Boa noite, comunidade!
Confesso que hoje preciso de espairecer... as coisas no trabalho têm sido um pouco mais difíceis do que o habitual e, ao invés de eu fazer o que deveria (ir para o ginásio, fazer uma caminhada ao ar livre ou algo do género) vim escrever, pois a escrita é uma atividade que me relaxa bastante.
Ora, então vamos à escrita:
Pensei em escrever sobre a escolha da data, pois reparei que na comunidade, apesar de a maioria já saber a data que pretende, ainda há algumas dúvidas nessa matéria. Bem, não vim dar respostas nem soluções acabadas, como é lógico, pois cada caso é um caso, mas vim lançar alguma luz (ou até alguma confusão) para o debate do tema. Vamos a isso?
Primeiro de tudo, temos que pensar que quando damos um passo "desse tamanho" (decidir que vamos casar) é porque queremos, porque estamos conscientes de tudo o que isso envolve (sem fazer "futurologia", porque não é disso que se trata, temos que estar conscientes que haverá dificuldades pelo caminho e devemos estar dispostos a enfrentar essas dificuldades, ponderando as que valem a pena e as que não valem a pena investir).
Posto isso, não adianta andar aqui com noivados imensamente longos, pois as coisas mudam muito com o passar dos anos. O mais habitual será um noivado que varie de 6/9 meses a 2/3 anos (há noivos que precisam de tempo para juntar dinheiro para fazer "a festa dos sonhos", outros precisam de tempo para acabar uma formação, outros precisam de tempo para concluir algum trabalho que os está a manter afastados fisicamente, enfim... as razões para os noivados mais longos são várias e são pessoais, mas a ideia é que, ao decidirmos casar, avancemos para a realização da decisão).
Decisão tomada. Vamos finalmente casar. Em que data? Como escolher?
Num país como Portugal, em que temos as quatro estações do ano mais ou menos bem definidas, temos que pensar em qual estação queremos casar. Somos mais do verão ou da primavera? Casamentos no verão são mais populares e também mais dispendiosos (já que a procura é maior), mas a definição da estação dará o mote para muitas coisas que virão a seguir.
Definida a estação, convém pensar no dia da semana que se quer casar. Atualmente, talvez devido à pandemia, estão a ficar cada vez mais populares os casamentos feitos em dia de semana. Será essa uma boa opção?
Quanto ao dia propriamente dito, o meu conselho é que evitem datas de aniversários de um ou do outro e datas de aniversários de familiares próximos. Também não é usual os noivos escolherem datas comemorativas de família (como o dia de Natal, por exemplo) e feriados nacionais que levam as pessoas a ter fins-de-semana prolongados. Claro que isso novamente é pessoal. Há noivos que não se importam nada com isso e pensam: "quem quiser vir, virá" ou "só faz falta quem está". O melhor será escolher 2 ou 3 datas para começar, e ir eliminando a medida que avançam na procura dos espaços (igreja e local da festa).
E como definir o dia certo? Há noivos que pensam num número que lhes "dá sorte", num número que gostam, num número que acham bonito ou "charmoso" e outros noivos que recorrem a estudos (consensuais ou não) para essa decisão. Um desses estudos é a numerologia. Há um artigo interessante aqui na app sobre esse assunto.
A numerologia é o estudo dos números e das suas influências nas nossas vidas. Para quem estuda numerologia, os números são considerados um dos conceitos humanos mais perfeitos e elevados, sendo analisados para promover harmonia, ou maior religiosidade, entre outras (eu que não estudo nada disso, concordo plenamente que os números têm grande importância para a humanidade).
Não é definitivamente a minha praia, mas como na escolha da data do meu casamento eu busquei inspiração no artigo que citei acima (eu conto sobre isso neste post aqui ), vou "copiar" o que diz o artigo sobre a data que, no final, acabamos por escolher para casar.
A data: 9 de julho de 2022.
Para poder achar a energia do dia, é preciso somar a data até obter um único dígito de 1 a 9. Apenas os números 11, 22 ou 33 são permitidos com dois dígitos, eles são chamados números mestres. Quando a soma chegar a um desses números, serão analisados os dois números. Caso der 22, vocês terão a energia do 22 e a energia do número 4 (esse foi exatamente o meu caso, como podem ver abaixo).
- Passo 1: Vamos casar a 9 de julho de 2022: 9+7+2+0+2+2 = 22
- Passo 2: Some novamente 2+2 = 4
- Resultado: A energia do dia será 4
Na minha leitura, busquei o significado do 4 e do 22 e juntei tudo:

O número quatro sugere estabilidade e segurança. Perfeito para casais que queiram criar alicerces sólidos. Maturidade e seriedade no relacionamento. Certeza que o dia será muito bem planeado e que tudo que for feito com equilíbrio será muito abençoado.
O número 22Esse é o número mestre que traz a satisfação pessoal e possibilita uma união estável e madura. Para quem vai casar-se pela segunda vez é um dia muito propício (veja também o resultado da energia do 4).
No artigo que falei acima estão as interpretações para os outros números ou resultados.
Pois é... algumas escolhas são mais "ao calhas", outras têm história, outras são mais "místicas", outras repletas de significados para os noivos. Seja como for que os noivos façam essa escolha, o importante é serem felizes!
E vocês? Já escolheram a data do vosso casamento? A data foi escolhida pela disponibilidade da quinta ou da igreja ou foi a data que queriam desde o início? Contem como fizeram essa escolha!