Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Carla
Noiva Master Julho 2021 Madeira

O Meu Micro-Casamento (23/07/21): Cerimónia Simbólica & Handfasting

Carla, a 31 de Agosto de 2021 às 10:23 Publicado em Fórum Recém-casad@s 7 29

Olá comu!


Hoje é tempo de vos contar como foi a minha cerimónia simbólica! Foi uma dor de cabeça…! Porque aqui a maluca da noiva, sem nunca ter ido a um casamento puramente civil e com cerimónia simbólica, decidiu criar a nossa cerimónia sozinha! Como? Com a ajuda desta comunidade! Vou desde já admitir que copiei um post* duma noiva daqui que fez uma cerimónia deste género e adaptei à nossa realidade! Por isso desde já, obrigada!



*E já agora deixo aqui uma mensagem às administradoras, pois coloquei favorito nesse post, mas não encontro maneira de ver os meus posts favoritos (e tenho outros que quero rever, principalmente sobre missais, pois vou necessitar, e agora terei que fazer uma nova busca); por isso seria bom se conseguíssemos ter um ícone dos posts favoritos (não fotos, que é o que encontro no meu perfil). Se estou errada, agradeço que me expliquem onde posso ver os posts marcados como favoritos de outr@s noiv@s.*



A cerimónia foi feita por mim e pela minha madrinha, que convidei para ser celebrante (ela que nunca fez nem viu nada do género, é maluca como eu!), por isso imaginem os nervos de ambas, pois literalmente não sabíamos o que estávamos a fazer. Mas foi lindo, foi perfeito e íntimo! Foi divertido (como vão poder ver em algumas fotos) e só chorei por culpa dela…! Que se emocionou quando falou de mim! Os padrinhos fizeram um discurso cada, a gozar connosco (como podem já ter percebido se leram o post sobre o registo civil) e a outra madrinha foi a guardiã das alianças!



Aqui está o rascunho da nossa cerimónia, se alguém quiser fazer algo do género (mesmo quem já casou na igreja, aconselho a um dia fazerem isto como renovação de votos, o amor em volta de um momento destes para mim supera qualquer religiãocom todo o respeito a todas as crenças). E também a nossa interpretação da cerimónia de handfasting:


“- Celebrante dá as boas-vindas, apresenta os noivos e faz o seu discurso;

Boa tarde a todos.

Estamos aqui hoje para celebrar as melhores coisas da vida: a Confiança, a Amizade, a Família, a Esperança, a Prosperidade, o Amor. Vocês foram convidados para partilhar este momento com a NOIVA e o NOIVO porque são as pessoas mais importantes para eles. O respeito, a compreensão e o carinho que sustentam o seu relacionamento, tem as suas raízes no amor e na amizade que receberam de todos vós.

(…)

- Celebrante dá início à cerimónia de “handfasting”* explicando o seu significado; as mães dos noivos atam as mãos dos noivos ao mesmo tempo, como símbolo de união das duas famílias.

*Handfasting:

A expressão 'dar o nó' e a acção de apertar a mão a alguém para transmitir concordância são os rituais que provavelmente estão na origem desta tradição. Há quem diga, também, que remonta a uma antiga tradição pagã da época dos povos Celtas, em que os casais atavam os pulsos, unidos em forma de compromisso, as mãos entrelaçadas formam o símbolo do infinito. Aqui homem e mulher unem-se como iguais.

Celebrante explica o significado das cores das fitas (sendo estas também as cores do casal):

Amarelo: atracção, charme, confiança, equilíbrio, harmonia;

Azul escuro: trajectória segura, longevidade e força;

Azul claro: tranquilidade, compreensão, paciência, saúde;

Branco: pureza espiritual, verdade, paz, serenidade e devoção;

Celebrante diz:

Com este nó

Uno todos os desejos, sonhos, amor e felicidade

Desejados por vocês, aqui neste lugar,

Enquanto o amor durar.

Assim como as vossas mãos estão unidas e o nó está atado,

Agora estão ligadas,

Uma a outra.

Por este cordão, vocês estão comprometidos aos votos que fizeram.

