Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Cláudia Gomes
Noiva Novata Junho 2023 Sintra

Licença de casamento vs folgas

Cláudia Gomes, a 20 de Outubro de 2022 às 11:01 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 9
Olá brides 🥰 Peço desculpa a minha ignorância mas ando aqui a fazer alguma confusão! A licença de casamento são 15 dias seguidos (úteis e não úteis) a minha única dúvida é, as folgas estão incluídas nestes 15 dias? Por exemplo, folgo domingo e segunda, a licença conta apenas entre terça a sábado? Obrigadaa 🤦‍♀️

9 respostas

Última atividade por Carla Costa, a 20 de Outubro de 2022 às 23:01
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada! Estamos cá para nos ajudar umas as outras. ☺️
    • Responder
  • Eduarda
    Noiva Master Maio 2023 Maia
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Esquece a pergunta, já vi tudo no link que colocaste. Obrigada
    • Responder
  • Eduarda
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Carla. Mas segundo o que dizes começa a contar no próprio dia de casamento, percebi bem?
    • Responder
  • Carla Costa
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Eduarda, essa informação não é correta. Por lei são 15 dias seguidos, contabilizando folgas ou fins de semana. Deixo-te aqui um link de leitura fácil que ajuda nestas dúvidas: Licença de Casamento: Sabe a quantos dias tem direito? (doutorfinancas.pt).

Contudo, eu própria já me informei em advogados que dizem o que já partilhei aqui antes. São mesmo 15 dias seguidos, quer tenhas fins de semana, feriados ou folgas pelo meio. Podes é colocar dias de férias teus após esses 15 dias de licença, ou seja, se quiseres colocar, por exemplo, os 10 dias de descanso obrigatório anual após os teus 15 dias de licença, poderás fazê-lo, desde que informes a tua entidade patronal e a mesma concorde com esses dias de férias após a tua licença.

• Responder
  • Cláudia Gomes
    Cláudia Gomes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Eduarda! Obrigada pela informação, de facto a lei diz que são 15 dias justificados daí eu ter esta confusão visto que dias de descanso não é uma falta ... Era precisamente esta conclusão que também já tinha chegado no entanto, a informação que nos facultam não é nada explícita! Acontece exatamente o mesmo quando vamos de férias, os dias de descanso não podem ser contabilizados... Obrigada pela ajuda e pela hiperligação do outro post!! Beijinhos, tudo de bom ❤️
    • Responder
  • Eduarda
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É este o post e o noivo que respondeu foi o Alfredo.

https://comunidade.casamentos.pt/forum/justificacao-de-casamento--t277013
    • Responder
  • Eduarda
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá.
    Já não me lembro se foi em Julho ou Agosto que um noivo escreveu noutro post uma informação sobre isto e referiu, com base na lei, que não são 15 dias seguidos mas sim 15 dias de trabalho (ou seja, os dias de folga que não se trabalha não contam, no meu caso não contaria o sábado e domingo).
    Ainda não percebi como se partilha aqui a hiperligação para outro post mas vou tentar encontrar.
    • Responder
  • Cláudia Gomes
    Cláudia Gomes ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Carla, ajudou bastante!

Beijinhos, tudo de bom ❤️
    • Responder
  • Carla Costa
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Claudia! Do que tenho conhecimento e do que a advogada do meu noivo me informou, sendo 15 dias seguidos são mesmo 15 dias seguidos, ou seja contabiliza os dias todos (o mesmo acontece para quem "folga" ao fim de semana). Smiley shame

Por exemplo, se casasses já dia 31 de outubro deste ano (segunda feira), terias licença válida até dia 14 de novembro (inclusive). E aqui, podes ainda marcar férias após licença (se quiseres, por lei, podes marcar os 10 dias de descanso obrigatórios ou apenas alguns dias de férias que te sejam convenientes).

Espero ter ajudado. Beijinhos! Smiley heart

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração