Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Rita
Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)

Eco-Resorts em Portugal | Eco-noiv@s 🌱

Rita, a 15 de Maio de 2021 às 12:51 Publicado em Fórum Lua-de-mel 10 42


Olá noivinh@s ecológic@s 🍃


Já todos percebemos que fazer a lua-de-mel dos nossos sonhos ainda durante o panorama da pandemia pode ser um problema. Muitos foram os casais que optaram por fazer a lua-de-mel neste país lindo e à beira-mar plantado, e muitos mais têm o mesmo plano para este ano!


São vários os bons motivos que levam os noivos a escolherem o nosso país, e que não são só relacionados com a pandemia, pois temos um país relativamente barato e seguro para viajar, e com uma invejável diversidade de destinos: praia, rio, montanha, ilhas, campo… de Norte a Sul, a oferta é enorme! A nossa destacada Zélia já fez uma compilação fantástica de lugares para lua-de-mel em Portugal (👈nesse encontram os links de todas as zonas). Aconselho-vos vivamente a espreitar!


Eco-Resorts em Portugal  |  Eco-noiv@s 🌱 1


Mas para quem quer ir um pouco mais longe na sustentabilidade, podemos pensar em estadias mais sustentáveis e para minha surpresa são muitas as ofertas que existem. A escolha de um eco-hotel ou eco-resort é o patrocínio merecido de quem se preocupou em construir este tipo de negócio enquadrado nas paisagens, conservando o entorno ecológico de espécies nativas e promovendo a conservação da Natureza.


Neste debate, quero-vos mostrar uma lista de hotéis e resorts com alta sustentabilidade:


🪴 Herdade da Malhadinha Nova

Este hotel e villa fica situado no Alentejo, e incorpora várias casas no seu alojamento. Implementaram uma horta biológica, produção de vinho e mel, e criação de gado de espécies autóctones. O mais inovador é o aproveitamento de águas sanitárias para regas, depois de serem tratadas na própria ETAR biológica, para além do aproveitamento da água das chuvas para o mesmo fim.


VAR5WQA6xazWxnlLOulJmHKTJOX_wTykwPe7XM102UCNTSY-QGcn7WH-Praizx1cEPQjj4e891J-lVjn-7vcq5B32o5PZC2EUVLD4ZYAQmLZalKJ89VYJdQ--Op-fhYIjjacE3LK



🪴 Furnas Lake Village

Este resort, como o nome desvenda, situa-se na Ilha de S. Miguel nos Açores. Toda a construção deste resort foi pensada de forma sustentável, sendo que as madeiras são provenientes daquele mesmo local, um dos princípios básicos de permacultura. Adoro a arquitetura das casas suportadas com pilares e em cima de um espelho de água.


GIrNjhDwwA3kJTQHNSkZ6X9kc0HjRJ3FjJGCtVHWFLfit5PUY7TazcMYaN4Kw4YWx5jYcvWPVrF6Cd0wRbZp4baBw-WqeaOD7qhOVqa7FB_-weys-y69N6Ae5Zjcw6C5aGqekMfM



🪴 Areias do Seixo

Este magnífico resort está localizado na zona de Torres Vedras e é ideal para quem procura algo à beira-mar. A nível ambiental, a construção destes edifícios foi feita com materiais ecológicos e reciclados, além de que recorre à energia geotérmica e solar. Para completar, o resort promove atividades ligadas à natureza e pratica agricultura biológica.


SJvo3geFLbMqBjEWJW9-1QSgG0LKJ26mkD3Q_vzxqvM8yM1YcuA8FdtG6SZzkerCqcNfbZELXtYPHS-VDbuNU6ULRzz57ZPzSmyZMsffC5wGil3HutAQ81IzXamoS8o0ZiqW1-gh



🪴 Cocoon Eco Design Lodges

Localizado na Comporta, este resort é um dos poucos projectos turísticos que recebe o Certificado Ambiental e o destaca como um dos melhores eco-resorts de Portugal. É um local marcado por boas práticas desde a construção à manutenção e uso diário: não impermeabilização do solo, não edificação (todas as construções são amovíveis), replantação de espécies locais, utilização de tecnologias termo solar e fotovoltaica, gestão e consumo otimizado de água e energia, tratamento seletivo dos resíduos e compostagem, utilização de madeiras com certificação ambiental, e utilização de materiais reciclados.