Que este nó permaneça fortemente atado

Enquanto o amor durar.

- Padrinhos discursam à vez (curtos discursos) enquanto os noivos estão com as mãos unidas.

- Os pais desatam as mãos dos noivos e a madrinha do noivo entrega as alianças, os noivos colocam as alianças um no outro enquanto a celebrante pergunta se aceitam um ao outro como esposo/a.

As Alianças são símbolos de compromisso e de ligação emocional e espiritual. São consideradas um círculo perfeito, sem início nem fim. O seu material é retirado da terra e trabalhado para se tornar nestes objectos magníficos e cintilantes. O amor é assim, tem origens humildes, em seres imperfeitos. É o processo de construir algo belo com coisas simples. Carla e Duarte, que estas alianças sejam a lembrança dos vossos sentimentos um pelo outro. Que vos recordem que têm alguém especial com quem compartilhar as vossas vidas, que se encontraram um no outro e que nunca mais estarão sozinhos.

Noivos dizem:

NOIVO, recebe esta aliança como sinal do meu amor e de que te escolhi para seres meu marido, meu companheiro e meu melhor amigo.

NOIVA, recebe esta aliança como sinal do meu amor e de que te escolhi para seres minha mulher, minha companheira e minha melhor amiga.

- Celebrante declara marido e mulher e todos assinam o certificado de casamento.

NOIVA e NOIVO, vocês declararam-se companheiros para a vida e escolheram-nos para presenciar o vosso amor e a vossa união. Tendo testemunhado a vossa troca de votos, aqui, diante dos vossos familiares e amigos, é com grande alegria que vos declaro casados. Podem selar o compromisso com um beijo.”



Algumas fotos:

O Meu Micro-Casamento (23/07/21): Cerimónia Simbólica & Handfasting 1


O Meu Micro-Casamento (23/07/21): Cerimónia Simbólica & Handfasting 2


O Meu Micro-Casamento (23/07/21): Cerimónia Simbólica & Handfasting 3


O Meu Micro-Casamento (23/07/21): Cerimónia Simbólica & Handfasting 4


O Meu Micro-Casamento (23/07/21): Cerimónia Simbólica & Handfasting 5


O Meu Micro-Casamento (23/07/21): Cerimónia Simbólica & Handfasting 6


O Meu Micro-Casamento (23/07/21): Cerimónia Simbólica & Handfasting 7


O Meu Micro-Casamento (23/07/21): Cerimónia Simbólica & Handfasting 8



Fita para o Handfasting (4 fitas com as nossas cores, e foi feito em forma de trança):

O Meu Micro-Casamento (23/07/21): Cerimónia Simbólica & Handfasting 9

Espero que tenham gostado e vos tenha inspirado em se aventurarem em fazer algo pessoal e intimo como isto!



Beijinhos

29 respostas

Última atividade por Carla, a 13 de Abril de 2022 às 11:02
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada 🥰🥰🥰 beijinhos
    • Responder
  • Rafaela
    Super Noiva Julho 2022 Aveiro (Concelho)
    Rafaela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Smiley heart adorei as fotografias

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não estipulamos tempo, foi hora de início e deixamos fluir. Seguimos o guião e quando acabou, acabou. Mas diria que não foi mais que 20 minutos. Obrigada pelo comentário 😊 beijinhos
    • Responder
  • J
    Noiva Principiante Junho 2022 Lisboa (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola Carla,

    As fotos estao lindas!! Estou a pensar tambem fazer uma cerimonia simbolica mas nao sei quanto tempo e que deve durar, quanto tempo durou a tua?

    Obrigada e parabens!

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É um momento diferente do tradicional e único 🥰 beijinhos
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Carla, isto é um daqueles momentos que merece um

    Já estava a pensar em integrar a tradição do handfasting na nossa cerimónia e acho que a tua experiência me convenceu.
    Lindo!!! Muitos parabéns.
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Parabéns pela vossa decisão de não ceder a pressões, como dizes o casamento é vosso. Eu felizmente não tive ninguém a opinar sobre nada, nem a contrariar (o segredo é... fazer segredo 😋). Beijinhos
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Novata Junho 2022 Cantanhede
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós casamos em Junho do próximo ano. Também decidimos convidar um familiar para fazer a cerimónia simbólica. Ao sofrer alguma pressão de familiares próximos para não ir por aí e ser o notário a ir à quinta, nós vamos levar a nossa avante (afinal o casamento é nosso) 😄 Mas sem dúvida que ler estes testemunhos nos deixam ainda mais confiantes e com a certeza da decisão que tomamos ❤
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Ritinha 🥰🥰🥰
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Carlinha ainda não tinha visto estes detalhes!!! Adorei o script da cerimónia, obrigada por partilhares aqui na comunidade 👏
    Acho super emotivo assim uma cerimónia personalizada e feita à medida dos noivos! E a decoração estava super linda, vocês estavam lindos 😍
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada 🥰 😘😘😘 beijinhos
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorooo 😊e o facto de ter sido intimo ganhou a taça 🎉🎉🎉
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já me disseram, obrigada 😘🥰
    • Responder
  • Rita
    Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Carla! Smiley heart

    Podes ver os teus favoritos aqui. No canto superior direito do teu perfil, no coração. Espero ter ajudado!

    O Meu Micro-Casamento (23/07/21): Cerimónia Simbólica & Handfasting 10

    Obrigada pela tua partilha! Smiley love

    Beijinhos
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, a Telma já me explicou onde era. Realmente no dia não encontrei de maneira nenhuma. Quanto a plágio (lol) publiquei aqui mesmo para quem quiser, até porque comecei por admitir que copiei de outro post. 😋 Obrigada 😘😘 beijinhos
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente debate, Carlinha! Adoro! Obrigada por partilhares do teu guião (prepara-te para o plágio, infelizmente)! Ha outras cerimónias simbólicas que a minha querida Virgínia explicou neste debate: Animação (18): Cerimónias e Rituais https://comunidade.casamentos.pt/forum/animacao-18-cerimonias-e-rituais--t223913
    Quanto a procurares pelos favoritos é mais fácil no PC na página principal clicas em ❤️ bjs
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Lacrimigem 😅 por causa da madrinha. Aquela foto de boca aberta foi o meu padrinho a discursar... por isso imagina o que ele disse. 🤣 beijinhos
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Carlinha, a foto em que estás de boca aberta está priceless 😂😂 nem imagino o que te estariam a contar.

    Não sei como aguentaste sem chorar nessa cerimónia tão intima, e tão pessoal. Acho que desabava ❤

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Dani 😘😘 beijinhos
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Espero bem que sim 🥰🥰 beijinhos
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Depois conta tudo, Inês 😘😘 beijinhos
    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que lindo 😻 Adoro adoro esse detalhado post Carls🌸
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uau adorei a vossa cerimónia! Parabéns!
    Aposto que esta partilha vai mesmo ajudar muitas outras noivas 😍
    • Responder
  • Ines
    Noiva Master Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Ines ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Super útil e super lindo este post. Adorei tudo 😍 também vamos ter uma cerimónia semelhante. 😊 Beijinhos 😘
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Laura 🥰🥰🥰
    • Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adoro Carlinha, que cerimónia tão mas tão bonita 😍😘

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muuuuuitooo obrigada Telma 😍😍 agora já sei onde está o teu post sobre missais 😉 beijinhos
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que debate tão inspirador minha querida Carlinha ❤️

    Quanto aos favoritos, deixo-te um mini-tutorial (até para outras noivinhas que precisem) para quem usa a app no PC:

    1. Aceder ao ❤️ no canto superior direito:

    O Meu Micro-Casamento (23/07/21): Cerimónia Simbólica & Handfasting 11

    2. Aceder aos favoritos "Posts" (neste caso):

    O Meu Micro-Casamento (23/07/21): Cerimónia Simbólica & Handfasting 12

    E voilá eheh 😘
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns! Sim para se ser celebrante é preciso aquela dose de loucura e cumplicidade que só uma madrinha consegue ter. A ideia foi bastante engraçada, a das fitas… mas percebe-se que foi uma celebração divertida. Beijos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração