Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Daniela
Noiva Curiosa Junho 2025 Castelo Branco (Concelho)

Dilemas sobre o dress code nos convites

Daniela, a 30 de Setembro de 2024 às 11:30 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 33

Alô noiv@s Smiley love Faltam 256 dias para o nosso casamento mas como queremos tentar fazer algumas coisas por nós próprios gostávamos de começar a adiantar certas coisas, como por exemplo os convites e toda a parte de "papelaria" que é necessária, para ficar tudo no mesmo estilo e harmonioso.

Mas tenho-me debatido com uma questão, pois por um lado queria colocar no convite a "proibir" que as senhoras usem branco e azul no nosso casamento, mas por outro não sei se ficará muito bonito essa informação ou como a escrever de forma a não "ofender" ninguém!

Explicação: As minhas damas de honor e madrinha de casamento vão de azul que é a nossa cor preferida, assim como será a cor central do casamento.

E o BRANCO porque, nos 3 casamentos em que fui este ano, houve sempre mais do que uma pessoa vestida de branco e não estou a falar da noiva! Na minha opinião o branco deve ser exclusivo da noiva nesse dia, de forma a destacarmo-nos, e acho mesmo falta de respeito e de noção quem vai para os casamentos de branco Smiley ups

O que acham?

- Vestuário branco sem ser a noiva num casamento? Sim ou não?

- Coloco nos convites a "proibição" de cores?

- Como fizeram nos vossos?

Obrigada pela ajuda Smiley heart

33 respostas

Última atividade por Nia, a 1 de Outubro de 2024 às 17:13
  • Nia
    Noiva Constante Junho 2025 Santa Maria da Feira
    Nia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Assim que terminar o design mostro sim senhor beijinhos😘
    • Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ohhh agradecia! Smiley kiss obrigada pela partilha Smiley heart

• Responder
  • Sandrine
    Noiva Constante Maio 2025 Porto (Concelho)
    Sandrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Quando o meu site estiver pronto, depois posso te mandar o link para poderes ver e tirar inspiração se quizeres ! Smiley kiss

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Sandrine, pois eu estava a ver o da app mas sinto que não tem tudo o que queremos e mesmo em termos da confirmação dos convidados não acho muita piada ao sistema que dispõem.

Vou pesquisar esse e ver. Smiley love

• Responder
  • Sandrine
    Sandrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Com muito prazer Daniela! Smiley heart

Estou a utilizar o site da Squarespace para criar o nosso site de casamento. A plataforma oferece vários modelos já bem elaborados, que podes personalizar ao teu gosto. Acho que tem mais flexibilidade do que a aplicação casamentos.pt. No início, pode parecer um pouco complicado, pois há muitas opções para explorar, mas depois de te habituares, torna-se bastante intuitivo.

A Squarespace oferece um teste gratuito e, para publicar o site, é necessário aderir a um plano mensal. No nosso caso, estamos a planear colocá-lo online depois de enviar os convites, com um pequeno QR code para que os convidados possam aceder diretamente ao site.

Quanto aos preços, o plano básico ronda os 15 CHF (estou na Suíça, é possível que os preços sejam diferentes em Portugal).

Espero ter ajudado, beijinhos Smiley kiss

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Sandrine, obrigada pela tua resposta Smiley heart as minhas damas de honor e madrinha também têm autorização para isso e com vontade de o fazer Smiley xd

Gostei de como referiste o dress code, direto e de forma simples!

Já agora, usaste o site que está na app de casamentos.pt ou outro?

Obrigada! beijinhos Smiley heart

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Nia, obrigada pela tua resposta! Smiley heart podes mostrar, se quiseres claro, como ficaram os teus convites?

Obrigada Smiley love

• Responder
  • Nia
    Noiva Constante Junho 2025 Santa Maria da Feira
    Nia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Daniela,

Eu tenho projeto deixar claro no convite as cores a não usar e irei fazer valer da nossa veia de humor para não ferir susceptibilidades😉

• Responder
  • Sandrine
    Sandrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Daniela!

As minhas damas de honor têm como objetivo de entornar “acidentalmente” um copo de vinho tinto na roupa da pessoa que se atreve a vir vestida de branco ao meu casamento. Smiley catface

Para informar os nossos convidados do dress code, colocámos uma pequena nota no site do nosso casamento : "Gostaríamos de ver a nossa família e amigos a vestirem-se elegantemente connosco ! Estamos a pedir um código de vestimenta formal. Usa a cor que preferires, mas, por favor, evita o branco ou o marfim !"

Espero ter ajudado! Bjs Smiley heart

• Responder
  • Carolina Elias
    Noiva Constante Agosto 2025 Peniche
    Carolina Elias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois, realmente é um bocadinho falta de noção 🤦🏻‍♀️😬
    • Responder
  • Magda Calisto
    Super Noiva Maio 2025 Tavira
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nem têm que ficar melindrados/melindradas...
    • Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Magda, obrigada pela tua resposta ❤️
    Olha perfeito 🤩 simples, direto e lá está acho que ninguém fica melindrado ☺️
    • Responder
  • Magda Calisto
    Super Noiva Maio 2025 Tavira
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Daniela!
    Para não ferirem susceptibilidades, podem sempre fazer como eu fiz:

"Dress Code: Semi-formalNota: As cores branco e azul estão Reservadas para a noiva, noivo e damas e cavalheiros de honra"
    • Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Patrícia obrigada pela tua resposta ❤️ pois eu também achava que era de senso comum até este ano ter presenciado pessoas de branco em todos os casamentos que fui 🤦🏽‍♀️😅 por isso este meu dilema 🫣
    Acho que vou dizer às pessoas quando entregar o convite e colocar também no site caso o crie! 🥰
    • Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Raquel pela tua resposta e sugestão ❤️
    Assim é bem suave e acho que ninguém vai ficar melindrado 😋
    • Responder
  • Patricia
    Super Noivo Outubro 2024 Montijo
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Daniela!
    Eu não coloquei nada nos convites nem informei nada acerca do dress code, achei que a parte do branco ser para a noiva é senso comum (assim eu espero!)... tirando o branco não me importo que levem qualquer cor.
    Eu informava quando fosse entregar o convite porque a verdade é que há pessoas que simplesmente não lêm o que está lá escrito ou lêm no dia anterior para ver onde é a cerimónia.😅
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Constante Agosto 2025 Alenquer
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Daniela,

Eu vou pôr o dress code no site de uma forma mais simpatica, sem “proibir” nada. Por exemplo, no teu caso escrevia “Não te esqueças, branco é a cor da noiva e azul a cor das madrinhas!”
    • Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Também já foi posto em cima da mesa essa questão e eu dei autorização às minhas cunhadas e às minhas melhores amigas para fazerem isso caso haja alguém de branco ou parecido Smiley xd Smiley laugh

• Responder
  • Beatriz
    Noiva VIP Setembro 2025 Mafra
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pode-se sempre entornar sem querer um copo de vinho tinto 🤣
    • Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu este ano foi por demais 😂 uma das convidadas de branco o vestido era comprido e ouvi muita gente a comentar que era possível de se confundir com uma noiva de estilo mais boho 🫣
    • Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu por acaso isso nunca ouvi mas as pessoas mais próximas de mim também concordam que não se deve ir de branco, já me perguntaram sobre o preto e o vermelho mas a mim não me choca essas cores..
    ah tal e qual, o casamento é nosso e nós é que sabemos o que queremos e eu de facto não quero mesmo ninguém vestido de branco sem ser eu e quanto muito os pequenos até aos 14/15 anos 😅🫣
    Só penso que depois vou tirar as fotos e não se sabe qual é a noiva 🙄😂
    • Responder
  • Carolina Elias
    Carolina Elias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também acho. E por acaso acho que nunca fui a nenhum casamento que alguém fosse de branco. Acho que as pessoas deviam ter noção que é regra básica 🤣
    • Responder
  • Beatriz
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu já ouvi pessoas dizerem que “isso de não se poder usar branco é mania das noivas e é uma tradição de velhas”. A minha resposta é sempre que no meu casamento é como eu quero, nos outros casa noiva sabe.
    • Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pode ser “paranóia” minha mas acho mesmo falta de noção a quem vai de branco nesse dia.. 😂 e este ano vi imensaaaa gente de branco em casamentos que não eram os noivos 🤔🤦🏽‍♀️
    • Responder
  • Carolina Elias
    Carolina Elias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, se fizeres fazes bem sim. É sempre bom frisar novamente 😁
    • Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Carolina, obrigada pela tua resposta! Smiley kiss Também tinha pensado nisso, mas tenho algum receio que se "esqueçam" disso...

Acho que vou dizer pessoalmente mas se fizer site ou formulário também lá colocar só para “ressalvar” 🥰

• Responder
  • Carolina Elias
    Carolina Elias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá 😁
    Eu não vou colocar nada nos convites mas já tive imensas pessoas a perguntar que cores queríamos que levassem e eu sempre disse que podiam levar qualquer cor, menos branco. Acho que se disseres pessoalmente que as pessoas têm isso em conta 😘
    • Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah boa, nem me lembrei desses “famosos” formulários do Google e que tanto usei na faculdade 🫣
    Obrigada pela sugestão 🥰
    • Responder
  • Beatriz
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nós vamos fazer um formulário do Google e adicionar ao convite através de código QR 🥰
    • Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Beatriz, obrigada pela tua resposta. Smiley kiss Ainda não decidimos porque o site que aqui nos sugerem parece que não tem tudo aquilo que queríamos, tens alguma sugestão de site ou de onde fazer os formulários, ou vais fazer pelo que aqui nos sugerem? Smiley shame

Mas é uma ótima ideia sim Smiley love obrigada pela sugestão!

• Responder
  • Beatriz
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Daniela! Vão ter algum site ou formulário para confirmações? Eu vou incluir no formulário a dizer que não há dress code obrigatório, mas que pedimos que deixem o branco exclusivamente para a noiva e o azul para o noivo.

Caso não tenhas nenhuma dessas opções, podes fazer como disse a Mariana e informar pessoalmente na entrega dos convites.

• Responder
  • Daniela
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Mariana, obrigada pela tua resposta! Smiley kiss Também tinha pensado nisso, mas tenho algum receio que se "esqueçam" disso...

No entanto, acho que vai ser a opção que vamos tomar..

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração