Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Telma
Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis

Dicas de Poupança: na organização do teu Casamento 👰🤵💍💰

Telma, a 19 de Novembro de 2019 às 17:59

Publicado em Fórum Organizar um casamento 48

Brides & Grooms ❤️ A verdade é que o tempo vai passando, e vocês vão-me conhecendo um pouquinho a cada dia. E, quem já me conhece, já percebeu que sou adepta de todo o tipo de sagas de debates, sejam eles de inspirações ou dicas. E, vai na volta, hoje com mais tempinho, lembrei-me de iniciar...

Brides & Grooms ❤️

A verdade é que o tempo vai passando, e vocês vão-me conhecendo um pouquinho a cada dia. E, quem já me conhece, já percebeu que sou adepta de todo o tipo de sagas de debates, sejam eles de inspirações ou dicas. E, vai na volta, hoje com mais tempinho, lembrei-me de iniciar uma nova saga: uma série de debates com dicas de poupança em vários aspectos 😍

Começamos hoje com este debate com as Dicas de Poupança na organização do teu Casamento (em geral) mas posso já dizer-vos que estou a preparar as dicas por "Tópicos" e que nos próximos debates serão abordadas dicas para poupar no Fotógrafo, na Decoração e na Lua-de-Mel. Se entretanto tiverem outros temas, sugiram, que tentarei abordá-los 🙏💪

Este tema - Como poupar no Casamento (em geral) - causa muita preocupação nos casais e, geralmente, o orçamento que acharíamos que íamos gastar é quase sempre ultrapassado. Para ser sincera, por cá, quando começamos a preparar o casamento jamais imaginaríamos o preço de algumas coisas, e a verdade é que casar hoje em dia é normalmente associado a um luxo! Sim, é verdade! Como a top noivinha Milhinha referiu no seu debate Alerta - Indústria Milionária dos Casamentos , isto do casamento tem muito que se lhe diga, e só a palavra "casamento" por si só já acrescenta uns quantos zeros à direita de um preço 😒

É, por isso, um facto que casar não é barato, poupar no casamento é difícil mas não é impossível. Por isso, seguem de seguida algumas dicas para vos ajudar a poupar, nem que seja 100€, no vosso casamento.

1. Definam o orçamento disponível/provisório

Esta dica é muito importante! Considero que antes de tudo é necessário definir o orçamento disponível, mesmo para quem pede crédito, pois há que ter a noção do montante que irão pedir - irá influenciar a prestação a pagar todos os meses. Acreditem, dificilmente (senão impossível) conseguirão tudo o que querem dentro do orçamento previsto.

E, convém reservar algum dinheiro para caso aconteça algum imprevisto antes ou depois do casamento, porque quem tem de pagar as dívidas são vocês.

cfb_563995.jpg

2. Definam a data do casamento para casarem em Época Baixa

Aqui neste ponto conseguem poupar logo por si só se optarem por casar à sexta-feira ou ao domingo (algumas quintas cobram menos 5€/10€ por pessoa só por isto), mas se casarem nos meses de época baixa (habitualmente Outubro, Novembro e de Janeiro a Março) vão ficar espantadas com a diferença de preços, mas de todos os fornecedores, não é só no espaço/quinta.

3. Não tenham pressa e façam planos com antecipação

Após terem definido a vossa data, caso não haja nenhum motivo de maior que vos faça apressar o casamento, não tenham pressa! Acreditem, vai fazer-vos poupar imenso, e nestas coisas do casamento, 10€ faz toda a diferença. Como diz o ditado, "Tempo é dinheiro"!

Definir os principais pontos como o espaço, a animação, o fotógrafo e a florista, com antecedência dá-vos a possibilidade de conseguirem disponibilidade quase de qualquer profissional para a vossa data, seja dos mais baratos ou mais caros, sendo que habitualmente os mais baratos ficam reservados com mais antecedência.

Também não devem deixar para fazer na semana anterior ao casamento uma série de tarefas pois isso vai fazer-vos ficar ainda mais stressados. Tentem planear as coisas para irem fazendo durante o tempo de noivado, existem montes de checklists disponíveis, inclusive fiz uma para nós, que podem ver nestes dois debates: Agenda/dossiêr da Noiva diy - ✔️ e Agenda/dossiêr da Noiva diy - Separadores/tarefas pormenorizados/as ✔️ (posso partilhar com quem me pedir) e tentem terminar cerca de três semanas antes. Acreditem, ainda assim vão faltar-vos fazer coisas na última semana.

4. Pesquisem muito

Eu sei que o acto de pesquisar muitas vezes é cansativo e desgastante. Mas quando definirem que querem algo para o vosso casamento, pesquisem sobre o assunto antes de avançarem. Hoje em dia existem belas dicas, sugestões, alternativas, conselhos, etc, tudo à distância de um clique!

5. Usem e abusem de sites como AliExpress, Ebay, Wish

Acreditem, se querem poupar, este vai ser o vosso melhor amigo. Leiam os feedbacks de outros compradores, comparem preços entre vendedores e vão ver que conseguem comprar coisas magníficas, às vezes iguais às compradas cá em lojas físicas, por muito menos do que imaginam.

cfb_568057.jpg

6. Definam as vossas prioridades

Neste ponto é muito importante que cheguem a um acordo para vos facilitar a não derrapar no orçamento. Pensem os dois no que consideram ser imprescindível no vosso dia C, e mentalizem-se que só terão as outras coisas que gostariam eventualmente de ter caso tenham orçamento extra disponível.

Vão ver que existem coisas que, apesar de quererem muito, podem arranjar alternativas à posteriori bem mais económicas.

7. Reduzam a vossa lista de convidados

Sim, é aqui que podem poupar mesmo muito. Podem ter toda a atenção a todas as outras dicas, mas se no final tiverem 300 convidados não vai reduzir muito o vosso orçamento. Aqui o truque é definir muito bem a lista de convidados e ver quem realmente querem convidar. Se há casamentos intimistas com 30-50 pessoas, certamente conseguirão reduzir dos 300 para os 100 convidados por exemplo.

cfb_568059.jpg

8. Optem por um Restaurante ou Espaço c/catering ao invés de uma Quinta

Lembrem-se: o vosso objetivo é poupar, então, porque não questionar aquele restaurante agradável que conhecem com um jardim lindo, ou uma paisagem envolvente incrível, para ver se poderiam ser um almoço ou um jantar só para vocês e a vossa família? Ou têm um familiar que dispõe de um terreno no qual podem contratar uma equipa de catering e já se safam muito bem e poupam uns €€€? Pensem nestas alternativas que vos podem fazer poupar muito, acreditem.

9. Optem por casar à tarde

Sim meninas, já pensaram que se casarem à tarde só vão ter de ter uma refeição "grande"? Se casarem de manhã, normalmente o que acontece é que após toda a festa sentir-se-ão tentadas a ter de incluir uma seia, o que encarece habitualmente entre 5€ a 10€ por pessoa, multiplicando isto pelo número de convidados vejam o que poderão poupar.

10. Pensem em reutilizar artigos em 2ª Mão

Como já é sabido, a maior parte dos artigos que se compram para o dia C, são para isso mesmo: para serem utilizados no apenas no dia C, sendo que ficam rigorosamente novos.

Aqui na commu não são permitidas vendas, mas podem espreitar no Facebook e em sites como OLX, Custo Justo, etc. artigos que podem perfeitamente serem reutilizados no vosso dia e vos custarão muito menos.

Neste ponto, não estou só a falar para comprarem o vestido, ou sapatos, estou a falar por exemplo de elementos para a vossa decoração.

11. Evitem mencionar as palavras "Casamento", "Lua de Mel", "Noiva" e "Noivo"

Sobre este ponto e, para vos elucidar com experiências reais, ainda hoje vi a Destacada Virgínia a mencionar um exemplo desta situação em que ela dizia "Tive um hotel que liguei a pedir preços, enviaram-me os menus e quando fui lá para agendar perguntaram se era uma festa de aniversário ou o quê, quando disse casamento disseram-me que aqueles menus não podiam ser então e deram-me outros muito mais caros, mas basicamente a mesma coisa em termos de comida. A diferença era de cerca de 60€ por pessoa entre os dois menus."

Pode parecer estranho, mas a verdade é que o facto de se dirigirem a uma florista e dizerem que querem um bouquet para noiva, o valor é exorbitante. Se mandarem lá o noivo, ou irem vocês próprias, pedir um ramo para o dia x, para oferecer a uma amiga que faz anos, por exemplo, acreditem que por vezes o mesmo ramo custa metade ou até um terço do valor. O mesmo acontece com variadíssimas coisas!

12. Programem as vossas compras para a Black Friday, Cyber Monday, Feiras de Noivos e Singles Day

Eu sei que muitas pessoas têm alguma reticência quando se refere a adquirir produtos ou serviços nestes dias/eventos, mas é um facto (e acreditem que falo por experiência própria) que se programarem bem, com sorte, nestes dias conseguem preços incríveis.

Neste ponto, aconselho a espreitarem o debate que fiz: Dicas para aproveitarem a Black Friday & Cyber Monday .

cfb_563833.jpg

Bem meninas, claro que se tiverem orçamento ou ajudas e não tiverem de pensar nestes pequenos pormenores, óptimo! Acho que todas gostaríamos que assim fosse. Mas a realidade não é essa em muitos casais, e por isso, há que ter "a cabeça assente na terra" e ter em atenção estas pequeninas coisas que no seu conjunto representam muito do orçamento previsto.

Por último, mas não menos importante, participem nos sorteios e passatempos aqui da commu, pois os prémios podem ajudar-vos muito! Assim me despeço, espero que tenham gostado e que sigam os próximos! 😘

48 respostas

• Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigado Mariana 😍

Nós também fizemos um excel prevendo esses custos, e confesso que inicialmente não achava que fossem tão caras certas coisas, mas felizmente já temos o dinheiro para aquilo que prevemos gastar (estimativa de cerca de 15000€ para 150 convidados, já com a lua de mel) e por isso não sentimos a necessidade nem vamos fazer nenhuma poupança especial, até porque o que pouparmos até lá durante os próximos meses, não o queremos gastar no casamento, mas sim poupar mesmo para a vida pós-casamento.

Quanto aos fornecedores, sinalizamos apenas a quinta e o violinista, também porque ainda não temos mais nenhum confesso (😂😂) mas como temos o dinheiro já de parte não será complicado isso 😘

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigado Inês! E sim, casamento é logo aumento dos zeros 😂😘

• Responder
  • Telma
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Muito obrigado Rita 😍

E acho muito bem, acho que devem ser realistas e só gastar o que acham que devem gastar! Quanto às alianças depende muito do que querem, mas a Fábrica do Ouro em Milheirós de Poiares é famosa no que toca a preços em conta (vi inclusive esta manhã num post do facebook pessoas de Lisboa que lá foram e pouparam +200€ em cada aliança) 😘

• Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Telma ! Ótimo debate.

Eu quando procurava lua de mel os preços eram super diferentes de apenas umas férias, houve mesmo uma que perguntou se era lua de mel e eu ripostei perguntando se havia diferença nos preços e se faziam mais barato? Resposta foi: “podemos ver o que temos aqui”, resultado, comprei pela british Airways, voo direto, tudo incluído, num hotel melhor, marcado como férias normais, por menos 1500€. Conclusão, há chegada ao hotel perceberam que era uma lua de mel e trataram-nos como se tivéssemos marcado como lua de mel apenas não conseguiram fazer o upgrade do quarto porque estavam cheios.
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Master Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alô Telminha! Mais um excelente debate!

Por aqui seremos nós a pagar o casamento e como tal foi imperativo fazer um orçamento. Não juntamos dinheiro anteriormente ao pedido pelo que definimos um valor de poupança mensal obrigatório que foi devidamente pensado (inclusive pensamos em surpresas que por vezes não contamos). E pronto! O truque tem sido pesquisar até doerem os dedos e organizar tudo em excel.
    Beijinhos
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente debate telma 👏 no nosso caso não tínhamos quase dinheiro de parte e não conseguimos definir um orçamento. Se o tivesse feito tinha desistido de casar 🙈 toda a gente diz que é essencial mas, confesso, não o fizemos. Contudo apostamos num noivado longo porque, lá está, precisávamos de dinheirinho 🤣 dois anos e 4 meses, xiça 🙈 tentamos poupar em muita coisa: manualidades, lembranças, decorações... Alargamo-nos um pouco na quinta e na animação. Não considero a quinta cara, mas a nossa ideia inicial era uma quinta mais barata. A dada altura senti que era o meu casamento, aquele que espero ser o único da minha vida e decidi que não queria que fosse tudo só barato, tem que nos encher as medidas.
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mais um grande debate 😊. Parabéns 😉
    • Responder
  • M
    Noiva VIP Setembro 2021 Peso da Régua
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oi. Connosco passa-se exactamente o mesmo. Definimos quais os serviços mais importantes nos quais não nos importamos de gastar mais e depois poupamos no resto. Na quinta que escolhemos o preço também não muda consoante a época e também fazemos questão de ter comida de primeira e abundante! E sim, comprando algumas coisas online poupa-se imenso, já mandamos vir algumas coisas e agora na black friday vamos ver se mandamos vir as que faltam.

O importante é mesmo definir prioridades.

• Responder
  • M
    Noiva VIP Setembro 2021 Peso da Régua
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Minha querida, mais uma vez, lá nos estás a presentear com mais um debate espetacular!

Tens toda a razão, tem de se pesquisar MUITO, eu faço pesquisas exaustivas mesmo para os itens mais baratos, em tudo dá para poupar um pouco e no final acaba por fazer muita diferença. Também uso e abuso do aliexpress/ebay e também considero muito importante definirmos o que realmente é importante, tanto nos serviços contratados como no número de convidados, etc., acho que é meio caminho andado para conseguir alcançar um orçamento minimamente aceitável. Claro que gostaria de ter um orçamento ilimitado (quem não gostaria?!), mas sinceramente, acho que mesmo que assim fosse, iria agir de forma semelhante pois simplesmente não gosto de pagar um valor exagerado seja pelo que for (sovina lol).

Obrigada pelas dicas! Smiley kiss

• Responder
  • Catarina
    Noiva Master Junho 2021 Santa Maria da Feira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente partilha Telma! 👌
    No nosso caso, felizmente, temos alguma disponibilidade financeira para o casamento, fruto do nosso trabalho e poupanças, o que nos permite estar um pouco mais à vontade.
    No entanto, uma poupança sabe sempre muito bem 😁, aliás com algumas dicas aqui do Casamentos.pt já consegui poupar um bom dinheiro!
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que excelente debate!
    Pode ajudar muitos casais a definir bem onde gastar o dinheiro. Realmente é muito difícil não nos preocuparmos com o que gastamos (ainda não ganhei o Euromilhões não é 😂) mas felizmente temos a oportunidade de investir mais nalgumas coisitas! Para nós a prioridade foi um dia completo animado, com boa comida e bebida! Em tudo o resto procuramos promoções e tentamos ser mais ponderados 😊
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente debate Telminha e obrigada pela citação! Bjs
    • Responder
  • André
    Noivo Constante Setembro 2021 Leiria (Concelho)
    André ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Excelente debate Telma 😁 Concordo com tudo o que disseste 😅
    Nos só há 2 coisas que não poupamos, nem queremos.

A primeira é que queremos que seja o dia todo numa boa época. Na nossa quinta, nem fazem diferença de preço de épocas mas mesmo que fizessem nós não íamos optar porque em períodos de Outubro, Novembro, Dezembro anoitece às 17h30 e a probabilidade de apanhar chuva é grande. No entanto para mim, para quem gosta de fotografia pode aproveitar a queda das folhas que devem ficar fotos engraçadas 😉 Outra que não poupamos foi na comida/quinta, tanto que já avisamos a gestora da quinta várias vezes. Não nos interessa se a sala está muito bonita ou não. O que queremos é que a comida esteja muito boa e não falhe, nem nos importamos de pagar mais se for preciso.
    Quanto ao resto vamos tentando poupar fazendo alguns diys e compras no nosso amigo ali. Por exemplo uns suspensórios que compramos no ali por 2euros a unidade. Numa loja normal cá, estavam 15/20 euros para cima e a qualidade idêntica.
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Experiente Setembro 2020 Sesimbra
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Telma 😊 excelente debate!
    Seremos nós a pagar o nosso casamento e temos tido bastante consciência do orçamento que temos! Uma coisa muito útil (imprescindível diria eu) é listar item a item em que vão gastar dinheiro e atribuir-lhe um valor. Tuuuuudo! E de preferência depois de irem vendo orçamentos adequar à realidade, já que às vezes nem fazemos ideia. Depois olhar para o total (nós fizemos em Excel) e ver, se há margem, aumentar no que vos for mais importante, se é preciso cortar, ver onde é possível. À medida que vamos contratando tentamos manter o orçamento, se a mais numas coisas, terá de ser menos noutras! Temos também um plano de poupança, com o que prevemos poupar por mês, já prevendo subsídios, IRS e despesas anuais, como seguros, revisões dos carros, etc.
    Sempre quisemos casar à tarde, e na maioria das quintas não conseguíamos grande poupança, porque apesar de querermos menos coisas eles não baixavam o preço proporcionalmente. A nossa quinta tem menus sunset, próprios para quem casa à tarde, o que foi um dos motivos que nos ajudou na decisão. Até agora estamos bem, já temos todos os fornecedores sinalizados, alianças, vestido, sapatos, fato, lua de mel... E penso que o nosso orçamento aumentou 300€ relativamente ao inicial, que foram para a lua de mel. Beijinhos 😘
    • Responder
  • Inês
    Super Noiva Julho 2021 Braga (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boas dicas Telma 👌
    É mesmo assim, fala-se em casamento o valor aumenta...
    Muito obrigada 😘
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola, excelente debate. Por aqui temos conseguido manter o orçamento. Vamos começar a ver das alianças, estando a prever um drama económico.
    Eu sou o “porquinho mealheiro”, já que o noivo não tem grande sentido de poupança, pelo que tenho de ser a nossa consciência monetária Smiley smile
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração