Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Jbls
Noivo Master Março 2020 Porto (Concelho)

Gestão na organização do casamento: ajuda preciosa :D

Jbls, a 10 de Julho de 2019 às 11:28

Publicado em Fórum Organizar um casamento 57

Olá comunidade Hoje, trago um debate sobre um assunto que tenho especial gosto, GESTÃO e com o intuito de poder ajudar algumas (uns) noivinhas (os). Antes de mais, profissionalmente trabalho diariamente ao computador, pelo que a "ferramenta" que mais me ajuda na organização é o querido excel! Sou...

Olá comunidade Smiley smile

Hoje, trago um debate sobre um assunto que tenho especial gosto, GESTÃO e com o intuito de poder ajudar algumas (uns) noivinhas (os).

Antes de mais, profissionalmente trabalho diariamente ao computador, pelo que a "ferramenta" que mais me ajuda na organização é o querido excel!

Sou virginiana, e por isso... extremamente organizada, metódica e adoro cálculos (adoro matemática e finanças ahah)

Por isso, venho falar-vos como me organizo desde que começamos o planeamento do casamento.

Logo desde inicio criei um excel com os tópicos de despesas relacionadas com o casamento (algumas tenho custo zero porque não vou ter gastos: coro, carro, alianças e bolo).

Tópicoscfb_542837.jpg

Então,

inicialmente: comecei por estimar gastos, colocando valores que pensaria gastar ou estava disposta a dar para determinado item/fornecedor. (foi nesta fase que obtive estimativa de custos e pude traçar a data ideal para o nosso casamento - tendo em conta o tempo que necessitaríamos para juntar o dinheiro necessário).

À medida que fui avançando no tempo e obtendo os orçamentos: os valores deixaram de ser estimativas passando a valores reais.

Assim, é lá que coloco tudo relacionado com números (€s) do casamento. Coloco tanto os valores que o casamento está "avaliado", como os valores já pagos, como o que falta pagar.

A nível financeiro e para o casamento correr da melhor forma possível tracei uma estratégia, pagar o máximo possível do casamento, com a máxima antecedência. Um "erro" que vejo muito acontecer (amigas que casaram recentemente e não só) é que no geral as noivas e noivos parecem ter aversão a pagamentos, deixando os mesmos para a última. Exemplo: "ah x fornecedor pediu-me para pagar já, eu só vou pagar na semana antes ao casamento".

Na minha opinião, o facto da gestão não estar "muito bem" programada e deixar a maioria dos pagamentos para a última faz com que o stress seja maior. Depois, acontece/pode acontecer que no próprio dia do casamento estão com constante preocupação se vai chegar ou não e dependentes das prendas dos convidados. Isso para mim é uma falha e como tal tracei datas/períodos para realizar os meus pagamentos e claro para tudo correr bem privei-me de outras coisas... mas para um bem maior! (Por exemplo, sou viajante com grande frequência e este ano deixei de viajar pelo casamento)

Exemplo da minha estratégia:

- Até Setembro (6 meses antes do meu casamento) pagar todos os fornecedores à excepção da Quinta e daqueles que se pagam no dia mais algum valor (Fotógrafo, Dj, Videográfo, Decorador).

- De Setembro até ao dia (durante 6 meses) juntar para os fornecedores em falta (50% do casamento).

Em termos de números, vou deixar o meu exemplo:

O meu casamento está avaliado em cerca de 19 mil €s e a 8 meses do dia C já paguei mais de 25% dos gastos (cerca de 27%) e estimo até Setembro já ter pago cerca de 50% do casamento. O restante será pago no dia (mas tenho 6 meses para juntar exclusivamente para esses cerca de 4/5 fornecedores - 50%).

A minha estratégia foi baseada na ideia de não querer estar dependente de convidados, não estar em stress nem preocupada (com finanças) no dia e poder usufruir ao máximo com o noivo do nosso dia. (Claro até lá..."penamos" um pouco para conseguir fazer tanto pagamento). Ah e no final, se tudo correr bem ficarmos com alguns €s como poupança!

Outra dica:

- Às vezes ver certos fornecedores com antecedência é bom: permite poder efetuar pagamentos parcialmente (aconselho na roupa dos noivos) e se acontecer imprevistos estar com tempo (outro exemplo: o fato do meu noivo íamos escolher só em nov [a 4 meses do dia C], antecipamos e fomos em Maio, vantagem: permitiu escolher um fato todo personalizado. (se fosse em Nov já não dava) mas além disto agora o fato chegou e a cor do colete vinha trocada - se fosse em cima, provavelmente não conseguíamos corrigir e pedir novo colete.)

Exemplo de como fazer um excel de despesas do casamentocfb_542839.jpg

Foi-vos útil? E vocês como se organizam? Partilhem as vossas dicas para todas vermos :*

Beijinhos

57 respostas

• Tânia
    Super Noiva Setembro 2020 Vila Nova de Famalicão
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Parabéns pelo debate! Muito bom!

Eu fiz algo parecido Smiley laugh Num ficheiro excell tenho algumas folhas criadas de forma a conseguir orientar-me no meio de tanto assunto que precisa de ser tratado para o grande dia. Também gosto de ter tudo muito bem organizado para que não escape nada.

Assim que fiquei noiva comecei logo a organiza-me dessa forma para termos noções do que queríamos gastar e em quê. E agora é muito mais fácil porque sempre que formos pagando os fornecedores que contratamos vamos apontando no ficheiro e, temos uma noção melhor do que falta ainda pagar.

Também criei uma lista com os convidados para ter noção exata do nº de convites, nº de lembranças de Homens / Mulheres / Crianças e restantes manualidades que precisamos de fazer. Essa tabela também nos facilita depois em termos de controlo dos valores a pagar na quinta porque organizei de forma a filtrar por adultos / crianças que pagam metade / crianças que não pagam.

Para além disso tenho também uma lista com todas as coisas a tratar até ao dia do nosso casamento (dá-me uma satisfação enorme quando atualizo essa lista e passo os "não chekcs" a "checks" Smiley laugh )

Em termos de poupanças temos feito um esforço enorme porque estamos a construir a nossa casa e os custos têm sido imensos. Mas se tudo correr conforme os planos de poupança, iremos conseguir poupar todo o dinheiro que precisamos para pagar o nosso casamento sem estar a contar com as prendas.

Penso exactamente como tu Jú, porque se correr conforme planeado no fim ainda teremos uns € para poupança Smiley laugh

Bons preparativos!

Beijinhos

• Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito útil, obrigada 😘 eu aponto tudo na agenda da noiva
    • Responder
  • Tânia
    Noiva VIP Agosto 2019 Porto (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Jú, acho que o teu debate está excelente e sim certamente irá ajudar muitas noivinhas...

Também aderi ás tabelas em excel quando soube que ia casar e foi a melhor decisão que tomei até agora. E já agora, também tenho o bichinho da gestão, finanças, adoro matemática e sou super organizada, mas sou sagitário, a baldas!... hahahah...

• Responder
  • Thalita
    Noiva Constante Junho 2021 Vila Nova de Gaia
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu entendo vc perfeitamente ainda não ganhamos nada dos nossos padrinhos, mais tenho certeza que vamos nos ajudar, é questão de tempo rsrsrs.
    beijinhos e Parabéns tbm sou virginiana e pessoal exatamente como vc rsrsrs
    • Responder
  • Jbls
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Patrícia.

É um bom valor Smiley winking

É importante estabelecer essas metas. Por acaso inicialmente, mesmo antes de fazer o excel, estipulei 18 mil. E quando fiz o excel e comecei a acrescentar as despesas verifiquei que não estamos a fugir muito disso.

Também, como disse, no excel inicial pus valores máximos e tentei cumpri-los ao máximo. Quando reunia com fornecedores já não era surpresa máxima para mim e já podia dizer o teto máximo que tinha para aquele item ou ouvia a proposta e aceitava mediante o orçamento e interesse no fornecedor claro.

• Responder
  • Jbls
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ah esqueci de mencionar que nós também é que estamos pagando o nosso casamento daí a importância extrema deste planeamento.

Terei algumas ajudas como: alianças que os meus padrinhos me vão oferecer Smiley smile E uma prenda em termos de quantia monetária mais generosa (cujo já sei o valor) dos meus pais e avó e pais do noivo, mas nada mais!

Por isso 75 a 80% do casamento será pago por nós!

• Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ju ! Ótimo debate ! Nós não temos um Excel mas temos uma ideia dos valores finais agora e sempre quisemos a nossa meta no máximo 15000€ por isso tem sido super controlado nessa situação
    • Responder
  • Jbls
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom Smiley smile

É isso mesmo, conseguimo-nos situar, saber como estão as coisas. Não andar sem noção! Permite saber exatamente quanto custará e se estamos bem encaminhados em termos de pagamentos ou não.

Na minha opinião, quando não é esta gestão e este planeamento, as despesas são tantas que chega a ponto não sabemos quanto já pagamos, quanto falta e menos ainda quanto custará o casamento!

• Responder
  • Jbls
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É como aqui...poupar poupar, pagar pagar ahah

É muito importante a gestão!!!

• Responder
  • Thalita
    Noiva Constante Junho 2021 Vila Nova de Gaia
    Thalita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Penso exatamente como vc, mais meu noivo não pensa assim quer deixa as coisa pra última hora é isso é um dos meus stress com ele, mais tenho feito a minha maneira e ele segue atrás, pq quem está pagando todo casório somos nós então a palavra de agora é poupar poupar😅😅😅
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Novembro 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ju. Eu, como tu, também tenho tudo organizado num Excel com valor orçamentado, valor final, valores pagos e que faltam pagar. Tem ajudado imenso porque conseguimos saber quanto temos ainda pendente por pagar.
    Tambem temos optado por pagar tudo o que podemos antecipadamente. Só irei pagar na recta final o que é suposto e temos em vista agendar transferências bancárias para DJ, maquilhadora, quinta.

Tem dado imensa ajuda porque consigo saber exactamente o que já gastei e onde. 😊
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva VIP Julho 2021 Vila Nova de Famalicão
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa ideia... Essa não tenho mas vou tratar de fazer 😉😂
    • Responder
  • Jbls
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois o bom é que já soma, subtrai e é mais fácil, conforme os gastos vão aumentando.

Embora claro há quem possa ter a tabela manual numa folha ou agenda da noiva por exemplo. O importante é estar por dentro dos custos e não "deixar andar" e perder o fio à meada como se costuma dizer!

Eu trabalho com tecnologias e é mais fácil para mim. Até pq em casa acabaria por não ter grande tempo e assim tendo o excel no pc abro e atualizo sempre rapidamente Smiley winking

• Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Jú. Muito útil, mas eu sou tudo menos signo virgem..sou leão e estes, infelizmente, nã sao muito bons em cálculos...essa parte fica para o noivo que não é virgem mas parece🤣 obrigada é um tema muito importante😉
    • Responder
  • Jbls
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

É mesmo essencial e importante Smiley smile

Também tenho uma outra tabela sobre os convidados e cada família (exemplo pode haver uma família de 3 mas que só pague 2.5) para saber ao certo o valor total a dar na Quinta e para assinalar se já entreguei os convites.

É como digo, o excel é o meu melhor amigo na organização ahah

• Responder
  • Alexandra
    Noiva VIP Julho 2021 Vila Nova de Famalicão
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Smiley smile tenho uma tabela muito igual a tua que também fiz no Excel porque apesar de não ser de signo Virgem o noivinho gosta de tudo muito organizado e calculado 😉 também fiz uma outra com os convidados para saber o número que convites lembranças e Manualidades em geral que teríamos que fazer 😉 quanto a pagar tudo logo que posso também sou assim. Temos uma tabela também com o que pagamos e ainda nos falta pagar de todos os fornecedores 😘
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois acredito que é uma boa ferramenta.. o problema é que eu não me dou super bem com a tecnologia ( apesar de excel não ser difícil)🙈😅🤣
    • Responder
  • Jbls
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito Raquel ahah

Faço o mesmo com os gastos da minha casa Smiley smile

Gestão Financeira ahah

E no casamento! Ajuda e muito Smiley winking

• Responder
  • Jbls
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Que bom que pensas assim Smiley smile

Eu antigamente era papelinho, mas como trabalho no computador o excel agora é a mainha maior facilidade. Porque consigo diariamente ir atualizando etc sem perder controlo ou cair em esquecimento alguma despesa.

Faço o mesmo para os gastos da minha casa!

• Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Que organizada Jú!! ^^

• Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Foi uma óptima dica e penso exactamente como tu em relação a tudo o que puder pagar antes do dia C , pago.
    Eu nao utilizo o Excel, sempre estive habituada a escrever tudo no meu caderninho e é assim que me organizo 😁
    • Responder
  • Jbls
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Viste Smiley tongue ahah

P.S eu sou Virgem ascendente em Gémeos, o noivo é Gémeos ascendente em Virgem xD

• Responder
  • C
    Super Noiva Julho 2019 Porto (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

O meu ascendente é virgem Smiley xd

• Responder
  • Jbls
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sou ascendente em gémeos ahahah Smiley heart

(embora a organização venha garantidamente do meu lado virgem Smiley tongue Quem sabe tenhas um também kkk)

• Responder
  • C
    Super Noiva Julho 2019 Porto (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Jú...aquele momento em que me apercebo que poderíamos ser almas gémeas Smiley heart

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração