo que nunca viajaste, isso só existe naquelas alturas mortas e adivinhem, durante a semana 😞😞😞

3. Preparem todas as viagens com antecedência ~ super importante, eu sempre que tinha uma viagem marcada, tentava sempre mas sempre, uns meses antes (2/3 meses) e ver o que seria necessário fazer nessa viagem. Por exemplo, quando foi para ver Quintas, eu marquei no final de março/início de abril para ver no final de Junho.

Façam muitas checklists antes de cada viagem, a mim ajudou-me imenso a organizar, e ficava super feliz quando ia fazendo o no que tinha feito.

Organizar um casamento ~ dicas para quem está fora de Portugal 3

4. Façam as manualidades com tempo ~ sim eu comecei a fazer manualidades com mais de um ano de antecedência, assim era mais fácil para ir levando as coisas aos poucos para Portugal e não deixar tudo para Setembro. Por isso é que as pessoas dizem agora, que estou super tranquila, porque sei que tenho tudo feito (ou quase tudo).

5. Vejam vestidos com tempo ~ não deixem a questão do vestido para último plano. Eu comprei o meu com um ano de antecedência porque fazia questão de o comprar em Portugal. Não se esqueçam que muitos demoram 4/6 meses a chegar à loja, e quando chega podem não conseguir ir a Portugal nessa mesma altura, então têm de ter tempo de fazer uma prova antes do vestido.

6. Sejam abertos com os fornecedores ~ os que são flexíveis vão compreender a vossa situação que estão longe. Por exemplo, a nossa degustação estava marcada para março e apenas enviámos um e-mail a dizer que não podíamos nessa altura e eles mudaram para quando estávamos em Portugal. O mesmo aconteceu com a decoradora, falei com ela e mudaram a data. Sejam mesmo muito abertos com os fornecedores, eles são parte interessada também.

7. Usem e abusem da família ~ eu tenho abusado imenso da minha mãe e do meu tio por razões destintas. O meu tio tem sido o meu ponto de ligação com o estacionário, eu crio ele melhora. A minha mãe, tem sido aliada sobretudo na questão de alguns fornecedores e igreja por exemplo. Eles vão ajudar-vos e ficam felizes por isso, sentem-se reconhecidos.

8. Aumentem os prazos das coisas ~ por exemplo, se diz para entregarem convites 4/6 meses antes, entreguem com mais antecedência. Nós entregámos os nossos com 9 meses antes alguns foram por correio (sim tive pessoas a reclamarem com isso 😡😡😡- só me apetecia matar essas mesmas pessoas). Confirmações, nós pedimos com 2 meses antes para dar tempo de re-confirmar com todos. São estas pequenas coisas que não vos faz entrar em pânico.

Organizar um casamento ~ dicas para quem está fora de Portugal 4

Acho que são algumas dicas, certamente haverá muitas mais. Somos muitas noivas na recta final da preparação e que estamos fora, para essas partilhem mais dicas neste debate. Para as novas meninas, não paniquem não vale a pena, só vos tira anos de vida e vai-vos deixar mais ansiosas.

Eu fui 4 vezes a Portugal, uma delas sozinha para comprar o vestido, e 3 com o Bruno para tratar de coisas mais importantes, como escolher quinta, convites e abrir processo.

Beijinhos

61 respostas

Última atividade por Carla, a 16 de Julho de 2019 às 17:17
  • Carla
    Noiva Master Setembro 2019 São Miguel
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, da minha parte os poucos que faltavam no dia seguinte mandei mensagem e responderam todos. Smiley smile O noivinho diz que vai tratar de fazer o mesmo esta semana.

• Responder
  • Patricia
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu acho que sim, porque os dias passam a correr e há também a dinâmica do dia a dia.
    • Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

No meu caso já passou uma semana e meia do fim do prazo e tenho cerca de metade das pessoas confirmadas. :/ as pessoas esquecem-se pelo menos espero que seja isso.

• Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu prefiro que seja com mais antecedência, porque conforme o número de pessoas a quinta oferece-nos algumas coisas (tipo noite de nupcias, sparkles, fogo de artificio, entre outras coisas) e não queria correr o risco de marcar estas coisas e afinal não serem precisas ou vice versa Smiley smile

• Responder
  • Patricia
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Rita ! Eu pessoalmente acho 2 meses ou 1 mês e meio o suficiente. Nada que despender umas horinhas a contactar todas as pessoas que não resolva. Eu acho que vamos ter de andar a trás de muita gente mas vai ser tranquilo.

Beijinho
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Apesar de me casar em setembro vou por o limite das confirmações até maio e em junho vou apostar no "bullying" para pressionar os convidados a responderem, porque não quero andar com esse stress a semanas do dia. (Sou terrível xD)

• Responder
  • Patricia
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Carla ! Eu ainda espero confirmações, de mais de metade das pessoas 😮 faltam 2 semanas mais ou menos para acabar o prazo
    • Responder
  • Carla
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Smiley smile Ótimo debate vai dar jeito a muitas noivinhas. Não estou fora, mas concordo mesmo contigo organização é essencial. Também pedimos as confirmações com 2 meses de antecedência, os meus estão todos confirmados, mas faltam quase todos os do noivo.

• Responder
  • Patricia
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Taninha, espero bem que sim !
    • Responder
  • Taninha
    Top das Noivas Setembro 2019 Vila Nova de Famalicão
    Taninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que excelente debate Patita ❤
    Ajudarás muitas noivinhas 😇😇
    • Responder
  • Patricia
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Marina ! Obrigado pelo teu contributo. Sim de facto é verdade há que ter força de vontade.

Beijinho e bons preparativos
    • Responder
  • Marina
    Noiva Ativa Agosto 2019 Figueira da Foz
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, concordo com tudo, a palavra-chave é mesmo organização e ter tempo! Estou em Paris e também fiz todas as manualidades aqui, em Portugal só falei com os fornecedores e já levei tudo o que me tinham pedido.
    Beijinhos e felicidades!
    • Responder
  • Patricia
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Para quem? Para ti 😊😊😊😊
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

És a melhor pá!! Smiley heart que jeitaço vai dar este debate!

• Responder
  • M
    Noiva Constante Junho 2022 Lisboa (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

é verdade!

• Responder
  • Patricia
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Até lá se sobreviver não sei como foi 🤣🤣🤣🤣 ando mesmo muito cansada com este trabalho todo
    • Responder
  • Patricia
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá beta ! Se ficas muito ansiosa então aconselho-te mesmo a fazeres algumas destas coisas e também de vez em quando não pensar no casamento só nos faz mal
    • Responder
  • Patricia
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Raquel ! Era mesmo esse o objectivo e também troca de ideias com outras meninas que estão fora
    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Patrícia!

Adorei o debate!

Super interessante! Tenho visto imensas noivas que também estão fora e de certeza que as ajudará imenso!

• Responder
  • M
    Noiva Constante Junho 2022 Lisboa (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Não estou a organizar à distância mas estou a seguir muitas dessas dicas porque sou uma pessoa que fica muito ansiosa e quero ter tudo controlado meses antes do casamento! Smiley smile Mas tens aí excelentes dicas!

• Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Gostei logo do trabalho deles ..vamos lá ver como corre a reunião 🤞😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também são os meus. Gosto muito deles. Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    🤣🤣🤣 sim
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ufffaaa! Aguenta coração! Vai correr tudo bem! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Os IMart8 e os Hey Productions?
    • Responder
  • Patricia
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É mesmo querida ❤️❤️❤️
    • Responder
  • Patricia
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Só dia 27 de setembro ou seja para o casamento 😱😱😱
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Agosto 2019 Viseu (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também concordo! A primeira qualidade que devemos ter é organização, e daí vem tudo e corre tudo bem 😊🙌❤
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sério? Bem tenho a primeira reunião na Quinta próxima terça.. tem optimos feedbacks mas só sabemos realmente de como é quando somos nós a tratar.. wish me luck😅 os fotografos e videografo tenho reunião na última semana de férias. Ainda não escolhidos porque queremos falar com eles pessoalmente para ver se nos entendemos mas os fotógrafos foram super acessíveis até agora.
    Conseguiram agendar uma reunião em conjunto com o videografo com quem fazem parceria e que, por acaso, era o que estava a pensar em contratar para o dia C .
    Tiveram muita consideração por termos um tempo limitado em Portugal .
    😘
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tens férias quando, Dear? Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fui já 3 vezes, apenas 3 dias (um fim de semana e um dia da semana de férias). Tive muitas dificuldades pois muitos fornecedores não me recebiam ao fim de semana apesar de avisar que era de fora e insistir em ter reunião; muitos folgam à segunda-feira. Vi todos os fornecedores de quintas (todos os que me interessassem minimamente) e tive muita dificuldade em encontrar alguém que fizessem as coisas como nós tínhamos sonhado em termos de catering. Foi super cansativo e os meus pais foram incansáveis! Tivemos sorte com o padre que nos marcou já a data do casamento em 2020 mesmo sem a agenda.
    Esta foi a 4ª vez que fui à Madeira mas fui mesmo de férias, tirei apenas um dia e meio para reuniões do casamento e foi a mais tranquila até ao momento (porque já tenho a maioria dos fornecedores contratados ou ore-reservados). Ainda não consegui arranjar cabeleireiro e maquilhadora. Só me davam preços e não ainda não tinham agenda. Vou ter que arranjar outra estratégia. Bjs
    • Responder
  • Patricia
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É mesmo. Normalmente eu volto um ou dois dias antes de regressar ao trabalho para descansar
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração