Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Carla
Noiva Master Julho 2021 Madeira

Look da Mãe da(o) Noiva(o) – CHECK!

Carla, a 8 de Abril de 2021 às 22:01 Publicado em Fórum Organizar um casamento 3 50

Olá comunidade maravilhosa!

Hoje venho falar de um check importante e que no meu caso tornou-se mais difícil de finalizar pela pouca oferta e diversidade. A mãe da(o) noiva(o)!


tenor.gif


Claro está, vou focar-me nas lojas e na minha experiência da minha zona, o Funchal para o caso de alguém precisar de sugestões onde procurar.


No caso particular da minha mãe, ela já queria ter ido à procura mais cedo, mas disse-lhe que era cedo, porque sendo um casamento de verão não achava que iriam ter vestidos apropriados para esse clima quente já em Fevereiro, por exemplo. Até que percebi que ela tinha mais requisitos que a própria noiva. Estou a brincar…! Mas deparei-me que procurar um vestido para uma pessoa na casa dos 60 não é a mesma coisa do que para alguém com 30 anos; claro que aos nossos olhos as mães não envelhecem e tudo lhes fica bem e maravilhoso! No meu caso, estou habituada à minha mãe a aderir a modas e ter cuidado com a imagem, mas uma coisa é o que vestimos aos 25 e outra o que escolhemos aos 50! Faz parte! Mas estão as lojas preparadas para isso? Na minha opinião, não! Passo a explicar.


A minha mãe queria um vestido curto, sem decote e com manga de 3/4 de renda, por a cerimónia ser no verão. E estava muito difícil de encontrar, pois se eram vestidos curtos (ligeiramente abaixo do joelho) tinham algum tipo de decote; se não tinham decote, tinham manga comprida; raramente encontramos mangas ¾ e a justificação era “para o verão vêm sem manga”, e os “restos” do inverno eram os tradicionais, e na minha opinião, enfadonhos conjuntos de casaco e saia. A minha mãe chegou a queixar-se que parecia uma avó (na conotação mais negativa da palavra, pois concordei com ela, não sendo avó, e quando o for não tem de parecer velha e conservadora). Realço que isto é o nosso ponto de vista, uma opinião pessoal, de certeza que há quem discorde e ainda bem. Mas não encontrávamos um meio-termo, ou os vestidos eram demasiado jovens ou demasiado “velhos”, dando aquela imagem estereotipada da mãe da(o) noiva(o). Tal como nem todas as noivas têm de ir “à princesa com vestido branco”, nem todas as mães têm de ir como se fosse um jantar enfadonho! Se calhar estou a exagerar… mas não gostei de nenhum vestido nas 6 lojas que fomos.


O pior…? Os preços! Eu já sabia que a indústria dos casamentos é uma indústria milionária, mas ver um vestido curto com umas rendinhas a 300€ deixa uma pessoa a pensar! Preciso de desabafar, respeitando os trabalhadores, criadores e marcas… mas qual é a possibilidade de uma pessoa usar a roupa vezes o suficiente para justificar o preço? No nosso caso passou-se quase 20 anos que fomos a um casamento até 2018 e agora muito menos. Acredito que para muitos justifica-se e ainda bem. Mas escandalizou-me, confesso. E digo isto em plena consciência do que gastei no meu próprio vestido de noiva; no entanto não deixa de doer, uma pessoa sente que vendeu um rim (e eu vou usá-lo em ambas a cerimónias, de forma a “justificar” o gasto). Mas como mãe, convidada, dar um valor desses… custa e tinha que desabafar convosco! Deixou-me a pensar quanto não seriam os vestidos compridos, uma vez que só olhávamos para os curtos.


Enfim, já a perder a esperança entramos na loja “mais óbvia” que falei no meu debate Lojas de Vestidos de Noiva – Madeira, a Montra VIP. Já tínhamos ido lá umas semanas antes só para ver, e como disse à minha mãe, ela não tinha visto como deve ser e tínhamos que procurar melhor lá, por ser a loja com mais diversidade e melhores preços (já tínhamos comprado vestidos lá, para o dito casamento que fomos em 2018, sem doar um pulmão, por terem coisas menos formais mas adequadas a todo o tipo de cerimónias). Entramos a pensar que teríamos que pedir alguma alteração, ou acrescentar mangas ou tapar o decote, já que não encontrávamos nada daquilo pretendido. Mas ao fim ao cabo encontramos um vestido verde água, acima do joelho, sem decote e sem manga, mas com uma espécie de bolero de renda por cima, fazendo mangas, por 98€! A mãe hesitou pois era justo, mas com uma cinta vai lá! Vendo a hesitação, a senhora da loja sugeriu que levássemos e que fossemos à outra loja deles no outro lado da cidade para vermos o que têm, pois mesmo sendo a mesma marca, não têm os mesmos vestidos, e seria possível trocar se gostássemos de outro, mas só naquele dia, pois não fazem trocas de vestidos de cerimónias a não ser se fosse assim, comprar numa e ir à outra loja e trocar no mesmo dia. A minha mãe já não queria ir, mas insisti, pois ficava a caminho e não custava nada. E adivinhem lá? Ela encontrou outro que gostou mais!


Look da Mãe da(o) Noiva(o) – CHECK! 1


Look da Mãe da(o) Noiva(o) – CHECK! 2


Look da Mãe da(o) Noiva(o) – CHECK! 3

Curiosamente era 9.50€ mais barato e a troca foi feita, sendo que tanto eu como a minha mãe escolhemos brincos para ir de encontro ao valor da troca (podem ver aqui o meu debate sobre os Brincos de Noiva).


Completamos assim o look da mãe da noiva, depois de muito procurar para algo apropriado, bonito e razoável a nível de custo. Para quem é da Madeira, aconselho vivamente a Montra VIP, pois é possível ter um look abaixo dos 100€ lá (já é o terceiro vestido que compramos lá nestes valores), claro que têm mais caros, mais trabalhados. Mas tendo em conta que nas outras lojas o mais barato rondava os 120€ e não tinha metade dos requisitos, estamos muito satisfeitas com esta loja.


Quero realçar que com este debate só queria exprimir a minha opinião sobre valores de vestidos de cerimónias tendo em conta a minha conjuntura financeira (e de muita gente), sem desrespeitar quem tem o talento para criar os nossos looks de sonhos. Mas principalmente para chamar a atenção para uma certa falta de diversidade quanto aos looks para certas faixas etárias, ora querem envelhecer as pessoas ou infantilizar e “sexualizar”, conforme o estilo do vestido. Dificilmente encontrei um meio-termo.


Para quem ajudou a mãe ou outra pessoa mais velha a comprar o look para uma cerimónia podem dizer se tiveram alguma dificuldade? Revêm-se nestes obstáculos?


Como noiva quero que a minha mãe se sinta especial e com protagonismo, pois sem ela não estava aqui! Por isso queria falar disto.


Beijinhos a todas(os)!

50 respostas

Última atividade por Carla, a 12 de Abril de 2021 às 15:12
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Isa! Smiley kiss Beijinhos

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Carlinha. Concordo plenamente contigo. Infelizmente é muito complicado encontrar um meio termo. Mas pela fotografia a vossa escolha parece maravilhosa 😍

    Os meus parabéns querida!

    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Maio 2021 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa dica!! Obrigadaaa
    Conto sim!
    😻😘
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É a Montra VIP, pelo que vi no google fica na baixa de Lisboa. Se fores lá conta tudo aqui! Beijinhos

    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Maio 2021 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai diz me qual é Carla, que fica já aqui na manga, porque sinceramente se durante a próxima semana não chegar o que encomendamos acho melhor começar a procurar alternativas!
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Realmente até passarmos por isto, não nos apercebemos dos obstáculos. Olha, se precisares de ir com a tua sogra ver vestidos, esqueci-me de dizer no debate, que esta loja existe em Lisboa se estiveres interessada em dar uma olhadela. Beijinhos

    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Maio 2021 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Carla,
    Excelente debate!! Eu concordo e subscrevo tudo o que tu escreveste! É surreal a dificuldade em encontrar algo a preços decentes para essa faixa etária!!
    No caso da minha mãe tenho sorte porque ela vai levar um fato que eu lhe trouxe da Índia. Mas a minha sogra tem esse mesmo problema, ela quer algo clássico não justo, mas com o mínimo de "interesse"... Confesso que lhe fiz a vontade e mandei vir um vestido de um site que não conheço (floryday) sem nenhuma esperança, mas como só custou 30€ fiz lhe a vontade. Mas já estou a mentalizar me que ela vai mesmo precisar de visitar algumas lojas agora depois de dia 19 voltarem a abrir os shoppings todos... Vai ser uma dor de cabeça porque, tal como tu dizes, considero obsceno gastar 300€ numa peça de roupa que não voltará a ser usada na vida. Por muito que tentes vender em 2a mão, é algo que não me posso permitir... Obrigada pelo teu debate!! Beijinhos
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exacto!! 🥰
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sem duvida! Obrigada pelo debate! Um dia por elas outro dia por nós (que também seremos mães a casar filhos, se Deus quiser). Bjs
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Kris 🥰 beijinhos
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Carla! muito chique!!!! parabéns pelo check 😍

    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fica descansada que conto tudoooo
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Lembro-me desse debate Telma 😊 ainda bem que foi mais fácil ☺ Beijinhos
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Convém ir com tempo, nunca pensei ser uma aventura assim... beijinhos Joana
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ana Luísa desejo-te boa sorte 😊 beijinhos
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Só te desejo boa sorte Heloísa 😘😘😘
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, abriram à pouco tempo em Lisboa. Pelo menos é o que diz a publicidade deles. Faz pesquisa e se resolveres ir lá, conta-nos a tua experiência 😊 beijinhos
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ou ao menos tentar contrariar a tendência. Que bom a tua mãe poder dar um segundo uso à indumentária escolhida 😊 beijinhos
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que excelente debate Carlinha! E ainda bem que ela encontrou o "tal" a bom preço, apesar dos percalços 😍

    Por cá, a minha mãe não passou por isso (felizmente) porque para além da diversidade de lojas e conceitos que temos, o que ela queria era algo como qualquer rapariga na casa dos 30 quereria, por isso teve o trabalho facilitado! Não sei se chegaste a ver, mas este é o modelito dela: Look da Mãe da Noiva: o Vestido 😘

    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aii a saga do vestido da Mãe 😣 A minha coitada ainda nem começou a procurar

    • Responder
  • Ana Luísa
    Noiva Experiente Julho 2021 Golegã
    Ana Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Como te entendo! A minha mãe ainda não começou à procura, mas no final deste mês/inicio do proximo irá ver do vestido...nem quero imaginar a aventura que vai ser xD

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelo comentário 😊 beijinhos
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É sempre uma ótima opção, mandar fazer 😊 beijinhos
    • Responder
  • Heloísa
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Heloísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Carla!
    Ai que bom que encontraram o vestido! 💗
    Vou começar esse périplo na terça-feira! Vou precisar de energias extra, pelo que estou a ver! 😅Obrigada pelo alerta!Beijinho 😘
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom dia Carla a sério? Vou já pesquisar mil obrigados a serio6
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida Carla! Que debate super pertinente! Essa “falha” que a moda tem em adaptar-se ao consumidor final quer em termos de preços quer em termos de estilo é avassaladora. Sim, moda é arte, e os tecidos mais trabalhados (mesmo vindos da China) são caros. E sim a qualidade das costuras pode não ser a mesma. Mas trata-se de um gasto absurdo e não compensa estarmos descontentes com o resultado mal saímos da loja.
    A minha mãe comprou o seu fato (muito semelhante ao que tu descreveste para a tua mãe) na Nupcias by Michelle que como tu sabes é uma loja de noivas. Passou pelo mesmo processo que eu: encomendou o vestido, demorava 6 meses a chegar ( se calhar mais por causa da pandemia), provas e mais provas... Gostou imenso do resultado final é vai usá-lo para o trabalho (sem o casaco de renda).
    Look da Mãe da(o) Noiva(o) – CHECK! 4

    Mas subscrevo todas as dificuldades que a tua mãe teve em encontrar a sua indumentária. Obrigada por este excelente e pertinente debate Carlinha! Vamos lá contrariar a indústria milionária dos casamento! Bjs
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Carla. Muito bonito o vestido, elegante com glamour..a mana vai muito bem😉
    Quanto ao preço dos vestidos..estou de acordo é um abuso sobretudo quando se vê determinados vestidos, cujo tecidos e acabamentos não justificam 300 ou 400 euros..
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Carla!!! Bem o vestido é muito bonito!!! A minha mãe tem um bem parecido mas a renda de cima é preta!!!
    Realmente não é fácil, a maioria das lojas cobra muito por um vestido...eu mesma cheguei a pensar mandar fazer o meu e quando fui ver o preço das rendas ia tendo um ataque 🤦🏼‍♀️😬 no caso da minha mãe ela optou por mandar fazer ao gosto dela, assim fica exatamente como queria
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Zélia, espero que a tua mãe encontre o vestido dela, mas de certeza com esse mulherio todo vão chegar lá. Beijinhos 😘😘
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Marta 😘😘 beijinhos
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Rita, claro que madar fazer por medida é provavelmente a melhor resposta nestas questões! Fico contente pela tua mãe começar na saga do seu look. Queremos ver o resultado final. 😘😘 beijinhos
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Assim também é complicado.. mas de certeza que deve de haver conjuntos com calças ou macacões. O problema será a parte mais conservadora. Desejo-te boa sorte. Beijinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração