Brides & Grooms ❤️
A verdade é que o tempo vai passando, e vocês vão-me conhecendo um pouquinho a cada dia. E, quem já me conhece, já percebeu que sou adepta de todo o tipo de sagas de debates, sejam eles de inspirações ou dicas. E, vai na volta, hoje com mais tempinho, lembrei-me de iniciar uma nova saga: uma série de debates com dicas de poupança em vários aspectos 😍
Começamos hoje com este debate com as Dicas de Poupança na organização do teu Casamento (em geral) mas posso já dizer-vos que estou a preparar as dicas por "Tópicos" e que nos próximos debates serão abordadas dicas para poupar no Fotógrafo, na Decoração e na Lua-de-Mel. Se entretanto tiverem outros temas, sugiram, que tentarei abordá-los 🙏💪
Este tema - Como poupar no Casamento (em geral) - causa muita preocupação nos casais e, geralmente, o orçamento que acharíamos que íamos gastar é quase sempre ultrapassado. Para ser sincera, por cá, quando começamos a preparar o casamento jamais imaginaríamos o preço de algumas coisas, e a verdade é que casar hoje em dia é normalmente associado a um luxo! Sim, é verdade! Como a top noivinha Milhinha referiu no seu debate Alerta - Indústria Milionária dos Casamentos , isto do casamento tem muito que se lhe diga, e só a palavra "casamento" por si só já acrescenta uns quantos zeros à direita de um preço 😒
É, por isso, um facto que casar não é barato, poupar no casamento é difícil mas não é impossível. Por isso, seguem de seguida algumas dicas para vos ajudar a poupar, nem que seja 100€, no vosso casamento.
1. Definam o orçamento disponível/provisório
Esta dica é muito importante! Considero que antes de tudo é necessário definir o orçamento disponível, mesmo para quem pede crédito, pois há que ter a noção do montante que irão pedir - irá influenciar a prestação a pagar todos os meses. Acreditem, dificilmente (senão impossível) conseguirão tudo o que querem dentro do orçamento previsto.
E, convém reservar algum dinheiro para caso aconteça algum imprevisto antes ou depois do casamento, porque quem tem de pagar as dívidas são vocês.
2. Definam a data do casamento para casarem em Época Baixa
Aqui neste ponto conseguem poupar logo por si só se optarem por casar à sexta-feira ou ao domingo (algumas quintas cobram menos 5€/10€ por pessoa só por isto), mas se casarem nos meses de época baixa (habitualmente Outubro, Novembro e de Janeiro a Março) vão ficar espantadas com a diferença de preços, mas de todos os fornecedores, não é só no espaço/quinta.
3. Não tenham pressa e façam planos com antecipação
Após terem definido a vossa data, caso não haja nenhum motivo de maior que vos faça apressar o casamento, não tenham pressa! Acreditem, vai fazer-vos poupar imenso, e nestas coisas do casamento, 10€ faz toda a diferença. Como diz o ditado, "Tempo é dinheiro"!
Definir os principais pontos como o espaço, a animação, o fotógrafo e a florista, com antecedência dá-vos a possibilidade de conseguirem disponibilidade quase de qualquer profissional para a vossa data, seja dos mais baratos ou mais caros, sendo que habitualmente os mais baratos ficam reservados com mais antecedência.
Também não devem deixar para fazer na semana anterior ao casamento uma série de tarefas pois isso vai fazer-vos ficar ainda mais stressados. Tentem planear as coisas para irem fazendo durante o tempo de noivado, existem montes de checklists disponíveis, inclusive fiz uma para nós, que podem ver nestes dois debates: Agenda/dossiêr da Noiva diy - ✔️ e Agenda/dossiêr da Noiva diy - Separadores/tarefas pormenorizados/as ✔️ (posso partilhar com quem me pedir) e tentem terminar cerca de três semanas antes. Acreditem, ainda assim vão faltar-vos fazer coisas na última semana.
4. Pesquisem muito
Eu sei que o acto de pesquisar muitas vezes é cansativo e desgastante. Mas quando definirem que querem algo para o vosso casamento, pesquisem sobre o assunto antes de avançarem. Hoje em dia existem belas dicas, sugestões, alternativas, conselhos, etc, tudo à distância de um clique!
5. Usem e abusem de sites como AliExpress, Ebay, Wish
Acreditem, se querem poupar, este vai ser o vosso melhor amigo. Leiam os feedbacks de outros compradores, comparem preços entre vendedores e vão ver que conseguem comprar coisas magníficas, às vezes iguais às compradas cá em lojas físicas, por muito menos do que imaginam.
6. Definam as vossas prioridades
Neste ponto é muito importante que cheguem a um acordo para vos facilitar a não derrapar no orçamento. Pensem os dois no que consideram ser imprescindível no vosso dia C, e mentalizem-se que só terão as outras coisas que gostariam eventualmente de ter caso tenham orçamento extra disponível.
Vão ver que existem coisas que, apesar de quererem muito, podem arranjar alternativas à posteriori bem mais económicas.
7. Reduzam a vossa lista de convidados
Sim, é aqui que podem poupar mesmo muito. Podem ter toda a atenção a todas as outras dicas, mas se no final tiverem 300 convidados não vai reduzir muito o vosso orçamento. Aqui o truque é definir muito bem a lista de convidados e ver quem realmente querem convidar. Se há casamentos intimistas com 30-50 pessoas, certamente conseguirão reduzir dos 300 para os 100 convidados por exemplo.
8. Optem por um Restaurante ou Espaço c/catering ao invés de uma Quinta
Lembrem-se: o vosso objetivo é poupar, então, porque não questionar aquele restaurante agradável que conhecem com um jardim lindo, ou uma paisagem envolvente incrível, para ver se poderiam ser um almoço ou um jantar só para vocês e a vossa família? Ou têm um familiar que dispõe de um terreno no qual podem contratar uma equipa de catering e já se safam muito bem e poupam uns €€€? Pensem nestas alternativas que vos podem fazer poupar muito, acreditem.
9. Optem por casar à tarde
Sim meninas, já pensaram que se casarem à tarde só vão ter de ter uma refeição "grande"? Se casarem de manhã, normalmente o que acontece é que após toda a festa sentir-se-ão tentadas a ter de incluir uma seia, o que encarece habitualmente entre 5€ a 10€ por pessoa, multiplicando isto pelo número de convidados vejam o que poderão poupar.
10. Pensem em reutilizar artigos em 2ª Mão
Como já é sabido, a maior parte dos artigos que se compram para o dia C, são para isso mesmo: para serem utilizados no apenas no dia C, sendo que ficam rigorosamente novos.
Aqui na commu não são permitidas vendas, mas podem espreitar no Facebook e em sites como OLX, Custo Justo, etc. artigos que podem perfeitamente serem reutilizados no vosso dia e vos custarão muito menos.
Neste ponto, não estou só a falar para comprarem o vestido, ou sapatos, estou a falar por exemplo de elementos para a vossa decoração.
11. Evitem mencionar as palavras "Casamento", "Lua de Mel", "Noiva" e "Noivo"
Sobre este ponto e, para vos elucidar com experiências reais, ainda hoje vi a Destacada Virgínia a mencionar um exemplo desta situação em que ela dizia "Tive um hotel que liguei a pedir preços, enviaram-me os menus e quando fui lá para agendar perguntaram se era uma festa de aniversário ou o quê, quando disse casamento disseram-me que aqueles menus não podiam ser então e deram-me outros muito mais caros, mas basicamente a mesma coisa em termos de comida. A diferença era de cerca de 60€ por pessoa entre os dois menus."
Pode parecer estranho, mas a verdade é que o facto de se dirigirem a uma florista e dizerem que querem um bouquet para noiva, o valor é exorbitante. Se mandarem lá o noivo, ou irem vocês próprias, pedir um ramo para o dia x, para oferecer a uma amiga que faz anos, por exemplo, acreditem que por vezes o mesmo ramo custa metade ou até um terço do valor. O mesmo acontece com variadíssimas coisas!
12. Programem as vossas compras para a Black Friday, Cyber Monday, Feiras de Noivos e Singles Day
Eu sei que muitas pessoas têm alguma reticência quando se refere a adquirir produtos ou serviços nestes dias/eventos, mas é um facto (e acreditem que falo por experiência própria) que se programarem bem, com sorte, nestes dias conseguem preços incríveis.
Neste ponto, aconselho a espreitarem o debate que fiz: Dicas para aproveitarem a Black Friday & Cyber Monday .
Bem meninas, claro que se tiverem orçamento ou ajudas e não tiverem de pensar nestes pequenos pormenores, óptimo! Acho que todas gostaríamos que assim fosse. Mas a realidade não é essa em muitos casais, e por isso, há que ter "a cabeça assente na terra" e ter em atenção estas pequeninas coisas que no seu conjunto representam muito do orçamento previsto.
Por último, mas não menos importante, participem nos sorteios e passatempos aqui da commu, pois os prémios podem ajudar-vos muito! Assim me despeço, espero que tenham gostado e que sigam os próximos! 😘