Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Cláudia
Noiva Ativa Julho 2022 Aveiro (Concelho)

Início de processo, marcação da quinta

Cláudia, a 11 de Maio de 2021 às 23:46 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 11
Boa noite noivinh@s!

Necessito da vossa ajuda... liguei para a conservatória a pedir informações sobre como se inicia o processo de casamento civil, mas tive azar na pessoa super simpática (só que não) que apanhei ao telefone.
Através do telemóvel e computador, tentei também fazer login no site onde se marca mas dizia que só dava para fazer login se tivesse leitor de cartões de c.c. 🤦🏻‍♀️
Então é assim...
Tenciono casar lá para final de julho de 2022. E a senhora da conservatória ao telefone disse que se queria essa data, devia iniciar o processo a Março 2022... e este é um dos meus dilemas.... acho que é muito em cima da hora, até porque quero garantir um dia em específico...É que em breve vou alinhavar as coisas com a quinta para a data que quero mas e depois se a conservatória não me garante a data?
Quais foram os vossos timmings? Quanto tempo antes da data é que marcaram com a conservatória?
Obrigada e muitas felicidades!

11 respostas

Última atividade por Marta Vieira, a 12 de Maio de 2021 às 12:56
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cláudia compreendo o teu medo, mas as coisas são mesmo assim, só para teres uma ideia reservei a quinta no fim de 2018, para casar em Junho deste ano. Mas correu tudo super bem, quando abrimos o processo civil estávamos em confinamento e estava tudo fechado, ligamos para a conservatória para saber como abrir o processo online, e tive uma senhora muito simpática que me disse para não abrir o processo porque da maneira que o país estava não íamos consegir casar, isto em fins de Fevereiro. Fomos contra o que ela disse e abrimos o processo na hora. Até podia não conseguir casar mas não ia ser sem tentar. Isto tudo causa muita ansiedade eu entendo mas não te preocupes tens 6 meses para abrir o processo, e se tudo correr bem para o ano estará tudo bem melhor e irá ser tudo mais fácil, apenas acredita ❤
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cláudia, percebo o teu dilema, mas realmente o prazo máximo é de seis meses, por isso se queres casar em julho de 2022, no máximo só podes abrir o processo em Março de 2022. O que todas nós fazemos é marcar a quinta e demais serviços antes e quando chega a altura de abrir o processo no civil fazemos isso. Não te preocupes, é normal e é raro não terem vaga para o teu dia. Beijinhos e boa sorte
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Cláudia 😍

Efetivamente a Senhora que te atendeu (ainda que não o tenha feito dos melhores modos) tem razão: o processo de casamento só pode ser aberto apenas a partir dos 6 meses até à data do casamento (i.e, se casas em final de Julho só podes abrir a partir de final de Fevereiro, sendo o mais sensato a partir de Março). Mas não tens de te preocupar com isso! Nós éramos noivos de Agosto'2020 e abrimos o processo apenas em Junho.

Mas tudo com todos os fornecedores e depois na conservatória eles arranjam solução.

E vocês vão casar apenas pelo civil é isso? Se sim, deixa-me apenas alertar-te que, com esta situação do Covid, muitas conservatórias não estão a deslocar-se às quintas, pelo que, caso se mantenha assim, convém arranjarem um plano B com um celebrante (e depois terão de ir casar à conservatória antes ou depois da festa na quinta) 😘

• Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cláudia. Trata de tudo com a Quinta e na altura abres o processo civil. Nós fizemos assim e o processo foi super rápido. 😘
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cláudia.
    O processo de casamento abre-se a menos de 6 meses do casamento..portanto, para Julho, só a partir de Janeiro. O que nao invalida em nada que trates das restantes coisas. 😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Claudia, infelizmente a senhora que te atendeu tem razão. Deves começar por marcar a quinta e demais fornecedores e só poderás abrir o processo até 6 meses antes do casamento. Com casamento na igreja é a mesma coisa. Deixo-te este debate sobre dicas para quem está a começar! As dicas de Milhinha para o teu casamento: os segredos mais bem guardados da nossa Comunidade Casamentos.pt https://comunidade.casamentos.pt/forum/as-dicas-de-milhinha-para-o-teu-casamento-os-segredos-mais-bem-guardados-da-nossa-comunidade-casamentos-pt--t222873 bjs
    • Responder
  • Heloísa
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Heloísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cláudia!
    Não tens de te preocupar com a Conservatória!
    Só deves mesmo abrir o processo quando a Sra. indicou!Há sempre Conservadores disponíveis para as datas e horários escolhidos. Eles organizam-se para que seja possível!Nem sempre gostam... Uma amiga nossa casou num Domingo. O Conservador não gostou de ir casá-la a um Domingo, mas são os constrangimentos da profissão...Beijinho 😘
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cláudia. Infelizmente só poderás abrir processo de casamento 6 meses antes da data. É mesmo regra.
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cláudia! Infelizmente acho que não dá para reservar uma data com a conservatória antes de se iniciar o processo. Tens outras conservatórias perto sem ser essa? Pois poderia ser uma possibilidade reservares noutra somando as despesas de deslocação...
    O prazo dos 6 meses quer dizer que a partir da data em que inicias o processo, tens 6 meses para te casares ou perdes esse dinheiro. Mas abrires o processo em si é super rápido, demora-te 15 dias ou no máximo 3 semanas. Por isso dá-te mais do que tempo! Aliás, normalmente até se costuma aconselhar a marcar no meio termo, 3 meses antes da data, para o caso de acontecer alguma coisa e terem uma margem de tempo para se casarem noutra data. Tudo isto foram conselhos que me deram, padre, conservatória, etc, e achei mesmo útil. Beijinhos 😘
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Sintra
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cláudia,
    Eu abri o meu processo este passado dia 10 de maio e caso em 18 de Julho. Daqui a duas semanas tenho o certificado.
    Fica tranquila que dá mais que tempo se abrires em março de 2022.
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Cláudia!
    Acho que em março da mais que tempo.
    O processo civil não pode ser aberto mais do que 6 meses antes do casamento. Então sim podes alinhavar tudo na quinta d depois no máximo em janeiro começas a abrir o processo.
    Pior cenário: as eles não puderem no dia, casas um dia antes e arranjas um celebrante para ir à quinta ☺️
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração