Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

L
Noiva Master Setembro 2015 Terceira

Documentação casamento civil e católico

Liliana, a 18 de Março de 2015 às 00:17

Publicado em Fórum Organizar um casamento 53

Boa noite meninas, hoje venho partilhar convosco a minha experiência e o que consegui "descobrir" sobre os documentos que são necessários para o casamento religioso/civil. Nós vamos casar pela Igreja e ao civil no mesmo dia. Desde já peço desculpa pelo testamento CIVIL Em relação ao registo civil, e...

Boa noite meninas, hoje venho partilhar convosco a minha experiência e o que consegui "descobrir" sobre os documentos que são necessários para o casamento religioso/civil. Nós vamos casar pela Igreja e ao civil no mesmo dia. Desde já peço desculpa pelo testamento

CIVIL

Em relação ao registo civil, e conforme o que já foi dito pela comunidade, o processo só tem validade de 6 meses, portanto tem de ser tratado qd faltarem menos de 6 meses para o casamento. Para dar início ao processo podem ir sozinhas e levam fotocópia dos vossos BIs ou cartão de cidadão (acho que tb dá p fazer isto pela internet). Depois é marcado um dia para tratar do processo. No dia e hora marcado tem de ir os 2. Precisam escolher o regime de bens que pretendem: -comunhão de adquiridos, - separação de bens ou - comunhão geral

O valor a pagar pelo processo no civil depende do regime de bens escolhido. O 1º é o normal e custa 120€. Os outros são mais caros. Também irão pagar mais no caso de casarem só ao civil e se o casamento não for realizado na Conservatória (se for numa quinta ou assim). Nesse caso não sei o valor certo mas acho que ronda os 200€ + o preço do táxi para o conservador.

Neste dia já tem de saber em que paróquia vão casar, pois da conservatória mandam um documento para a paróquia em causa. Neste dia é-vos dado um Certificado para Casamento Católico, que depois devem entregar com a restante documentação quando tratarem do processo na igreja (ler mais abaixo documentação).

CATÓLICO

Vou contar-vos o que fiz para o caso da minha paróquia/diocese, o que pode não ser exatamente igual para os vossos casos.

Então é assim, nós vamos casar numa igreja que não pertence à nossa paróquia. Primeiro fomos falar com o padre da paróquia que nos aconselhou a fazer o CPM (isso foi em Outubro). Ainda em Outubro escolhemos a igreja e reservamos. Hoje fomos ao Cartório da Igreja (é um cartório mas que só trata de assuntos da igreja, pode ter outro nome nas vossas cidades, mas os vossos párocos explicam-vos onde se devem dirigir).

Lá entregaram-me 2 documentos para preencher (trouxe para casa e depois entrego com os outros documentos). Eles lá preencheram um outro documento com o resumo do casamento (nossos nomes, data, hora, igreja, padre...etc) que fica para eles.

Quando faltarem menos de 6 meses e após tratarmos da parte do civil voltamos lá e temos de levar os seguintes documentos que entretanto já estamos a tratar:

- Certificado para Casamento Católico (o que nos darão no registo civil)

- Auto de Publicações e Identificação de Testemunhas do Casamento (os documentos que trouxe para casa para preencher e que devo levar preenchidos no dia que lá voltar

- Certidões de baptismo dos noivos (se tivermos feito o crisma é tb neste documento que vem essa informação (devemos pedir nas paróquias onde fomos baptizados/crismados)

- Fotocópia do certificado do CPM (certificado que nos deram no final do CPM)

- Fotocópia do BI/cartão de cidadão das testemunhas

Depois deixamos lá esta documentação e eles iniciam o processo. Quando tiver pronto entram em contacto connosco (não desesperem pois já me disseram que pode demorar até avisarem que está pronto). Vamos lá buscar a documentação e devemos ir falar com padre da nossa paróquia (da paróquia onde vivemos, se viverem em paróquias diferentes cada um terá de falar com o seu pároco). Esse pároco depois faz-nos algumas questões e tb preenche uns papéis. Daqui para a frente não sei como funciona, mas depois digo-vos.

Em relação a preços falaram-me que este processo religioso custa entre 70-80€ (pode até ser menos um pouco, depende se casarem não na vossa paróquiaia ou não).

Atenção que este processo não tem nada a ver com o preço que poderão pagar pelas igrejas/decorações/etc... Esse será ainda outro valor pago diretamente na igreja consoante o valor que vos for pedido.

Espero ter ajudado e acho que não me escapou nada, por isso estejam à vontade para tirar as vossas dúvidas.

53 respostas

• S
    Noiva Master Junho 2016 Sintra
    Sílvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Liliana

Obrigada pela partilha, já tinha +/- a ideia de qt iremos pagar para tratar dos papéis. O nosso vai ser pelo civil na quinta.

Beijinhos

• Responder
  • Nádia
    Noiva VIP Dezembro 2015 São João da Pesqueira
    Nádia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada pela partilha, vai ser sem duvida uma grande ajuda Smiley laugh

• Responder
  • L
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ola Ana Rita, temos de andar sempre em cima, por eles tem sempre tempo.

É assim até podes tratar das coisas antes, mas só podes dar entrada do processo quando faltarem menos de 6 meses. Para nós ainda nos falta cerca de 7 meses, mas assim que falamos com o padre ele aconselhou-nos logo a fazer o CPM (fizemos no fim do ano passado - quase 1 ano antes, o certificado é dado no último dia do CPM). Desde o ano passado até agora não tratamos de mais nada. Agora estamos a tratar das certidões de baptismo e a pedir os documentos dos padrinhos e preencher os que nos entregaram ontem. Assim que tivermos o certificado para casamento católico que nos irão dar no dia que formos ao Registo Civil tratar de tudo, entregamos todos os papéis.

O padre não trata de nada, nós é que tratamos de tudo. Ele só esclareceu as nossas dúvidas e indicou-nos as datas possíveis para fazermos o CPM. Se fosse a ti falava novamente com ele. Pelo menos aqui na minha diocese isso costuma demorar um pouquinho, sei por ouvir falar de outras noivas, por isso já nos pusemos a mexer.

• Responder
  • Ana Rita
    Noiva Ativa Outubro 2015 Almada
    Ana Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Fui logo em Outubro falar com o padre. Ele até hoje ainda nao tratou de nada o que me está a assustar. Agora ainda fiquei mais assustada se tenho de ter o certeficado do CPM e ainda nem o fiz . faltam quase 6 meses e nesse aspecto ainda nao tenho nada tratado por causa do padre.

• Responder
  • Daniela e Fábio
    Top das Noivas Julho 2016 Barcelos
    Daniela e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada pela partilha da tua experiênciaSmiley smile

• Responder
  • Eliana
    Noiva Master Setembro 2015 Maia
    Eliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A mim disseram só para aparecer e faziam logo tudo! Smiley winking
    • Responder
  • L
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

E basta apareceres ou tens de ter dia/hora marcada?

• Responder
  • L
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Como a Eliana disse basta ires uma vez, agora não sei se é só aparecer e pronto. Convém informares-te se é necessário marcar dia/hora. Eliana consegues ajudar nesta dúvida?

• Responder
  • Eliana
    Eliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu sei Liliana é a minha área de trabalho! Smiley winking e sei que dá para fazer tudo no dia! Smiley smile
    • Responder
  • L
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Eliana,

Como conheço lá uma pessoa vou mandar os nossos cartões de cidadão por email, ela marca o dia e hora e depois vamos lá os 2 tratar de tudo. Mas como disse acima julgo que podes fazer isso pela internet e depois ligam-te a confirmar o dia/hora para estarem lá os 2.

• Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigado pela informação Liliana, por acaso não sabíamos muito bem como funcionava e agora ficamos mais esclarecidos Smiley winking

• Responder
  • Eliana
    Eliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mesmo ... O tempo voa!
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigada Eliana Smiley smile tiraste-me um peso das costas! Que giro Smiley winking isto de ser emigrante tem os seus quês... Hehehe acho que quando formos tratar dos papéis é que vamos dar conta do quão perto da data estamos Smiley smile
    • Responder
  • Eliana
    Eliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Entendo... mas esta informação foi por mim confirmada na conservatória do registo civil! O meu noivo também trabalha fora do país e também vem cá nessa altura e tal como vocês iremos iniciar esse processo nesses dias! Smiley smile vê só que coincidência!
    • Responder
  • Eliana
    Eliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Liliana,
    Tudo muito bem explicado! Só uma coisa a conservatória podem lá ir apenas uma vez se da primeira levarem tudo não precisam de lá ir duas vezes, a não ser que queiram efectuar uma convenção antenupcial!
    Neste último caso teram de ir antes para celebrar a convenção e decidir que regime de casamento pretendem ou seja se optarem por outro regime que não seja o convencional ( comunhão de adquiridos) tem de efectuar a convenção custa cerca 250 euros, caso contrário é um processo célere! Smiley winking
    • Responder
  • Andreia
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ufa! Obrigada Eliana! Já estava a panicar um bocadinho Smiley smile nós chegamos dia 1 e vamos logo direitos ao registo (depois de um belo pequeno almoço numa padaria, que eu já morro por um pão como deve ser!). Depois só temos mais um dia, porque se mete a Páscoa é o noivo já não tem mais dias de férias para poder ir de novo. Sim, porque isto aqui na Holanda é muito bonito mas não há licença de casamento. É um dia, se for durante a semana, e já goza. Por isso o noivo este ano, com o casamento, já não tem dias nem para o Natal Smiley sad
    • Responder
  • Eliana
    Eliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não Andreia! Basta ir uma vez desde que leves toda a documentação necessária! Smiley smile
    Bjinhosssss
    • Responder
  • Andreia
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Liliana! Agora tive um pequeno ataque cardíaco! É preciso ir duas vezes ao registo? É que nós só lá vamos estar os dois juntos dia 1 e 2 de abril. Depois já não vamos mais a Portugal antes do casamento Smiley sad
    • Responder
  • L
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Tânia, não te quero assustar mas eu se fosse tu iria falar mais cedo com o padre, após ter o papel do civil, a não ser que já tenhas esta documentação toda pedida, pois há coisas que ainda demoram algum tempo. Pelo menos é o feedback que tenho de cá é que demora algum tempo, a não ser que nas vossas paróquias seja mais rápido.

• Responder
  • D
    Noiva Ativa Agosto 2016 Moita
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela partilha de informação é muito útil :-)
    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Julho 2016 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Bem, tanta coisinha que tem de ser tratada Smiley atonished No meio disso tudo uma pessoa não pode mesmo desanimar pelo trabalho que dá reunir as papeladas!!

Obrigada pela partilha Liliana!!!

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração