Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Rita
Super Noiva Setembro 2021 Setúbal (Concelho)

Doação Igreja

Rita, a 9 de Abril de 2021 às 11:30 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 48

Olá olá,


ontem, pela primeira vez, tivemos reunião com o padre que nos vai casar e na paróquia que elegemos.

Numa primeira impressão não nos pareceu um padre sisudo nem daqueles que brinca e que deixa o ambiente mais descontraído...está ali no meio termo.


Não abordou nada em relação à cerimónia em si, leituras etc etc (algo que achávamos que iria acontecer).

Falámos do curso, combinámos que o faremos online já que não vivemos na paróquia onde vamos casar e até aqui tudo muito bem.


Quase no final, a senhora que "secretaria" o padre relembrou-o de um assunto e passo a citar "uma doação, para obras da igreja e ajudas etc etc, de 150€" (??!?!?!??!?? Smiley surprise Smiley angry Smiley cry )....caiu-nos tudo!!!! Apanharam-nos completamente desprevenidos.

Já pagámos o processo do casamento católico na paróquia onde residimos. Nunca imaginámos que nos pedissem uma doação (sabíamos que é habitual dar-se um envelope ao padre, no dia do casamento e mesmo assim fica ao critério dos noivos) e muito menos com valor estipulado (módica quantia de 150€€€€).


No meio de tantas contas e orçamentos, honestamente não orçamentámos esta despesa e deste valor...digamos...significativo.


Em casa quando me caiu a ficha, disse logo ao meu noivo que não temos condição para tal, ele está desempregado, partilhámos isso com o padre porque o mesmo puxou o assunto do que fazemos profissionalmente, temos andado a fazer contas desde o início e temos sido rígidos connosco próprios para cumprirmos o orçamento e, assim do nada, surgem + 150€...


O noivo está receoso que, pelo facto de não pagarmos, nos dificultem as coisas, atrasem o processo, não facilitem, não nos certifiquem no cursos, etc etc... opa quero crer que as pessoas não sejam más e cruéis a esse ponto (?)


Foi um barril de água gelada.

Quem mais teve este tipo de experiência?


Beijinhos

48 respostas

Última atividade por Rita, a 12 de Abril de 2021 às 12:38
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2021 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois, nós se efectuarmos a doação também será no final. Não nos faz sentido ser agora, por todas as razões.

    Vamos ver quando enviam o email e o decorrer das coisas mas mesmo que pedissem agora agora, também não o conseguiríamos fazer. Já temos o orçamento estipulado mensalmente para coisas e por isso, agora também não seria possível.

    Aguardemos.

    Beijinho grande

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sinceramente acho que a minha posição no vosso caso era simplesmente "arquivar" o e-mail e ir acompanhando o desenvolver de toda o processo até que vos falem novamente do assunto 😘

    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2021 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, o discurso foi "vamos enviar por email o NIB".

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu considero-me bastante assertiva e compreensiva, mas este é um dos assuntos que me ultrapassa! Inclusive creio que na altura tinha aberto um debate aqui na comunidade a reflectir exatamente o desabafo e ao mesmo tempo perplexidade com que abriste este!

    No entanto, a nós essa "doação" esperada é realizada no dia, após a cerimónia, portanto, não iremos ter os problemas que referes ao recusarmos! No vosso caso, exigiram o pagamento agora?

    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2021 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Querida Telminha,

    compreendo-te muito muito bem.

    Nós pagámos 155€ pelo processo católico mais as certidões de nascimentos que nos exigiram. Nós também sabemos do habitual de fazer a doação no dia do casamento e ate isso está reflectido aqui no espaço "orçamento". Não sabemos ainda se daríamos ou não nem quanto daríamos acho que também tudo dependeria do percurso que fizéssemos na igreja onde casaremos, dependeria da flexibilidade, de como estaria a igreja no dia do casamento...enfim, de como corressem as coisas. Sabemos que a igreja tem os seus próprios fundos...tal como sabemos a gestão que cada casal tem que fazer no seu casamento e nós sabemos muito muito bem da nossa gestão para o nosso.

    Sentimo-nos ultrajados (é esse mesmo o termo) com a frase "doação de 150€"...nem ma doação pressupõe valor nem o valor é daqueles que se saca da carteira com a facilidade como se diz a frase.

    Custou-nos ainda mais depois de nos terem perguntado a actividade profissional e termos sido sinceros com o desemprego do noivo devido ao covid...aquilo foi chapa 5...

    Efectivamente não temos culpa do valor que pagámos na paróquia de residência para o processo católico não ser dividido com a paróquia que nos vai casar. Mas, desta forma, estão-nos a cobrar praticamente o mesmo valor em ambos os lados, um pelo processo o outro pela "doação"...

    Temos receio que a nossa recusa vá reflectir em atrasos e inflexibilidades para connosco...mas também nos custa ceder a algo que discordamos até da maneira como foi feito (em meses de emais e telefonemas, nunca o mencionaram...).

    Obrigada Smiley kiss Smiley kiss

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rita 😍

    Por aqui "pediram-nos" 80€ e eu já achei um ultraje, o que fará se pedissem 150€! Posso ser-te sincera e dizer que não tenciono dar 1€ de doação sequer! Acho de muito mau tom "exigirem" uma doação quando previamente pagamos pelos serviços (inclusive acrescidos dos montantes pagos por certidões que sendo o noivo doutra paróquia nos pediram).

    Anualmente já pagamos uma "doação" por isso, para mim e para a minha consciência, isso basta! 😘

    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ritinha espero que corra tudo pelo melhor, desejo-te uns excelentes preparativos! Um beijinho grande 😍😘
    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2021 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Martinha,


    Sim, concordo que seja um bocado abusivo e acho mal as paróquias terem valores tão díspares...
    Vamos tentar resolver da melhor forma.
    Beijocas
    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2021 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Alexandra.


    Sim, gostaríamos que tivessem dito logo como funciona e assim não levaríamos com o baque, afinal não estão a falar de 10€ que mais facilmente se consegue desembolsar.
    Concordo plenamente em relação à questão da doação... Enfim. Vamos tentar falar com o padre. Beijos e obrigada😘😘
    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2021 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Ritinha,


    Obrigada pelo carinho. Vamos falar com ele quando a oportunidade surgir e vamos ser honestos.
    Sim, efectivamente não é chapa 5 gastar-se muito no casamento e cada um faz o seu orçamento e gestão.
    Obrigada😘😘
    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2021 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, é o que vamos fazer com certeza.


    Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Como nenhum valor está estipulado em nenhum documento oficial da igreja, tens espaço para te dirigires ao padre que vos vai casar e dizer que não podes dar aquele montante. Tudo num casamento é negociável - tens de baixar as espectativas do padre antes. Bjs e força
    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2021 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom dia Milhinha,


    Se calhar não me fiz entender. Acho bem a doação inclusive por aquilo que dizes mas tal como o nome indica, doação não tem valor estipulado, cada um dá o que quer e o que pode e, acho bem que seja dado após a cerimónia também como acto de agradecimento. Não acho correcto pedirem a esta altura do campeonato e terem valor fixo, como se se tivesse a pagar serviço. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claro Rita, mas quem executa o trabalho e quem tem de limpar a igreja é da igreja onde te casas. Acho perfeitamente normal que to peçam. Não acho correcto que te peçam um valor assim como não acho correcto gastam milhares de euros num casamento e não dar uma doação a quem realiza a parte mais importante do dia. Mas cada cabeça sua sentença. Deves voltar a falar com o padre e explicar que não podes dar doação nesta fase da tua vida. Que te comprometes a ir à missa e a ajudar a igreja no que podes. E dás uma lembrança comestível no dia ao padre. Só uma sugestão voluntária em espírito cristão da minha parte 😉 Bjs
    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2021 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Milhinha,


    Não é quase simbólico quando já pagámos o valor do processo católico, tal como os trâmites que indicas. Este valor que nos pediram não é para nada do processo é apenas uma doação. O processo já o pagámos na paróquia de residência. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita, nada está estipulado como obrigatório. É de bom tom dar algo e confesso de 150€ Ao lado dos milhares que se gastam nos casamentos é quase simbólico. O mau é que não estavam a contar, mas no orçamento aqui da App está contemplado. Vocês dão o que podem. Podem ver os valores do processo de casamento na 4a página do debate Trâmites para Cerimónia Religiosa https://comunidade.casamentos.pt/forum/tramites-para-cerimonia-religiosa--t203865 Bjs
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ritinha! Honestamente, acho que essa doação pode ser contornável, se forem honestos e dizerem que essa despesa sem contar irá afectar bastante a vossa vida. E se o padre já está a par das vossas dificuldades, acho que ainda mais compreensivo pode ser. É um bocadinho apelar à compaixão deles, mas apela com confiança que vais conseguir! 💪 E se alguém argumentar com a despesa milionária que os noivos têm com casamentos, o vosso caso não tem de ser igual aos outros; e não é justo que assumam que vão gastar uma fortuna na festa e não querem ajudar a Igreja. O vosso caso merece a atenção deles... Querida, bem argumentado vocês conseguem contornar esse problema 🥰 Sempre que precisares do nosso apoio, estaremos aqui! 😘😘😘😘
    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2021 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Agora já fizemos os convites, estão impressos e já começámos a entregar 🥺🥺🥺
    Também na nossa paróquia residência já dissemos a Igreja para o processo seguir 😔
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    E nao querem escolher outra igreja? ^^

    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2021 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A nós pediram-nos ontem nesta primeira conversa com o padre, com valor estipulado e iam enviar o nib por email...
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Mas a doação é no dia ne? das o que podes.. no dia ja ta hahahahah é o que vou fazer xD

    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2021 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Opa sim! Nós já sabíamos que os valores variavam de paróquia para paróquia mas o discurso como o de ontem foi terrível. Sentimo-nos entre a espada e a parede.


    O processo com a documentação etc tratámos e pediram 155€. Agora com mais esta "doação" sentimo-nos a pagar duas vezes o mesmo processo.
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Na minha paroquia pediram me 80 euros para tratar da documentação e pediram uma doação no dia. nao falaram em valores. por mim 80 euros ja e mais que doação xD

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita! Antes de mais, lamento imenso a situação. Acho se fossem francos desde o início, era algo com o qual já contariam. O local onde vamos casar não é propriamente barato mas na primeira reunião com o padre, ele deu-nos logo um documento com os valores aplicáveis sendo que informou também que o valor pedido na paróquia de residência, podia variar. E nós ficamos desde logo a contar com isso. Agora, não podemos falar de donativo e estipular o valor. Se é um donativo, deveria ser à consideração de cada um o valor de acordo com as possibilidades. Caso contrário, trata-se do pagamento por uma prestação de serviços ou do espaço e aí devem clarificar desde o início. Tenta apelar ao bom senso. Espero que resolvam pelo melhor! Muita força! 😘
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita, o padre da nossa paróquia também nos exigiu 150€. E tratamos do processo civil que foram mais 120€ e ele tratou da papelada para o Católico mas eu ainda vou ter que ir ao Paço Episcopal levar a papelada e deixar lá mais dinheiro, acho que abusam muito das pessoas. Mas quem precisa tem de se sujeitar, para já nós os dois podemos pagar mas tu estas numa situação muito complicada. Espero que tudo se resolva pelo melhor 🙏
    • Responder
  • Joana
    Super Noiva Maio 2022 Vila Nova de Famalicão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois la esta, nós ainda não tratamos de nada porque na nossa igreja só começam a fazer "reservas" de datas a partir de Setembro do ano anterior, por isso só em Setembro deste ano é que vamos poder oficialmente marcar a data na igreja e falar melhor com o padre sobre esses assuntos, nomeadamente o dinheiro... Mas por cá penso que seja comum o padre pedir esse tal valor 🙄 os meus pais na altura disseram-me logo isso, por isso é que este ano já começaram a doar outra vez. Mas sim, concordo que é mau...
    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2021 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, também não quero ceder, acho que ficarei revoltada ao longo do processo se ceder. Também poderei ficar receosa ao longo do processo Smiley amazing ...enfim, vou arrefecer a cabeça e ponderar.

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois também entendo o receio dele. Não sei o que te dizer Rita mas eu diria para não cederem a esse tipo de bullying e nao terem medo de dizer que irão fazer uma doação sim, mas que vos estarem a pedir 150€ por transferência bancária é bullying mesmo? Pode ser que eles se calem
    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2021 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sem dúvida!!

    Eu sou católica mas não tenho um percurso cristão, não fui criada assim. No entanto tenho a minha fé e crenças.

    Agora também confesso que há coisas na igreja que discordo, que acho absurdo.

    Casarei na igreja pelo noivo porque eu não faria questão mas, como também não me faz qualquer confusão e por ele, casaremos na igreja e pela igreja. Agora estas coisas revoltam-me.

    • Responder
  • Rita
    Super Noiva Setembro 2021 Setúbal (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Querida Zélia,

    foi isso mesmo que senti, uma falta de respeito, de consideração...

    Juntando a questão de "vamos enviar o NIB"...soa-me a algo tão frio, tão pouco cristão Smiley sad

    Os 155€ que pagámos à nossa paróquia de residência para o processo católico, também nos custou mas foram francos desde o início, sabíamos que era esse o valor e pagámos.

    Agora estes 150€ soam-me tão mal, não só pelo valor em si, mas porque nunca o mencionaram, porque quando o dizem falam em doação, porque é para transferir, porque...uma variedade de "porques" que me surgem...

    Eu até pensei em ser franca e dizer que não contávamos, não estávamos a orçamentar esse custo extra e que verbalizámos no dia de ontem o desemprego do noivo, que já fizemos um pagamento para todo o processo católico e que doaremos sim mas numa altura em que o possamos fazer e como um "término" de um percurso percorrido, representando também um agradecimento pelo acompanhamento feito..mas percebo os receios do noivo....

    • Responder
  • Lúcia
    Super Noiva Maio 2021 Vila Nova de Gaia
    Lúcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois, isso realmente não tem nexo nenhum... eu sou católica mas existem certas burocracias, exigências e atitudes de padres/igreja que não entendo e não concordo... são estas coisas que fazem cada vez mais afastarem as pessoas da igreja Smiley sad
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai Rita!
    Imagino o vosso desespero!!
    Até agora temos tido sorte com isso. Nos pedimos os papéis nas nossas paróquias, tive que pagar 20€ mas a paróquia que me tratou do assunto não pediu nada.Agora na paróquia onde vou casar a capela é privada, já vamos ter que pagar 230€ mais 100€ para decoração e limpeza mais a doação (que diz que são os padrinhos a dar, mas eu obviamente não vou pedir nada aos meus padrinhos). Agora esses 230€ que vou pagar são uma taxa, daí terem valor. Se te pedem especificamente 150€ então eles que não sejam hipocritas, é uma taxa 😂Olha Rita, eu nao transferiria nada por NIB, e daria envelope no dia do casamento com o montante que vocês entendem e não com o que eles querem. Que falta de respeito
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração