Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Krizitah
Top das Noivas Julho 2021 Loures

Lua de mel no México - Riviera Maya

Krizitah, a 18 de Abril de 2020 às 13:01 Publicado em Fórum Lua-de-mel 6 74

Hola outra vez!

Yo soy Mexico e aceitei o desafio da nossa Lisboa e Professoras.


Lua de mel no México - Riviera Maya 1


Após ter realizado quase uma tese de mestrado como a nossa amiga Maria disse e ter espalhado um pouco da cultura mexicana (https://comunidade.casamentos.pt/forum/descobre-tudo-sobre-as-inspiracoes-e-tradicoes-mexicanas--t237849).

Como prometido! Venho agora viajar para o México, nomeadamente, Riviera Maya!

Este é um dos destinos que escolhi para a minha lua de mel (CUBA e MEXICO), portanto alem de responder ao desafio ajudo-me a organizar aminha viagem e vou partilhar as minhas pesquisas! Depois de realizar a viagem dou um feedback 😊

SO…… Let’s Go!!!!


Não reservei por nenhuma agência, por isso não sei sugerir qual a melhor. Reservei voos pelo skyscanner e para o México reservei hotel no booking (logitravel também tinha valores bastante bons!)

O hotel que escolhi foi o Grand Rivieira Princess porque queria ficar perto da Playa del Carmen dentro do meu orçamento era o que conseguiria pagar (1000 euros 6 noites em regime tudo incluído e com piscina à saída da varanda)


Lua de mel no México - Riviera Maya 2


Primeiro vou começar com o mapa de locais a visitar!

Link: https://goo.gl/maps/kJhNo3PivJx9CgmW9

Faço sempre isto e descarrego em modo offline para não me esquecer de nada!

Deixo uma imagem:

Lua de mel no México - Riviera Maya 3

(o mapa está um pouco mais completo que a descrição!)

Para terem noção do tempo: de Cancún a Tulum são cerca de 2 horas de carro e a Playa de Carmen fica quase no meio. Portanto não da para conhecer tudo no mesmo dia!

Agora vamos falar de locais a visitar!

Para mim as cidades principais são Cancun, Playa del Carmen e Tulum!

TULUM:

Está localizada mais ao sul da Riviera Maya. O grande destaque em Tulum são as suas ruínas que ficam junto à praia, formam um cenário incrível com o mar azul. Podem visitar o Grand Cenote e a Reserva da Biosfera de Sian Ka’na também é uma boa sugestão.


Lua de mel no México - Riviera Maya 4


Lua de mel no México - Riviera Maya 5

Sugiro: https://www.dicasondeficar.com.br/o-que-fazer-em-tulum-mexico/


CANCUN

Cancún é considerada como “moderna”, alguns indicam ser americanizada. Tem uma grande oferta de resorts, gastronomia, compras e agito noturno. Tem também umas praias lindas!

Lua de mel no México - Riviera Maya 6


Uma das praias que não podem perder é a isla mujeres!

Lua de mel no México - Riviera Maya 7


Playa del Carmen e a 5ª avenida

Muitos dizem que não é onde estão as praias mais bonitas, mas sinceramente no meio daquele paraíso tenho as minhas dúvidas.

Existe uma grande diversidade de restaurantes típicos mexicanos, coloridos, cheio de música que enriquecem o lugar, as lojas parecem ter de tudo o que possamos imaginar e os preços não parece balúrdios!


Lua de mel no México - Riviera Maya 8


E UMA DAS MELHORES DISCOTECAS!!!

Lua de mel no México - Riviera Maya 9


Um dos passeios que para mim é imperdível é:

Chichén Itzá e cenote Ik Kil

Uma das sete novas maravilhas do Mundo, Chichén Itzá encanta com sua beleza e riqueza histórica. Combinado a ela, a visita ao Cenote Ik-Kil, um dos mais lindos de todo o México.

Lua de mel no México - Riviera Maya 10

E preparem-se para um salto de 50 metros!
Lua de mel no México - Riviera Maya 11

Sugiro: https://www.meusroteirosdeviagem.com/cenote-ik-kil-cancun/

https://www.viagenscinematograficas.com.br/2013/03/chichen-itza-mexico.html

Existem mais cenotes para alem deste, no entanto, para mim não se justifica ir a todos, porque se vamos para um resort também queremos estar um pouco de papo para o ar x)

Mas posso sugerir outros como:

Cenotes dos ojos e aproveitam para visitar as lindas praias: Akumal e Xpu-HA


Lua de mel no México - Riviera Maya 12

A mesma estrada que leva ao cenote Dos Ojos também leva ao cenote Sac Actun que fica mais a frente.

No cenote Dos Ojos existe uma atividade chamada tour Bat Cave. O passeio começa em um dos “ojos”, onde somos levados por um guia pelos caminhos subterrâneos que existem dentro caverna. Segundo o que li, o passeio é totalmente no escuro, somente com a iluminação da lanterna. E alguns dos locais são realmente estreitos!! E à amigos morcegos x)


Lua de mel no México - Riviera Maya 13


Esta é a praia Akumal, ou a praia das tartarugas e tem um mar azul lindo demais. Li num blog que precisamos pagar para entrar na praia, pagar para ver as tartarugas no mar e pagar pelo estacionamento.

Lua de mel no México - Riviera Maya 14
Xpu-Há é uma praia
bem mais deserta que Akumal
Lua de mel no México - Riviera Maya 15


Xcacel é mais uma praia linda, de mar azul e totalmente deserta. E vem com bónus, tem um pequeno cenote próximo chamado Xcacelito.

Essas três praias (Akumal, Xpu-Ha e Xcacel) ficam próximas uma da outras, mas não a pé!

Outros locais imperdíveis:

Ilha de Cozumel, passeio ao El Cielo


Lua de mel no México - Riviera Maya 16

Lua de mel no México - Riviera Maya 17

Sugiro: https://www.viagenscinematograficas.com.br/2019/08/cozumel-mexico-cancun-el-cielo.html e https://www.dicasondeficar.com.br/roteiro-de-1-dia-em-cozumel/


Isla Mujeres

Lua de mel no México - Riviera Maya 18

Esta praia foi considerada uma das 10 mais bonitas do mundo!


Para quem tiver mais tempo pode ir também:

· Laguna Bacalar: lugar incrível e interessante fazer desde Playa del Carmen ou Tulum

Lua de mel no México - Riviera Maya 19

· Las Coloradas: é um pouco longe, mas quem não gosta de um mundo cor de rosa? Ou vah de água rosa!

Lua de mel no México - Riviera Maya 20


Não é permitido nadar nas lagoas rosa, mas é possível ver flamingos!

· Laguna de Bacalar

Apesar de longe também pode ser observar uma lagoa com uns tons de azul incríveis, aliás, ela é chamada de Lagoa das 7 cores devido aos seus vários tons de azul

Lua de mel no México - Riviera Maya 21


·Cenote Sac Actun: mais uma opção de cenote incrível, assim como tantos outros na região

Lua de mel no México - Riviera Maya 22


Rio Secreto: um rio subterrâneo com cavernas naturais. Pertinho de Play del Carmen É um rio subterrâneo que passa por grutas repletas de estalactites e formações calcárias. A maior parte do passeio pelo Rio Secreto consiste em flutuar pelas suas lindas águas azuis.

Lua de mel no México - Riviera Maya 23


Aqui podemos encontrar praias lindas! Sinceramente não sei qual das praias é a mais bonita! Pdoemos encontrar cenotes lindos e assutadores x) muita cultura. E temos também um pouco de diversão.

Temos TRES parques temáticos: PARQUE Xcaret, PARQUE Xel-Há e PARQUE Xplor:

Sugiro este link: viagenspossiveis.com.br/xcaret-xel-ha-e-xplor-qual-o-melhor-parque-em-cancun-e-riviera-maya/

Tanto o Xcaret e o Xel-Há tem uma atividade extra que podem nadar com golfinhos, tubarões e outros animais

O Xcaret mistura atividades na natureza e culturais. Existem áreas temáticas que contam um pouco da história do México, com praias e rios. Tem imensos shows e dizem que o da noite é imperdível!


Lua de mel no México - Riviera Maya 24


O Xel-Há é praticamente 100% natureza. É como se fosse um grande rio com água verde, transparente e cheia de peixinhos. Por isso, ideal para snorkeling!

Lua de mel no México - Riviera Maya 25


O Xplor é mais dado a atividades radicais.

Lua de mel no México - Riviera Maya 26


Uma amiga minha esteve em méxico, sugiro este blog, para terem uma informação mais pessoal de quem lá esteve!

http://indoeu.pt/viagens/mexico-uma-viagem-a-riviera-maya/

http://indoeu.pt/viagens/xcaret/


Se eu estava ansiosa para ir la? SIM! Muito! Mas agora…. Fiquei ainda mais! E arrependo-me de não conseguir ir mais tempo, porque queria conhecer tudo tudo o que mostrei! E ia a todos os parques! (se bem que é preciso bastante dinheiro para isto tudo x))!

Espero que gostem!

74 respostas

Última atividade por Krizitah, a 20 de Maio de 2020 às 16:41
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também tinha Tailândia nas opções 😍 ainda hei de ir!!! Nós vamos fazer um combinado Cuba com México 3800 euros... E caro... Mas cortei em muita coisa no casamento 😔 depois conto tudo tudo 😍
    • Responder
  • Carolina
    Super Noiva Junho 2022 Pico
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tão boom, espero que seja um sonho, acho que acaba sempre por ser ahah

    Por aqui não conseguimos decidir a lua de mel -.- sempre dissemos que era Grécia e estava praticamente 100% decidido, agora o noivinho quer ir para um resort com tudo incluído, vimos Punta Cana mas excede o nosso orçamento porque as viagens são muito caras. Aconselharam-me Riviera Maya e fiquei tentada e agora... vimos Tailândia e andamos a adorar tudo o que vemos OMG que casal complicado ahahXD

    Depois conta-nos tudo Smiley flower

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada ❤️❤️ ainda bem que gostaste 😁😁 espero wue deja uma viagem de futuro 🙏🏻🙏🏻
    • Responder
  • Ana Marques
    Noiva Experiente Setembro 2023 Porto (Concelho)
    Ana Marques ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nossa o Mexico nunca foi um destino que eu ambicionasse ir no entanto depois de ver tudas estas fotos e a descrição desta forma fiquei super curiosa em lá ir...quem sabe se mesmo em lua de mel ahah
    Muito obrigada pela partilha Smiley heart

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não custa nada hahah o truque é ir de noite e dormir hahaha
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que destino perfeito! Seria uma óptima escolha certamente mas ainda não estou preparada para tantas horas de avião 😂😂

    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Experiente Junho 2021 Lisboa (Concelho)
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu também e já é a segunda vez que vou LOL

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que estou mais ansiosa com a lua de mel que com o casamento 😅
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Experiente Junho 2021 Lisboa (Concelho)
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Há oki Oki eu a primeira vez também não consegui ir mais do uma semana ficava muito caro mas as vezes se virmos 10 ou 12 dias em vez de 7 não sai assim tão caro.
    As excursões é que são um pouco caras mas valem a pena.
    Mal posso esperar para ir novamente!!!! Houve tanto que queria fazer e ver que não deu tempo.E como estava sempre a querer fazer tudo bem aproveitei o hotel a 100% agora indo outra vez e com mais tempo posso aproveitar mais!!!Espero que gostes é maravilhoso
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estou desejosa de conhecer o México ❤️❤️ gostava de ir mais tempo mas não consigo 😔
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já estou lá 😁😁😁
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também achei o xplor muito interessante 😁😁 eu vou estar metade em 6 dias em Cuba e 6 no México lol não consigo ficar mais tempo por causa dos filhotes lol já assim é muito 😅
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não comprei pela agência 😔 comprei eu o voo e hotel. Ficava cerca de 500 euros mais barato lol
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Experiente Junho 2021 Lisboa (Concelho)
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu quando foi a primeira vez também não fiz mts excursões pq queria aproveitar o hotel
    Ir 15 não fica mt mais caro perguntaste na tua agência de viagens pelo pacote de lua de mel? A diferença de valor é pouca e tens direito a uma excursão, um quarto melhor, uma sessão fotográfica, uma massagem e mesas decoradas com flores nos restaurantes.
    Eu escolhi esse pacote e quando voltar a remarcar vou escolher novamente porque vale a pena.Vai adorar é tudo maravilhoso!!! Leva mt protetor solar mesmo quando está nublado o sol queima muito.
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vamos uma semana, mas estivemos a falar e se tivermos de adiar para o próximo ano, vamos fazer o esforço e passar para 15 dias, bem, vamos merecer :p

    Golfinhos? a serio? Já marquei Xcaret e Chichen Itza com a Exploratours, mas se passarmos para os 15 dias, quero também ao Xplor. Não marcámos já, pq tbm queremos aproveitar o resort

    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Experiente Junho 2021 Lisboa (Concelho)
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Joana
    Vais adorar os acessos são super fáceis
    O complexo do hotel é composto por vários hotéis e existem carrinho de golf sempre a passar junto à recepção para te levar para onde quizeres Como o akumal é luxury podes consumir em qualquer outro hotel e aproveita porque vale a pena Eu quase todos os dias ia para um diferente para a piscina ou para a praia mas confesso que a piscina e praia do akumal é a melhor Existem zonas para maiores de 18 anos que vale a pena aproveitar principalmente em lua de mel para poderes namorar O hotel é espetacular e deves fazer as atividades com os animadores porque são mt divertidas e todos são muito simpáticosA comida é divinal!!!Aproveita e mal chegares descarrega a app do hotel para marcares os restaurantes temáticos porque é mt difícil conseguir vaga no dia que chegas deves logo marcar se depois mudares de ideias podes desmarcar também na app e os restaurantes também são muito bonsEu por norma almoçava no bufê e aproveitava o restaurante ao jantarNão percas a festa mexicana que há no hotel eles anunciam é mt gira ( mas não compres com opção de jantar na festa não justifica o preço) Se fores algum parque recomendo o Xplor de gostarem de aventura e emoção mas reconheço que o XCaret é mais diversificado em termos de atividadesNa minha lua de mel vou ao XcaretOs quartos são enormes e a cama é superkingsizeVai adorarNa reunião com a soltour que acontece normalmente no dia após chegares eles vão apresentar várias excursões vai com dinheiro para essa reunião pois se marcares no próprio dia tens desconto e valem a pena e estando com a tua companhia de viagens creio que te sentes mais seguro, eu pelo menos senti 😜Vais por quanto tempo?Leva dinheiro para comprar lembranças existe um mercado dentro do complexo do hotel muito bom, mas tens de negociar com eles, começam sempre em valores altos e depois diminuem.O hotel em si tem imensa coisa para aproveitar mas as excursões também são ótimasNo final vais achar que o tempo é pouco para tudo o que há para ver eu e o meu noivo acordávamos sempre cedo para aproveitar ao máximo.No hotel tens a possibilidade de nadar com os golfinhos
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ola Beatriz,

    Conta-me tudo. Vou ficar no Akumal também pela Soltour. Dentro do resort os acessos são faceis?

    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Experiente Junho 2021 Lisboa (Concelho)
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá!!!

    Estive o ano passado no México fiquei no hotel bahia principe akumal e recomendo muito 5 estrelas!!!

    Foi ao parque Xplor e adorei.

    Vou voltar para a minha lua de mel e vou ficar no mesmo hotel pois adorei mesmo. Foi o melhor hotel onde já estive até hoje em termos de alojamento, actividades, pessoal, limpeza e comida. Diversão 24 horas por dia.

    Agora quero ir ao parque Xcaret, fiquei com muita pena de não ir da ultima vez mas o tempo não dava para tudo e as excursões são caras.

    Marquei no hotel com a Soltour e face a pesquisa de preços considero muito acessível e como é a agência responsável pela viagem e que levou do aeroporto para o hotel transmitiu-me segurança, e fica logo tudo agendado e no dia estão a porta do hotel prontos para te levar.
    Também quero fazer uma excursão para conhecer os Cenotes.

    Espero que te divirtas eu amei a 1º vez e tenho a certeza que vou amar na lua de mel.

    Inicialmente foi uma semana e achei muito pouco tempo para ver tudo e aproveitar o hotel. Pois é enorme e tem imensa coisa para fazer. Em lua de mel optei por ir 15 dias.

    Creio que vale muito apena o preço para conhecer o México é lindíssimo!!!.

    Bjs.


    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ao Xcaret? Vamos Smiley smile

    Se quiseres acompanhar no facebook, existe uma página de uma portuguesa "lua de mel e férias na riviera maya (méxico)".

    É super prestável Smiley winking

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Grande pontaria hahha mesmo no dia a seguir 😁 até lá as coisas podem estar melhores 😁 eu tenho estado a ver o site das comunidades estrangeiras para ver como está a situação lá 🙄
    Vou analisar esse site 😁 é tudo tão caro😔 não poderás ir ao parque?
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nós marcámos com a Exploratours. Tenho uma amiga que foi o ano passado e marcou tudo com eles (são um casal de portugueses).

    Nós ainda temos viagem para Junho, ainda não foi adiada, mas o nosso resort tem estado fechado, e adiar a data de abertura (neste momento está com previsão de abertura a 15 de Junho, e voaríamos a 16).

    Também temos casamento marcado a 13 de Junho, caso dê, estamos com receio de voar, principalmente para o continente tão afetado, iríamos adiar talvez para Outubro.

    O nosso plano B é casar em Dezembro, por isso adiaríamos para Dezembro.

    Resta saber se conseguimos casar em alguma destas datas 😂😂

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bora já? 😅😜😍
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Espero que ajude a fazer um roteiro ❤️
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Joana ☺️ Eu não reservei ainda nenhum local mas queria fazer esse e o parque xcaret.. Ia em Julho mas ainda não estão a adiar a minha viagem.. Estou a aguardsr para tudo 🙄
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Aloo Krizitah


    riviera Maya é a nossa lua de mel, nao sabemos é quando agora 😅

    Marcámos a visita ao Chichen Itza com entrada no Cenote e passeio em valladolid, e depois noutro dia, entrada no parque Xcaret.

    Ainda tivemos a oferta da Agencia, meio dia em Tullum.

    Vamos ver quando conseguimos lá ir (estava marcada para Junho, nao sei ainda se adiamos para Dezembro se conseguirmos casar nessa altura, ou então para o proximo ano)


    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Cris!, 😊

    Quero tanto conhecer o México. Depois deste debate quero mil vezes mais 🥰

    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Mas que praias são estas? 😍😍

    Quando podemos ir mesmo? ahah

    Obrigada 😘

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Liliana.


    Segundo o que dizem nos blogs:
    A melhor época do ano para visitar a Riviera Maya é entre dezembro e março, considerada como a estação seca. Nesta época do ano as temperaturas máximas variam entre 28ºC e 30ºC e os dias são de céu limpo e quase ausência de chuva.
    Mas os meses mais quentes são Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro e Outubro. Sendo que os meses mais chuvosos são Junho, Setembro e Outubro.
    A temporada de furacões vai de Julho à Novembro, mas a maioria dos furacões ocorrem nos meses de Agosto e Setembro.
    Eu parece que sou do contra e escolhi Julho... Vai ser uma questão de sorte...
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu falo com ela querida 😘
    • Responder
  • Liliana
    Noiva Curiosa Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Melhor altura do ano para visitar?
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim claro 😁 quando for partilho a experiência 😁😁 obrigada pela ajuda ❤️
    • Responder
  • J
    Noiva Ativa Outubro 2021 Santo Tirso
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    São mesmo caras, então a ida a chichen era o ideal para vocês pois está incluída a entrada no cenote.
    Pois o parque Xcaret deve ser fantástico nós não fomos.
    Depois partilha a tua experiência ☺️Beijinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração