Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Teresa
Noiva Master Maio 2016 Coimbra (Concelho)

Licença de casamento em cei

Teresa, a 2 de Março de 2016 às 13:26 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 37
Bom dia,
Alguém me consegue esclarecer se uma pessoa estando a frequentar um CEI (contrato emprego inserção) tem direito à licença de casamento ou se tem que suspender o CEI durante esse tempo para poder ir de lua de mel?

37 respostas

Última atividade por Ines, a 11 de Maio de 2016 às 15:03
  • Ines
    Noiva Ativa Julho 2016 Lisboa (Concelho)
    Ines ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá a todas!

Estou prestes a casar. Infelizmente estou à pouco tempo no desemprego e a receber o subsidio. Como vou casar tenho direito à licença de casamento? se sim, o que tenho que entregar no centro de emprego? os 15 dias terão que ser obrigatóriamente a seguir ao casamento ou pode ser, por ex, uma semana antes e outra depois da data do casamento?

obrigada a todas e felicidades para quem vai casar

• Responder
  • Tânia
    Top das Noivas Maio 2016 Coimbra (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É sim... Resume-se quase sempre a quem "manda" não passa pela realidade do "povo". Gostava de os ver a sobreviver com a reforma da minha mãe, por exemplo, que são 300 e tal euros
    • Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai ai enfim! É triste saber isso...
    • Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É triste mas a realidade é mesmo essa!
    • Responder
  • Tânia
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Da minha experiência (já trabalhei na Bélgica e no Reino Unido), ocorre. E em certas situações até é pior. Infelizmente não somos só nós em Portugal que somos "mal tratados", acontece um pouco por todo o lado.

• Responder
  • Estrelinha
    Top das Noivas Abril 2016 Coimbra (Concelho)
    Estrelinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Enfim... nós pagamos para trabalhar Smiley atonished

• Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sem dúvida, as pessoas já não são pessoas, são números!! É triste mas é a verdade.. Não sei se isto ocorre noutros países mas até tenho alguma curiosidade de saber.. Eu que pensava que vivíamos num país desenvolvido, afinal estamos perto de um país de 3º mundo. Hoje em dia o que está a dar é juntarmo-nos à política.. Um ordenado gigantesco e no final a grande maioria do trabalho é de "sanita" (para não dizer palavrões!). Este tipo de situações deixou-me mesmo revoltada ham?
    • Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sim basicamente sim.. O que lhes pagam é basicamente o subsídio de desemprego acrescido de subs alimentação e uma ajuda de 88€ ou algo do género.. Como se isso não bastasse, não têm direito a férias!! Really?? Achei este tipo de situações o mais ridículo possível.. Não tinha bem noção do que era este tipo de "projecto" (chamemos-lhe assim) e fiquei um pouco chocada! Tenho noção que há muitos portugueses nesta situação! A mim lembra-te de alguma forma a escravatura!! Trabalho mas sem direitos..
    • Responder
  • Tânia
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ora ai está...há um completo desinteresse pelos trabalhadores. O que interessa são os números. Não vamos longe...

• Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É o mal! Depois dizem que há muito desemprego. Pois há! Afinal o pessoal que está inserido em CEI e outros projectos afins quem paga? Os contribuintes, uma vez que a maioria do que lhes é pago (a bem dizer, a miséria que lhes é dada) é paga pelo IEFP ou segurança social ou algo do género! Se são precisos, então que os contratem, mas não abusem das pessoas! Enfim, é o maravilhoso país que temos.. Pode ser que um dia mude (sonhar ainda não paga imposto!)
    • Responder
  • Estrelinha
    Estrelinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Trabalhadores no sentido que estão com um contrato de trabalho mesmo sendo precário ou de inserção.. deveriam ter os mesmos direitos... então isso é mesmo trabalhar para tapar o sol com a peneira e enganar as estatística.

• Responder
  • Tânia
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É ridículo... Mas é como dizes, eles tapam os olhos e siga para a frente! :/
    • Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pois eu acho que depende um pouco da boa vontade, o que é muito parvo! Já não chega as pessoas estarem desempregadas e mesmo assim... Aahhh e pior! Essas pessoas nem têm direito a férias!! Quer dizer se estiverem 1 ano em CEI a dar o litro, nem uns míseros dias de descanso têm direito! Este tipo de situações no nosso país revoltam-me. Pena não revoltarem os governantes!! Esses tapam os olhos e fingem que está tudo bem. Enfim!
    • Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Trabalhadores? A malta em CEI são desempregados! Isso é que me faz confusão.. Se há trabalho para essas pessoas, porque as mantêm nesse tipo de situações precárias?? Não entendo.. Conheço tanta gente nessa situação! Enfim .
    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ah, ok Smiley laugh assim não faz mesmo sentido perguntar

• Responder
  • Estrelinha
    Estrelinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pois vai tudo depender da "boa vontade" da entidade empregadora... O que não está correcto, pois mesmo com esse tipo de contrato os direitos dos trabalhadores deviam estar salvaguardados. Smiley sad

• Responder
  • Tânia
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A legislação é ambigua, sem duvida... Ainda agora estava a perguntar ao pessoal dos recursos humanos aqui. Aqui na empresa dão, sem isso influenciar o resto dos direitos do trabalhador... Mas é aberto a interpretação. Acho que é como dizes, depende de empresa para empresa, o que é uma estupidez.

• Responder
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Infelizmente devem haver algumas pessoas por aqui nessa situação...

• Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não faço ideia.. Regulamento interno da empresa? Deve sobrepor mas a própria legislação parece-me ambígua.. Acho que dependerá da boa vontade e bom senso de cada entidade..
    • Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois também achei que fizesse sentido mas acho que não é bem assim. De qualquer forma acho que varia de entidade para entidade e, de momento tenho um contrato de trabalho, não estou a fazer CEI, logo não posso perguntar.. Foi apenas algo que me suscitou curiosidade..
    • Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Para já não é o meu caso concreto, por isso não posso perguntar à minha entidade empregadora, foi apenas uma curiosidade.. Smiley smile
    • Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu não estava a perguntar isto pelo meu caso em particular.. Até ver estou com contrato de trabalho.. Mas suscitou-me esta dúvida pela quantidade de pessoas abrangidas por este modelo de "trabalho". E porque de um momento para o outro, qualquer pessoa se pode ver nesta situação com o casamento e a lua de mel já marcadas há muito tempo.. Podia haver por aqui alguém que já tivesse passado pelo mesmo..
    • Responder
  • Tânia
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu penso que sim... Experimenta falar com eles.

• Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    E quem é a entidade reguladora? Não seria o IEFP? Isto é uma confusão.. Lol
    • Responder
  • Tânia
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

É uma parvoice... E a legislação não se sobrepõe ao regulamento interno?

• Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É o que dá haver formas e mais formas de baixar a estatística dos desempregados.. Em vez de os empregarem, andam em trabalhos precários. Enfim. Pelos vistos não há direito a menos que se articule com a entidade empregadora de alguma forma ou então suspendr-se durante 1 mês..
    • Responder
  • Teresa
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois por isso é que acho que há alguma discordância.. Por um lado o regime de faltas deveria ser igual aos outros trabalhadores mas com 15 faltas justificadas, uma pessoa nessa situação pode ser excluída.. Uma confusão. Ao que parece não há direito, mas tudo depende do acordo com a entidade empregadora..
    • Responder
  • Carla & Lucas
    Noiva Experiente Julho 2016 Odivelas
    Carla & Lucas ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu por acaso não sei mas o melhor é se informares porque faz todo sentindo você ter direito
    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu não sei, o melhor é te informares bem com a entidade empregadora

• Responder
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O melhor é falares abertamente com a tua entidadde empregadora e ver o que eles te podem dar...

• Responder
  • Tânia
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Vi isto agora... neste caso é mais complicado então. Mas penso que quando a legislação se contrapõe ao código interno, é a lesligação que se sobrepõe. Liga para a autoridade reguladora, porque eles lá saberão dizer... Boa sorte!

• Responder
  • Estrelinha
    Estrelinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

O problema está mesmo aí... fazem as coisas às 3 pancadas e depois ninguém se entende... em vez de fazerem um regulamento coeso e claro..é mais do mesmo... tudo feito em cima do joelho.. como trabalhador tens direito a te ausentar do trabalho durante os 15 dias sendo essas faltas justificadas aquando do casamento, mas se o CEI tiver um estatuto diferente? Não sei o que se aplica nessas situações... Smiley atonished

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração