Bom Dia Noivinh@s e Casadinh@s...
Hoje é mais um dia 25, festejamos hoje as nossas Bodas de Pipocas
Como vou estar sozinha à noite, acho que vou deixar os festejos para o fim de semana, mas aproveito para deixar um post que ando a escrever há algum tempo.
Os meses de Setembro/Outubro, andei um pouquinho desaparecida, primeiramente porque ainda NÃO TENHO AS FOTOS DO MEU DIA 🤬 Quero muito aqui contar-vos tudo, mas se tivesse as minhas fotos era muiiito mais fácil 😋 Depois, em Outubro chegou finalmente a nossa vez de ir de Lua de Mel.
Para quem me acompanha, sabe que após o meu 1º Casamento , tivemos uns dias na bela ilha da Madeira, e que sonho que foi. No entanto, ficámos sempre com a nossa viagem por fazer, e chegou a hora. Venho aqui dar-vos o nosso feedback, também para que se houver noivinh@s com vontade de conhecer Riviera Maya, possa ter algumas opiniões
Agência
Comprámos a nossa viagem através da
recente empresa Honeymooners. Inicialmente, tínhamos comprado esta viagem pela
Topatlantico, mas com o 1º adiamento, decidimos usar o nosso voucher na nossa
1a Lua de Mel, na Madeira em Dezembro 2020. Em maio de 2021, voltámos a marcar
a lua de mel no México, através das Viagens Abreu, aproveitando a Feira Abreu.
No entanto, devido à diminuição de viagens internacionais, o voo direto de
Lisboa foi cancelado, e aproveitámos para mudar de Agência. Atenção, não tenho
qualquer razão de queixa das Viagens Abreu, no entanto, achei que foi
demasiado impessoal. Ok, eu sei que é a compra de uma viagem, mas queria muito
viajar com os Honeymooners, já seguia a Joana e o André a algum tempo, e sem
dúvida foram excecionais em toda a preparação.
Transporte
Iniciámos a nossa viagem a partir do Aeroporto de Lisboa, com escala em Madrid, de onde partimos para o Aeroporto de Cancun. A partir de Madrid, são cerca de 10h de voo, e fizemo-lo através da operadora Iberojet.
Apesar de o voo prometer a disposição de WIFI, este nunca esteve a funcionar, por isso aconselho a levarem Séries, filmes, jogos ou qualquer coisa para se entreterem caso sejam como eu, e dormir não seja a solução.
À saída do Aeroporto de Cancun, para além do impacto de calor e humidade que vão levar, vão apanhar um sem fim de taxistas a quererem vos levar ao vosso destino. Nesta questão não posso dar opinião, porque não utilizei, no entanto, tinham-me alertado para o facto de não terem taxímetro, ou seja, o valor que vos é cobrado é a "olhometro".
Fomos transportados para o nosso hotel através de uma empresa de transferes já previamente assegurado pela nossa agencia de viagens.
Alimentação
Uma das questões que mais me preocupava era a questão da alimentação. Em 2012, estive na Cidade do México numa "digressão" e comia-mos em restaurantes e cafés locais. Ora eu que sou uma pessoa de alimento, vim de lá com menos 7 quilos. Sim, 7 Quilos. Deixei basicamente de me alimentar, comia apenas o pequeno almoço (ovos mexidos com fruta) e esporadicamente quando conseguia passar num supermercado e comprar umas bolachas. Se a comida é má? Depende, depende dos gostos de cada um, e sinceramente não me consegui habituar aos sabores deles. Percebo que como estávamos numa digressão, nos quisessem dar a conhecer tudo o que era típico e os sabores a "cru", mas para mim foi um terror.
Como fomos em regime TI, tínhamos 6 Buffets à escolha e um sem fim de restaurantes temáticos à nossa disposição.
Decidimos usar os Buffets para os pequenos almoços e Almoços, e nos jantar optámos por experiências Gastronómicas, Francês, Italiano, Mexicano e Japonês.
Água - Não se esqueçam que não devem por momento algum ingerir agua canalizada. A agua não é potável! Consumam agua engarrafada, ou encham as vossas próprias garrafas em locais próprios com agua filtrada
Mais Olhos que Barriga...
Deixo apenas um pequeno reparo, por ser regime TI e Buffet, vi uma serie de pessoas a encherem os pratos com quantidades absurdas de comida, e que metade ficavam nos pratos. Não é por pudermos comer "à vontade" que vamos estragar comida, há um sem fim de pessoas em situação de pobreza extrema, por vezes sem um prato de comida, não só no México, às vezes à porta de nossa casa...
Hotel
Com as alterações das agências,
acabamos por ficar no Resort Barcelo Maya Grand Resort. Este grupo tem 120
complexos hoteleiros em 22 países diferentes.
Em Riviera Maya, o complexo tem 6 hotéis, Barcelo Maya Palace, Barcelo Maya Tropical, Barcelo Maya Colonial, Barcelo Maya Caribe, Barcelo Maya Beach e por fim Barcelo Maya Riviera. Foi neste ultimo que ficámos, o único Adults Only do complexo. O hotel em si é fantástico, condições fantásticas, os empregados sempre super atenciosos, constantemente a perguntar se necessitávamos de algo, de alguma coisa para comer ou para beber.
O único contra em ser Adults Only, vimos alguns excessos por parte de alguns hóspedes (álcool a mais, faltas de respeito para com os empregados que acatavam solenemente. Confesso que esta última parte me irritava imenso.)
Quando estivemos nos outros hotéis, reparámos que eram mais direcionados para férias em família, e apesar de mais confusão, pareceu-nos menos "abusivo" a nível de comportamentos.
COVID
A COVID veio alterar grande parte dos nosso planos nos últimos tempos, mas tendo em conta tudo o que já se conhece da doença, a vacinação e os cuidados para preveni-la, começa a ser possível fazer-mos a nossa vida o mais normal possível a cada dia que passa.
À entrada no México não nos é solicitado nem teste nem qualquer certificado de vacinação, no entanto, e porque nos últimos tempos os voos diretos de Lisboa têm sido cancelados, é necessário fazer escala em Madrid, e em Espanha é necessário a apresentação de um Teste Negativo PCR até 72h antes, ou um Antigénio até 48h, ou Certificado Europeu de Vacinação.
Para além da apresentação destes documentos, é necessário o preenchimento do Inquéritos de Saúde à saída e entrada de cada país, incluindo Portugal.
Na nossa opinião e experiência, para além de tudo isto, somos adeptos do TTT, TESTAR TESTAR E TESTAR! Como todos sabemos, a vacina previne-nos de doença grave e morte, no entanto, não nos previne a 100% de contrair a doença, nem de transmiti-la. Assim, decidimos realizar um teste antigénio na modalidade de Auto-teste antes da partida para o México, e um Antigénio laboratorial quando chegámos. Felizmente testámos os dois negativo, mas assim ficamos muito mais descansados.
Reparámos ainda qua a maioria dos turistas não está a cumprir as regras, nem de distanciamento, nem o uso de máscara, ao contrário de todos os funcionários do complexo, que para além do uso SEMPRE de máscara, utilizavam óculos de proteção e alguns ainda viseiras. Os funcionários estavam constantemente a solicitar para que usássemos as máscaras nos bares, na entrada do lobby, na entrada dos buffets (onde também nos era medida a temperatura, e feita a desinfeção das mãos com álcool gel), mas alguns turistas (perdoem-me mas eram quase todos os Americanos) insistiam em não cumprir, e ainda a fazer troça dos funcionários!
Excursões
Riviera Maya é um mundo por descobrir, acho que para ficar a conhecer este pequeno Tesouro, necessitávamos de lá estar 1 mês, a conhecer todos os dias. No entanto, quisemos também desfrutar de todas as condições que o hotel nos proporcionava, e decidimos fazer apenas 2 excursões, Chitchen Itza + Cenote + Passeio por Valladolid, e o Parque Temático Xcaret.
Se houver noivinhas/casadinhas que tenham por lá estado e feito outras, deixem aqui a vossa opinião, que vou editando para que outras noivinhas possam consultar
As excursões foram todas programadas ainda em Portugal, mas caso não queiram fazer não se preocupem, a qualquer momento em todos os hotéis têm locais para o fazer, bem como há sempre uma pequena reunião no primeiro dia de estadia para nos "impingirem" excursões. Nó como já levávamos tudo marcado, nem fomos.
Marcamos com a empresa Exploratours, do Miguel Castela, um Português imigrado no México há anos, conhece aquilo melhor que Portugal segundo ele. No entanto, sei que existem mais empresas com Portugueses.
🔘 Chitchen Itza
Uma das Novas 7 Maravilhas do mundo. Templo Maya e local sagrado para aquele povo. Acreditam que o Deus Kukulcán aparece neste local sobre a forma de serpente, duas vezes por ano, Equinócio de Março e de Setembro, devido ao espetáculo luminoso que acontece nesta altura.
É um local também com um espetáculo sonoro, que só no local se consegue presenciar. Estando virado para uma das 4 portas do monumento, com o bater das palmas, o som que ecoa e que conseguimos ouvir é o som do chilrar do pássaro Quetzal (podem ouvi-lo aqui https://www.youtube.com/watch?v=cvC_deZuDDg )
O local conta ainda com mais alguns marcos arqueológicos importantes para a região e para o turismo, sendo esta uma da maiores fontes de rendimento para aquela população. A zona arqueológica do Chitchen Itza, é talvez o melhor local para fazer "compras artesanais", no entanto é necessário regatear sempre o valor, o mais certo é conseguirmos trazer os produtos por metade do valor inicial. Atenção, regatear o valor, nunca esquecendo que é desta atividade que muitas famílias são alimentadas.
🔘 Cenote
A zona de Riviera Maya é uma zona riquíssima em Cenotes. Foi nos explicado que é derivado a estas aguas subterrâneas riquíssima em Cálcio, que o povo Maya tem como principal característica o seu pequeno tamanho. Os cenotes foram durante milhares de anos o local de abastecimento de água potável para a população, fazendo com que desde cedo os seus ossos fossem calcificando muito rápido, impedido o crescimento dos mesmos.
É um local impressionante, podemos entrar, saltar. Mergulhar torna-se complicado porque o uso de colete salva-vida é OBRIGATÓRIO. O cenote onde entrámos tinha a linha de água a 20 mt do solo, e contava ainda com 35mt de profundidade
🔘Valladolid
Valladolid é a terceira cidade mais populosa do estado de Yucatán. Aqui podemos visitar lojas locais, Igrejas Católicas, cafés de rua, e ainda um supermercado onde podemos comprar produtos locais, picantes, Tequilla etc. Atenção, cada pessoa apenas pode trazer 2 LT de bebidas alcoólicas na bagagem.
🔘 Xcaret
Ir a Cancun sem ir ao Xcaret, é como ir a Roma e não ver o Papa. A entrada no parque não é barata, mas vale cada cêntimo lá gasto. Aconselho a ir bem cedo, e passar lá o dia. No valor pago, está incluída a refeição do almoço num dos vários buffets que lá existe. Uma das principais atrações deste parque são os Rios Mayas, rios subterrâneos, que podem ser atravessados a pé (mais uma vez de colete), ou de barco (acho que de barco é apenas um). Aconselho a que levem aqueles sapatos de água, porque o fundo do rio é um pouco rochoso.
Há atividades desde nadar com golfinhos, tubarões, observação de peixes, um aviário, borboletário, tudo com espécies locais. Pode-se ver ainda uma réplica de um cemitério Maya, aldeia Maya, e conta ainda no final com um espetáculo cultural a não perder, representado toda a historia e evolução daquela região e população.
Ao longo do parque existem várias máquinas fotográficas disponíveis, que “picando” o código de barras disponível na vossa pulseira de entrada, vai guardando todas as vossas fotos. No final, podem ou não comprá-las. O valor não é baixo, mas podem tirar fotos infinitas!
PS: O calor é muito, levem garrafas de água vossas, existem por todo o parque vários pontos para fazer reffil de água!
A utilização de protetor solar é altamente recomendada, no entanto, como vamos estar dentro de rios, é obrigatório o uso de protetores biológicos, para a proteção das espécies. Não se preocupem, há à venda por todo o parque.
Clima
Calor, calor e calor! Quase em Novembro apanhámos temperaturas altíssimas, muita humidade (aqui a inocente ainda levou a placa para esticar o cabelo, mas sem sucesso algum). No entanto, a qualquer momento pode aparecer a chuva, grandes trombas de agua que parecem dilúvios, ou até acompanhadas de trovoada. Não desesperem, dura 5/10 minutos, e de seguida aparece o sol e Seca tudo (houve aqui alguém que continuou dentro da piscina, mesmo a chover picaretas)
Segurança
Nos últimos tempo, tem-se ouvido falar em algumas rixas e problemas em Cancun. De facto o México não deixa de ser um País com algum perigo, no entanto a zona de Riviera Maya/Cancun, deve ser talvez a mais protegida do País. Porque? Por causa do turismo, das poucas fontes de rendimento daquelas zonas, logo se fosse inseguro, afastaria o turista. Problemas, Rixas, existem em todos os países e lugares, é só estar atento, e escolher bem os locais para onde vamos...Ahh e aconselho a que sempre que o façam, vão acompanhados por alguém local, nada melhor do que estar com alguém que conhece bem o espaço e o ambiente
Taxas e Cambio
Não sou a melhor pessoa para falar no assunto, mas decidi não cambiar dinheiro propositadamente para a viagem. Quando estávamos no aeroporto de Madrid, mesmo antes de embarcar, encontrámos um guichet onde o poderíamos fazer, e cambiámos apenas 20/30€ que tínhamos na altura. Decidimos apenas levantar dinheiro num ATM, com um cartão visa! Não conheço as Taxas de cambio ou levantamento, mas sei que em toda a viagem com os levantamento, devo ter gasto para ai 5/10 em taxas. Se paguei a mais? Não sei, mas no meu caso, tempo é dinheiro :p
Ahh, aconselho-vos ainda à instalação de um App de conversão, só para ficar +/- com uma ideia do valor real do produto
Espero que tenham gostado deste mini roteiro 🥰
Beijiinho