Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Rita
Super Noiva Setembro 2021 Setúbal (Concelho)

Doação Igreja

Rita, a 9 de Abril de 2021 às 11:30

Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 48

Olá olá, ontem, pela primeira vez, tivemos reunião com o padre que nos vai casar e na paróquia que elegemos. Numa primeira impressão não nos pareceu um padre sisudo nem daqueles que brinca e que deixa o ambiente mais descontraído...está ali no meio termo. Não abordou nada em relação à cerimónia em...

Olá olá,


ontem, pela primeira vez, tivemos reunião com o padre que nos vai casar e na paróquia que elegemos.

Numa primeira impressão não nos pareceu um padre sisudo nem daqueles que brinca e que deixa o ambiente mais descontraído...está ali no meio termo.


Não abordou nada em relação à cerimónia em si, leituras etc etc (algo que achávamos que iria acontecer).

Falámos do curso, combinámos que o faremos online já que não vivemos na paróquia onde vamos casar e até aqui tudo muito bem.


Quase no final, a senhora que "secretaria" o padre relembrou-o de um assunto e passo a citar "uma doação, para obras da igreja e ajudas etc etc, de 150€" (??!?!?!??!?? Smiley surprise Smiley angry Smiley cry )....caiu-nos tudo!!!! Apanharam-nos completamente desprevenidos.

Já pagámos o processo do casamento católico na paróquia onde residimos. Nunca imaginámos que nos pedissem uma doação (sabíamos que é habitual dar-se um envelope ao padre, no dia do casamento e mesmo assim fica ao critério dos noivos) e muito menos com valor estipulado (módica quantia de 150€€€€).


No meio de tantas contas e orçamentos, honestamente não orçamentámos esta despesa e deste valor...digamos...significativo.


Em casa quando me caiu a ficha, disse logo ao meu noivo que não temos condição para tal, ele está desempregado, partilhámos isso com o padre porque o mesmo puxou o assunto do que fazemos profissionalmente, temos andado a fazer contas desde o início e temos sido rígidos connosco próprios para cumprirmos o orçamento e, assim do nada, surgem + 150€...


O noivo está receoso que, pelo facto de não pagarmos, nos dificultem as coisas, atrasem o processo, não facilitem, não nos certifiquem no cursos, etc etc... opa quero crer que as pessoas não sejam más e cruéis a esse ponto (?)


Foi um barril de água gelada.

Quem mais teve este tipo de experiência?


Beijinhos

48 respostas

  • Rita
    Super Noiva Setembro 2021 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, até porque não estamos a falar de 10€ Smiley cry Smiley cry

    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2021 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Laura Smiley smile

    Sabes que o que me chocou também foi nós termos falado do desemprego do noivo, porque o padre perguntou e, no final, sair-lhes isso...não é coerente e chega a ser desumano. Não é por irmos casar que tem que existir a ideia que temos dinheiro até mais não.

    Já bastam todas incertezas do desemprego, pandemia, concretização do casamento que os noivos têm que passar e ainda brincam assim.

    Beijinhos e obrigada

    • Responder
  • Marta
    Noiva VIP Maio 2021 Lisboa (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim.. eu pensava q geralmente se doava no fim do casamento e à escolha dos noivos!! E mais valia terem vos dito logo que já estavam mais preparados!
    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2021 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Alô Marta,

    mas é normal pedirem no início do processo??...nem sabemos se nos dificultam a vida, se o curso corre bem, se eles se atrasam nos processos etc e dizem que enviam o NIB?

    A doação não era suporto ser após o casamento, entregue em envelope ao padre?

    Estou chocada ainda...tenho um feeling que quando me cair ainda mais a ideia, passarei da tristeza à zanga, pois começo a achar absurdo. 150€ custa a ganhar!! Chateia-me mais ainda a troca de emails e nunca terem falado disto. Gosto de coisas francas e desde o início.

    Beijinhos e obrigada.

    • Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rita! Lamento muito esta situação 😌

    Doação pressupõe uma pessoa dar aquilo que pode e acha por bem, não o que definem por nós! Eu, se estivesse no teu caso, via o valor que para vocês seria possível doar à igreja e apenas doaria esse valor. Se foram questionados, o que acho completamente ridículo que o sejam, expliquem exatamente essa vossa situação. Tal como disseste, acho que as pessoas não serão cruéis ao ponto de vos dificultar o processo (pelo menos é o que quero crer). Beijo grande muita força 😘

    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2021 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Joana,

    mas o valor do processo católico tem que estar estipulado em documentos e procedimentos de cada paróquia, não poder ser de boca, senão é o salve-se quem puder.

    Na Paróquia onde residimos e onde iniciámos o processo, enviaram-nos os documentos onde vem lá descrito o valor que cobram, passam factura inclusive.

    Agora isto que nos aconteceu e esse discurso convosco, desculpa mas acho absurdo, é gozarem com as pessoas e com o dinheiro das pessoas. Não é porque vamos casar de temos que ter dinheiro a dar com um pau. Estas coisas revoltam-me muito.

    • Responder
  • Marta
    Noiva VIP Maio 2021 Lisboa (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita!! Nós vamos ter reunião com o padre na próxima quarta-feira.. já estou à espera que peçam algo, mas espero bem que não chegue a esse valor!
    Força e beijinho 😘
    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2021 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada pelo apoio, já é bom Smiley heart

    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2021 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Lúcia,

    pois, nós também pagamos 155€ na paróquia onde residimos porque (quer na paróquia de residência como na que vamos casar) informaram que quem começa o processo é a de residência e são eles quem tratam da papelada etc etc e depois enviam o processo para a paróquia que celebrar o matrimónio. E, como tal, foi a essa que pagámos o valor que os próprios informaram. Este valor não era de todo esperado...no fundo estaremos a pagar nas duas igrejas o mesmo valor Smiley surprise

    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Lamento, gostava de poder dar-te uma solução. 😔 muita força
    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2021 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Carla,

    Exacto, doação não pressupõe o que ouvimos ontem. Desde janeiro que falo e troco emails com a Sra. que secretaria o padre e nunca nos falou disto. Ontem, depois de convites feitos, data e igreja confirmada etc etc, dizem-nos isto.

    Também tinha noção do "ficar bem doar" mas nunca pensei que fosse assim, nestes termos, nestes valores e muito menos nesta fase. Esperava a questão da doação após a cerimónia e não agora e por transferência.

    Não sabemos o que fazer Smiley sad

    Beijinhos e obrigada.

    • Responder
  • Lúcia
    Super Noiva Maio 2021 Vila Nova de Gaia
    Lúcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós pagamos 100 euros no início para darem seguimento ao processo de casamento, ou seja, obter a papelada que precisam da noiva e do noivo e falar com a sede. Este valor será para esses custos. E que no final nos devolviam o dinheiro que restasse e apresentavam as devidas.
    Apenas nós tínhamos que tratar da abertura do processo no registo.
    • Responder
  • Joana
    Super Noiva Maio 2022 Vila Nova de Famalicão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Também vamos casar na igreja e aqui onde vivo (não sei se é habitual ou não noutros sítios) a igreja todos os anos manda para as casas um envelope com outro envelope dentro onde podemos colocar dinheiro e fazer oferta. À frente do envelope até tem um espaço para colocar o nome do chefe de família para que o padre saiba quem doou e quanto. Eu só caso em 2022, mas eu e o noivo já fomos falar com o padre e ele falou logo nisso. Se tivéssemos "as contas em dia" não pagavamos nada, caso contrário, teríamos que pagar. Acontece que após os meus pais casar a minha família nunca mais doou nada 😅 este ano os meus pais e os meus avós já fizeram uma doação agora na Páscoa a ver se em 2022 já abate o valor... Mas o padre ainda não nos disse qual era o valor exato...
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Infelizmente nem todos sabem o significado de "doação", pois num discurso assim, estão a obrigar as pessoas. Eu já tinha a noção desse extra por ler aqui na comunidade, e realmente dá a ideia que não há valor fixo, nem obrigatoriedade, mas que "fica bem" doar à igreja. No entanto a abordagem foi fria perante vós. Eu ainda não tratei da parte religiosa, mas quando for, vou perguntar diretamente. Lamento terem sido apanhados desprevenidos e lamento ainda mais a forma como foi "pedida". Beijinhos
    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2021 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cátia,

    nós preparámo-nos para valor díspares, conforme as paróquias mas em relação ao processo católico propriamente dito.

    Para esse processo e certificado etc etc já pagámos 155€ e ainda iremos pagar com certeza na conservatória... também nos preparámos para um ênfase no pagamento da doação no dia do casamento, não fôssemos nós pensar em não contribuir...

    Honestamente não nos preparámos para uma doação com valor estipulado, valor esse de 150€ e que nos iriam enviar o NIB para procedermos generosamente....

    Não sabemos o que fazer Smiley ups

    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita entendo perfeitamente a tua frustração, eu desde o inicio me preparei para isso, mas quando falam nesses termos uma pessoa fica whatttt.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração