Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Sabrina
Noiva Ativa Agosto 2022 Celorico de Basto

Direito a férias

Sabrina, a 18 de Fevereiro de 2020 às 12:18 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 11
Bom dia noivas. Comecei a trabalhar este ano a 15 janeiro com contrato de 9 meses. Vou me casar em agosto, tenho direito aos 15 dias de ferias mais 20 dias de ferias após o meio ano de contrato certo?

11 respostas

Última atividade por Carla, a 19 de Fevereiro de 2020 às 10:04
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Sabrina 😘

Vejo que já te conseguiram ajudar 😉

É importante que fales com a tua entidade patronal, até para perceberes se são mais flexíveis com esta questão.

Beijinho

• Responder
  • Sofia
    Noiva Master Agosto 2021 Coimbra (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá olá!
    Tens sempre direito a 2 dias de férias por cada mês de trabalho. Independentemente do contrato que tenhas tens direito à chamada “licença de casamento” que são 15 dias corridos após o casamento. Atenção que o dia do casamento já conta como dia de licença.
    • Responder
  • Monica
    Noiva VIP Agosto 2021 Lousada
    Monica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá novinha, logo k faças meio ano de trabalho efetivo automaticamente tens direito a 11dias de férias, independentemente do contrato k tenhas, se não estou em erro,espero ter ajudado, beijinhos.
    • Responder
  • Jorge
    Noivo VIP Agosto 2021 Seixal
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa Tarde Sabrina,
    Em Agosto, tens direito a 11 dias de férias. . . Ou seja, 2 dias por cada mês trabalhado. Depois só tens mais 11 dias quando tiveres um ano de contrato.
    Mas cada empresa funciona de formas diferentes. . . Umas são flexíveis, outras só deixam gozar férias nas alturas em que elas tem de ser gozadas. É uma questão de falares com os Recursos Humanos ou entidade patronal. Não te esqueças que tens direito á licença de casamento, que são 15 dias. Bons Preparativos 😊
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá!

Nada como falares com os RH da tua empresa.

Mas não são 20 dias. O que está na lei é que são 2d de férias por cada mês trabalhado - em 12 meses, 22 dias de férias. Há um mês que não entra, porque não se trabalha todos os meses, há um que é férias, ainda que não se goze por norma consecutivamente.

Também não há nada que obrigue a gozar as férias coladas à licença, são coisas independentes.

Até porque se casas em agosto, haverá certamente colegas a estarem de férias em julho/agosto e uma ausência prolongada de um colaborador, terá certamente um grande impacto.

Portanto, nada como falares com a tua empresa! Smiley smile

• Responder
  • Sabrina
    Noiva Ativa Agosto 2022 Celorico de Basto
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada a todas! 😍
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Sabrina 😍

Antes demais, permite-me uma correção: os 15 dias de "licença de casamento" não são férias mas sim faltas justificadas. E, estes 15 dias são consecutivos (onde tem de ser obrigatoriamente incluído o dia de casamento, seja dia útil ou não útil), o que na maior parte das vezes apenas se traduz em 10 dias úteis.

Tens direito efetivamente a esta "licença", independentemente do tempo que trabalhas na empresa, apenas tens de avisar com 5 dias de antecedência (embora, seja do bom senso avisar com a mais algum tempo) como terias de avisar para qualquer outro tipo de falta.

Quanto às férias propriamente ditas, tens direito a 2 dias por cada mês de trabalho, possíveis de gozar após seis meses. No entanto, o gozo convém ser acordado com a entidade patronal.

Tal como a Vanessa disse, sugiro que espreites o meu debate Tudo o que precisas de saber sobre ... a Licença de Casamento para ficares mais esclarecida 😘

• Responder
  • Ana S
    Noivo Experiente Agosto 2021 Penacova
    Ana S ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A licença de casamento é independente das férias. são 15 dias consecutivos a contar com o dia de casamento que são faltas justificadas, As férias são mais 20 dias uteis

• Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Podes falar com a entidade patronal ou tirar dúvidas no act
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não sou muito boa com leis mas o que diz é :

Artigo 239.ºCasos especiais de duração do período de férias
    1 - No ano da admissão, o trabalhador tem direito a dois dias úteis de férias por cada mês de duração do contrato, até 20 dias, cujo gozo pode ter lugar após seis meses completos de execução do contrato.
    No meu entender: Se entraste em 15 de Janeiro acho que a partir de 15 Julho podes gozar de 12 dias (2 por cada mês) e tens 15 dias de licença que podes usar em kk altura desde que inclua a data do casamento
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Sabrina

Quando a licença de casamento aconselho te a veres o debate da Telma aqui -->> Tudo o que precisas de saber sobre ... a Licença de Casamento 📝👰🤵

e sobre o direito a ferias podes sempre te informar com a entidade patronal que são os mais indicados para perceber que podes ou não contar e quantos dias podes gozar Smiley smile sendo que num ano trabalhado são 22 dias úteis pelo que sei Smiley xd

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração