Olá comu!
Hoje é tempo de vos contar como foi a minha cerimónia simbólica! Foi uma dor de cabeça…! Porque aqui a maluca da noiva, sem nunca ter ido a um casamento puramente civil e com cerimónia simbólica, decidiu criar a nossa cerimónia sozinha! Como? Com a ajuda desta comunidade! Vou desde já admitir que copiei um post* duma noiva daqui que fez uma cerimónia deste género e adaptei à nossa realidade! Por isso desde já, obrigada!
*E já agora deixo aqui uma mensagem às administradoras, pois coloquei favorito nesse post, mas não encontro maneira de ver os meus posts favoritos (e tenho outros que quero rever, principalmente sobre missais, pois vou necessitar, e agora terei que fazer uma nova busca); por isso seria bom se conseguíssemos ter um ícone dos posts favoritos (não fotos, que é o que encontro no meu perfil). Se estou errada, agradeço que me expliquem onde posso ver os posts marcados como favoritos de outr@s noiv@s.*
A cerimónia foi feita por mim e pela minha madrinha, que convidei para ser celebrante (ela que nunca fez nem viu nada do género, é maluca como eu!), por isso imaginem os nervos de ambas, pois literalmente não sabíamos o que estávamos a fazer. Mas foi lindo, foi perfeito e íntimo! Foi divertido (como vão poder ver em algumas fotos) e só chorei por culpa dela…! Que se emocionou quando falou de mim! Os padrinhos fizeram um discurso cada, a gozar connosco (como podem já ter percebido se leram o post sobre o registo civil) e a outra madrinha foi a guardiã das alianças!
Aqui está o rascunho da nossa cerimónia, se alguém quiser fazer algo do género (mesmo quem já casou na igreja, aconselho a um dia fazerem isto como renovação de votos, o amor em volta de um momento destes para mim supera qualquer religião – com todo o respeito a todas as crenças). E também a nossa interpretação da cerimónia de handfasting:
“- Celebrante dá as boas-vindas, apresenta os noivos e faz o seu discurso;
Boa tarde a todos.
Estamos aqui hoje para celebrar as melhores coisas da vida: a Confiança, a Amizade, a Família, a Esperança, a Prosperidade, o Amor. Vocês foram convidados para partilhar este momento com a NOIVA e o NOIVO porque são as pessoas mais importantes para eles. O respeito, a compreensão e o carinho que sustentam o seu relacionamento, tem as suas raízes no amor e na amizade que receberam de todos vós.
(…)
- Celebrante dá início à cerimónia de “handfasting”* explicando o seu significado; as mães dos noivos atam as mãos dos noivos ao mesmo tempo, como símbolo de união das duas famílias.
*Handfasting:
A expressão 'dar o nó' e a acção de apertar a mão a alguém para transmitir concordância são os rituais que provavelmente estão na origem desta tradição. Há quem diga, também, que remonta a uma antiga tradição pagã da época dos povos Celtas, em que os casais atavam os pulsos, unidos em forma de compromisso, as mãos entrelaçadas formam o símbolo do infinito. Aqui homem e mulher unem-se como iguais.
Celebrante explica o significado das cores das fitas (sendo estas também as cores do casal):
Amarelo: atracção, charme, confiança, equilíbrio, harmonia;
Azul escuro: trajectória segura, longevidade e força;
Azul claro: tranquilidade, compreensão, paciência, saúde;
Branco: pureza espiritual, verdade, paz, serenidade e devoção;
Celebrante diz:
Com este nó
Uno todos os desejos, sonhos, amor e felicidade
Desejados por vocês, aqui neste lugar,
Enquanto o amor durar.
Assim como as vossas mãos estão unidas e o nó está atado,
Agora estão ligadas,
Uma a outra.
Por este cordão, vocês estão comprometidos aos votos que fizeram.
Que este nó permaneça fortemente atado
Enquanto o amor durar.
- Padrinhos discursam à vez (curtos discursos) enquanto os noivos estão com as mãos unidas.
- Os pais desatam as mãos dos noivos e a madrinha do noivo entrega as alianças, os noivos colocam as alianças um no outro enquanto a celebrante pergunta se aceitam um ao outro como esposo/a.
As Alianças são símbolos de compromisso e de ligação emocional e espiritual. São consideradas um círculo perfeito, sem início nem fim. O seu material é retirado da terra e trabalhado para se tornar nestes objectos magníficos e cintilantes. O amor é assim, tem origens humildes, em seres imperfeitos. É o processo de construir algo belo com coisas simples. Carla e Duarte, que estas alianças sejam a lembrança dos vossos sentimentos um pelo outro. Que vos recordem que têm alguém especial com quem compartilhar as vossas vidas, que se encontraram um no outro e que nunca mais estarão sozinhos.
Noivos dizem:
NOIVO, recebe esta aliança como sinal do meu amor e de que te escolhi para seres meu marido, meu companheiro e meu melhor amigo.
NOIVA, recebe esta aliança como sinal do meu amor e de que te escolhi para seres minha mulher, minha companheira e minha melhor amiga.
- Celebrante declara marido e mulher e todos assinam o certificado de casamento.
NOIVA e NOIVO, vocês declararam-se companheiros para a vida e escolheram-nos para presenciar o vosso amor e a vossa união. Tendo testemunhado a vossa troca de votos, aqui, diante dos vossos familiares e amigos, é com grande alegria que vos declaro casados. Podem selar o compromisso com um beijo.”
Algumas fotos:
Fita para o Handfasting (4 fitas com as nossas cores, e foi feito em forma de trança):
Espero que tenham gostado e vos tenha inspirado em se aventurarem em fazer algo pessoal e intimo como isto!
Beijinhos