Olá princesas! O fato do noivo é sempre o último a ser escolhido, e apesar de não haver grandes pressas a encontrar a coleção 2020 toda XPTO, os noivos demoram a começar a procurar fatos. Isto sempre me causou alguma aflição. O que agrava a minha ansiedade é o facto de não ver o fato - o noivo e a sogra Milhinha vão escolhê-lo em conjunto. Quase que me dá um ataque de coração!
Começamos por ler os debates aqui da Comunidade como este excelente da nossa Destacada Patrícia. Apercebemo-nos logo de que não seria tão simples quanto escolher um fato de trabalho. Há muitos modelos para diferentes corpos e os tecidos e cores poderiam variar muitíssimo! Começaram ambos a ver catálogos de coisas diferentes e fiquei (pelo rabo do olho) sem perceber que estilo mais agradava ao noivo Milhinha.
Contactou fornecedores da App (tudo sítios que a sogra Milhinha tinha boas referências). Chegaram a ir a Famalicão, ao Porto, Braga, Ourém e Lisboa para ir a lojas diferentes. Pediram orçamento a um alfaiate que lhes pediu o dobro do preço do meu vestido de noiva da Fábrica a Bela Noiva – nada contra!
Porque o orçamento era curto (o fato irá ser oferecido), decidimos procurar em Fábricas também. Não só tivemos o exemplo da nossa Destacada Patrícia cujo noivinho foi à fábrica da Alfaiataria Lusa e conseguiu o seu fato abaixo dos €1000.
Também o noivo Milhinha conseguiu um contacto de uma Fábrica de fatos Portuguesa que trabalha para marcas como Massimo Dutti e outras, tendo disponíveis moldes base que depois são ajustados ao cliente em loja e posteriormente confecionados em fábrica. Têm também produção em grande escala na Bulgária para grandes quantidades o que permite baixar muito o preço.
A Davion é uma empresa que “atua apenas no segmento B2B (Business-to-Business), não possuindo marca própria de vestuário, nem possuindo operações de retalho ou venda de produtos diretamente ao consumidor final” - é o que podem ler no site deles. Trata-se de uma fábrica em Oliveira do Hospital que tem uma loja de atendimento ao público habitualmente fechada, bastando tocar à campainha para sermos atendidos (convém marcar por telefone com antecedência).
Morada: Apartado 109, Catraia de S. Paio | **** Oliveira Hospital
GPS: ****, -7.837701
Website: https://www.davion.pt/pt (têm lá o telefone)
E qual foi a experiência do noivo Milhinha?
Estabeleceu contacto telefónico com a fábrica dizendo que tinha sido referenciado por um alfaiate que já era cliente deles. Explicou à partida que seria para confeção de um fato único. Não houve problema! Fizeram marcação.
Depois de conduzir até Oliveira do Hospital, encontrou a fábrica de acordo com a foto.

Agendaram prova para daí a um mês (tínhamos pressa em ter o fato para uma sessão de solteiros. Hoje foi em trabalho ao norte e conseguiu passar por lá. Experimentou o fato e coube-lhe que nem uma luva! Já o tem em casa dos pais pronto para o nosso Grande Dia. Não vos consigo mostrar as fotos pois só verei o fato do noivo no altar da igreja. Mas conhecendo a minha sogra como conheço, deve estar um mimo!
Espero ter-vos ajudado a encontrar uma solução mais barata para fatos de noivo!
Beijinhos princesas! Durmam bem.