HY9ombVPIahXneATJDJnoDXyJUzhR3E_Z2XKIAPQoeqzzWrVNNbDLjAVCvay4m5wAZ5cSd276Rb3M4RjMh0BYQgK7xUBiJizx4jUEWWUq3aLJXQC_UWWJiPGB8uBhvUj-bb_TXC2



🪴
Quinta da Serra

Também na Ilha da Madeira encontramos hotéis bastante verdinhos. Este hotel ambiciona a sustentabilidade económica e ambiental, possuindo não só painéis solares mas também uma ETAR que permite o aproveitamento das águas residuais para rega. Têm ainda uma área de terra convertida para a produção biológica de hortas, árvores de fruto e vinhas.


i6rom69Ws3hiyEyp_DjcBLVsZpvdy_0imjrrab8jqDh1UDfv02MGsfZL_8ps9nhp0z6H-pauq0oZ0G4s7eM2-XqQfwz6G29XypvdxMRLhB6851uF4eUNn4OPwzuJKQmeOztFv-X7



🪴 Rio do Prado

Este hotel de luxo fica situado junto à Lagoa de Óbidos e camufla-se bem no meio da Natureza. A parte ecológica vem de vários pontos: toda a construção e decoração usou técnicas de reaproveitamento de materiais, arquitetura bioclimática e eficiência energética; utilizam painéis solares e horta fotovoltaica para aquecimento de águas; têm uma ETAR biológica para tratamento de águas sanitárias; reaproveitam a água das chuvas para rega e fazem compostagem para suster o pomar biológico; entre outros detalhes de eficiência no consumo de energia espalhados pelo hotel.


kCOivtkaUb7EglPw3_Y6fTjZ0J5UqnoTdMWqnyei1g9dWJOmt7vX-7Erb-e1j0qDHpfdIasBj4O9F5KnLAC8vAAMWqZ3PWA5kGkSGj4n8JkN_zT6DmIt-jPSi7TjjYrtrfPBPXC9



🪴
Aldeia da Fonte

Este resort de seis casas de pedra vulcânica, situado numa bela encosta da Ilha do Pico, nos Açores, está em quinto lugar na lista dos hotéis mais ecológicos de Portugal. Foi-lhe atribuído o galardão Green Key pelo cumprimento de estritas regras de protecção ambiental e climática. Para além da restauração sustentável do edifício, este hotel implementou um sistema de redução do uso de água, reciclagem e reaproveitamento, recusando o uso de produtos químicos e pesticidas na sua limpeza e manutenção dos jardins.


L8cTAXfQJsL1nQDr6mPhFzXQ1jdU0Gyu_GR6qhUYVHh3vnCRqYsNsO9uLXpNs4sehzJWbPgJ7msOb-Aj4NOB6TO6YtFuHoHm6L002j9IyOM7H2h2kedbDnMsM8NfCIBxOKS3ZLrM



🪴 Cerdeira - Home for Creativity

Para mim, este hotel está na minha bucket list e estou ansiosa por fazer um city break nesta aldeia de xisto.

Está localizado em Lousã, este empreendimento é mais do que um hotel, é um espaço para interação e partilha de cultura, artes e música. Quanto à parte ecológica, toda a restauração foi exímia na protecção das estruturas originais das casas, o que lhe valeu a integração na rota internacional do EcoArq. Para completar, existe uma utilização racional dos recursos naturais, valorização dos produtos locais, gestão de resíduos e redução de desperdício, entre outras. Todo este esforço valeu-lhes o certificado Ecolabel e também o Green Key.

fNkoyu63kczTL1AtfzrlTkzN2GAJoEOpCzau31pldFlMrfovJasQjpOaadDRmxxkb9uhS5dDhGUCQtV4i5ZePEBVyMWc7DUhXcWlpxL4KMIQEmNUwCmHWzcVRsyPG3ibkU26Ytyx



🪴 Pestana Tróia Eco-Resort & Residence

Este resort de luxo está integrado na Reserva Natural do Estuário do Sado e na Reserva Botânica das Dunas de Tróia. Toda a construção foi concebida de forma sustentável, respeitando a fauna e flora circundante e minimizando o impacto ambiental. Para além de racionalizar energias e recursos ambientais, também se compromete na monitorização e preservação ambiental dessa zona, e todo este esforço valeu-lhes o certificado BREEAM, um dos mais exigentes métodos internacionais de certificação ambiental.

Z0ruYrliwkSEsyCKd1_Cd0pKjAd5ESIuJG2rIIZUrnL16MAGY0HOHSa_GkLUCg1HOf8J7zA08UddY9Yn97tLIYAD6LeRdw5-I83ExNWyp_GxOpYAEkJJrC5mA_b6L2v_KkjS4xT8



Para não deixar o debate mais comprido ainda, deixo em lista mais resorts com bons princípios de sustentabilidade em Portugal:


🪴 Cepo Verde, Parque Natural de Montesinho, Bragança

🪴 Pedras Salgadas SPA & Nature Park, Vila Pouca De Aguiar

🪴 Casas do Côro, Marialva, Guarda

🪴 Bukubaki - Surf glamping ecológico, Peniche

🪴 Eco Soul Ericeira Guesthouse, Ericeira

🪴 Herdade dos Adaens, Campo Maior

🪴 Inspira Santa Marta Hotel, Lisboa

🪴 NEYA Lisboa Hotel, Lisboa

🪴 Biovilla, Setúbal

🪴 IMANI Country House, Évora

🪴 Reserva Alecrim, Eco Suites & Glamping, Santiago do Cacém

🪴 Paradise in Portugal, Odemira

🪴 Quinta Alma, Aljezur

🪴 Casa Vale da Lama, Lagos

🪴 Quinta da Fornalha, Castro Marim

🪴 Santa Bárbara Resort, Ilha de S. Miguel, Açores

🪴 Melia Madeira Mare Resort & Spa, Funchal


Sabendo que a indústria hoteleira é muitas vezes responsável por invadir e danificar a Natureza, é importante também nós fazermos escolhas que diminuam a nossa pegada ecológica quando viajamos. Por isso é que acho valioso apoiar projectos que se esforçaram para reduzir o impacto ambiental.


E se a vossa mini lua-de-mel em Portugal fosse num destes resorts maravilhosos?

Gostaram destas eco-dicas?


Beijinhos 💚


42 respostas

Última atividade por Rita, a 17 de Maio de 2021 às 16:28
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, estou mesmo mortinha por ir a essa Aldeia de Xisto! O noivinho vai adorar mais ainda que eu pela parte das oficinas e residência artística 😄 Obrigada! Beijinhos 💚
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Laurinha, íamos todas! Era um fim-de-semana em cada um, para nos ajudar a relaxar antes do casamento 😜 Beijinhos 💚
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Teresa! Fico super contento com um feedback tão bom. Muito obrigada!
    Claro que sim, podemos falar por mensagem privada aqui na app. No que puder ajudar, estou disponível. Beijinhos 💚
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rita! Fiquei a suspirar por dois ou três aqui na lista! As casas na cerdeira devem ser de cortar a respiração!

    Obrigada pelas dicas, excelentes como sempre Smiley heart

    • Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olha Ritinha, ia para qualquer um já hoje 😍 Que ótimo debate, muito obrigada pelas dicas 😍😘

    • Responder
  • Teresa
    Lisboa (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rita, admiro tudo o que já escreveu aqui no fórum e fico super contente que haja alguém que procure o mesmo que eu em termos de casamento: o mais sustentável possível! Fantástico!

    Gostava de falar consigo sobre vestidos de noiva sustentáveis!

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ai era já! Tipo Rally Tascas! 2 noites em cada um pelo menos 😂😂

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Mesmo Telminha! Fazia já as malas e fazia um rally por todos eles 😁 Beijinhos 💚

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ai Rita, ia já a qualquer um deles eheh 😍

    Excelente partilha 😘

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Milhinha! Eu também já seguia a da Malhadinha e agora sigo outras tantas depois desta pesquisa 😄 Estou desejosa por experimentar uma delas! Beijinhos 💚
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ritinha! Adoro estás sugestões. Sigo a reserva do alecrim no insta e adoro! Quero muito ir! Obrigada por estás eco-inspiracoes! Bjs querida!
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ora essa Eduarda! Fico super feliz em contribuir com sugestões mais amigas do ambiente 😊 Beijinhos 💚
    • Responder
  • E
    Noiva Experiente Outubro 2021 Braga (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigada pelas sugestões Rita 😍
    Estávamos mesmo a precisar de uma inspiração para a lua de mel. Já decidimos que vai ser em Portugal e a ideia de eco turismo agrada nos muito. Agora é só escolher 😘😘
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Hehehe era bom poder experimentar esta lista toda 🤣 Beijinhos 💚

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Sandrina! Tem aqui boas sugestões, espero que sirva a alguém 😊 Acho que no Douro não encontrei nada... O Pedras Salgadas é o mais próximo, e já fui a um casamento lá e o espaço é fantástico (mas nunca pernoitei no hotel). Beijinhos 💚

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois... Eu também fui pela informação que vi no site... Espero que não seja mais um esquema de greenwashing!

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Catarina! Realmente, alguns preços fazem-me saltar da cadeira... É preciso ter carteira! 🤣

    Beijinhos 💚

    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ai Smiley heart apetece-me ir a todos! que boa partilha Smiley laugh

    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita. A aldeia da fonte parece-me óptimo e a Carreira parece-me fantástico! Obrigada pelo debate que nos fez conhecer hotéis que desconheciamos, vai-nos servir de inspiração 😉...não vi todos os links que colocaste mas conhece a algum interessante na zona do Douro?
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por acaso não, não conheço. Já o Meliã que puseste na 2a lista, sim conheço e fiquei surpreendida, pois é um resort no meio de resorts e nunca pensei que fosse eco, pois parece direcionado para as massas. 😊
    • Responder
  • Alice
    Super Noiva Setembro 2022 Lousã
    Alice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    é mesmo, sinto que vivemos num pequeno paraíso ! combinado, grande beijinho Smiley heart

    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Este debate fez-me querer ser rica e sair por esse Portugal fora, conhecendo cada um desses sítios 🤩
    Obrigada pelo debate.
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Kris! Ai sim, todos estão super modernizados, dá vontade de experimentar um a um! 😁 Beijinhos 💚

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ola Carlinha! Fico toda feliz que tenhas gostado, tu que és da área percebes sempre mais 😊 Ai eu também, com ambos! E o Hotel Quinta da Serra conheces? Achas que foi uma boa recomendação? Beijinhos 💚

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Rita! Não tinha encontrado esse na minha pesquisa, vou adicionar à lista. Obrigada pela sugestão 😊 Beijinhos 💚

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Alice! Que sorte viverem numa zona tão bonita 😍 Eu estou mesmo curiosa por passar lá um fim-de-semana com o noivinho. Havemos de falar sim, quando conseguir planear essa escapadinha, obrigada ☺️ Beijinhos 💚
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Martinha! Obrigada ☺️ hihihi também concordo, uma piscina ou praia sabe sempre bem numas férias. Beijinhos 💚
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hehe ainda bem que gostaste 😊 espero que seja útil um dia que viajem pelo nosso lindo país. Beijinhos 💚
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita 🥰 UAU! Que excelente debate 😍 têm todos óptimo aspeto


    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Rita, coloquei a lista nos favoritos 🥰 eu e o noivo gostamos de experimentar hoteis diferentes. Estou curiosa com os dos Açores 😚 beijinhos
    • Responder
  • Rita
    Noiva Constante Agosto 2020 Lisboa (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Ouvi falar muito bem da herdade dos adaens. Pertence ao grupo Nabeiro. Estou curiosa por conhecer. Bjs
    • Responder
  • Alice
    Super Noiva Setembro 2022 Lousã
    Alice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aiiii Rita, têm tão bom aspecto ! Em Portugal, vivo na terra do noivinho, na Lousã, e a Cerdeira é só de sonho Smiley love mas também é a aldeia que tem as casas mais comerciais! Quando quiseres visitar se quiseres fala comigo, conheço umas casas fantásticas a alugar no Chiqueiro e no Candal. No Talasnal não conheço mas posso pesquisar, também é uma aldeia incrível ! Grande beijinho

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração