Olá eco-noivinh@s!
Cá venho eu partilhar mais um dos detalhes que preparei para o meu grande dia. Desta vez, falo-vos do meu Jornal do Casamento!
📷 by Gesi Schilling
Eu ouvi falar deste conceito pela primeira vez através de um dos super-debates da nossa brilhante Milhinha, em que ela explorou este conceito de jornal do casamento/ jornal dos noivos e me ajudou a encontrar respostas mais ecológicas para o que eu pretendia fazer.
A minha prioridade sempre foi evitar ao máximo impressão em papel, então esta ideia parece contraditória, eu sei…
Mas o meu objectivo sempre foi partilhar este jornal dos noivos através de um QR code! Assim, imprimi somente em cartolina reciclada dois postais de 20x14cm que estiveram um na recepção dos convidados (mesa dos testes covid) e o outro na zona dos aperitivos.
Para quem procura um QRc de forma gratuita, nós utilizamos o site https://qrco.de/ e pudemos ter o QRc ativo durante uns dias. Precisamos só de planear a impressão final desta sinalética bem perto do dia C, mas foi tranquilo.
Procurei sempre trazer para todas as sinaléticas algo do design dos nossos convites, e este foi o resultado final:
Nós colocamos os tópicos do jornal na sinalética para despertar alguma curiosidade aos convidados, e levá-los a abrir o QR code, estratégia que claramente teve bons resultados 😁
Quanto ao conteúdo do nosso jornal, nós queríamos principalmente passar alguma informação sobre a organização do dia, por termos a noção de que organizamos algo 'fora da caixa', em que no mesmo local privado tivemos três zonas para onde os convidados tinham de se deslocar ao longo do dia e não tivemos um programa clássico de casamento. Então ter uma ordem do dia era essencial.
Quisemos também falar um pouco da história do local onde nos casamos, e das peripécias dos adiamentos durante este noivado em formato de notícia de destaque.
Depois, decidimos colocar no jornal o jogo para os convidados, ideia que me surgiu na mesma altura do jornal, então foi a combinação perfeita! Quem esteve atento à sinalética e ao jornal, viu logo que havia um jogo e foi um sucesso durante a tarde! Mas posso contar-vos tudo noutro post 😜
Esta decisão de fazer um jornal teve alguma ponderação da nossa parte, porque por um lado não queríamos imprimir quase nada e nunca em grande escala, por outro lado não queríamos encorajar os convidados a utilizarem os telemóveis…
Então decidimos também escrever uma mensagem nossa para os convidados perceberem o nosso esforço e compromisso ecológico durante os preparativos, juntamente com um pedido de manterem o nosso casamento offline e fora das redes sociais. E o objectivo foi quaaaase cumprido, só duas pessoas (que não tinham lido o jornal) colocaram fotos nossas mas sem nos identificarem… E acreditam que outros convidados deram conta dessa partilha e pediram para essas pessoas retirarem as publicações?? Fantástico!
Para preencher mais espaço no jornal, e já que não tive um missal para todos os convidados, decidi colocar somente as músicas que escolhemos para a cerimónia - já que o coro iria ser incrível (e foi!). E ainda tinha espaço na segunda folha, decidimos colocar uma tradicional anedota e adivinha 😅
O design foi super simples, criado de raíz no Canva, mas com muita ajuda de inspirações no Pinterest!
Gostaram desta ideia e do resultado final?
Eu achei que foi uma forma muito mais simples e contemporânea de substituir o jornal impresso (e até mesmo o missal) para os convidados. Para além de poupar 💰ao não fazer impressões, ainda poupei árvores a este planeta 🌳, redução que é tão importante para diminuir o recurso a florestas (muitas vezes razão dos incêndios que vemos) para obtenção de matéria-prima para o papel.
Beijinhos 💚