Olá comunidade
Hoje, trago um debate sobre um assunto que tenho especial gosto, GESTÃO e com o intuito de poder ajudar algumas (uns) noivinhas (os).
Antes de mais, profissionalmente trabalho diariamente ao computador, pelo que a "ferramenta" que mais me ajuda na organização é o querido excel!
Sou virginiana, e por isso... extremamente organizada, metódica e adoro cálculos (adoro matemática e finanças ahah)
Por isso, venho falar-vos como me organizo desde que começamos o planeamento do casamento.
Logo desde inicio criei um excel com os tópicos de despesas relacionadas com o casamento (algumas tenho custo zero porque não vou ter gastos: coro, carro, alianças e bolo).
Tópicos
Então,
inicialmente: comecei por estimar gastos, colocando valores que pensaria gastar ou estava disposta a dar para determinado item/fornecedor. (foi nesta fase que obtive estimativa de custos e pude traçar a data ideal para o nosso casamento - tendo em conta o tempo que necessitaríamos para juntar o dinheiro necessário).
À medida que fui avançando no tempo e obtendo os orçamentos: os valores deixaram de ser estimativas passando a valores reais.
Assim, é lá que coloco tudo relacionado com números (€s) do casamento. Coloco tanto os valores que o casamento está "avaliado", como os valores já pagos, como o que falta pagar.
A nível financeiro e para o casamento correr da melhor forma possível tracei uma estratégia, pagar o máximo possível do casamento, com a máxima antecedência. Um "erro" que vejo muito acontecer (amigas que casaram recentemente e não só) é que no geral as noivas e noivos parecem ter aversão a pagamentos, deixando os mesmos para a última. Exemplo: "ah x fornecedor pediu-me para pagar já, eu só vou pagar na semana antes ao casamento".
Na minha opinião, o facto da gestão não estar "muito bem" programada e deixar a maioria dos pagamentos para a última faz com que o stress seja maior. Depois, acontece/pode acontecer que no próprio dia do casamento estão com constante preocupação se vai chegar ou não e dependentes das prendas dos convidados. Isso para mim é uma falha e como tal tracei datas/períodos para realizar os meus pagamentos e claro para tudo correr bem privei-me de outras coisas... mas para um bem maior! (Por exemplo, sou viajante com grande frequência e este ano deixei de viajar pelo casamento)
Exemplo da minha estratégia:
- Até Setembro (6 meses antes do meu casamento) pagar todos os fornecedores à excepção da Quinta e daqueles que se pagam no dia mais algum valor (Fotógrafo, Dj, Videográfo, Decorador).
- De Setembro até ao dia (durante 6 meses) juntar para os fornecedores em falta (50% do casamento).
Em termos de números, vou deixar o meu exemplo:
O meu casamento está avaliado em cerca de 19 mil €s e a 8 meses do dia C já paguei mais de 25% dos gastos (cerca de 27%) e estimo até Setembro já ter pago cerca de 50% do casamento. O restante será pago no dia (mas tenho 6 meses para juntar exclusivamente para esses cerca de 4/5 fornecedores - 50%).
A minha estratégia foi baseada na ideia de não querer estar dependente de convidados, não estar em stress nem preocupada (com finanças) no dia e poder usufruir ao máximo com o noivo do nosso dia. (Claro até lá..."penamos" um pouco para conseguir fazer tanto pagamento). Ah e no final, se tudo correr bem ficarmos com alguns €s como poupança!
Outra dica:
- Às vezes ver certos fornecedores com antecedência é bom: permite poder efetuar pagamentos parcialmente (aconselho na roupa dos noivos) e se acontecer imprevistos estar com tempo (outro exemplo: o fato do meu noivo íamos escolher só em nov [a 4 meses do dia C], antecipamos e fomos em Maio, vantagem: permitiu escolher um fato todo personalizado. (se fosse em Nov já não dava) mas além disto agora o fato chegou e a cor do colete vinha trocada - se fosse em cima, provavelmente não conseguíamos corrigir e pedir novo colete.)
Exemplo de como fazer um excel de despesas do casamento
Foi-vos útil? E vocês como se organizam? Partilhem as vossas dicas para todas vermos :*
Beijinhos