Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Raquel
Noiva Curiosa Novembro 2020 Alcácer do Sal

Novas medidas do governo...

Raquel, a 31 de Outubro de 2020 às 19:41 Publicado em Fórum Antes do casamento 4 71
Eventos limitados 5 pessoas? Que quererá isto dizer? Tem algo a ver com casamentos? Sabem alguma coisa meninas?

71 respostas

Última atividade por Fátima, a 4 de Novembro de 2020 às 20:37
  • Fátima
    Noiva Constante Setembro 2020 Vila do Conde
    Fátima ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Entre em contacto com o delegado de saúde da área pk há excepcoes 🙏
    • Responder
  • Filipe
    Noivo Principiante Dezembro 2021 Viana do Castelo (Concelho)
    Filipe ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Novas medidas do governo... 1
    Artigo dentro do jornal
    • Responder
  • C
    Noiva Principiante Novembro 2021 Lisboa (Concelho)
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Novas medidas do governo... 2
    Capa de hoje
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bom dia Raquel! Mando-te um xi virtual enorme, nem quero imaginar o que estás a passar a tão pouco tempo do teu casamento. Tenho a certeza que com os teus fornecedores vão decidir qual a melhor solução tendo em conta as medidas e a segurança dos vossos convidados. Qualquer coisa manda-me uma mensagem privada, estou aqui para ajudar!

• Responder
  • Luísa
    Noiva Constante Dezembro 2021 Viana do Castelo (Concelho)
    Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O decreto lei diz que as cerimónias religiosas decorrem com as normas da DGS, com antes. Ou seja, distanciamento social nos bancos e por agregados. Já liguei ontem ao meu padre que me confirmou. Nada mudou relativamente à cerimónia e por sorte a minha igreja não é assim tão pequena, há lugar para +- 70 pessoas (que eu não vou ter porque não vou convidar ninguém, mas acredito que a família apareça toda). No final não pode haver aglomerados de pessoas, tenho de pedir à pessoas que dispersem. O adro é muito grande Smiley winking
    • Responder
  • Teresa
    Super Noiva Julho 2021 Vila Nova de Gaia
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No problem. Respondeu diretamente ao meu comentário daí não ter percebido. Qualquer coisa disponha.
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Só estou a ver

• Responder
  • Krizitah
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então nesse artigo eara a resposta 😁 convém ligares para a paróquia a ver quantas pessoas permitem dentro da igreja 😉
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A minha resposta não foi para si, foi no geral, se se sentiu ofendida, as minhas desculpas.
    • Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Estou a dizer não do que eu acho, mas do que aconteceu e leio. Não vi a reportagem. Nem me lembro de ter dito que não se pode casar com 50 pessoas. Escrevi sobre as medidas especiais para 3 concelhos e agora são para mais de 100. Estava a responder até à outra noiva sobre o facto de poder realizar cerimónia religiosa. Já fiz a minha parte. Bons preparativos

• Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quem tiver interesse que veja uma reportagem que deu hoje na sic à hora de almoço acerca dos casamentos, onde diz que o limite são 50 pessoas. A SIC informar incorretamente os expectadores já são coincidências a mais, penso eu 😅
    • Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Espero que consiga. Eu adiei. Era num dos 3 concelhos..
    Agora são mais de 100 assim, mas vai mudando de 15 em. 15 dias... A parte religiosa pode fazer sem problemas. Bjinhos
    • Responder
  • Luísa
    Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente! Celebração religiosa na igreja. É o que eu vou fazer, unicamente. A festa logo se vê se farei mais tarde ou não.
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito agradecida pelo seu precioso esclarecimento, há outro debate a decorrer aqui no site acerca do mesmo assunto, se quiser contribuir acho que devia, começando por dizer obviamente que porco no espeto não é de todo permitido.
    • Responder
  • Filipe
    Filipe ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Atenção que em nenhum momento isto resvalou para o "se devem ou não realizar".

As pessoas que aqui intervieram tentaram indicar que para os concelhos considerados de alto risco, não é efetivamente possível de forma legal organizar um evento com mais de 5 pessoas, salvo se do mesmo agregado familiar (coabitação) nos próximos 15 dias.

Eu intervi para esclarecer e para que outras pessoas não fossem induzidas em erro.

Cada um fará o que entender, continuo a dizer que acho muito estranho empresas de eventos e quintas arriscarem contraordenações graves.

As cerimónias religiosas são permitidas, mas parece-me que há aqui uma grave confusão: cerimónia religiosa não é a mesma coisa que festa. É o ato religioso, feito pelo celebrante, neste caso numa igreja. Uma festa com acepipes e porco no espeto não faz parte da cerimónia religiosa, apesar de ser feita após esse ato.

• Responder
  • Krizitah
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Faço das tuas palavras, as minhas! melhor acho que nao diria! se calhar podemos casar no metro o que achas? ^^

• Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu já desisti de contribuir para este debate Krizitah, pensava que estaríamos aqui todas para o mesmo, todas queremos casar e ter o melhor dia possível mas afinal o que aconteceu aqui foi que algumas pessoas aproveitaram para mandar abaixo outras fundamentando que é uma inconsciência fazer casamentos nesta altura sem saberem sequer promenores da cerimónia. Inconsciência é o que tem acontecido no nosso País, talvez a resposta que essas pessoas merecem é que digamos que iremos cancelar o nosso casamento com **** convidados mas que logo a seguir estaremos na primeira fila dos cinemas, teatros, moto gp, e fórmula 1 a celebrar o covid 😉 assim me despeço deste debate que não passa de isso mesmo.
    • Responder
  • Krizitah
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim o ideal é falar com a quinta e perguntar como estão a agir, se calhar quando me dizem que me tenho que informar bem, a pessoa respetiva é que tem que se informar -_-' (nada contra a raquel)

• Responder
  • Krizitah
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Lá indica que são permitidas celebrações religiosas!

• Responder
  • Luísa
    Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aos meus olhos a lei é clara. Acho que tanto noivos como quintas estão a ler com os olhos que lhes dá mais jeito.
    É explícito que nos concelhos de risco elevado os eventos são restritos a 5 pessoas.
    • Responder
  • M
    Noiva Principiante Maio 2021 Santarém (Concelho)
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Filipe!
    • Responder
  • M
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Disseram que fazem? 😐😐 lamentável
    • Responder
  • M
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Essa informação é antiga. Saiu ontem nova resolução do conselho de ministros , ver artigo 28 para excepções de concelhos riscos. É importante informarem-se bem.
    • Responder
  • C
    Noiva Principiante Novembro 2021 Lisboa (Concelho)
    Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito bem Filipe, é raro ver por esta comunidade pessoas que pensam no momento que estamos vivendo e no bem comum de todos. O que mais vejo por cá são pessoas a pensarem apenas no próprio umbigo, a colocar uma festa acima de tudo, a colocar em risco as pessoas próximas e todos. É difícil perceber que é responsabilidade de todos neste momento conter à pandemia e realizar uma festa de casamneto é irresponsável. Eu adiei meu casamento e se as coisas não melhorarem adio de novo ou cancelo. Não é uma festa que vai ser mais importante que a saúde das pessoas.
    • Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, também me informei com 2 quintas aqui no meu concelho que está em risco elevado e tanto uma como outra disseram que faziam. Depende de espaço para espaço mas pronto, cada uma de nós tem de se informar com a sua própria quinta, é o melhor. Estar aqui a ler decretos que para mim não são 100% esclarecedores não faz muito sentido, há quem entenda melhor do que nós.
    • Responder
  • Krizitah
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Bem o que diz no decreto lei é isso, na minha quinta realizaram a pouco tempo um casamento com mais de 50 pessoas.

• Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá, Obrigada. Aparentemente não é bem assim, pelo que o Sr. Filipe disse anteriormente os casamentos só podem ter 5 pessoas nos concelhos de risco, os 50 são para os outros concelhos.
    • Responder
  • Krizitah
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Raquel.

ve este site: https://dre.pt/home/-/dre/145440403/details/maximized

Artigo 13.º

Eventos

1 - Não é permitida a realização de celebrações e de outros eventos que impliquem uma aglomeração de pessoas em número superior a cinco pessoas, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar, sem prejuízo do disposto no número seguinte.

2 - A DGS define as orientações específicas para os seguintes eventos:

a) Cerimónias religiosas, incluindo celebrações comunitárias;

b) Eventos de natureza familiar, incluindo casamentos e batizados, quer quanto às cerimónias civis ou religiosas, quer quanto aos demais eventos comemorativos, não sendo permitida uma aglomeração de pessoas em número superior a 50 pessoas;

c) Eventos de natureza corporativa realizados em espaços adequados para o efeito, designadamente salas de congressos, estabelecimentos turísticos, recintos adequados para a realização de feiras comerciais e espaços ao ar livre.

3 - Excecionam-se do limite previsto na alínea b) do número anterior os casamentos e batizados cujo agendamento tenha sido realizado até às 23:59 h do dia 14 de outubro de 2020, a comprovar por declaração da entidade celebrante.

4 - Na ausência de orientação da DGS, os organizadores dos eventos devem observar, com as necessárias adaptações, o disposto nos artigos 7.º a 9.º, bem como no artigo 16.º quanto aos espaços de restauração nestes envolvidos, devendo os participantes usar máscara ou viseira nos espaços fechados.

5 - Os eventos com público realizados fora de estabelecimentos destinados para o efeito devem ser precedidos de avaliação de risco, pelas autoridades de saúde locais, para determinação da viabilidade e condições da sua realização.

6 - Em situações devidamente justificadas, os membros do Governo responsáveis pelas áreas da administração interna e da saúde podem, conjuntamente, autorizar a realização de outras celebrações ou eventos, definindo os respetivos termos.

• Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Se não é concelho de risco pode casar com 50 convidados (no máximo). Apenas deve ir verificando se o concelho da quinta passa a ser de risco até lá... Deve também estar atenta às novas regras quando for decretado o estado de emergência...

• Responder
  • Raquel
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, achava que pertencia a alcácer do sal, mas afinal pertence a Grândola, mas continua-me a preocupar pois resido num dos concelhos de risco, não tenho que me justificar consigo, só respondeu à minha questão porque quis.
    • Responder
  • Filipe
    Filipe ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu não compreendo. Andamos aqui há dias a discutir que estas novas medidas seriam para os concelhos de risco. Agora diz que vai casar em concelho não atingido. Mas anteriormente disse que a quinta fazia parte de concelho atingido.
    • Responder
  • Filipe
    Filipe ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Raquel,

Novas medidas do governo... 3
    Como eu referi, esta resolução apresenta as medidas para os concelhos não em risco, e os que estão em risco. Pode ler o artigo 28.o. Mas ler com atenção.
    Já percebi que prefere continuar a pensar dessa maneira. Já lhe dei todas as informações. Aja como entender. Volto a pedir que me diga qual a empresa de eventos que, estando em concelho de risco, se arrisque a organizar o que quer que seja a partir de 4 de novembro.

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração