Inês V.
Top das Noivas Julho 2018 Évora (Concelho)

Amêndoas - a tradição, a lenda e as minhas!

Inês V., a 19 de Junho de 2018 às 16:36 Publicado em Fórum Organizar um casamento 2 42
Guardado
Responder

Olá comunidade!

Smiley heart

Já alguma vez ouviram falar da tradição das amêndoas? Durante as minhas pesquisas sobre o que oferecer de lembrança aos convidados, surgia-me imenso a opção das amêndoas. Só mais tarde percebi que elas tinham um significado.

Segundo a tradição, as amêndoas simbolizam os votos que os convidados desejam aos noivos. Frequentemente são entregues a cada convidado cinco amêndoas. Cada amêndoa representa um voto ao casal. Os votos tradicionais são: Felicidade, Fertilidade, Longevidade, Riqueza e Saúde.

E como é que tudo isto começou? As tradições tem que vir de algum lado. Já sabem que eu sou muito curiosas com tudo o que são lendas e tradições. Claro que fui pesquisar.

Existe uma lenda (muito triste, por sinal): Segundo a mitologia grega, Phyllis filha do rei de Trácia apaixona-se por Demophon, rei de Atenas e filho de Teseu. Demophon conhece Phyllis enquanto volta da guerra de Troia. Phyllis apaixona-se por Demophon, e ambos permanecem em Trácia.

Após algum tempo, Demophon pede a Phyllis que o deixe regressar a Atenas para ver a sua família. Phyllis concorda sob uma promessa: no dia que Demonphon retornasse a Trácia casaria com ela. Demonphon concorda e parte de volta a Atenas.

Acontece que, no dia combinado Demonphon não retorna, deixando Phyllis à espera no altar. Mas isso não faz com que Phyllis perca a esperança. Ela aguarda o retorno de Demophon por anos e anos, até morrer de tristeza e coração partido.

Em solidariedade, os Deuses Gregos transformam Phyllis numa amendoeira, que se tornou um símbolo de esperança.

Quando Demonphon, errante e arrependido volta a Trácia, encontra Phyllis como uma árvore sem folhas nem flores. Então ele abraça a árvore, que de repente explode em flores. Assim a amendoeira e, consequentemente, as amendoas, ficam o simbolo da esperança e do amor.

Amêndoas - a tradição, a lenda e as minhas! 1

E segundo os historiadores: O costume de oferecer amêndoas confeitadas surgiu em Itália e Portugal, e eram originariamente usadas como cubos de "açúcar" para adoçar o café. Na altura, o açúcar era extremamente caro e somente aristocratas e nobres tinham posses para usar. Porém, Com a diminuição do valor de mercado do açúcar, as amêndoas passaram a ser dadas no final das festas de casamento como símbolo de prosperidade, sorte e todos os tipos de bons desejos para os noivos.

Há ainda a tradição nos casamentos italianos de distribuição das amêndoas confeitadas. Também em número de cinco, para representar cinco desejos para a vida dos noivos: saúde, riqueza, felicidade, fertilidade e longevidade.

Amêndoas - a tradição, a lenda e as minhas! 2

Nos casamentos gregos, elas são chamadas de ‘koufeta’, e são servidas numa bandeja de prata aos convidados. As ‘koufetas’ são distribuídas em números ímpares porque são números indivisíveis, como deve ser a união dos noivos e tudo o que eles irão compartilhar na nova vida. Ainda na tradição grega, se uma rapariga solteira colocar as amêndoas confeitadas recebidas como lembrança de casamento de baixo da sua almofada, vai sonhar com o seu futuro marido.

Amêndoas - a tradição, a lenda e as minhas! 3

A tradição continua (adaptada aos dias de hoje, claro) e há diversas formas de apresentar as amêndoas nos casamentos. Por mera curiosidade, a minha avó contou-me que nos tempos em que ela era jovem, a tradição era mandar as amêndoas ao ar quando os noivos estavam a sair da igreja, e depois eram os miudos que as apanhavam do chão e comiam. Como é pouco higiénico, e como levar com amêndoas deve ser ainda pior que levar com arroz, felizmente esta ideia ficou no tempo da minha avó ahah

Deixo-vos a minha ideia.

Inicialmente pensei em oferecer como lembrança às senhoras. Mas optei por uma caixinhas de bombons de autor. No entanto fiquei sempre com pena, porque adoro lendas, tradições e história, e achei que esta tinha um significado lindíssimo. Meti-me a magicar, e arranjei outra solução.

Comprei as amêndoas, coloquei-as dentro de uns saquinhos de organza, coloquei lá dentro também 1 coração dourado, fiz uma etiqueta a explicar o significado (não exactamente por esta ordem, mas já vos conto).

Amêndoas - a tradição, a lenda e as minhas! 4

Amêndoas - a tradição, a lenda e as minhas! 5

Arranjei um cestinho, decorei, o coloquei tudo lá dentro. No dia do casamento, este cestinho estará a decorar a mesa dos doces. Não vou andar a oferecer as amêndoas, mas quem quiser, retira um saquinho e leva de recordação.

Amêndoas - a tradição, a lenda e as minhas! 6

Amêndoas - a tradição, a lenda e as minhas! 7

Agora a parte chata ... eu não fazia ideia que era assim tão difícil encontrar amêndoas nesta altura do ano! Eu encomendei os saquinhos do Aliexpress e pensei para comigo "amêndoas é fácil de arranjar, quando chegarem os sacos logo compro as amêndoas". Mas não !!! Não mesmo !!! Nesta altura do ano é muito difícil arranjar amêndoas. Corri a imensos supermercados e mercados e a resposta era sempre a mesmo "Não fazemos stocks desse materia, só se vende na páscoa". Mas pronto, depois de muito correr, lá encontrei umas amendoazinhas num lojinha de doces em Évora. O importante é que me desenrasquei, e lá terei as minha amêndoas.

E então, gostaram?

Beijinhooos Smiley kiss

42 respostas

Última atividade por Cristina, a 21 de Outubro de 2018 às 20:11
  • C
    Noiva Principiante Junho 2019 Coimbra (Concelho)
    Cristina ·
    • Denunciar
    Obrigada pela explicação 😉 em Coimbra há umas amêndoas típicas para ofertar, são muito distintas por sinal. Eu pretendo oferecer aos convidados as amêndoas, fiquei a pensar se colocaria a explicação também 😉
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Experiente Setembro 2018 Sintra
    Cátia ·
    • Denunciar
    Já conhecia a história e a tradição, tanto que vão ser a minha lembrança de casamento. 5 amêndoas em saquinhos de organza dentro de umas caixinhas. Também tenho uma pequena explicação da tradição em etiquetas.
    Para as comprar foi logo a seguir á Páscoa, aproveitei umas promoções, mas já me tinha informado onde havia se precisasse de mais. Olha, Adoro!!!! ❤

Amêndoas - a tradição, a lenda e as minhas! 8
    • Responder
  • Ana
    Noiva Curiosa Setembro 2019 Coimbra (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    Num casamento, tudo tem a sua tradição. Eu ainda me lembro de ir a casamentos quando era mais nova e davam sim as 5 amendoas de açucar num saquinho, como lembrança! Mas nunca imaginei que fosse este significado. Obrigada pela historia. E a sua ideia de mesmo assim levar amendoas ficou muito fofa. Principalmente com um cartão a explicar. Smiley heart Smiley heart
    • Responder
  • Dricas 💕🍀
    Noiva Ativa Agosto 2021 Rio Maior
    Dricas 💕🍀 ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Lindo mesmo sem dúvida Inês 😍
    Por aqui escolhemos três tradições mais comuns (a da vela, a da areia e a do vinho) para fazer na nossa cerimónia civil 😉
    Beijocas 😘
    • Responder
  • Cátia
    Super Noiva Setembro 2019 Santa Maria da Feira
    Cátia ·
    • Denunciar
    Mas eu gosto ate e a bem saborosas😋😋😋😋😋😋😋
    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    É mesmo Inês!!
    • Responder
  • Maisa
    Noiva VIP Setembro 2018 Setúbal (Concelho)
    Maisa ·
    • Denunciar
    Olá noivinha, tbm nao fazia ideia da importancia das amêndoas no casamento. 😊 Boa partilha! Olha, já viste no jumbo, naquela secção que tem doces, chas e frutos secos a peso se n há?
    • Responder
  • R
    Noiva Master Agosto 2018 Aveiro (Concelho)
    Rosana ·
    • Denunciar

Eu ia colocar so chocolates se calhar misturo amendoas tambem ahahahah

• Responder
  • Carina
    Noiva Master Agosto 2018 Lamego
    Carina ·
    • Denunciar

Adorei Inês!!

As tuas ficaram lindas!

Obrigada pela partilha Smiley kiss

• Responder
  • Patrícia
    Super Noiva Junho 2021 Seixal
    Patrícia ·
    • Denunciar
    Não fazia ideia, da importância das amêndoas.
    • Responder
  • Ana M
    Noiva Ativa Outubro 2018 Torres Novas
    Ana M ·
    • Denunciar
    Olá, gostei bastante da história! Também gosto muito de lendas, explicações das tradições e coisas do género! Não conhecia e também fiquei com vontade de incluir amêndoas!!!!
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master Outubro 2019 Nazaré
    Andreia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Não,e nem tenho ideia.. 🤔 gostei desta, achei giro
    • Responder
  • Inês V.
    Inês V. ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Obrigada Lúcia Smiley heart

• Responder
  • Inês V.
    Inês V. ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Ahah sim é bastante comum, e nós sem fazermos ideias porque. Acho que maior parte das pessoas não sabe, por isso decidi incluir a etiqueta com a explicação.

Obrigada querida Smiley heart

• Responder
  • Inês V.
    Inês V. ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Fantástica mesmo ! Smiley heart

• Responder
  • Inês V.
    Inês V. ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

É uma história linda Smiley heart

• Responder
  • Inês V.
    Inês V. ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Força Andreia, já tens lembranças? É uma ideia super gira.

• Responder
  • Inês V.
    Inês V. ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Eu sou muito curiosa. E adoro história e lendas.

Obrigada querida Smiley heart

• Responder
  • Inês V.
    Inês V. ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

É lindo mesmo.

Obrigrado minha querida Smiley heart

• Responder
  • Inês V.
    Inês V. ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Lembro-me dessa conversa. E de dizer que já não ia fazer ahah

Beijinho querida Mafalda Smiley kiss

• Responder
  • Inês V.
    Inês V. ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Eu por acaso não ligo muito a amêndoas, só se foram de chocolate ahah

Mas achei lindo o significado.

• Responder
  • Inês V.
    Inês V. ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Olá Filipa Smiley smile Obrigada

Foste bem mais inteligente que eu. Juro que não fazia ideia que era tão difícil comprar amêmdoas fora da época da pascoa. Mas faz sentido claro, parvoice minha.

• Responder
  • Inês V.
    Inês V. ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Eu também não sabia até começar a organizar o meu casamento. E achei lindo Smiley heart

• Responder
  • Inês V.
    Inês V. ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Obrigada querida Ly Smiley heart

• Responder
  • Inês V.
    Inês V. ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Eu sou uma perdida por lendas, histórias, tradições ...

Obrigada querida Smiley heart Também fiquei contente com o resultado final.

• Responder
  • Inês V.
    Inês V. ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Também achei

• Responder
  • Bela Ribeiro
    Super Noiva Janeiro 2019 Loures
    Bela Ribeiro ·
    • Denunciar
    Muito interessante mesmo.
    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar

Que debate interessante. Eu também me perco a ler lendas e contos...

Parabéns pela idéia e ainda mais pelo resultado. Ficou lindo! Smiley love

• Responder
  • Inês V.
    Inês V. ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Vai Miau 😁😁
    • Responder
  • Liliana (Ly)
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Liliana (Ly) ·
    • Denunciar
    Tal como já te tinha dito, adoro😍😍😍
    • Responder
  • Dricas 💕🍀
    Noiva Ativa Agosto 2021 Rio Maior
    Dricas 💕🍀 ·
    • Denunciar
    Adorei!! Não fazia a minima ideia que existia uma tradição com amêndoas
    Também adoro tradições, embora ideialize algo diferente para mim, tua ideia está muito gira! 😊
    Boa continuação 😉👏
    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Julho 2018 Vila Pouca de Aguiar
    Filipa ·
    • Denunciar
    Adoro 😍
    O teu cesto está lindo.
    Também vou oferecer amêndoas. Mas aproveitei a promoção da Páscoa para as comprar
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados