Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

S
Noivo Ativo Julho 2021 Sintra

Dúvidas: Certidão de casamento / alteração de documentos

Susana, a 8 de Agosto de 2021 às 16:14 Publicado em Fórum Recém-casad@s 1 10

Boa tarde,

Casei no dia 24-07-2021 sob a forma católica (ainda hei-de fazer um post como deve ser sobre o casamento Smiley ups Smiley shame ) e gostava que as casadas me esclarecessem o seguinte:

1) Receberam em casa (por carta) alguma certidão de casamento do registo civil ou temos mesmo que ser nós a pedi-la? (ainda não chegou nada...)

2) É preciso fazermos alguma coisa para a alteração do nome ou basta alterar o cartão de cidadão?

3) Verifico que no Cartão de cidadão já não aparece actualmente o estado civil... Novamente, isto será algo que fica automaticamente actualizado com a certidão de casamento certo?


Por fim, alguém me pode dar uma noção de como fizeram na situação actual, em que é preciso agendar tudo e mais alguma coisa? Eu preciso de uma certidão de casamento física (não online).


Espero que alguém me consiga esclarecer. Smiley winking Obrigada!

10 respostas

Última atividade por Rita, a 10 de Agosto de 2021 às 10:36
  • Rita
    Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Susana! Smiley heart

    Este link que a Milhinha colocou no comentário vai ajudar-te, certamente.

    Beijinhos

    • Responder
  • S
    Noivo Ativo Julho 2021 Sintra
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estou a pensar experimentar alterar o nome do CC online, mas nesse caso mantendo a minha actual assinatura. Sinceramente não sei se faz sentido ou não alterar as assinatura. Não tinha pensado nisso ainda... 🤔
    • Responder
  • S
    Noivo Ativo Julho 2021 Sintra
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois. É que já passaram 15 dias e no meu caso é para Portugal. Só que preciso do papel para fazer transcrição do casamento no consulado de Angola (ele é angolano). Sobre o CC, para quem tem mais de 25 anos já vi que há uma opção sem ser o automático, mas que permite alterar online o nome e / a morada e mandar vir para casa ou ir buscar ao IRN. Vou fazer isso em breve
    • Responder
  • Ana Luísa
    Noiva Experiente Julho 2021 Golegã
    Ana Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá! A minha certidão veio para casa alguns dias depois. Quanto ao cc, liguei para a conservatoria e disseram-me que como mudei de nome tinha de lá ir actualizar os dados, até por causa da assinatura. De qualquer forma, disseram também que tinha 6 meses para o fazer. Tenho marcado para Setembro.

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana. Está aqui a publicação: CHECKLIST de tarefas pós-casamento https://comunidade.casamentos.pt/forum/checklist-de-tarefas-pos-casamento--t261259 podes encontrar lá todas as tuas respostas. Bjs
    • Responder
  • Ana
    Noiva Experiente Agosto 2021 Matosinhos
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá, como posso procurar essa publicação?
    Obrigada
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Susana, a minha experiência não te ajuda pois casei só no civil, presencialmente no registo. Na hora fizemos as alterações de nome e saímos de lá com a certidão. Dias depois fomos alterar os cartões de cidadão (por causa do nome, porque todo o resto mantém-se, incluindo a morada), neste momento só estamos à espera dos CC. A super noiva Milhinha fez um post sobre esse assunto, penso que te pode ajudar. Beijinhos e boa sorte
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Susana!
    Nao sei ao certo mas acho que o certificado de casadmento demora uns 10/15 dias a chegar a casa.
    No meu caso eu moro no estrangeiro e passado um mês nem sinal. Enviei mensagem ao consulado e alguém da conservatória da minha cidade em Portugal ligou à minha mãe a perguntar se podiam enviar para Portugal e passado uns dias estava em casa dos meus pais. Por isso se não vier breve, pede à conservatória… ☺️
    Quando ao cc também não sei, marquei apontamento para renovar o cc (caducado há mais de um ano) e marcaram-me para abril de 2022 😱😱😱 resolvi pedir o automático “sem actualizacao de dados”. Embora na conservatória saibam bem que me casei, não sei se alterou e vou tratar disso mais tarde ☺️
    • Responder
  • S
    Noivo Ativo Julho 2021 Sintra
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Alexandra.

    Como casei pela igreja não podia pedir no registo civil de início e informaram-me que era na igreja. Nos papéis da igreja pus para acrescentar o apelido dele, mas não sei os passos seguintes...

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Susana. À partida vais receber em casa a certidão. Quando ao nome, tu escolheste mudar antes do casamento? Na abertura do processo civil? 😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração