Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Patricia
Noiva Constante Novembro 2019 Santarém (Concelho)

Dilema- adotar o apelido do noivo?

Patricia, a 23 de Outubro de 2019 às 09:00

Publicado em Fórum Antes do casamento 298

Olá noivinhas! A 9 dias do casamento e ainda não sei se vou adotar o apelido do noivo... Não sei o que fazer 😑😑😑 Vocês vão adotar o apelido do vosso noivo? Continua aqui 👉 Pagar a roupa das meninas das alianças?

Olá noivinhas!


A 9 dias do casamento e ainda não sei se vou adotar o apelido do noivo... Não sei o que fazer 😑😑😑

Vocês vão adotar o apelido do vosso noivo?


Continua aqui 👉 Pagar a roupa das meninas das alianças?

298 respostas

  • Isabel
    Super Noiva Março 2021 Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por mim nao fazia mas e importante pra ele portanto farei. Conversa com ele a ver se significa muito pra ele ou nao
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Ativa Maio 2021 Salvaterra de Magos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Casei uma amiga este sabado e ela adoptou 2 nomes do marido sem neceasidade de abdicar de nenhum nome seu
    • Responder
  • Sara
    Noiva Ativa Junho 2024 Porto (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada 🙏
    • Responder
  • Daniela
    Noiva VIP Agosto 2018 Faro (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Penso que não tenha entrado nenhuma nova lei em vigor... desde o meu casamento.

    Se eu tivesse que tirar um dos meus apelidos eu não tinha adotado o do meu noivo porisso entendo perfeitamente a sua situação....Mas experimente a perguntar a outra pessoa do registo civil. Diga que conheçe alguem que casou ha 1 ano e que não teve de perder nenhum apelido. Espero que consiga uma resposta mais positiva. De nada Smiley shame

    • Responder
  • Sara
    Noiva Ativa Junho 2024 Porto (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Em junho, coloquei a questão diretamente no registo civil da minha área de residência, e o que me foi dito foi que para adotar o apelido do noite, teria que abdicar de um dos meus apelidos... Não entendo então. Mas agradeço a chamada de atenção. Irei averiguar o assunto, uma vez que é algo do meu interesse.
    Obrigada 🙏
    • Responder
  • Daniela
    Noiva VIP Agosto 2018 Faro (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sara casei em Agosto de 2018 fez agora 1 ano e 2 meses.....

    • Responder
  • Sara
    Noiva Ativa Junho 2024 Porto (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Há quanto tempo casou?
    • Responder
  • Daniela
    Noiva VIP Agosto 2018 Faro (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu não tive de tirar nenhum dos meus apelidos de solteira.... Fiquei com o da minha mãe , do meu pai e acrescentei o do meu noivo.

    • Responder
  • Patricia
    Noiva Master Setembro 2019 Seixal
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se a nove dias estás com essas dúvidas não mudes 😂 é sinal que te vais arrepender
    • Responder
  • Márcia
    Noiva Experiente Agosto 2021 Almeida
    Márcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Patrícia, se não te sentes confortável em passar a ter outro apelido não mudes, eu ainda estou a pensar, mas provavelmente não vou adotar o do noivinho porque não me vejo a chamar outra coisa que o nome com que fui batizada.

    Agora não tens de perder nenhum nome para adotar o do noivo, a minha mae tem todo o nome dela + o apelido do meu pai, não deixou de ter nenhum, assim como qq outra pessoa que conheça e esteja casada e que tenha optado por adotar o apelido do marido Smiley winking

    Faz aquilo que o teu coração desejar Smiley tongue

    • Responder
  • Sara
    Noiva Ativa Junho 2024 Porto (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Um dos apelidos de solteira desaparece, para poder adotar o do marido. Foi o que me informaram no registo civil
    • Responder
  • Patricia
    Noiva Constante Novembro 2019 Santarém (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tem que perder um dos seus como?? Não percebi
    • Responder
  • Sara
    Noiva Ativa Junho 2024 Porto (Concelho)
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sempre me imaginei a adotar o nome do marido, mas não sabia que para isso tenho que perder um dos meus (pura ignorância minha). Com isto foi fácil decidir.
    Nao seria capaz de abdicar do nome dos meus pais para adoptar o nome do marido, por muito que seja importante para mim. Mas respeito quem o faz.
    • Responder
  • Andreia
    Super Noiva Agosto 2021 Braga (Concelho)
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu nao adotaria, o meu ultimo nome será sempre o meu ultimo nome! Respeito quem o faça, como é obvio, mas eu nunca o faria. Felicidades, está quase Smiley winking
    • Responder
  • Ana Babo
    Noiva VIP Agosto 2021 Porto (Concelho)
    Ana Babo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá,

    vou manter o meu nome. Sei que com o casamento irei criar uma nova família, mas não deixarei de "pertencer" aos meus pais. À minha familia de sempre. Um dia se tiver filhos quero que tenham os apelidos da mãe e do pai.

    Não penses que és menos "esposa" por não teres o nome do marido e vice-versa.

    Talvez obtenhas a resposta no próprio dia, quando o padre/conservador te perguntar Smiley winking


    • Responder
  • Mariana
    Noiva Ativa Maio 2021 Salvaterra de Magos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    OláSmiley smile
    Eu vou querer ficar com o nome dele. Sempre sonhei com isso e acho muito bonito depois ter o mesmo apelido que os meus filhos.
    Mas acho que no dia a dia não usarei esse apelido lol não me imagino a assinar de forma diferente.
    • Responder
  • M
    Noiva Ativa Outubro 2020 Seixal
    Mara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu estou a pensar fazê-lo sim, mas continuarei a assinar com o meu apelido.

    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Patricia!


    Recentemente lançamos um debate sobre a questão do sobrenome. Podes dar uma vista de olhos nas respostas das noivinhas:

    Usar o sobrenome dele: sim ou não?


    Beijinho

    • Responder
  • Ana Afonso
    Noiva Ativa Outubro 2019 Sintra
    Ana Afonso ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Eu não vou adotar (faz-me confusão "mudar" de nome!). Ele gostava, e ainda sugeriu mudarmos os dois, mas isso continuava sem me agradar (o meu problema é a ideia de alterar o meu nome, acho estranho, parece que perderia parte da minha identidade!). É uma questão tão pessoal que só tu poderás decidir. Penso que a opinião do noivo deve pesar pouco nesta decisão.
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não tenciono colocar. Associo a propriedade é não me agrada a ideia ehehe
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Junho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu quando era mais nova e sonhava em casar sempre pensei ter o nome do meu futuro marido!


    Atualmente se não fosse o meu noivo gostar que pusesse o nome dele sinceramente não punha, acho estranho ser tratada por um apelido diferente parece que não é meu, apesar de achar bonito a família ficar toda com o mesmo apelido!
    É uma questão mesmo pessoal que só tu poderás decidir!
    • Responder
  • Jbls
    Noivo Master Março 2020 Porto (Concelho)
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, acredito que às vezes seja uma decisão difícil.

    Eu, em princípio não vou adotar!

    Sempre quis não adotar! Só se há ultima da hora mudar de ideias ahah

    E ao contrário de algumas meninas, não acho que é uma coisa a perguntar opinião ao noivo, pois quase todos dizem que sim! Até conheço noivos que impuseram essa condição! O meu por acaso não é machista nesse ponto e a decisão depende de mim. Mas já lhe perguntaram "e tu admites casares-te com ela e ela não pôr o teu nome?"

    Depois, quero ver colocando a questão ao contrário se ele adotaria o da noiva Xd

    Eu nunca fiz questão de ter, porque fazia-me confusão ser conhecida a vida toda por um apelido e depois de repente passar a ser outro, só se fosse a pensar nos filhos mais tarde, ou então se ele colocasse o meu! Por acaso, o meu disse que colocava o meu também (mas isso iria ficar mais caro e então à partida mantenho a ideia inicial, não colocar!)

    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá.
    Às vezes ponho-me na brincadeira , a dizer que não vou, mas vou.
    Vai-me causar alguma confusão no princípio mas nada que não me habitue. Vou ficar com im nome enorme mas não há de ser nada😂
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Patrícia. Eu nunca pensei em adoptar o nome do meu marido nem ele nunca me pediu para o fazer. Nunca foi um assunto que tivessemos que decidir mss depende de casal para casal.

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Patrícia 😍

    Já abordaste o assunto com o noivo? Acho que é mesmo um tema muito pessoal e uma decisão que só vocês devem tomar! E há que haver liberdade entre vocês para que ambos se sintam confortáveis na decisão e não o façam por obrigação/pressão 😘

    • Responder
  • Beatriz
    Super Noiva Agosto 2021 Évora (Concelho)
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Por aqui em principio não irei adotar. Mas isso é muito pessoal, só tu é que podes decidir isso, pede opinião ao noivo. Beijinhos
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patrícia. No meu caso não faço questão de colocar pois acho que se até agora não o tinha depois não vai alterar o meu quotidiano em colicá-lo e depois também nao acho justo colocar e ele não.. mas isso fica para um debate feminista😂 Deves expressar isso ao noivo pois só assim retiras a tua dúvida da cabeça..deves fazer o que achas que faz mais sentido..nunca por obrigação 😉
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Patricia, eu decidi não adotar ! Tens de ver se é uma coisa que tu queres realmente, que não seja uma coisa que tu tenhas receio de decidir pela reação dele.

    Beijinho

    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Sintra
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Faz o que o teu coração achar melhor. Nestes dilemas o melhor é seguir o coração..❤O apelido é só um apelido...
    • Responder
  • Patricia
    Noiva Constante Novembro 2019 Santarém (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas aqui o problema reside em mim... Ele não impôs nd eu e que tenho duvidas
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Sintra
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então partilha isso com o noivo, esse receio. Eu acredito que ele compreenderá 🙏 de certeza. O importante é estarem ambos de acordo❤
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Patrícia ! Eu decidi não adoptar e o Bruno não levou a mal
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração