Tinha prometido num qualquer debate que despois das minhas férias este verão, vinha cá contar se Malta é ou não um bom destino de lua de mel. Então é assim, a resposta rápida é não. Se quiserem ir de férias, então, sim, mas não achei muito adequado para lua de mel. E porquê? Bem, em resumo, a maioria das praias são inexistentes ou de pedra (eles nem sequer percebem porque gostamos tanto de praias de areia), o serviço de transportes é a coisa mais deficitária que já vi (demora mais de uma hora para fazer 20 km) e, na hipótese de alugar um carro, a condução é à inglesa e em estradas caóticas. Pronto, o grande problema é mesmo a praia. Eles têm algumas praias de areia, mas são poucas e muito sujas (acho que eles ainda não perceberam que as praias não se mantêm limpas sozinhas), portanto para aquela lua de mel de papo para o ar numa praia incrível, não dá. Quem preferir uma lua de mel que misture cultura e praia (como eu) já é uma opção melhor, mas ainda assim, não é por não querer passar dez dias na praia que não quero uma boa praia. Para aqueles que querem só cultura, então sim, é perfeito. Aliás, Malta é um dos cenários da Guerra dos Tronos.
Tudo isto dito, se tiverem essa oportunidade, não deixem de ir a Malta. Não é caro, as pessoas são muito simpáticas, La Valletta e Mdina são incríveis, a ilha de Gozo vale muito a pena só por causa das igrejas, a água é quentíssima (e não é suja, por incrível que pareça) e a Lagoa Azul, só por si, já vale a viagem. Além do mais, não há muitos países no mundo que se possam conhecer na totalidade em apenas uns dias. Ficam algumas fotos e, se alguém lá for e quiser umas dicas, é só perguntar.
Lagoa Azul
Lagoa Azul
Ghain Tuffieha - a melhor praia da ilha
Mdina
Mdina
Co-catedral de S. João
Co-catedral de S. João
Fui obrigada a vestir esta linda saia para entrar e o meu noivo divertiu-se a tirar-me fotos em vez de fotografar o local, que é a igreja mais incrível onde já estive.
La Valletta
As típicas janelas maltesas.
Ta'Pinu
Azure Window
Dizem que é o por do sol mais bonito da Europa.
Luzzu
São os tradicionais barcos de pesca de Malta, com o Olho de Osíris, que acreditam trazer sorte e proteção.