Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

A
Noiva Ativa Setembro 2017 Setúbal (Concelho)

Estou a ficar preocupada...

Ana, a 24 de Novembro de 2016 às 00:09 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 38
Olá meninas... Tivemos na igreja da nossa freguesia para saber informações acerca do nosso casamento e batizado dos nossos meninos porque estavam a surgir algumas dúvidas... Após uma longa conversa resumindo e concluindo os padrinhos dos nossos filhos ñ poderiam ser pq ñ têm Crisma, e ser for noutra paróquia tb deixou claro q ñ iria dar autorização por esse motivo. Estou a ficar muito preocupada porque queremos mesmo casar pela igreja e batizar os nossos filhos... Ja vos aconteceu algo assim??? Beijinhos

38 respostas

Última atividade por Susana, a 25 de Novembro de 2016 às 17:22
  • Susana
    Noiva Constante Setembro 2017 Sintra
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Ana,

    Infelizmente existem padres menos flexiveis que outros, mas não desesperes que há sempre forma de contornar o tema.

    As pessoas que identificaste como padrinhos podem assinar como "testemunhas" e dependendo do padre podem participar da cerimónia do baptismo.

    Espero ter ajudado.

    Beijinhos e boa sorte

    • Responder
  • A
    Noiva Ativa Setembro 2017 Setúbal (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola noivinhas, muito obrigado pelas vossas experiências... Beijinhos Smiley smile Smiley smile Smiley smile
    • Responder
  • I
    Top das Noivas Junho 2017 Nazaré
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá ana! Depende do padre..é verdade que alguns padres não deixam. Mas por um lado compreendo..porque um padrinho ou madrinha deve ajudar a criança a seguir o caminho da igreja, e se ele (ou ela) não é crismado significa que nem ele próprio seguiu o caminho da igreja até ao fim..
    • Responder
  • Dsnd
    Noiva Master Setembro 2016 Lisboa (Concelho)
    Dsnd ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sei que a maior parte das pessoas não concordará comigo, mas eu compreendo essa exigência da Igreja Católica. O crisma faz parte dos sacramentos de iniciação cristã (juntamente com o batismo e primeira comunhão) daí ser essencial para se poder ser padrinho de uma criança. O batismo é um ato religioso e não civil e por isso faz sentido que a pessoa que irá guiar a criança na sua vida cristã conheça a religião e a viva de forma intensa... a maior parte das pessoas não compreende este pensamento porque vê o padrinho como o melhor amigo dos pais e não no sentido cristão...

    No entanto, existem imensos cursos de preparação de crisma para adultos que as pessoas escolhidas para padrinhos podem fazer Smiley winking

    • Responder
  • Noivinha86
    Super Noiva Setembro 2017 Vila Nova de Gaia
    Noivinha86 ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Reclama, faz queixa, qualquer coisa pk infelizmente so assim alguns padres percebem as coisas! Pk q a igreja n concorde c mta coisa ate percebo ag q n respeite a nossa vontade é outra!É quase cm haver padres q se recusam baptizar pk os pais n sao casados, ou pk os padrinhos vivem juntos mas n sao casados, ou sao divorciados!!

    • Responder
  • Cristiana
    Noiva Master Agosto 2017 Aveiro (Concelho)
    Cristiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá querida, varia de paroquia para paroquia e de padre para padre. Eu sou crismada mas quando fui madrinha do meu afilhado nao era. Até porque imagine-se, tinha 9 anos! 9 anos! e deixaram-me ser madrinha. Assinei no livro da igreja e tudo. Em ultimo caso, se nenhuma paroquia perto de ti permitir, acho que no santuario de Fátima é possivel Smiley smile

    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bem, eu se calhar vou dizer uma asneira, porque pode ser uma experiência muito pouco típica e muito própria da minha paróquia, mas acho útil partilhar...

    Eu sou "madrinha" de uma criança, cujo "padrinho" é o meu primo, e nem eu nem ele somos crismados... Na altura o padre falou connosco e, sendo que já não íamos a tempo de fazer o crisma antes do batismo, o que fizemos foi assinar como "testemunhas", que, segundo o padre, era o suficiente para a criança ficar batizada, e só o nosso "nome" é que era diferente... No dia-a-dia a miúda chama-nos "padrinhos", e é assim que nos sentimos lol Portanto não fez grande diferença, tudo se fez e acabamos por ser os "padrinhos" na mesma...

    • Responder
  • Ana
    Noiva Constante Junho 2017 Figueira da Foz
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana! Acho que depende de padre para padre... No caso do meu pequeno que foi batizado este ano apenas a madrinha era crismada. O padrinho apenas teve de pedir um atestado de idoneidade ( acho que é assim que se chama) ao padre que o batizou e fez a 1a comunhão. Através deste documento o padre atesta que o padrinho se comprometeu a fazer o crisma quando pudesse. Tenta informar-te melhor sobre o assunto Smiley smile Espero ter ajudado
    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Junho 2017 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Está a acontecer precisamente a mesma coisa com o meu noivo... que é batizado mas não tem o crisma feito... Portanto, ou arranja alguém para lhe passar o crisma ou então não pode assinar como padrinho.

    São exigências que para mim não têm lógica nenhumaSmiley sad

    • Responder
  • Nadia
    Noiva VIP Agosto 2017 Sintra
    Nadia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho q isso vai de igreja para igreja, tem calma td se irá resolver
    • Responder
  • Claudia
    Noiva VIP Julho 2018 Leiria (Concelho)
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha, eu não sou crismada, só tenho a profissão de fé e fui madrinha do meu sobrinho. Isso tudo depende mesmo do Padre, ele pode perfeitamente fazê-lo mas não quer quebrar a "tradição"! Estas coisas deixam-me furiosa! Smiley angry tenta consultar outros padres doutras igrejas perto de ti!
    • Responder
  • Carolina
    Top das Noivas Maio 2017 Nazaré
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Os padrinhos de baptismo têm sempre que ser crismados, os de casamento é que não, já falaste com eles? O padrinho do meu irmão quis ser crismado para poder ser padrinho dele.

    • Responder
  • Sofia
    Noiva Master Setembro 2018 Moita
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Casas no dia 2!?

    Smiley laugh

    Há uma noivinha aqui, a Carina.. tb é da moita e casa no dia 2 também !! hehe

    • Responder
  • Marlene
    Noiva Master Junho 2018 Aveiro (Concelho)
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ui... K absurdo... Tem d haver solução... Eu não percebo nada disso, mas deve haver 1 superior a kem se pode falar...
    • Responder
  • A
    Noiva Ativa Setembro 2017 Setúbal (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É isso mesmo, que giro vais casar 1 dia antes de mim
    • Responder
  • Sofia
    Noiva Master Setembro 2018 Moita
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pois.. tenta linda vais ver que conseguem!

    • Responder
  • A
    Noiva Ativa Setembro 2017 Setúbal (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ja falei.com ele e mandou me ir a minha freguesia ( bx ban) o mei noivo é de stb vamos tentar la
    • Responder
  • Sofia
    Noiva Master Setembro 2018 Moita
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Epa.. tenta falar com o padre de AV... pode ser que ele consiga fazer alguma coisa linda.. vcs são mesmo de onde?

    • Responder
  • A
    Noiva Ativa Setembro 2017 Setúbal (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu queria em alhos vedros mas o processo tem que ser aberto na bx b e ele ja me esta a cortar as pernas....
    • Responder
  • Sofia
    Noiva Master Setembro 2018 Moita
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vou sim senhora !! =D

    • Responder
  • A
    Noiva Ativa Setembro 2017 Setúbal (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já agr vais casar na moita?
    • Responder
  • Sofia
    Noiva Master Setembro 2018 Moita
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olha tenta mesmo ver noutro lado!!

    Isso não faz sentido nenhum!

    Eu fui madrinha do meu sobrinho/afilhado aos 13 anos e apenas tive q fazer a 1º comunhao pq er amt novinha.. e agora a minha irma teve uma menina e eu e o noivo seremos os padrinhos da menina e nao somos crismados e o padre vai batizar a menina e casar.nos e nao falou em crisma nenhum...

    Força com isso procura outro padre querida! =)

    • Responder
  • A
    Noiva Ativa Setembro 2017 Setúbal (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou acreditar que sim... Beijinhos e obrigada pela força
    • Responder
  • Marisa
    Noiva VIP Agosto 2017 Aveiro (Concelho)
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não desanimes... k as coisas vão correr como Keres... tudo se vai resolver ... acredita
    • Responder
  • A
    Noiva Ativa Setembro 2017 Setúbal (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Deus queira que sim , porque queremos muito esta celebração.... já temos quinta, já me decidi com o vestido, agr ia a igreja para começar a tratar das coisas para fazer os convites... estava a correr td tao bem e agr isto
    • Responder
  • Marisa
    Noiva VIP Agosto 2017 Aveiro (Concelho)
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu compreendo mas não desanimes k vais conseguir resolver as coisas... beijinhos
    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Julho 2017 Matosinhos
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Verdade querida. Espero que tenhas sorte porque vai muito do padre.

    • Responder
  • A
    Noiva Ativa Setembro 2017 Setúbal (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois na pior das hipóteses tenho que falar com o Bispo. apesar de ja viver com o meu noivo numa freguesia diferente da antiga casa dele vamos tentar lá.... vim para casa tao desconsolada
    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Julho 2017 Matosinhos
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por isso é que há cada vez mais pessoas que se afastam da igreja :/ não por não serem católicas, mas por certas e determinadas implicações.

    • Responder
  • Marisa
    Noiva VIP Agosto 2017 Aveiro (Concelho)
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sinto muito pelo k estás a passar... mas infelizmente alguns padres colocam esses problemas o k está mal pois por lei não o podem fazer... conheço casais k tiveram k falar com o bispo para dar autorização e outros foram fazer a cerimónia para outras freguesias... espero k consigas resolver tudo
    • Responder
  • Sónia
    Noiva Master Julho 2024 Madeira
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pois , eu também acho que as escolhas estão no coração ! Mas passando a citar o que disse à Ana, digo que é complicado pq aqui na Madeira, os padres são um pouco mesquinhos com isso. Eu pessoalmente já fui madrinha na hora, literalmente, pq o padre lembrou.se de perguntar à rapariga ( q é imigrante ) se ela realmente tinha o crisma, ela disse que não, e o padre parou o batismo literalmente, eu tive que me chegar à frente e ser a madrinha , senão ia tudo para casa sem batismo. Tb não percebo esta implicância , se os pais escolhem certas pessoas, é porque certamente estão a escolher as melhores pessoas para essa tarefa, as pessoas que acreditam que nunca faltarão aos seu filhos caso eles precisem, mas enfim...

    • Responder
  • Sónia
    Noiva Master Julho 2024 Madeira
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois. Aqui na Madeira, os padres são um pouco mesquinhos com isso. Eu pessoalmente já fui madrinha na hora, literalmente, pq o padre lembrou.se de perguntar à rapariga ( q é imigrante ) se ela realmente tinha o crisma, ela disse que não, e o padre parou o batismo literalmente, eu tive que me chegar à frente e ser a madrinha , senão ia tudo para casa sem batismo. Tb não percebo esta implicância , se os pais escolhem certas pessoas, é porque certamente estão a escolher as melhores pessoas para essa tarefa, as pessoas que acreditam que nunca faltarão aos seu filhos caso eles precisem, mas enfim...

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração