Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Rita
Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)

Lua-de-mel Sustentável | Eco-noiv@s 🌱

Rita, a 21 de Junho de 2021 às 15:27 Publicado em Fórum Lua-de-mel 1 30


Olá eco-noivinh@s!


Como têm passado estes últimos dias de Primavera? O Verão chegou hoje e já todos pensamos em férias e nos planos para os próximos meses 😎☀️


Lua-de-mel Sustentável  |  Eco-noiv@s 🌱 1


Hoje venho dar-vos mais ideias sustentáveis e desta vez relacionadas com as nossas viagens idílicas de lua-de-mel. Nem tudo são rosas no que toca à sustentabilidade, e depois do grande dia C, é importante continuarmos a cuidar e a proteger o nosso Planeta.

Para quem não sabe, o transporte e a alimentação são a maior fonte de emissão de CO2 no sector turístico, e para não falarmos da gigante crise de poluição com plástico que atravessamos.

Há bastante a aprender para sermos mais conscientes nas nossas viagens, e todos queremos curtir a nossa lua-de-mel sem prejudicar o ambiente, não é? Então cá vão umas dicas para vocês:



Usar menos o avião

Sei que para a maioria dos destinos de lua-de-mel, é inevitável recorrer ao transporte aéreo. Mas podemos planear a nossa viagem de forma mais consciente através da redução das escalas de avião sempre que possível. Optarmos por classe económica também diminui a nossa pegada carbónica visto que a classe executiva normalmente tem lugares mais espaçosos e por isso menos capacidade para mais passageiros.

Existe alguma controvérsia entre a escolha de carro ou avião para certas viagens, mas na minha perspectiva os carros estão a ser cada vez mais ecológicos e os aviões continuam a mesma eficiência (baixa) e a ter preços mais aliciantes. Então, alugar um carro pode ser uma melhor alternativa do que fazer pequenas escalas de avião.



Usar o transporte público para viagens por terra

Uma outra dica para se conseguir evitar viagens de avião é contar com um trajecto que demore mais tempo e feito de carro ou transportes públicos, fazendo breves paragens pelo caminho e ir aproveitando os lugares por onde passamos. Isso é excelente quando se quer explorar e conhecer mais a fundo alguma zona pequena. Neste contexto, utilizar o comboio é a escolha mais ecológica no que toca a opções de transportes públicos em grande escala. O comboio produz 90% menos emissões de dióxido de carbono do que um avião. E digam lá, fazer uma viagem de interrail pela Europa pode ser uma excelente opção!

É difícil ignorar as viagens low-cost e com um preço tão apelativo, mas pela sustentabilidade do nosso Planeta, viajem por terra sempre que possível!


DDjGdnfGLZ_MKQq1YB-wua-eIAmYPc5hh2cRZCBGFp_rKoKUvviHtcKJdbIFNvH7m-D4g_zOd8zbiBxHpDNW1pWy1BSImzSQTuDpYiGk0sSrMxVJeSGFal4oyjmPj3UX2Ve9mMPd



Pedalar mais

Antes dos transportes públicos, utilizar a bicicleta como meio de transporte é a forma mais sustentável de nos deslocarmos. Em inúmeras cidades já existe uma rede de bicicletas públicas por preços irrisórios, ou também com empresas privadas para alugar por um certo número de dias. Andar de bicicleta pode ser bastante libertador para nos deslocarmos sem restrições de horários, pois sentimo-nos mais conectados com o local ao estarmos mais expostos ao perfume da Natureza ou aos sons da cidade. Considerem incluir este meio de transporte durante a vossa lua-de-mel, será fantástica a experiência!



Bagagens leves

Já sabemos que viajar de avião aumenta muito a nossa pegada carbónica, mas quanto mais “pesados” formos ao despachar as malas maior será o nosso impacto, pois maior será o consumo de combustível. Será que precisamos de tudo o que metemos na mala? Perdendo este peso, pode parecer que a diferença é insignificante, mas terá impacto quantas mais pessoas tomarem esta atitude (realço que falo de viagens de lazer, como é a nossa lua-de-mel).

xzaxYHpMkXFtxXLiZXvMz-12c0Mn5yHznEDsd6CqApdRxq__uoiLH6u48Ld73iWyJccqrMPriNeHI9PAtPF0iv1xFV1rztJ72CiKU9mr4fPeOztqos7QojQWhv1wRJN3ZUiWBI1Q



Cartões de embarque digitais

Nos tempos que correm, praticamente não é preciso imprimir bilhetes de avião ou de outro meio de transporte. Utilizem o vosso telemóvel descarregando as apps das empresas de transportes da área, e recorram ao bilhete de embarque digital. A mesma coisa se pode fazer com os folhetos e guias turísticos, que acabarão no lixo: podemos rejeitá-los sempre que nos oferecerem e optarmos por utilizar mapas online para planearmos os nossos passeios românticos.



Escolher o hotel certo

Com a preocupação de diminuir o impacto ambiental a entrar cada vez mais em moda, graças ao consumidor que exige ofertas mais conscientes, muitos são os casais que procuram alojamentos e hotéis ecológicos. Em Portugal já são vários os eco-resorts disponíveis, e acredito que por este mundo fora haja muita oferta neste ramo da hotelaria. A verdade é que a hotelaria representa 20% das emissões de CO2 no sector turístico!!! Por isso, faz muita diferença o local que escolhemos.

Uma dica extra: digam não às miniaturas que oferecem nos hotéis, que são praticamente todas em embalagens de plástico. Se tivermos na bagagem tudo o que precisamos, não será necessário usar esses frasquinhos e contribuir para mais desperdício.


jXQAT2AcjBXJmQ2ppmzHpXeyc-jyes548dZnHwmkkr3_cU2ru5kNbuEJT9oX22bCKL_1Kw-0MSPaH3mZ1IJRdO1ghcoR2MwdgMR_rs3jilQxpokxcBBKuQm0hxsgzh3xeB-MWeXk



Fazer como em casa

Sejam conscientes do uso de água e de energia, tal como o fazem em casa. Estar num hotel não deve significar esbanjar água em banhos ou usar todas as lâmpadas que existem no quarto. Infelizmente, acontece em muitos resorts não-ecológicos em países menos desenvolvidos utilizarem reservas de água onde populações têm dificuldade ao acesso a água potável.

O mesmo se aplica ao uso de toalhas, pois se utilizarmos as mesmas toalhas o máximo de tempo possível, pouparemos muitos litros de água em lavagens de roupa.

Outro aspecto que devemos ter atenção são os produtos de banho que levamos connosco:

- Escolham sabonetes ao invés do gel de duche, pois a embalagem é menor e há muitos sabonetes embrulhados em papel cera;

EDsefY_L98QgEmlhygw-xPXTOvmADTfaJL34T29yTkRGTzkLfP2kvnpae-lFHT_I79QdWz13MrkZ22MvWASd1fWaA7hMpGUlLNz7boSz09igrwc8S9monnGTyxPe8bdATMpQqlJR

- Escolham produtos de banho ecológicos, que não libertem químicos nocivos ou microplásticos na água, pois é provável que no nosso destino paradisíaco existam ETARs menos desenvolvidas e acabamos por poluir as águas desses locais.

Dentro desta lógica, para quem já tem esta prática em casa, provavelmente também recusa o consumo de café em cápsulas: rejeitem estas cápsulas tanto no vosso hotel bem como em restaurantes que venham a frequentar.



Garrafa de água

Já toda a gente sabe que é urgente reduzirmos o uso do plástico descartável e as garrafas de água (refrigerantes, sumos, etc.) são uma gigante fatia na poluição das cidades e oceanos. Para combater este péssimo impacto, utilizar garrafas de água reutilizáveis (de metal, BPA free, vidro, etc.) é a melhor solução. Dependendo do local para onde vão, estejam atentos aos bebedouros que existem em cidades e percam a vergonha de pedirem em cafés para encher a vossa garrafa de água.


Xl0FZogrK4ZDHKd8q6ivXLAUF7DJu5zDZSQLdJrSoS35YFIdhPIJwp291_zGrIo5Bfzn5wg8mTsgWKYw_3rqMb4rIB3b8nl6rgy-7Dqg6wk61fx_H41o2jBzgajWWgJPhd1lycQp



Responsabilizem-se pelo vosso lixo

Acho que este tópico faz parte do dever cívico de cada um de nós, mas nunca é demais recordar. Mesmo fora da nossa casa e do nosso país, é importante reduzir o nosso lixo ao máximo, rejeitando produtos muito embalados, rejeitando as terríveis palhinhas de plástico quando vão a um bar, optando por alternativas em papel, metal ou vidro.

À semelhança de levarem uma garrafa reutilizável, invistam numa palhinha reutilizável e levem-na convosco para a lua-de-mel.

Responsabilizarmo-nos pelo nosso lixo é ter connosco um saquinho extra para o efeito e não ter vergonha de transportá-lo até encontramos um caixote do lixo. Julgo Nesta altura, julgo impensável deitar lixo ao chão, minha gente! Muito importante também é separar o vosso lixo, quando o guardarem podem separá-lo e deitá-lo em caixotes com separador de reciclagem à chegada ao hotel. Se não houve separação de lixo no vosso hotel, sejam corajosos e façam esta sugestão ao gerente. Sentir-se-ão muito bem por esta boa ação!



Digam SIM aos produtos locais

Esta dica pode parecer estranha para quem está a viajar, mas aplica-se da mesma forma que podemos fazer no nosso país. Escolham restaurantes locais e com comidas típicas, pois será mais provável usarem alimentos da zona. Evitem ir aos famosos franchising internacionais e contribuam para a economia local. Lembrem-se que o que consumimos também traz pegada carbónica se for transportada de longe.

As lembrancinhas ou souvenirs também podem ser comprados em artesãos locais, certamente terão menos embalagem e são feitos com materiais sustentáveis.



Reduzir o desperdício alimentar

É comum, quando viajamos com o nosso amor, irmos a restaurantes para desfrutarmos de uma boa refeição num local mais romântico. Tudo bem até vermos o quanto ficou no prato! Há muita comida que se desperdiça na restauração, e no meu ver é um crime deitar comida fora. Na questão ambiental, isso traduz-se no desperdício de água, energia e combustíveis gastos para se produzir e confeccionar essa comida, que depois terá o triste fim de ir para o lixo… Se estiverem com pouco apetite, tenham a coragem de pedir uma dose mais pequena ou então pedir que embalem o que sobrou e tragam convosco para comer no dia seguinte.

Viajar com marmita também é uma solução muito sustentável, pois reduz o lixo produzido por comida embalada em plástico fino. Esta é uma prática que tenho há muito tempo, levo marmita naqueles tupperwares reutilizáveis de takeaway e ainda consigo reutilizá-los de volta para levar objectos sensíveis na mala (ou mais marmita que compro antes de regresar).

Reduzir o consumo de carne também é algo que gostaria de assinalar. Diz o Expresso que “um quilo de bife emite tanto CO2 como andar 150 km de carro”!!! É urgente abrandar a indústria da carne pois é a grande responsável pela contaminação de água e solos em todo o mundo, para além contribuir com uma fatia gigante para as emissões de metano e CO2 para a atmosfera. Não estou a apelar ao vegetarianismo restrito, mas sim à opção por mais refeições vegetarianas, sem carne ou peixe. E no turismo e hotelaria, é importante que se dê mais valor a estas opções para contribuirmos para a diminuição da nossa pegada carbónica durante a lua-de-mel.


DfxDU9mVa-7Roz7Oh5MgKdq88NomJgHjp73X0QxD8vXB1jWOHu39-9a5Hb0VhJ0km1iZcoWMMGGDcUc99lGhA2BnynsQrfCjU53JTgS0i0jcf2sOAD4OAEb2m39dYc37UP-1xGhX



Respeitando a fauna e flora local

Para quem anseia uma lua-de-mel com pouco impacto ambiental, evitem atrações que envolvam animais e que explorem a vida selvagem daquela área - sejam críticos e rejeitem o abuso animal! Da mesma forma, proteja os animais no seu habitat e não alimente peixes, aves e outros, e não toque em animais selvagens.

Pensando também nas plantinhas, mantenham-se nos trilhos e respeitem os caminhos permitidos nas áreas naturais. Os trilhos existem para preservar os terrenos e os solos, e é importante respeitar estes limites.

Não roubem lembranças naturais por mais tentador que seja e mesmo que pensem que “há muitas”. Já viram o que aconteceria se todos os turistas fizessem isso? Sejam respeitosos com os lugares que nos permitiram viajar e conhecer.



Protectores solares que protegem os oceanos

Graças à querida destacada Joana, acrescento esta dica também muito importante para quando viajamos para destinos com praia. Já há alguns anos que se ouve falar do mal que os protectores causam aos oceanos e à vida marinha, mas só recentemente é que se começou a ver no mercado protetores à base de minerais, nomeadamente zinco, que não afectam a vida dos corais e de outras espécies marinhas. O importante é evitar os protectores que digam que são “resistentes à água” - esses são mais maléficos. Ingredientes como Oxybenzone, Octinoxate, Octisalate, Homosalate, etc, são altamente nocivos à vida marinha (e sabe-se lá se não são também nocivos ao nosso corpo). Procurem protetores à base de óxido de zinco e óxido de titânio, pois são os minerais que bloqueiam os raios UVA e UVB.


4K2I5UaRPMKb7TLhdO824cC4XCn_dUohGPlgEqNDVXJlcx94x9SRdf_h3lPzmPsQNxcVuJ5qB0P6fXQr9ivueKQoG_FnprNwedI1Ht3g_aOwisJOyHXIR1KMiLKeXe9f1XjFVpR-



Se fumar, não polua!

Não tenho nada contra fumadores (cada um sabe de si) mas se há coisa que me irrita é ver beatas de cigarros pelas praias e calçadas da rua - é inaceitável deitá-las ao chão! O princípio é o mesmo da responsabilidade pelo nosso lixo: responsabilizem-se pelas vossas beatas de cigarro, comprem um cinzeiro portátil ou fumem somente onde haja sítio para deitar a ponta do cigarro ao lixo. As beatas de cigarro são feitas de plástico e, para além de não serem biodegradáveis, correm o risco de serem ingeridas por animais que as confundam com alimento. E ninguém quer ir para um local paradisíaco e ver beatas de cigarro espalhadas pelo ambiente… Por isso, para @s noivinh@s fumadores, sejam conscientes e protejam o ambiente quando fumarem!


_KEQpnV7jSzzPr-KF6R7fmt4CeVzTsrC9jOpxvTaBCQUa6Fv6D5Os0VTvSNNzH9On7cDf8bjx47VYYvb4AA8X2GoWB45sSqX3jmkGPYPwBpk2V2vO9cdkUpbf0hHttQIu9hpvLrW


--

Gostaram destas ideias?


Claro que nem sempre é possível aplicarmos todas estas acções, mas acredito que o pouco que fizermos é melhor do que não fazer nada. Sei que há muit@s noiv@s que têm este cuidado com o ambiente, e espero que estas dicas vos sejam muito úteis!

Ao resto da comunidade, espero que aos poucos se abram mais à ideia super-abrangente da sustentabilidade e pegada ecológica - que está presente em TUDO o que fazemos!


52GayyDzoMnof2KvUgPU14K24xiA5_RhgNI9ofQL87Mq__rd_6RoO_w9W1Ji-960ADEt5_dlg4p5vhF2_uEFTP8on5v3g8wDVV2XA7dx-8HWhpoTliUalLGQ_bE9dFJZFq8HnQUq


Desejo-vos uma óptima lua-de-mel!

Beijinhos 💚


30 respostas

Última atividade por Rita, a 22 de Junho de 2021 às 15:47
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Carina pelo apoio, és uma querida 🥰 Eu espero que sim, que mesmo neste ambiente romântico de preparativos para o casamento, que se tenha sempre em atenção a sustentabilidade e se tomem decisões conscientes - mesmo achando que "é só uma vez", multiplicando por milhares de noivos que se casam por ano, vai lá vai... Tudo conta para o nosso impacto no planeta. Beijinhos 💚

    • Responder
  • Carina
    Noiva VIP Agosto 2021 Sintra
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Parabéns querida Rita por este maravilhoso debate. Nunca é demais alertar para esta consciência ambiental. Por vezes são apenas coisas e pequenos hábitos que alteramos mas fazem uma enorme diferença no planeta. Beijinhos

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahahah pois é queremos la saber dos pulmões e do coração de cada um! O que me importa é o nosso coração que fica a remediar a situação! Bjs dear!
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá querida BB! Obrigada ☺️ Também eu sinto que tenho mesmo muito a melhorar… Epá acho mesmo falta de civismo deitar lixo para o chão, quantos mais anos serão precisos para as pessoas melhorarem a sua atitude??? Não entendo… Mas é bom continuarmos a intervir sempre que possível, se a razão está do nosso lado hão-de reconhecer isso 🤞🙏 Beijinhos 💚
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Milhinha! Tu não arranques esse cabelo lindo que não vale a pena… tudo se resolve 😉 Ahahah quem me dera mesmo que toda a gente deixasse de fumar, era um bem que faziam ao ambiente por conta dessas malditas beatas (sim, quero lá saber dos pulmões de cada um 😜🤣), agora os animais e o nosso planeta não têm culpa e não deveriam de sofrer por conta desse vício… Quem sabe um dia 🧐😏 Beijinhos 💚
    • Responder
  • Bebiana
    Noiva Master Agosto 2021 Montalegre
    Bebiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ahhh Rita que excelente debate.

    Por aqui ja temos imenso cuidado com muita coisa, verdade é que quando leio os teus debates acho que ainda tenho um longo caminho a percorrer.

    Mas reutilizar e cuidar é o que mais tentamos fazer, quando vou a Portugal nas férias faz me imensa confusao a falta de consciencia das pessoas que nos rodeiam e acabamos por ser os grandes chatos do "nao deites para o chao", "podes voltar a usar para algo", etc...

    Cuidar do nosso planeta é cada vez mais fundamental.

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Minha querida eco-Bride Rita! É um gosto ler-te (especialmente para mim que estou a arrancar os cabelos com uma Viagem aos Açores) adoro todas as dicas! Excepto a do cinzeiro portátil - mais vale deixarem de fumar de uma vez.. Cof cof! Dicas super úteis que eu vou tentar adoptar! Bjs
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hehehe nunca é demais partilhar alguma informação sobre este tema, Carlinha 🥰 Fico sempre feliz com a vossa receptividade! Beijinhos 💚
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom saber que já fazias algumas destas coisas 🥰 o protetor solar já a minha irmã me tinha dito, ela é aromaterapeuta e chegou a fazer os dela com zinco. Felizmente já há bastante oferta no mercado e até o Lidl já tem protectores dentro dessa gama. E claro, evitar 100% o avião é quase impossível, mas em pequenas escalas talvez seja possível recorrer a outros meios de transporte… mas é algo para cada noivo analisar e perceber se é possível ou não uma alternativa mais ecológica. Beijinhos 💚
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ritinha a pôr os pontos nos is! Nem sei o que te diga, a não ser, tens razão! Mas estes debates são sempre precisos, pois há sempre alguma coisa que não sabemos! Beijinhos e obrigada

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimas dicas Ritinha, algumas já sigo: as marmitas, o consumir água e luz (mesmo em hotéis faz-me confusão as luzes acesas em quartos sem ninguém), os carros ecológicos ao alugar ainda são raros, a bagagem vai o mais leve que podemos etc, mas não sabia essa dos protectores solares, embora faça sentido... o mais difícil de cumprir acho mesmo ser a do avião...
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Inês 😊 Nós também já usamos sabonetes há muito tempo e já tivemos uma longa jornada na procura de shampoos sólidos... Mas para viajar, é só metê-los numa latinha e já está!

    Obrigada eu por leres 🥰 Esta jornada eco-noiv@s 🌱dá trabalho mas compensa sabendo que consigo ajudar mais pessoas a serem mais conscientes sobre o seu impacto ambiental 💚

    • Responder
  • Ines
    Noiva Master Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Ines ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rita!

    Gosto muito deste post, aqui já temos optado muitas coisas ecologicas e somos fãs dos shampoos em sabonete! No ginásio já usamos sempre e em casa só estou a tentar acabar os que estão aqui porque antigamente comprava dos frascos maiores exactamente porque também é uma ajuda. Houve uma altura em que cheguei a comprar ao garrafão (até que enjoei dos cheiros Smiley xd )

    Muito obrigada por te dares ao trabalho de fazeres este post mais "fora da meta".Smiley heart

    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Simmm 💚 por cá tbm já optámos por esses do Lidl 😍 passinho a passinho construímos um mundo melhor
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Querida Kikinhas, obrigada pelo apoio 🥰 A esses enganos chamamos-lhe greenwashing! E há cada vez mais, em cada embalagem de cor verde e com palavras ocas como "naturais" e que enganam o consumidor... Em relação à carne, já sabes que nem eu sou vegetariana 😜Mas que cortei 100% a carne em casa e só de vez em quando abro uma excepção em casa da família ou amigos, claro que sim! A Joana ainda me deu mais uma dica sobre os protectores solares, acrescentei em cima 😉

    É mesmo isso, o mundo não é nosso e temos de saber agradecer a dádiva maravilhosa que é a de vivermos num planeta lindo como este 💚💚💚

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Joaninha!! Pois, bem sei que o avião é muito difícil de evitar, principalmente quando se tem os dias contadinhos para aproveitar a lua-de-mel... mas seria imprescindível nesta minha lista 😅

    Epá, não entendo essa mentalidade em relação a regras que são feitas para proteger as espécies que já viviam nos locais onde nós é que estamos a invadir e a explorar... Mas falando em protectores solares, acho que vou acrescentar essa dica aqui à lista!!! Obrigada!!! Eu estive a ver no outro dia no LIDL já têm protectores solares que são reef-safe! O que é fantástico!!!

    Estais num excelente caminho se já fazem o que podem para serem mais amigos do ambiente 😉💚

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que gostaste, querida Alexandra 🥰💚

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Telminha! 💚😘

    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita 😊muito muito obrigada pelas dicas a sério só aprendo contigo.... É que é super enganoso, quando vemos que tudo é "reciclável" e depois não é...
    Bem há algumas coisinhas que faço principalmente o comer comida local 😜😜 sou boa boca, agora a carne foi assustador esse número... Mas adoro carne, e já presto atenção à origem😉😀... Acho muito muito importante tentar mos fazer realmente a diferença... Pois o mundo não é nosso, mas sim o que deixamos 😏

    Muito Obrigado e vou prestar atenção quando for de férias prometo 🌟👌
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Uau Ritinha, como sempre grandes debates Smiley smile

    Por aqui não temos hipótese se não ir no avião (façam uma ponte que eu atravesso o Atlântico de Carro muito de melhor vontade :p ), mas há muita coisa em que vamos ter atenção, por exemplo vamos visitar o Parque Xcaret, onde te é permitido passear pelos rios e ver as espécies . É-te pedido que utilizes protetor solar biodegradável, para não interferir com a vida das espécies, e ainda ouvi de uma colega que la esteve em 2019 " ah mas podes levar um qql na mochila pq ele não verificam as mochilas" WHAT? não se trata de verificar ou não, trata-se de interferir o mínimo possível com vida e a sobrevivência daquelas espécies;

    Souvenirs, tentamos sempre comprar o mais local possível.

    Não somos o mais ecológicos que conheço, mas sempre que é possível porque não o fazer? Não custa nada Smiley smile

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mais um debate incrível Ritinha! Adorei as ideias. 😊
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que excelente debate Ritinha 😍😘

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Ana! Que bom que estás a tentar ter um casamento sustentável 😍 A tua mãe e sogra não têm de embarcar em nada, os noivos é que estabelecem o que querem para o casamento, não é? Se calhar precisam de serem relembradas desse facto 😉 É preciso ter força para ser sustentável! Força nisso mulher! 💚💚💚💚


    Beijinhos 💚
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Epá, para mim é inaceitável deitar lixo para o chão e já cheguei a chamar a atenção quando vi a fazerem isso. Cheguei uma altura a apitar para um carro que vinha à frente quando deitou lixo pela janela em plena auto-estrada! 🤬😡😤 Ai apitei bastante para ficarem com vergonha do que fizeram!!! Espero que a comunidade absorva algumas destas dicas e que as levem para a lua-de-mel 💚

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada querida Dani 🌸 Espero que realmente muitos noivinhos vejam estas dicas e levem com eles para a lua-de-mel! Beijinhos 💚

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Mokinhas 😊 Pois, no dia-a-dia é muito importante ser ecológica ao máximo. Mas não nos podemos esquecer de o ser também quando viajamos, e por isso é que fiz este debate. Beijinhos 💚

    • Responder
  • Ana S
    Noivo Experiente Agosto 2021 Penacova
    Ana S ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa Rita, mesmo que não se consiga fazer tudo, o planeta agradece cada pequeno gesto que se coloque em pratica na protecção do ambiente. Já tento fazer um casamento sustentável dentro do possível, mas está a ser complicado convencer mãe e sogra a embarcarem nessa missão. Parecem os garotos a quererem balões, fogo de artifício, confetis, embalagens para as lembranças, ai senhores, que luta
    • Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Uau Rita, que debate fantástico! E concordo contigo, não consigo conceber como é que ainda há tanta gente a deitar lixo para o chão, nas praias... Enfim! 😤 Por aqui tentamos ao máximo reutilizar e reciclar, é uma jornada longa mas se todos fizermos um bocadinho, as coisas melhorariam sem dúvida. Muitos parabéns Ritinha por mais um debate esclarecedor e educativo 😘

    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom debate econoivinha 🌱
    Se todos colocarmos da sua parte, conservamos melhor nosso planeta 😘

    • Responder
  • Monica
    Noiva VIP Agosto 2021 Lousada
    Monica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bem Rita, eu tento sempre ser ecologica, reutilizar, reaproveitar... Sempre e o maximo possivel. Beijinhos 😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração