Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Manualidades (14): lacres de cera - um detalhe elegante no vosso convite

Milhinha, a 8 de Janeiro de 2020 às 00:37

Publicado em Fórum Manualidades 46

Bom dia, princesas! Como vão os preparativos para o vosso casamento? Já têm todo o estacionário planeado? Ora nós temos os convites feitos e os envelopes escolhidos. O que nos falta para terminar os convites de forma elegante? Personalizá-los com um lacre de cera. Os lacres de cera eram utilizados...

Bom dia, princesas! Como vão os preparativos para o vosso casamento? Já têm todo o estacionário planeado? Ora nós temos os convites feitos e os envelopes escolhidos. O que nos falta para terminar os convites de forma elegante? Personalizá-los com um lacre de cera.


Os lacres de cera eram utilizados desde a Idade Média para verificar que um documento ou correspondência não havia sido aberto ou lido por mãos alheias e o sinete com o seu símbolo permitia identificar o autor da correspondência. Foi apenas no século XVI que passou a ser usado para selar envelopes.


Origens: Inicialmente era apenas usado por monarcas e membros do alto clero, passando posteriormente a ser usado por grandes magnatas. Mais tarde no séc XII tiveram acesso os altos oficiais do exército e posteriormente em meados do século XIII passou a estar disponível para o comum dos plebeus. À medida que foi estando mais acessível, esta tradição caiu em desuso.


Muitas noivinhas usam lacre de cera com um sinete personalizado com o seu monograma ou apenas as iniciais dos nomes dos noivos, o que dá um toque muito elegante aos seus convites.

Lacres de Cera (Pinterest)cfb_574747.jpg


Perguntas Frequentes (FAQ):

1) Onde posso comprar cera e os sinetes correspondentes?

Podem rapidamente encontrar fornecedores no AliExpress ou na Wish que poderão personalizar o vosso sinete e comprar cera para os vossos selos. Também existem sites online que permitem a aquisição destes kits, sendo o exemplo da Stamptitude (https://stamptitude.com/), conforme tem sugerido a nossa Destacada Ritinha.


2) Posso usar cera de velas para fazer os meus lacres?

A resposta rápida é não. A cera das velas não tem resina e não adere tão bem ao papel. Admito que quando começou a terminar a minha cera, passei a misturar com a da vela e ficou excessivamente líquida não aderindo ao papel. É uma perda de tempo


3) Quanta cera é preciso para fazer um lacre?

Habitualmente dos kits com sinetes vêm com umas barras de cera que são derretidas sobre uma colher própria – cada barra dá para 10-12 lacres.

Também podem encontrar bolas de cera (muito mais fáceis de manusear!) e eu usei cerca de 3 bolas por cada lacre.


4) Como fazer os nossos selos de cera?

Mais do que descrever o que fiz, deixo-vos um vídeo que vos pode ajudar.


Podem ser feitos diretamente nos envelopes ou (a minha técnica preferida) fazê-los à parte numa folha de papel vegetal e colá-los no sítio quanto estiverem terminados.Esta técnica permite recuperar ou reciclar a cera em lacres que tenham ficado defeituosos.

Finalmente, venho deixar algumas inspirações do Pinterest em como poderão dar um toque de cor associado ao vosso lacre, adicionando elementos naturais próprios da vossa decoração.

Inspirações de lacres (Pinterest)cfb_574749.jpg


Como sabem nós usámos tiras de papel vegetal para identificar os convites para os nossos convidados e confesso que ficou giro.

Espero que este debate vos sirva de inspiração.

Bjs e boas Manualidades!

46 respostas

  • Raquel
    Noiva Master Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que debate tão bom e elucidativo para as noivinhas que vão usar lacre
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, foi o que fizemos e foi por tua sugestão. Li um comentário teu algures e decidi fazer igual. De facto é muito mais fácil! Bjs
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim também foi a primeira vez que usei e o dos convites ficou horrível 😓 só apanhei o jeito para as argolas dos guardanapos quando comecei a usar papel vegetal para os fazer é uma folha quadriculada por baixo de modo a medir a quantidade de cera. Devia ter percebido isto antes dos convites 😅
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se me permites um conselho: faz o lacre em papel vegetal, assim ficar com as “medalhas” de lacre e é só colar nos convites. Gostava de ter sabido disto antes de começar os convites e só me apercebi que era mais fácil assim quando fiz o lacre para as argolas dos guardanapos 😓
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sem duvida! Também podem ser usados nas lembranças e outras Manualidades também. Mas confesso que nunca tinha feito lacres é usado sinetes antes. Foi uma aventura! Bjs
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho tão elegante o uso do lacre ☺️ Eu usei em duas manualidades distintas: nos convites para fechar o convite e nas argolas dos guardanapos. Ficaram muito bonitos, o lacre dá-lhes um toque especial!! 😉😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom dia, minha querida Vi! Eu também não sabia (e fui experimentar 😂). Mas fica a dica! Bjs 😘
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ótimo debate Milhinha, não percebo nada do assunto e não sabia que não se podia usar a cera da vela, para o futuro já sei.

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Catarina! É um must have nas manualidades! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Sandrina!! Muitas vezes escrevo os debates que gostaria de ter lido antes destas “andanças”. bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Homonima! É um pormenor super elegante! Bks
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que boa ajuda para as noivinhas que irão utilizar lacre no seu estacionário 😉
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha. Parabéns por mais um debate bastante completo e informativo😊
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida homónima vou colocar nos favoritos para me ajudar quando colocar o lacre nos meus. Ainda vamos ver se resulta, mas espero que sim porque acho super elegante 😍
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração