Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Carla Costa
Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia

Devo ter um celebrante no casamento?

Carla Costa, a 23 de Setembro de 2021 às 10:47 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 33

Olá noivinh@s fantástic@s. Como vão? Smiley heart

Passei por cá com algumas dúvidas existenciais... sobre o casamento civil.

Como já disse aqui pela comunidade, irei casar por civil mas o notário irá deslocar-se ao local do casamento. Embora na quinta que reservei me informarem que depois me podem dar os contactos diretos de notários que fazem uma boa cerimónia (sem ser a coisa chata de ler e assinar, apenas), tenho sempre receio de que não seja algo intimo e/ou bonito como pretendia.

Tendo em conta isto, tenho vindo a pensar se deverei de contratar um celebrante que se "una" ao notário para que a cerimónia fique muito mais nossa. Algo que tenha continuidade, ou seja, o notário faz o trabalho dele, assinamos os papeis e depois o celebrante daria continuidade sem haver pausas ou sem se notar esta "quebra" de momentos. Neste caso a ideia seria trocar as alianças na cerimónia com o celebrante e não no momento em que assinamos os papeis com o notário.

Alguém aqui da comunidade já fez a sua cerimónia assim? Se sim, podem dar-me a vossa opinião? Acham que vale a pena o celebrante além do notário? Contem-me tudo! Smiley ring

Um beijinho e obrigada desde já pela vossa ajuda Smiley kiss

33 respostas

Última atividade por Claudia, a 29 de Setembro de 2021 às 15:40
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada. Acima de tudo, descompliquem e façam o que fizer sentido para vocês. 🥰
    • Responder
  • Carla Costa
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Cláudia! Muito obrigada pela tua ajuda ❤️
    Acho que quanto mais penso, com mais tendência para casar antes estou! Provavelmente terei apenas celebrante no dia. 😊
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Carla.
    Essa sempre foi a minha dúvida mas fazia questão de casar mesmo no dia em que vim a casar. Optei por descomplicar e optar só pela conservadora que, claro que teve de ler em voz alta questões legais, mas foi uma cerimónia mt bonita, gostámos mt das palavras dela e ainda trocámos votos. 💙
    • Responder
  • Carla Costa
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Mafalda! Agradecia! Tenho visto alguns celebrantes e estou inclinada para uma menina. Mas se me puderes informar do teu também daria uma vista de olhos Smiley kiss

• Responder
  • Carla Costa
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Gostava de ter amigos próximos/familiares com capacidade de celebrar um casamento... mas nao tenho Smiley xd

• Responder
  • Carla Costa
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá! Eu e o noivo também estamos agora a ponderar essa opção. Smiley heart

• Responder
  • Carla Costa
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Smiley heart Também acho que sim! muito obrigada

• Responder
  • M
    Noiva VIP Julho 2022 Alenquer
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Carla!

Nós decidimos por casar por civil no dia antes com a nossa família imediata (pais e irmã) e por contratar um celebrante para a cerimónia.

Se quiseres o contacto, diz e eu mando por mensagem. Foi-nos recomendado pela nossa quinta e até agora gostámos da experiência.

Boa sorte!

• Responder
  • Marlene
    Super Noiva Setembro 2022 Braga (Concelho)
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não vamos levar o notário à quinta! É uma despesa a mais sem grande necessidade para nós. Vamos casar 2 dias antes e depois no dia é só a celebração! Vou criar um contrato fictício para assinarmos também na quinta 😝 e depois os timings/cerimónia vamos alinhar com o meu amigo.
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Constante Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá ☺️
    Por aqui vamos casar no notário durante a semana e no dia da cerimónia vamos ter um celebrante porque queremos uma cerimónia mais personalizada que não seja apenas o “assinar papéis “ .
    Acho que terá muito mais magia 😍 E o valor que íamos pagar a deslocação do notário à quinta mais o valor por ser a um fim de semana , é o valor que a celebrante nos cobra. Bons preparativos 🤍
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu acho que essa escolha parece que vai mais de encontro ao que pretendem Smiley smile

• Responder
  • Carla Costa
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Krizitah! Sinceramente, já pensamos nisso de casar na conservatoria 2 dias antes. Sempre quisemos casar a 31 de Maio por ser a nossa data de namoro. Depois de pensarmos sobre o assunto e de vermos as opiniões de outras noivinhas, estamos mesmo a ponderar casar com o notário da 31/05 (quarta feira) e fazer a festa a 02 de Junho (sexta), conforme tínhamos pensado. E assim o €€€ que teriamos que gastar a mais para a deslocação do notário poderia ir para um celebrante no dia 2! Muito obrigada Smiley heart

• Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Carla.

na minha opinião não acho que faça sentido, ter as duas coisas no mesmo dia, se estas inclinada numa coisa mais personalizada poderias ter apenas o conservador, e assinavas o contrato na conservatória em vez de tares a pagar a deslocação.

• Responder
  • Carla Costa
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, sem dúvida! Os que encontrei aqui foi através de pesquisa no google e acabaram por aparecer os perfis no casamentos.pt Smiley amazing

• Responder
  • Ines
    Noiva Master Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Ines ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A APP devia ter um separador para isso, fazia bastante falta!
    • Responder
  • Carla Costa
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Rita Smiley smile

• Responder
  • Rita
    Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Carla! Smiley heart

Espreita este link. Espero que ajude.

Tudo o que deves saber sobre um casamento não religioso

Beijinhos

• Responder
  • Carla Costa
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Raquel! Obrigada pela tua resposta! Do que sei, um celebrante não tem poder para oficializar um casamento. A não ser que seja um notário com uma veia de celebrante e nesse caso faça uma cerimónia bonita! Smiley kiss a nossa ideia seria tudo no mesmo dia Smiley heart mas se por acaso encontrares esse post, agradecia imenso se me pudesses incluir! Smiley smile

• Responder
  • Raquel
    Noiva VIP Julho 2022 Ponte de Sor
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alô alô. Bem, não sei se vou dizer um disparate e não quero deduzir em erro, mas penso que o celebrante pode tratar dos papeis do civil sim. Ou caso contrário e se ambos quiserem podem tratar do civil um dia antes e no dia ser apenas o celebrante (entendo que não seja a mesma coisa). Mas penso que existe a possibilidade da primeira opção, penso ter visto algo a falar disso num grupo de noivas no Facebook em que tinham a mesma dúvida. Beijinhos grandes
    • Responder
  • Carla Costa
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Oh nao não, não te chateies com isso! obrigada! Era só para ter uma noção de bons celebrantes alem dos que já vi aqui na app. Muito obrigada Smiley kiss

• Responder
  • Ines
    Ines ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O meu celebrante foi meu professor na Universidade. Ele já fez vários casamentos e normalmente trabalha ainda como ator de recreações em vários filmes e feiras mediavais mas quanto a ser celebrante fa-lo por gosto e não por ser o seu trabalho por isso não sei se aceitaria. Mas posso perguntar!
    • Responder
  • Carla Costa
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá noivinha Inês! Nós queríamos mesmo fazer tudo no mesmo dia... casamento e festa, daí estar a ser-me difícil compreender como será a organização disto Smiley sad Mas tendo em conta o que tenho vindo a ler, com jeitinho eu e o noivo ainda mudamos de ideias e casamos 2 dias antes no notário e fazemos a celebração no dia Smiley ups Aproveito para questionar, qual foi o celebrante que escolheste? Se não te importares de dizer, claro Smiley heart

• Responder
  • Carla Costa
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Marlene! Boa! Alguém que vá fazer mais ou menos como eu! Também terás o notário na tua quinta? Como vais fazer para que a cerimónia "role" bem entre notário e o teu amigo?

Também pensei em alguém próximo, mas o meu receio é toda a organização disso pois não sei como ficará entre notário e celebrante/amigo/familiar Smiley amazing

• Responder
  • Ines
    Ines ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hello novinha eu preferi ter um celebrante no grande dia C e deixar tudo tratado no civil antes. Queria uma cerimónia bonita e cheia de significado, então o registo vai mm ser só uma questão de tratar de tudo o que é legal e será daqui a uns dias e para o ano em setembro teremos um casamento com família e amigos. Vamos ter um casamento Celta bem viking 👌❤️
    • Responder
  • Marlene
    Super Noiva Setembro 2022 Braga (Concelho)
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu também vou casar por civil, mas resolvi arriscar de forma “diferente”, inspirei-me em casamentos Americanos em que normalmente o Celebrante é algum irmão/amigo/familiar que faz o discurso… eu optei pelo meu melhor amigo! Nunca assisti a um casamento Tuga assim, e ele também nao, mas vamos arriscar. Acho que a maioria dos notários são muito impessoais.
    • Responder
  • Carla Costa
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Carla! Percebo! Enviei uma mensagem privada a uma das noivinhas do post que a Telma partilhou. Pelo que percebi, a casada Lady in Red fez como pretendo fazer também (conservador+celebrante). Agora é esperar que ainda tenha a conta ativa para me contar como procedeu Smiley love

• Responder
  • Carla Costa
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu ca estou a tentar juntar os dois... notário + celebrante. Daí estas 1500 duvidas Smiley ups

• Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No nosso caso foi tudo feito num dia. Pois também não queria casar legalmente noutro dia qualquer. Mas percebo o que queres dizer. Infelizmente não te posso ajudar mais. Boa sorte
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá eu ainda não casei mas também achei que seria chato ter o notório ali pois de facto é uma seca pelo que decidimos que iríamos casar pelo civil no notário no dia anterior e no dia da festa era só com celebrante.
    • Responder
  • Carla Costa
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Carla! Obrigada! Nós vamos mesmo casar na quinta que reservamos, com cerimonia civil (ja fizemos reserva dessa opção). Não queremos casar num dia e fazer a devida festa noutro Smiley shame mas como disse à Telma, não sei bem como se processa a cerimonia com estes dois serviços contratados (conservador + celebrante). Fico com muito medo de que nem um nem outro saibam quem começa, ou se trocam "lugares" durante a cerimonia, se falam ao mesmo tempo... não sei mesmo. Smiley cry

• Responder
  • Carla Costa
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Telma, muito obrigada. Pelo que li há noivinhas que juntaram conservador + celebrante como pretendo fazer. Pelas reviews, correu bem. Mas ainda estou com a dúvida de como acontece todo esse processo... primeiro começa o conservador ou celebrante? Ou vão trocando durante a cerimónia? Como são dois serviços contratados a parte, tenho sempre esse medo. Pelo que percebi, existe a hipotese de contactar o conservador e informar que teremos celebrante, é isso? Smiley atonished

Enviei uma mensagem privada a uma das noivinhas do post, a ver se me manda um barquinho com ajuda Smiley heart

• Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Carla, eu casei só no civil, por enquanto, e optei por não ter nenhum 😂 ou seja fui directamente ao registo civil casar legalmente e depois criei uma cerimónia simbólica com a minha madrinha que fez de celebrante e nos "casou" perante os convidados. Foi a nossa maneira de poupar e de fazer tudo à nossa maneira. Claro, se queres um conservador e um celebrante ao mesmo tempo, vais ter uma cerimónia linda também. Beijinhos e boa sorte
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração