Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Manualidades (49): Lembranças – uma recordação física do vosso casamento

Milhinha, a 22 de Dezembro de 2020 às 17:42 Publicado em Fórum Manualidades 10 27

Boa noite, Princesas! Há muito que temia este debate por ser um tema que dá azo a muita discussão e de correr o risco de ou ser demasiado exaustivo ou ficar incompleto. Venho falar-vos de lembranças do vosso casamento e – quem sabe? – fazer-vos pensar em alternativas diferentes.

Definição: (em inglês: Wedding Favours) as lembranças são pequenas prendas dadas como agradecimento dos noivos pela presença dos convidados. Podem ser compradas e personalizadas ou feitas de raiz em modo DIY. Servem também como recordação da data e do dia partilhado em família/entre amigos.

Origem: esta é uma tradição que tem centenas de anos. No seio da aristocracia Italiana, era costume os recém-casados oferecerem como lembrança do seu casamento uma bomboniera, um pequeno recipiente de cristal, porcelana ou com pedras preciosas.

Exemplos de Bombonières

Manualidades (49): Lembranças – uma recordação física do vosso casamento 1

No seu interior, continha inicialmente cubos de açúcar ou doces delicados (bombons) que simbolizavam a riqueza e a realeza. Mais tarde, quando o açúcar se tornou mais barato e facilmente disponível, estes doces foram substituídos por amêndoas. Em pleno séc. XIII, era costume oferecer amêndoas cobertas com açúcar chamadas confetti. Habitualmente, 5 amêndoas eram oferecidas numa caixa delicada ou envolvidas num pano delicado e oferecidas como sinal de fertilidade, longevidade, fortuna, felicidade e saúde.

Confetti ou Amêndoas da Noiva

Manualidades (49): Lembranças – uma recordação física do vosso casamento 2

Perguntas Frequentes (FAQ):

1) É obrigatório ter lembranças no casamento?

Tal como acontece noutras manualidades, NADA É OBRIGATÓRIO! Ninguém está “à espera” da lembrança de casamento como algo “imprescindível” do vosso dia (Imprescindível é boa comida e muita animação!). Todos os noivos querem que o seu casamento seja memorável e esmeram-se nas lembranças. E todos os convidados (sem exceção) recordam-se do dia pelas fotos e pelas memórias criadas e não pelos objetos oferecidos. Eu, pessoalmente, quando sou convidada para um casamento, treino a minha cara de surpresa e de felicidade para o momento de recepção as lembranças. Muitas vezes, as lembranças são guardadas “para recordação” no fundo mais fundo das gavetas lá de casa. Acredito que no meu casamento não tenha sido diferente.

Daí, desafio-vos A NÃO TEREM LEMBRANÇAS físicas. Podem ler mais sobre este assunto neste fantástico debate da nossa querida Destacada Bebiana. Não ofereçam nada material: ofereçam uma experiência diferente ou façam uma doação. Garanto-vos que aí sim o vosso casamento será memorável por ter sido tão diferente! Dou-vos exemplos mais abaixo (prometo!).

2) Que tipo de lembranças existem?

Podemos distribuir as lembranças em cinco grandes categorias, conforme a imagem abaixo.

Manualidades (49): Lembranças – uma recordação física do vosso casamento 3

● LEMBRANÇAS TEMÁTICAS: como o próprio nome indica, estarão relacionadas com o tema do vosso casamento (isso se tiverem tema, claro). Habitualmente, contêm uma personalização com os vossos nomes e data de casamento ou simplesmente o vosso Monograma. Podemos ver alguns exemplos: queimadores de incenso para o casamento Celta da noiva Vera, ímanes com o monograma do casamento como fez a minha querida Mariana no seu casamento rustico, inspirações da nossa Destacada Telma para casamentos de Conto de Fadas/Disney, azulejos para base para loiça quente da noiva Vânia no seu casamento com tema Vinho do Porto.

Por vezes, podem intersetar qualquer um dos tipos de lembrança que discutimos abaixo – serem comestíveis, úteis, solidárias ou simbólicas.

● LEMBRANÇAS COMESTÍVEIS: miniaturas de Licor Beirão como fez a noiva Mónica, ou outros licores e bebidas caseiras, frascos de piri-piri como vai fazer a noiva Cátia, saquinhos com ervas aromáticas como fez a noiva Ana, sal aromatizado, azeites aromatizados, compotas (tudo coisas que uma Bimby vos pode ajudar a fazer em casa), bombons, chocolates ou mesmo as amêndoas de noiva como fez a noiva TOP Ines V.

EXTRA: Se pensam oferecer produtos caseiros e precisarem de embalagens, podem comparar precos de frascos e garrafas em miniatura aqui neste excelente debate da noiva Telma.

● LEMBRANÇAS ÚTEIS: sacos com cheirinho para guardar junto a roupa como fez a noiva Filipa, sabonetes caseiros como fez a noiva TOP Catarina, porta-chaves como fez a nossa noiva Patrícia, uma caneta multifunções com chave de fendas fez a minha querida Mariana, entre outras.

● LEMBRANÇAS SOLIDÁRIAS: consiste em reverter o dinheiro gasto nas lembranças do casamento em dinheiro útil para instituições de solidariedade social. Podem ver excelentes exemplos nesta série de debates da nossa Destacada Telma sobre lembranças solidárias. Também podem ver o excelente exemplo da nossa querida Tatiana que irá oferecer pins da associação Abraço. Tive a agradável experiência de uma amiga que se casou recentemente: não distribuiu lembranças e, quando lhes perguntaram “Qual é a vossa lista de casamento?” eles prontamente deram o número de duas instituições de solidariedade social que conheciam de perto. Como ninguém fez caso, pegaram nos envelopes cheios de dinheiro e doaram a essas instituições dando-nos o feedback através de um lindo e-mail. Acho que nunca me esquecerei dessas lembranças de casamento!

● LEMBRANÇAS SIMBÓLICAS: como o próprio nome indica são ofertas simbólicas (não propriamente objetos físicos tangíveis) que podem oferecer aos vossos convidados como recordação do vosso dia C. Foi o exemplo da noiva Filipa que ofereceu um certificado de agradecimento (em forma de canudo) pela presença dos seus convidados. Também ouvi falar de um casal que no seu Destination Wedding, ofereceu uma excursão de autocarro guiada ao local do seu casamento – que eu achei uma excelente ideia (e gostaria de ter mimetizado)! Por fim, podem aproveitar os servicos do(s) vosso(s) fotografo(s) e pedir que usem uma das vossas fotos do dia C para dar como lembranca aos vossos convidados, como fez a noiva Tania.

Escolham o que escolherem, as lembranças devem respeitar a vossa personalidade e fazerem sentido para ambos. Podem ser personalizadas e simbolizar a vossa união.

3) A quem oferecer lembranças?

Esta pergunta prende-se com o facto de homens e mulheres valorizarem as lembranças de forma diferente. Se oferecerem algo decorativo como uma vela, apenas a mulher valorizará. Se oferecerem uma bebida em miniatura ou um abre-caricas, apenas o homem os apreciará.

Assim, a primeira pergunta que deverão fazer quando estiverem a escolher lembranças será esta: quero dar uma lembrança individual e personalizada a cada convidado ou dar uma lembrança a cada família? Devem ponderar os custos que terão com estes objetos e as ideias que têm para ofertas.

Se optarem por LEMBRANÇAS INDIVIDUAIS, deixo-vos aqui algumas sugestões e exemplos da nossa comunidade:

● PARA SENHORAS: a nossa guru Maria ofereceu leques para o seu casamento de Verão; a noiva Elodie vai oferecer espelhos de bolso, a noiva Tânia ofereceu sais de banho, a noiva Filipa pensou em oferecer escalda-pés, a noiva Mónica ofereceu suculentas.

● PARA SENHORES: a noiva Cátia ofereceu abre-caricas em forma de chave; a noiva Mónica ofereceu miniaturas de licor Beirão, a noiva Tania deu um baralho de cartas personalizado, a noiva Catia vai oferecer frascos de piri-piri caseiro, a querida Mariana ofereceu uma caneta multifunções com chave de fendas.

● PARA CRIANCAS E JOVENS: aqui remeto para o meu debate sobre livros de atividades para crianças onde podem encontrar uma lista de lembranças para os mais pequenos, de acordo com as suas idades (A-E). Espero que vos seja útil!

EXTRA: Precisam de mais ideias? Por favor, leiam esta lista muito completa da nossa Admin Isa ou as sugestoes fantasticas da nossa noiva Patrícia.

4) Quanto se deve gastar em lembranças?

Como já foi dito, não têm que gastar nem um cêntimo em lembranças – se assim o desejarem. Contudo, em média, as lembranças mais baratas que encontram no mercado rondam 1-1,5€. Se optarem por lembranças individuais, deverão multiplicar pelo número de convidados. Se optarem por lembranças por família, poderão multiplicar esse valor pelo número de famílias ou dar algo com maior valor numérico e sentimental.

5) Quando distribuir as lembranças?

Aqui as possibilidades são infinitas! Podem optar por dar à saída da cerimónia ou à entrada do salão. O mais comum é entregar após o jantar num momento específico em que os noivos vão de mesa em mesa distribuir as lembranças e receber as prendas. Vocês é que escolhem!

Quanto à nossa Manualidade?

Nós decidimos dar LEMBRANÇAS POR FAMÍLIA. Pelas nossas contas, gastaríamos menos em dar uma “lembrança maior” às 80 famílias do que uma individual aos 180 convidados (No final de contas, gastámos mais do que era suposto porque, graças ao COVID, grande parte dos convidados não pôde estar presente no dia).

Escolhemos um conjunto de lembranças que simbolizava cada uma das nossas origens:

O NOIVO: uma caixinha de ovos moles (AVEIRO) – lembrança comestível que todos adoraram!

Manualidades (49): Lembranças – uma recordação física do vosso casamento 4

Caixas Piramidais – Aliexpress, 50 caixas custavam €12,39 mas como vieram fora do prazo reembolsaram-nos o dinheiro, €0.

Ovos Moles – feitos e oferecidos pela sogra Milhinha (que trabalha numa pastelaria), €0.

A NOIVA: um pau da ponha ou “caral*nho” com a receita do pai da noiva para fazer a poncha (MADEIRA) – lembrança temática do nosso Destination Wedding à Madeira.

Pau da Poncha ou “Caralh*nho” – Sr. Luis (um artesão septagenário) que fez as nossas lembranças por encomenda, €3.

Papel impresso com agradecimento e receita da Poncha – feito por nós e impresso em casa, €0.

Fita verde – usada noutras manualidades.

O noivo lá conseguiu adicionar uns ímanes personalizados do Funchal (100 exemplares por €20) – lembrança temática do nosso Destination Wedding à Madeira. Todos os nossos convidados agradeceram por termos poupado a compra deste souvenir.

Não tivemos lembranças solidárias, mas essencialmente apoiámos o comércio local e artesãos da terra. Nesta altura de COVID, isso fez uma grande diferença.

Manualidades (49): Lembranças – uma recordação física do vosso casamento 5

Nós optámos por entregar as nossas lembranças à entrada para o salão. Assim, conseguimos tirar fotos de pose com todos os convidados e ficar “livres” para aproveitar o resto do dia. Fomos visitar todas as mesas para dar dois dedos de conversa com todos os convidados. Desvantagem: durante a Festa, os convidados interromperam a dança várias vezes para se despedirem e virem entregar as prendas. Aconselho criarem um momento próprio para as “trocas”.

E vocês, princesas? Que pensam oferecer? Como pensam distribuir as vossas lembranças.

Beijinhos e bons preparativos!

27 respostas

Última atividade por Sara, a 23 de Maio de 2021 às 12:17
  • Sara
    Noiva Experiente Agosto 2021 Leiria (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada ❤️😘

• Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Excelentes ideias Sara! Super úteis as tuas lembranças! Bjs
    • Responder
  • Sara
    Noiva Experiente Agosto 2021 Leiria (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Milhinha

Eu tenho lembranças para as senhoras, para os homens e para os mais novos. O meu tema é viagens, para os homens tenho o abre carícias em forma de avião para colocar no frigorífico, as senhoras têm direito a um suporte para malas (não me recordo do nome correcto), é para os miúdos fiz a bolsinha da higiene bocal, (leva dentro uma amostra de pasta e uma escova de bambo).

Os sacos onde vão as lembranças tb fui eu que fiz.

Por norma na minha zona entregamos as lembranças a medida que os convidados se despedem.

Beijinhos ❤️😘

• Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Corrijo o link para os debates da nossa querida noiva Mariana .

• Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Sara! Não acho que te devas sentir “inútil”. Grande parte das coisas que sei de casamentos foram coisa que vi nos casamentos prévios de amigos e familiares ao longo dos anos (e não foram poucos). Cabe a cada noiva escolher o que quer para o seu dia. Na minha série de debates sobre Manualidades vais encontrar muitos pormenores que as noivas escolhem fazer para poupar algum dinheiro. Na minha série sobre Animação são coisas a discutir com o DJ ou equipa de animação. Não tenhas medo de pedir ajuda na comunidade. Estamos aqui umas para as outras. Bjs e força! O teu dia chegará e será mágico!
    • Responder
  • Sara
    Noiva Ativa Julho 2022 Lisboa (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente debate, eu não faço a mínima ideia em como vou fazer a distribuição dessas lembrancinhas.. A última X que fui a um casamento foi há 9 anos então sinto me perdida em tudo podem querer, baralhada com marcadores de mesa, seating plans, jogos que eu nem fazia a mínima ideia que existiam..
    Chego ao fim do dia às xs a pensar que sou uma inútil que não percebe msm nada disto mas a realidade é que até ser pedida em casamento nunca tinha pensado muito no assunto..
    Aceita se tda a ajuda que me possam dar relativamente... A TUDO🤦‍♀️🤷‍♀️Obrigada meninas 🥰
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Deu pois, apesar de se notar que nao era 100% a mesma coisa. Mas até o marido ficou surpreendido! Tenho que investir num car***inho Smiley laugh

• Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahaha cá nadaaaa 😂😂😘😘
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahhaa que perverso isso soaria 😂😂😂 bjs babe
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Opá nunca ninguém me quis doar caralhinhos🥺😂😂
    Adorei.
    Mas não te fazem falta mesmo? É que podes oferecer esses caralhinhos como prenda de natal/aniversário para o resto da tua vida 😂
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Babe! Se quiseres, posso doar as que sobraram. Acho que tenho 50 caralh*nhos à espera de novo dono 😂 Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha.
    Adorei as vossas lembranças 🤩
    Bjs
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Dá um pouquinho de trabalho pois tenho juntado ativou que dêem para várias idades... Mas acho que vai ficar bonito 😍
    Bjuuu Milhinha! 😘 Feliz Natal 🎄
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho muito útil e embora o livro de atividades possa dar algum trabalho é sempre uma boa aposta! Bjs Mi feliz Natal!
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente debate como sempre Milhinha 😉
    Adorei as tuas lembranças!
    No nosso caso serão canetas personalizadas e para as crianças ainda está em curso um livro e afins...
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada querida Telma! Que excelente inspiração! Mas nem de propósito as lembranças especiais são logo a seguir na nossa lista de Manualidades! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito bem Carina. Solução muito econômica e todos irão gostar. Também uma boa forma de distribuir as lembranças (a tradicional). Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahahah bom na mesma! Deu para matar as saudades?
    Confesso que este utensílio de cozinha pode bem ir para o fundo do armário e nunca mais ser usado. Mas ao menos tentei que levassem um pouco da minha cultura para as suas casas (e terem noites menos frias assim). Bjs
    • Responder
  • Carina
    Noiva VIP Setembro 2021 Loures
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá,
    Artigo muito bom e da que pensar.
    Nós escolhemos lembranças temáticas, em relação ao tema do casamento.Um íman para colocar no frigorífico com os nossos nomes e a data de casamento em madeira.Gastamos 1,10€ por unidade, encomendamos 50uni. Para entregar 1 por casal.
    Vamos entregar após o jantar quando tiverem todos confortáveis e vamos de mesa em mesa.
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que excelente debate querida Milhinha 😍

Por cá era impensável não oferecer algo físico! Aqui a família valoriza muito isso, nem que seja para deixar na prateleira junto de todas as outras lembranças que receberam! Quanto ao que vamos oferecer, estas serão as nossas: Telma: As minhas lembranças de Casamento 😘

• Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Lembro-me de ir a casamento(s) em miúda e recebermos essas tais amêndoas (que depois nao se podia comer), nao sabia que era uma tradiçao!

Gostei bastante da ideia do caralh*nho com a receita da poncha, bem pensado - isto vindo de uma madeirense que há dias aventurou-se a fazer poncha pela 1 vez e teve que ir à net à procura da receita.

• Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Adoro Zélia! Vais mesmo cumprir a tradição. A minha tia é italiana e lembro-me do seu casamento (tinha 4 anos). Tivemos confetti de lembrança. Olha para aquelas amêndoas vezes sem conta de não as poder comer nem na Páscoa 😂🤦‍♀️ Vai ser lindo! Boa escola! Bjs
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelentíssimo debate Helena, como sempre!!!
    Pessoalmente a mim e ao noivo não seria sequer uma hipótese não dar nada como lembrança, embora como convidada não me importaria, claro, que fosse uma lembrança solidária.

Por aqui, como o noivo é italiano, decidimos dar o bomboniere e confetti (cuja tradição ainda existe em Itália hoje em dia). No entanto hoje em dia para além das bomboniere de cristal ou porcelana há imensas outras opções também em formato útil ou comestível. Ainda não sabemos que bomboniere vamos dar, cristal e porcelana está fora de questão por ser caríssimo e estamos mais inclinados para algo útil, mas ainda não sabemos o quê 😂
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Infelizmente é bem verdade. Contudo, mesmo sabendo isso algumas de nós noivas não se sentem confiantes para não dar algo de lembrança... espero mudar-lhes a ideia. Bjs
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha,
    Mais um excelente debate 👌
    Nós em princípio não teremos lembranças para os convidados. Na realidade é dinheiro para dia menos dia ir para o lixo, falo por experiência própria 🙈
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oi Cátia. Tens aí excelentes escolhas! Estás muito bem encaminhada. Eu percebo bem o que dizes: demonstrar a nossa gratidão também é bonito.
    Conto-te o que me aconteceu: tive muitos convidados a não poder vir à última da hora devido o COVID e a maioria deles deu-nos prenda! Não estávamos nada à espera! Então este Natal enviámos cartões de agradecimento com um íman nosso. Ficou muito catita e uma outra forma de agradecer sem ser uma lembrança dada no dia.
    Manualidades (49): Lembranças – uma recordação física do vosso casamento 6

Juro-te que se organizasse o meu casamento hoje, dispensaria as lembranças - já o meu marido duvido que o conseguisse demover! Bjs e bons preparativos!
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha olha não me cansei de ler muito honestamente, e é um tema em que sei que mais para a frente irei dedicar mais tempo... Sempre gostei de lembranças solidárias, nunca fui a um casamento, onde houvesse... Acho que a mentalidade ainda não está tão à frente como gostaríamos, uma delas é a do meu adorado futuro marido 🙄😞, que mal ou bem tenho de respeitar, depois penso.,a parte do não ter um grande impacto ambiental, a parte do ajudar o comércio ou seja um enorme leque de escolhas... Que não passa pla cabeça dos nossos namoridos, mas que tenho pensado muito.
    Mas efectivamente nunca me passou pla cabeça não dar lembrança... Até porque, eu trato com "carinho" tudo o que me dão, mas entendo perfeitamente a forma como abordaste o tema, pois a realidade é que senão for uma lembrança útil... Fica não sei onde....
    Para senhoras pensei- sabonetes, velas, suculentas, ervas aromáticas dentro deste género. Homens- facílimo licores caseiros 🤣🤫... Para os mais novos- espetadas de gomas ou macaroons... Mas lá está tudo em fase Beta Muitos beijinhos e bom debate
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração