Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Marta
Noiva Ativa Julho 2016 Pombal

Licença de casamento vs ferias!

Marta, a 29 de Janeiro de 2016 às 02:12 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 36
Olá noivinhas! Como vão fazer em relação a licença de casamento? Gozam os 11 dias uteis uma semana antes e uma depois ou gozam depois do casamento? Eu vou optar por gozar 3 dias antes do casamento e depois da licença acabar, meto ferias, que é para aproveitar bem Smiley winking . Ainda estou a espera do feedback da entidade patronal, mas tudo indica que sim! E com vocês como vai ser?

36 respostas

Última atividade por Juliana, a 31 de Janeiro de 2016 às 00:04
  • Juliana
    Noiva Experiente Junho 2016 Porto (Concelho)
    Juliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu começo as férias a 25 de Maio e termina a 8 de Junho a empresa vai mudar o dia 9 de Junho e caso a dia 10 de Junho e ai começo a licença .
    • Responder
  • Marta
    Noiva Ativa Julho 2016 Pombal
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu caso eu escolhi os dias da licença, antes ou depois a escolha e minha. A entidade patronal vai-me dispor de mais 5 dias, mas isso depende da empresa dar ou nao.
    • Responder
  • Teresa
    Noiva Master Maio 2016 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Já vi aqui várias noivas mencionarem que a licença tem que ser gozada após o casamento, sendo que começa a contar no dia do casamento... Ora, o que vem na lei não é isso. O que diz nos tipos de faltas do código do trabalho, passo a citar: alínea a) do número 2 do artigo 249.º "as dadas, durante 15 dias seguidos, por altura do casamento". Alguém me queira por conseguinte elucidar o porquê de terem que ser gozadas imediatamente depois do casamento e a contar a partir do dia do mesmo?? Parece-me que não é isso o obrigatório, interpretando o "por altura do" não tem que ser depois, pode bem ser antes, no entanto, não sendo eu advogada, já ouvi versões diferentes por parte de vários advogados o que me leva a crer que dependerá da interpretação da lei de cada entidade patronal, sendo que cada um é livre de tentar, junto da mesma, mediar os dias consoante lhe aprover, podendo ou não ser aceite pela entidade patronal.

Alguma advogada por aí que consiga esclarecer??

• Responder
  • Mariana
    Noiva Principiante Maio 2016 Gondomar
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu também tenciono fazer assim Tânia Smiley smile
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Curiosa Maio 2016 Lisboa (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que a licença só conta a partir do dia do casamento. eu como vou casar a uma sexta-feira, esse dia já contará para a licença. eu gostava de por os 4 dias antes de férias, vamos lá ver se dá...
    • Responder
  • Melanie
    Noiva VIP Agosto 2016 Olhão
    Melanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu pus férias uma semana antes e os 15 dias comecem no dia do casamento... ;-)
    • Responder
  • Sofia
    Top das Noivas Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Normalmente para a licença não podes escolher os dias são contados a partir do dia que casas incluindo o dia do casamento.. São 15 dias mas a contar com fins de semana e feriados.... Smiley winking Podes é meter outros dias de ferias que é o que vou fazer Smiley winking Vou ficar 3 semanas em casa Smiley laugh

• Responder
  • Sissi
    Super Noiva Agosto 2016 Lamego
    Sissi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou gozar umas folgas 4 dias antes do casamento e depois sao a licença e mais 15 dias de férias para realizar a grande aventura que sera a nossa lua de mel!
    • Responder
  • Konxinha
    Noiva Experiente Agosto 2016 Alenquer
    Konxinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu caso como sou trabalhadora independente não se coloca esta questão. No caso do noivo ele vai meter os dias todos após o casamento, acabando por ficar duas semanas livre.
    • Responder
  • Aurora
    Super Noiva Maio 2016 Santa Maria da Feira
    Aurora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    À partida estarei a semana antes de férias e depois as duas semanas de licença
    • Responder
  • Marta
    Noiva Constante Junho 2016 Santa Maria da Feira
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se tudo correr bem vou estar fora do trabalho 4 semanas... A semana antes do casamento (férias), os 11 dias de licença e depois mais uma semana de férias!!!
    • Responder
  • Tatiana
    Top das Noivas Agosto 2016 Castelo Branco (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu como tenho trabalho sazonal apenas trabalho no inverno por isso fico de ferias de abril ate dezembro não tenho esse problema Smiley smile

• Responder
  • Inês
    Noiva Ativa Junho 2016 Lisboa (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Meninas. A licença tem que incluir o dia do casamento. Podem começar antes do dia do casamento ou depois desde que o próprio dia do casamento esteja incluído na licença.

Eu caso dia 10 de Junho. O mais tardar que posso iniciar a minha licença é no própria dia 10. Mas se quiser posso começar no dia 1 de Junho, por exemplo.

• Responder
  • Ana Filipa Santos Dias
    Super Noiva Junho 2016 Lisboa (Concelho)
    Ana Filipa Santos Dias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marta, A licença só conta a partir do dia em que casas. Pelo menos no meu trabalho funcinona assim.Eu vou gozar os dias a partir do dia em que caso e em principio mais uma semana de ferias depois.Bjs
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2016 Faro (Concelho)
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Marta!!! Aqui em Inglaterra não temos direito a licençaSmiley atonished

Como trabalho por turnos costumo ter até 5 dias de folga seguidos e planeio aproveitar bem isso. Vou tirar a semana antes do casamento e a semana a seguir estarei de folga. Depois vai depender da lua de mel - se for logo a seguir tiro mais 1 semana.

• Responder
  • Tânia
    Noiva VIP Março 2016 Leiria (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou tirar uma semana antes, e depois tiro a licença ( 15 dias seguidos ), para a empresa a licença só se começa a contar a partir do dia do casamento.
    • Responder
  • Natacha
    Noiva VIP Agosto 2016 Seixal
    Natacha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu ainda n sei como vou fazer, fiquei sem trabalho agora por isso na altura do casamento em Agosto não sei se poderei tirar uma semana antes como gostaria e depois do casamento fico só com a licença.. Isso se começar a trabalhar agora no inicio de fereiro conseguia ter férias em Agosto, caso n comece já a trabalhar meti só a licença ...
    • Responder
  • Liliana
    Noiva Master Janeiro 2017 Gondomar
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não faço ideia do que irei fazer, porque não sei se irei estar a trabalhar nessa altura.

Infelizmente fui despedida em Julho do ano passado e em Novembro comecei a trabalhar mas só para cobrir uma licença de maternidade. Já me deram um feedback super positivo aqui na empresa, mas não sei se puderei ficar.

Vamos lá ver o que me reserva o futuro

• Responder
  • Carina
    Super Noiva Julho 2016 Braga (Concelho)
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu vou tirar uma semana de férias antes do dia C e irei gozar os dias da licenca nas semanas seguintes

• Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Supostamente a licença é depois do casamento, mas certas empresas facilitam e deixam tirar antes. No nosso casao vamos tirar uma semana de férias antes e gozamos a licença depois

• Responder
  • Nádia
    Noiva Constante Agosto 2016 Coimbra (Concelho)
    Nádia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu entre licença e ferias, entro de ferias a 1 de agosto, vou trabalhar nos dias 8,9 e 10 e depois com licença e ferias, so volto a trabalhar no dia 5 de Setembro.... vou ter 15 dias de viagem de lua de mel e depois tirei mais uns dias para descansar do jetlag Smiley smile

• Responder
  • Estrelinha
    Top das Noivas Abril 2016 Coimbra (Concelho)
    Estrelinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá,

Eu já marquei 2 dias antes de férias e depois vou so gozar a licença.. Depois férias tiro mais férias no verão Smiley winking

• Responder
  • Erica
    Noiva Constante Julho 2016 Elvas
    Erica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu ainda não sei como vou fazer....

Estava a pensar tirar 2 dias antes e em relação ao resto não sei como vou fazer....

Trabalho em contabilidade e tds os meses a prazos a cumprir e como caso a 16 de junho dps tenho o comprumisso dos ivas até 15 Agosto.... Smiley ups Smiley ups

Tenho que pensar em mim, porque é uma data unica na nossa vida, mas também não quero prejudicar a minha entidade patronal....

Dilema!!!

Dilema!!!

• Responder
  • Catarina e Tiago
    Noiva Experiente Maio 2016 Mafra
    Catarina e Tiago ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou por 2 dias antes
    • Responder
  • Filipa
    Noiva Experiente Outubro 2016 Alenquer
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu vou tirar os 11 dias da licença a seguir ao casamento e ainda mais uma semana de férias... acabo por estar 3 semanas sem ir ao escritório Smiley smile

• Responder
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou ter férias uma semana antes, a licença após o casamento e depois completo com férias o resto da semana...
    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu ainda não decidi. Mas tou a pensar tirar 2 dias de férias antes do dia. E depois tiro os 15 dias de licença
    • Responder
  • Mae
    Góis
    Mae ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E depois ha os que não tiram nada !Porque estão com contratos de fundo desemprego e que pelos vistos a lei não da a essas pessoas o direito a usufruir de lua de mel!!.. Vao depois no verão!Smiley sad
    • Responder
  • Margarida
    Noiva VIP Agosto 2016 Viseu (Concelho)
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu ainda estou a espera do mapa de férias para falar com os chefes porque a minha parte fecha na altura do meu casamento. Ainda não sei como vou fazer para tirar férias porque também precisam de mim na creche
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master Julho 2016 Almada
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Marta,

Eué uma situação MUITO complicada ainda nem sei Bem como vai ser, mas TUDO aponta para que tire só uma semana de férias nates do casamento e depois só goze os 15 dias da Licença...

Vamos ver como correSmiley winking

• Responder
  • Marisa
    Top das Noivas Abril 2016 Sintra
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marta Eu vou tirar uma semana antes do casamento, depois temos 2 semanas que correspondem aos 15 dias e tirei mais uma porque só venho da lua de mel nessa Smiley laugh
    • Responder
  • Tânia
    Top das Noivas Maio 2016 Coimbra (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou tirar 1 dia antes do casamento, e depois sigo com a licença Smiley smile
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração