Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Jbls
Noivo Master Março 2020 Porto (Concelho)

Gestão na organização do casamento: ajuda preciosa :D

Jbls, a 10 de Julho de 2019 às 11:28 Publicado em Fórum Organizar um casamento 3 57

Olá comunidade Smiley smile

Hoje, trago um debate sobre um assunto que tenho especial gosto, GESTÃO e com o intuito de poder ajudar algumas (uns) noivinhas (os).

Antes de mais, profissionalmente trabalho diariamente ao computador, pelo que a "ferramenta" que mais me ajuda na organização é o querido excel!

Sou virginiana, e por isso... extremamente organizada, metódica e adoro cálculos (adoro matemática e finanças ahah)

Por isso, venho falar-vos como me organizo desde que começamos o planeamento do casamento.

Logo desde inicio criei um excel com os tópicos de despesas relacionadas com o casamento (algumas tenho custo zero porque não vou ter gastos: coro, carro, alianças e bolo).

TópicosGestão na organização do casamento: ajuda preciosa :D 1

Então,

inicialmente: comecei por estimar gastos, colocando valores que pensaria gastar ou estava disposta a dar para determinado item/fornecedor. (foi nesta fase que obtive estimativa de custos e pude traçar a data ideal para o nosso casamento - tendo em conta o tempo que necessitaríamos para juntar o dinheiro necessário).

À medida que fui avançando no tempo e obtendo os orçamentos: os valores deixaram de ser estimativas passando a valores reais.

Assim, é lá que coloco tudo relacionado com números (€s) do casamento. Coloco tanto os valores que o casamento está "avaliado", como os valores já pagos, como o que falta pagar.

A nível financeiro e para o casamento correr da melhor forma possível tracei uma estratégia, pagar o máximo possível do casamento, com a máxima antecedência. Um "erro" que vejo muito acontecer (amigas que casaram recentemente e não só) é que no geral as noivas e noivos parecem ter aversão a pagamentos, deixando os mesmos para a última. Exemplo: "ah x fornecedor pediu-me para pagar já, eu só vou pagar na semana antes ao casamento".

Na minha opinião, o facto da gestão não estar "muito bem" programada e deixar a maioria dos pagamentos para a última faz com que o stress seja maior. Depois, acontece/pode acontecer que no próprio dia do casamento estão com constante preocupação se vai chegar ou não e dependentes das prendas dos convidados. Isso para mim é uma falha e como tal tracei datas/períodos para realizar os meus pagamentos e claro para tudo correr bem privei-me de outras coisas... mas para um bem maior! (Por exemplo, sou viajante com grande frequência e este ano deixei de viajar pelo casamento)

Exemplo da minha estratégia:

- Até Setembro (6 meses antes do meu casamento) pagar todos os fornecedores à excepção da Quinta e daqueles que se pagam no dia mais algum valor (Fotógrafo, Dj, Videográfo, Decorador).

- De Setembro até ao dia (durante 6 meses) juntar para os fornecedores em falta (50% do casamento).

Em termos de números, vou deixar o meu exemplo:

O meu casamento está avaliado em cerca de 19 mil €s e a 8 meses do dia C já paguei mais de 25% dos gastos (cerca de 27%) e estimo até Setembro já ter pago cerca de 50% do casamento. O restante será pago no dia (mas tenho 6 meses para juntar exclusivamente para esses cerca de 4/5 fornecedores - 50%).

A minha estratégia foi baseada na ideia de não querer estar dependente de convidados, não estar em stress nem preocupada (com finanças) no dia e poder usufruir ao máximo com o noivo do nosso dia. (Claro até lá..."penamos" um pouco para conseguir fazer tanto pagamento). Ah e no final, se tudo correr bem ficarmos com alguns €s como poupança!

Outra dica:

- Às vezes ver certos fornecedores com antecedência é bom: permite poder efetuar pagamentos parcialmente (aconselho na roupa dos noivos) e se acontecer imprevistos estar com tempo (outro exemplo: o fato do meu noivo íamos escolher só em nov [a 4 meses do dia C], antecipamos e fomos em Maio, vantagem: permitiu escolher um fato todo personalizado. (se fosse em Nov já não dava) mas além disto agora o fato chegou e a cor do colete vinha trocada - se fosse em cima, provavelmente não conseguíamos corrigir e pedir novo colete.)

Exemplo de como fazer um excel de despesas do casamentoGestão na organização do casamento: ajuda preciosa :D 2

Foi-vos útil? E vocês como se organizam? Partilhem as vossas dicas para todas vermos :*

Beijinhos

57 respostas

Última atividade por Cátia, a 28 de Outubro de 2020 às 22:42
  • Cátia
    Noiva VIP Agosto 2026 Aguiar da Beira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá! Antes de mais, deixa-me dizer-te que adoro posts destes! Sou tal e qual como tu... Nós ponderamos casar em 2024 e já tenho também um ficheiro excel feito! Dá para gerir tudo muito mais facilmente Smiley smile beijinhos

• Responder
  • Jéssica
    Noiva Experiente Julho 2022 Marco de Canaveses
    Jéssica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ju! Tudo bem?
    Será que me poderias fornecer o teu Excel?
    Beijinhos
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Setembro 2019 São Miguel
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Também temos um excel muito semelhante. Usei sistema de envelope e mesmo que não ficasse pago ao fornecedor para mim está "pago" porque já está separado. Ajudou-me a me sentir mais tranquila.

• Responder
  • Jbls
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Engraçado, Também tenho os rnvelopes em casa com o nome de alguns fornecedores.
    Por acaso há estratégias que esqueci de falar pq queria focar no excel e antecipar os pagamentos e fazer o dito orçamento.
    Mas depois temos outra estrategia que foi o dinheiro de lua de mel foi junto numa conta poupança onde não se mexia. Depois noutra conta colocamos mais dinheiro para os pagamentos mensais. É dessa que tiramos quando mensalmente se paga algo. Depois temos ainda os emvelopes.
    Quisemos separar por categorias vá.
    A conta que é usada mentalmente depois de setembro até Março é onde vai ficar o valor da Quinta e daqueles fornecedores que temos que fazer pagamentos no dia também.
    • Responder
  • Patricia
    Noiva Master Setembro 2019 Seixal
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Óptimo debate Jú! Também penso assim, até porque assim que contratei os fornecedores criei logo um sistema de envelopes em que coloco o dinheiro que falta pagar a cada um! Mesmo que seja para pagar só mais tarde para mim é como se já estivesse pago porque já está de parte 🎉 consigo ficar mais relaxada que está tudo controlado 😁
    • Responder
  • Suely
    Noiva VIP Setembro 2019 Rio Maior
    Suely ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelo debate Ju, vai ajudar muitas noivinhas da comunidade 😘
    • Responder
  • M
    Noiva Constante Junho 2022 Lisboa (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei o tópico. Também sou como tu e tenho tudo controlado até ao último cêntimo!
    • Responder
  • Patricia
    Noiva Constante Novembro 2019 Santarém (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom obrigado pelas dicas
    • Responder
  • Jbls
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu também tenho excel dos convidados e das contas da casa e de viagens etc.
    O orçamentador do site coloquei lá há pouco tempo mas o excel é melhor.

Tem mais funções Smiley winking

Beijinho
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Constante Dezembro 2019 Coimbra (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Excel Smiley heart

Também tenho o excel dos convidados, e o excel das contas de casa.

Para o casamento tenho usado o orçamentador daqui do site que é muito bom.

Também gosto de ir pagando alguma coisa todos os meses, parece que custa menos Smiley laugh

• Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns Jú. Devo dizer que adorei o teu debate e deveria ter sido mais “certinha” como tu estás a ser. Também criei uma folha excel onde vou colocando os gastos do casamento. Confesso que fui organizada mas não tanto como tu por isso Parabéns mesmo por isso 😉. Acho que este debate vai ajudar imenso as meninas que estão a começar agora. É importante anotar tudo. Confesso que nós tivemos um orçamento geral em mente e acabamos por não dividir esse orçamento pelas diversas categorias. Para além da lua de mel que ultrapassou o que estávamos a pensar gastar, acho que ficou tudo mais ou menos dentro do que estávamos à espera 😊
    • Responder
  • Jbls
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada, eheh
    • Responder
  • Jbls
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo contigo e fiz o mesmo.
    E não é só por confiar mas penso que têm mais empenho se não tivermos pago na totalidade.
    Ah quem diga quem oaga adiantado fica mal servido.
    Os serviços que acho que podemos pagar adiantado é lua de mel, hotel,lembranças, calcado de noivos e assim Smiley smile
    Outras é bom que seja no dia, como mencionei.
    Bons preparativos e beijinhos
    • Responder
  • Jbls
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que bom Smiley smile
    Beijinho e bons preparativos.
    • Responder
  • Jbls
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahahah.
    Estás a brincar mas quando fui à degustação na minha Quinta na nossa mesa disseram-me logo "tu é que devias de organizar o nosso casamento". Ahah
    Beijinho
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho o Excel uma melhor opção. Mas na verdade, com o dinheiro, sou muito controlada Smiley smile
    • Responder
  • Diana
    Noiva VIP Novembro 2019 Lisboa (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ju anda morar comigo até Novembro loool eras a minha wedding planner lool
    • Responder
  • Cátia
    Super Noiva Julho 2019 Viseu (Concelho)
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Parabéns! Excelente método e muito organizado, adorei Smiley laugh

e vai jeito às noivinhas novas Smiley smile

• Responder
  • P & R
    Noiva VIP Setembro 2019 Coimbra (Concelho)
    P & R ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Hello Smiley smile

Excelente organização. Por aqui é mais ou menos assim, sendo que não pagámos totalidade da animação, nem do videógrafo e só o vamos fazer no dia. Não queríamos de todo pagar adiantado pois não conhecemos as pessoas.

De resto tudo orientadinho da mesma maneira.

Beijinho*

• Responder
  • Tânia
    Super Noiva Setembro 2020 Vila Nova de Famalicão
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Vou pesquisar isso então Smiley laugh

Obrigada Smiley winking

• Responder
  • Jbls
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Tens o site da sapo.

Precisas saber o local, dia e hora do teu nascimento.

• Responder
  • Tânia
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Todo um tema que desconheço xD mas fiquei mesmo curiosa agora !

Mas nem sei onde posso ver isso. Algum site que dê para fazer essa consulta ?

• Responder
  • Jbls
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu adoro signos ahah.

E acredito muito no tema ahah

Tens que consultar o teu ascendente xD e a tua fase lunar tb é importante kkk.

O teu signo solar/sol é aquilo que realmente és;

O teu ascendente é o que aparentas ser/como os outros te vêm;

A tua fase lunar/lua é como te comportas em relacionamentos

:p

O meu bate certinho certinho!

Ah e já advinhei muito signo só analisando a personalidade da pessoa kkk

• Responder
  • Jbls
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Espero que te ajude Smiley smile

Beijinho

• Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente debate Ju! Parabens! Vou lê-lo com mais atenção mais logo! Vai ajudar muita gente! Parabens! Bjs
    • Responder
  • Tânia
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tento ser 😅 Organizar dessa forma ajuda me a ter mais controlo porque consiliar a organização de um casamento com construção de casa tem sido um pequeno grande desafio 😆
    Sim, em Maio mas ainda tenho tanto que tratar 🙈
    Sou gêmeos mas não sei o meu ascendente nem nada do gênero 😅 mas agora até fiquei curiosa

Beijinhos 😘
    • Responder
  • Jbls
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Algo me diz que no teu mapa astral também tens algo virgem ahah.

São mesmo uma grande ajuda! E permite não andarmos perdidas com tanta despesa e valor a ser somado!

Que bom que és team organizadinha ahah

Adoro Finanças, Gestão e Matemática :p

• Responder
  • Jbls
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Também ajuda. Desde que a calculadora esteja ao lado a ajudar a somar para ter noção de valores totais também é válido eheh

• Responder
  • Jbls
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Tânia,

Vejo que és super organizada como eu Smiley laugh que bom!

Também fiz o excel de convidados eheh (e lá tenho quanto irei pagar por cabeça/casal/famílias - porque há famílias de 3 pessoas mas pagam por exemplo só 2.5 e por aí vai) e já coloquei se entreguei ou não o convite.

Também tenho uma lista de tarefas que inclusive coloquei em debate há uns meses.

E pronto tudo vai correndo bem Smiley smile

Das lembranças coloquei escrito manualmente em casa (pq já comprei algumas) mas quando tiver as confirmações já coloco no excel e saberei logo número exato.

Casas a seguir a mim!

Já agora... qual o teu signo, ahah Smiley tongue

Bons preparativos e beijinhos

• Responder
  • Jbls
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ainda bem que gostaste e foi útil Smiley smile

Obrigada e bons preparativos!

• Responder
  • Jbls
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Vai tudo correr bem Smiley smile

Nossos, foi uma surpresa nos presentear com as alianças. Não estava contando.

O meu noivo não terá padrinhos os que eu escolhi serão os nossos.

E na escolha do vestido, surpreenderam-me com uma carta dizendo que pagariam as alianças. Irei escolher no mês de Agosto Smiley winking

Virginianas Smiley heart

• Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Jú, foi super super útil!!!

Nós também ponderamos nos organizar dessa forma!!

Obrigada por este debate Smiley kiss

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração