Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Rita
Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)

Jornal do Casamento | Eco-noiv@s 🌱

Rita, a 8 de Novembro de 2021 às 19:15 Publicado em Fórum Manualidades 4 33

Olá eco-noivinh@s!

Cá venho eu partilhar mais um dos detalhes que preparei para o meu grande dia. Desta vez, falo-vos do meu Jornal do Casamento!

Jornal do Casamento | Eco-noiv@s 🌱 1

📷 by Gesi Schilling

Eu ouvi falar deste conceito pela primeira vez através de um dos super-debates da nossa brilhante Milhinha, em que ela explorou este conceito de jornal do casamento/ jornal dos noivos e me ajudou a encontrar respostas mais ecológicas para o que eu pretendia fazer.

A minha prioridade sempre foi evitar ao máximo impressão em papel, então esta ideia parece contraditória, eu sei…

Mas o meu objectivo sempre foi partilhar este jornal dos noivos através de um QR code! Assim, imprimi somente em cartolina reciclada dois postais de 20x14cm que estiveram um na recepção dos convidados (mesa dos testes covid) e o outro na zona dos aperitivos.

Para quem procura um QRc de forma gratuita, nós utilizamos o site https://qrco.de/ e pudemos ter o QRc ativo durante uns dias. Precisamos só de planear a impressão final desta sinalética bem perto do dia C, mas foi tranquilo.

Procurei sempre trazer para todas as sinaléticas algo do design dos nossos convites, e este foi o resultado final:

Jornal do Casamento | Eco-noiv@s 🌱 2

Nós colocamos os tópicos do jornal na sinalética para despertar alguma curiosidade aos convidados, e levá-los a abrir o QR code, estratégia que claramente teve bons resultados 😁

Quanto ao conteúdo do nosso jornal, nós queríamos principalmente passar alguma informação sobre a organização do dia, por termos a noção de que organizamos algo 'fora da caixa', em que no mesmo local privado tivemos três zonas para onde os convidados tinham de se deslocar ao longo do dia e não tivemos um programa clássico de casamento. Então ter uma ordem do dia era essencial.

Quisemos também falar um pouco da história do local onde nos casamos, e das peripécias dos adiamentos durante este noivado em formato de notícia de destaque.

Depois, decidimos colocar no jornal o jogo para os convidados, ideia que me surgiu na mesma altura do jornal, então foi a combinação perfeita! Quem esteve atento à sinalética e ao jornal, viu logo que havia um jogo e foi um sucesso durante a tarde! Mas posso contar-vos tudo noutro post 😜

Esta decisão de fazer um jornal teve alguma ponderação da nossa parte, porque por um lado não queríamos imprimir quase nada e nunca em grande escala, por outro lado não queríamos encorajar os convidados a utilizarem os telemóveis…

Então decidimos também escrever uma mensagem nossa para os convidados perceberem o nosso esforço e compromisso ecológico durante os preparativos, juntamente com um pedido de manterem o nosso casamento offline e fora das redes sociais. E o objectivo foi quaaaase cumprido, só duas pessoas (que não tinham lido o jornal) colocaram fotos nossas mas sem nos identificarem… E acreditam que outros convidados deram conta dessa partilha e pediram para essas pessoas retirarem as publicações?? Fantástico!

Para preencher mais espaço no jornal, e já que não tive um missal para todos os convidados, decidi colocar somente as músicas que escolhemos para a cerimónia - já que o coro iria ser incrível (e foi!). E ainda tinha espaço na segunda folha, decidimos colocar uma tradicional anedota e adivinha 😅

xHTVCAK-VPZBKemlaYoeeKwFRisPaowsl8hwqLBYkU1EbEdKVg6vaLDmD5GDyz-OsgDMZb0QXC_-LKPVzwpE-0sVxeb_gEyCKUaF8n4cktPaldd5ArImUORAUsnWUICGn_GF5Pw2

O design foi super simples, criado de raíz no Canva, mas com muita ajuda de inspirações no Pinterest!

Gostaram desta ideia e do resultado final?

Eu achei que foi uma forma muito mais simples e contemporânea de substituir o jornal impresso (e até mesmo o missal) para os convidados. Para além de poupar 💰ao não fazer impressões, ainda poupei árvores a este planeta 🌳, redução que é tão importante para diminuir o recurso a florestas (muitas vezes razão dos incêndios que vemos) para obtenção de matéria-prima para o papel.

Beijinhos 💚

Editado por Casamentos.pt

33 respostas

Última atividade por Rita, a 23 de Dezembro de 2021 às 11:00
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada querida Melanie! 💚
    • Responder
  • Melanie
    Super Noiva Agosto 2022 Aveiro (Concelho)
    Melanie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito giro adorei a ideia parabens😁
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Etã! Muito obrigada ☺️ Beijinhos 💚
    • Responder
  • Etã
    Top das Noivas Julho 2022 Sintra
    Etã ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Belíssima ideia, Rita! Amei. Parabéns!

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Telminha! Muito obrigada querida 💚Beijinhos

• Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Acho que ficou incrível! Não tinha como não ser um sucesso 😍

Muitos parabéns 😘

• Responder
  • Carina
    Noiva VIP Outubro 2022 Guimarães
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá, penso sim, já as indicações do local da igreja para a quinta serão entregues em QRCode para facilitar um pouco porque ainda são afastados os locais e para evitar que alguém se perca.

Devo ter talvez um ou outro exemplar impresso pois tenho alguns convidados que não são adeptos de tecnologias

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Carina! Fico muito feliz por saber que isto de ajudou 🥰 Pensas fazer assim também digital através de um QR code? Beijinhos 😘
    • Responder
  • Carina
    Noiva VIP Outubro 2022 Guimarães
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei a ideia e já tinha pensado nela, só ainda não sabia como trazê-la à realidade mas acho que me deste uma boa ajuda nisso! 😊
    E sim acho que um post sobre o jogo também era interessante... Ando a precisar de umas ideias, sei o que quero mas nem tudo é viável as vezes
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Rute! Espero que te inspire em opções mais eco 😘💚
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada querida Inês! Beijinhos 💚
    • Responder
  • Rute
    Super Noiva Julho 2023 São Miguel
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito giro ❤🍀
    • Responder
  • Ines
    Noiva Master Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Ines ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ficou super giroooo! Smiley heart

• Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu vou passando por aqui 😍😍😍 Bjs
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Minha Milhinha!!! Apareceste por aqui, que bom 😊 Ora essa, é um gosto partilhar os teus debates e as tuas ideias sempre cheias de informações! Isto é fruto da tua contribuição na comunidade 🥰 Ainda temos de falar sobre os escombros! Não me esqueci 😜 Beijinhos 💚

• Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ritinha! Muitos parabéns! Ideia original e muito bem conseguida! Adorei que tivesses poupado no papel e que os teus convidados tivessem adorado! Obrigada pela menção do meu debate! Mas exemplos assim são uma delícia e uma inspiracao! Bjs querida!
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigada, querida Raquel! Beijinhos 💚

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Querida Zélia! Opá eu fiquei logo super atraída a essa ideia (efeitos dos super-debates da minha grande Milhinha 😜). Felizmente, encontrei tempo para fazer o jornal e o noivo também se dedicou a ele na fase final e próxima do dia. O resultado foi mesmo o que eu esperava, valeu a pena o tempo e esforço! Beijinhos 💚

• Responder
  • Raquel
    Noiva VIP Julho 2022 Ponte de Sor
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A idéia é super original eu adorei! 😍😍😍😍
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uau adorei 😍 tinha adorado a ideia quando a Milhinha fez o debate, mas não tinha muito tempo… adorei a ideia do digital também 😍
    Parabéns
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nada se faz sem trabalho mas no final ver o resultado é fantástico
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Joaninha! Hehehe opá se é para ser, que seja a sério! 🤣 Deu-me muito gozo fazer, embora tivesse dado bastante trabalho. Mas também gostei muito do resultado final 😊Beijinhos 💚

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Wonder Kikas! Sim, também me lembro disso 😊Opá, é uma manualidade que requer muito tempo e paciência... principalmente quando não se tem um template em lado nenhum (grátis) para o fazer... Mas lá saiu o jornal e resultou! 🤣 Beijinhos 💚

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Martinha minha querida! Eu quis investir nesta manualidade mal vi o post da Milhinha, mas confesso que deu muitas voltas e trabalho para atingir este resultado... Valeu a pena, pelo propósito dele, é o que importa 😊 Beijinhos 💚

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Ana! Hehehe obrigada querida 😊 Deu o seu trabalho, mas o resultado com os convidados valeu a pena! 💚

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Carlinha! Sim, esta foi a forma que arranjamos para passar essa informação aos convidados... felizmente correu bem! Beijinhos 💚

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Dani 🌸 Sim, isto foi um dos pormenores do nosso dia e das nossas manualidades, sem dúvida. Mais coisinhas virão para partilhar convosco! 💚

• Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Uau Rita, olhei para a imagem e pensei " e não é q ela fez esmo um jornal a sério?" Brutal, Parabéns 💚

• Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Minha eco casada 🤗🎉🎉🎉 olha ainda me lembro de falarmos sobre isto, adorava ter feito, mas da minha parte garantidamente não ia correr bem 🤣, mas fico tão feliz de teres conseguido e a parte do jogo a malta deve ter adorado
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ritinha, eu adoro esta manualidade. Não tivemos mas acho super giro 😍
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá eu sou suspeita porque adoro sempre às tuas ideias mas de facto esta é bastante original e o resultado final ficou lindo… como vocês
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ritinha, adoro a vossa ideia. Não tinha a noção de como tinha sido 🥰 Go #TeamCasamentoOffline 😋😋
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração