Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Lena
Noiva Experiente Novembro 2024 Vila Franca de Xira

Devo dizer aos meus futuros empregadores que vou casar no mês que vem?

Lena, a 2 de Outubro de 2024 às 13:29 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 34
Guardado
Olá pessoal!
Vocês já são praticamente uma segunda família para mim, e estou mesmo a precisar de um conselho. Quem quiser ajudar, agradecia muito.
Vou casar a 23 de novembro (faltam 52 dias) e estou desempregada há pouco tempo. O meu noivinho está a trabalhar e vamos morar com a minha mãe, que já tem certa idade e foi ela que sugeriu. Como tenho uma incapacidade motora e ela também, íamos morar com ela de qualquer das maneiras. Ainda tenho o subsídio de desemprego, claro. Dito isto, continuei à procura de emprego, tendo parado há duas semanas, por achar que depois era um bocado "em cima da hora". Pondo-me no lugar de um empregador, eu entendo que é chato a pessoa trabalhar 1 mês e meio e pôr licença de casamento. Eu já não estava a contar em conseguir emprego antes de casar e parei a procura por um tempo. Só que, na segunda feira, ligaram-me de uma oferta que eu já me tinha inscrito no meio de setembro e eu aceitei fazer uma primeira entrevista, que correu muito bem. Hoje ligaram logo de manhã para ir a uma entrevista presencial esta tarde e sei que provavelmente vou ficar com a vaga. O problema é que não sei se digo alguma coisa ou não. Legalmente, tenho direito a gozar licença de casamento a qualquer altura. No entanto, arrisco-me a depois ter problemas com os empregadores, sendo que já fui vítima de assédio laboral, tive de ir à ACT e não queria passar por isso outra vez. O problema é que eu já sei que, se disser que me vou casar, provavelmente não me vão querer, por motivos óbvios. O que fariam na minha situação? Muito obrigada por me "ouvirem" e opinarem.

Eu dizia

91%

52 votos

Eu não dizia

7%

4 votos

34 respostas

Última atividade por Teresa, a 16 de Outubro de 2024 às 11:13
  • Teresa
    Noiva Master Setembro 2024 Coimbra (Concelho)
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Lena, sim, tens direito por lei à licença de casamento, estejas a trabalhar há um dia ou há 20 anos. O meu marido mudou de trabalho em Março e disse logo na 1ª entrevista.

• Responder
  • Katia
    Super Noiva Agosto 2025 Lamego
    Katia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fizes te bem a contar
    Acho que è super importante ser sinceros
    Espero corra tudo bem ❤️
    • Responder
  • Carolina Elias
    Noiva Constante Agosto 2025 Peniche
    Carolina Elias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ora essa! Estamos cá umas para as outras e fico contente pela minha resposta te ter ajudado na mesma 😘
    • Responder
  • Magda Calisto
    Noiva VIP Maio 2025 Tavira
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tens de acreditar em ti, eles hão-de escolher-te se Deus quiser, confia!! 😘
    • Responder
  • Lena
    Lena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, Carolina!

Apesar de eu ja ter tomado a decisão, o teu comentário ajudou-me a confirmar um pouco que fiz a coisa certa.

• Responder
  • Carolina Elias
    Noiva Constante Agosto 2025 Peniche
    Carolina Elias ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Lena, já vi os comentários e sei que vim um bocadinho tarde para ajudar na decisão, mas acho que fizeste muito bem contar! E o que terá de ser, será! Confia 🥰
    Se não ficares com o trabalho ao menos sabes que foste sincera e estás de consciência tranquila e é isso que importa!
    • Responder
  • Magda Calisto
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pelo menos foste sincera e ele há-de dar valor a isso, pior seria se tivesses roubado ou tivesses cometido outro crime e ele viesse a descobrir
    • Responder
  • Lena
    Lena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Contei sim, Magda.

Como disse à Raquel, não disseram não, mas também ainda não disseram sim.

Não consegui ver na cara do "patrão" se ele ficou chateado ou não, talvez dependa se o meu CV é melhor que o dos outros candidatos ou não.
    Vamos ver Smiley xd

• Responder
  • Lena
    Lena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada, Raquel!

Eu contei, mas a resposta foi estranha.

Só disseram que iam avaliar e pronto, o que temo que seja um "não", ou então estejam à espera de outro candidato para saber se ficam comigo ou não Smiley xd
    O resto da entrevista correu todo muito bem, portanto não estou excessivamente preocupada.
    Obrigada pela preocupação e pelos conselhos Smiley heart

• Responder
  • Magda Calisto
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Então Lena... Como correu a entrevista? Espero que tenhas contado e que tenha corrido muito bem 😉
    • Responder
  • Magda Calisto
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exactamente Raquel, eu também espero que ela tenha contado e era o que lhe estava a tentar fazer ver, pois tal como disseste se também estivesse no lugar da entidade empregadora, também não ia gostar da omissão e também não lhe renovaria o contrato quando chegasse o momento... Mas enfim, ela é que sabe o que prefere arriscar 😉
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Constante Agosto 2025 Alenquer
    Raquel Online ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Lena!

Espero que tenhas contado e que tenha corrido bem!🤞🏼
    O pior que pode acontecer é, tal como disseram aqui antes, não ficares com o emprego tal como ja estavas à espera!
    Se esperares pelo periodo dos 5 dias começam uma relação logo mal, e o mais provavel é nao te renovarem depois o contrato! Eu enquanto entidade empregadora é o que faria…
    Na minha equipa ja tivemos pessoas a entrar ja com ferias marcadas, com casamento marcado no mes seguinte, e correu tudo bem!
    A vida acontece e os planos não são cancelados assim.. ferias, casamentos, sao coisas planeadas com muita antecedência!
    Depois conta como correu🤞🏼
    • Responder
  • Magda Calisto
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De qualquer modo, tal como também já foi dito pelas outras noivinhas, aconselho-te a seres sincera e contares antes, explica que já não estavas à espera que te chamassem e começaram a organizar o vosso casamento e que, inclusivé, já reservaram e pagaram serviços. Não acredito que não sejam compreensivos...
    Caso não o sejam, também não é garantido que não te dispensem logo que tenham possibilidade e, ainda por cima podem alegar que não houve transparência da tua parte quando foste à entrevista ou antes de te contratarem... Desculpa Lena mas é a minha opinião
    • Responder
  • C
    Noiva Principiante Setembro 2025 Aveiro (Concelho)
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Lena, eu entendo a tua preocupação e se quisesse mesmo garantir o emprego, não diria nada na entrevista.
    É claro que o mais correto é dizer e deixar o empregador a contar com a tua ausência no teu período da licença, no entanto, o aviso prévio exigido pela lei é de 5 dias, não de 30, não de 60, como muitos outros.
    Assim sendo, para me proteger, diria depois do mês da experiencia dada à casa, mesmo que fosse mais do que 5 dias antes. Também se ficarmos de baixa médica, não damos esses avisos prévios e nem por isso as empresas vão a falência. Acho que as vezes temos de pensar mais em nós e o teu texto e a sutiação levou-me a esta consideração. De qualquer das formas, desejo-te a melhor sorte no novo emprego e bons preparativos!

• Responder
  • Lena
    Lena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

O tanto de tempo não interessa.

É como eu falo, uma coisa é a lei, outra é o que se deve mesmo fazer ne.

De acordo com a lei, podes avisar que vais casar até 5 dias úteis antes do dia que vais casar. Isso não quer dizer que seja o correto, mas se avisares nesse prazo, também não te podem despedir.

• Responder
  • Magda Calisto
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim mas não é só um dia não é???
    • Responder
  • Lena
    Lena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá, Sónia. Agradeço imenso.

Eu também não me sentiria confortável a ocultar isso, o problema mesmo é que, às vezes, as contas para pagar fazem-me sentir um bocado desesperada.

Não é que eu tenha problemas financeiros de momento, mas começar uma vida nova desempregada deixa-me um bocado ansiosa.

Mas é como dizes, também não adianta construir um novo emprego em cima de uma mentira.

• Responder
  • Lena
    Lena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, é como outra falta qualquer.

Claro que, eticamente, a pessoa deve dizer com o máximo de antecedência que conseguir.

• Responder
  • Sandrine
    Noiva Constante Maio 2025 Porto (Concelho)
    Sandrine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Elena, tudo bem ?

Eu também sou da opinião que mais vale ser honesta desde o início! Desta forma, podes também estabelecer uma “relação” de confiança com o teu futuro empregador!

Espero ter ajudado!

Bjs Smiley heart

• Responder
  • Magda Calisto
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Só 5 dias???
    • Responder
  • Sónia
    Noiva Constante Abril 2026 Sintra
    Sónia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Lena! Entendo perfeitamente a tua dúvida, no entanto, acho que será melhor dizeres. Julgo que o facto de seres logo sincera e expores a situação, só favorecerá a vossa futura relação profissional. De outra forma poderão entender que os enganaste e as coisas não correrem tão bem.

Desejo-te muita sorte para a entrevista, vai correr bem. Smiley shame

• Responder
  • Mariana Duarte Monteiro
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte Monteiro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Verdade!
    Que corra tudo bem 🤞🏻
    Só espero que entendam e que te ofereçam o trabalho!
    • Responder
  • Lena
    Lena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, tens razão.

Estar desempregado em cima do casamento é uma coisa que ninguém está a contar Smiley xd

Até cheguei a pensar em adiar, mas os documentos do noivinho já estavam tratados e estava tudo pago... Enfim, é o que é Smiley xd

Ainda bem que conseguiste emprego atempadamente, assim até já estavas habituada ao novo trabalho quando casaste Smiley smile

• Responder
  • Lena
    Lena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Obrigada Nia, realmente, depois de ler os vossos conselhos, sinto-me mais confiante em relação a isso.

• Responder
  • Lena
    Lena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, eu ia dizer, mas ia deixar passar o mês da experiência, para não poderem demitir-me tão facilmente. Mas realmente, também não estava muito confortável com a ideia de começar logo com o pé esquerdo um trabalho. Obrigada Smiley heart

• Responder
  • Lena
    Lena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Sim, acho que vai ter de ser.

É como tu dizes: ou via, ou racha. Obrigada

• Responder
  • Lena
    Lena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Isso foi ótimo, Mariana. Eles ainda tiveram consideração, isso é muito bom.

• Responder
  • Lena
    Lena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

De lei, só é obrigatório informar a entidade patronal 5 dias úteis antes do primeiro dia da licença, pelo que eu ia dizer assim que saísse do mês da experiência.

• Responder
  • Quirina
    Noiva Experiente Julho 2025 Lisboa (Concelho)
    Quirina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Lena, se fosse eu também diria hoje na entrevista. Se o teu casamento fosse só para o ano até poderias não contar já, mas sendo no mês que vem acho melhor seres honesta e esclarecer já a situação.
    Dizes que é algo que já tens marcado e que andas a preparar há imenso tempo, mas que não querias perder esta oportunidade de emprego.Vais ver que vão compreender ❤️
    Se não o fizerem pensa que, de qualquer forma, já não estavas à espera que te chamassem agora e que, no final do dia, foste sincera e estás descansada
    • Responder
  • Magda Calisto
    Magda Calisto ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu diria mas se fores pela alternativa de não dizeres, qual será a tua justificação para faltares ao trabalho durante os dias da licença de matrimónio???
    • Responder
  • Mariana Duarte Monteiro
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte Monteiro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Dou-te o meu exemplo: despedi-me o ano passado e comecei num novo trabalho em dezembro - casei em julho. Falei logo na entrevista disto e não foi problemático - acabei até por ter imensa sorte e conseguir tirar 15 dias de férias antes da licença, ou seja, estive um mês fora.
    • Responder
  • Nia
    Noiva Constante Junho 2025 Santa Maria da Feira
    Nia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Lena,

Na minha opinião eu dizia na entrevista desta tarde. O casamento já está agendado e organizado, a empresa pode compreender. Beijinhos e boa sorte🍀😍

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração