Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Carla Costa
Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia

Desconvidar convidados: como resolver?

Carla Costa, a 12 de Outubro de 2022 às 15:27

Publicado em Fórum Organizar um casamento 38

Hoje trago um tema assim meio que tabu entre o mundo dos casamentos e que a grande maioria dos noivos não se sente capaz de fazer: serias capaz de desconvidar convidados? Pois bem, trago-vos a minha situação pessoal:Tive algumas pessoas (pouquíssimas) que me senti "obrigada" a convidar por serem...

Hoje trago um tema assim meio que tabu entre o mundo dos casamentos e que a grande maioria dos noivos não se sente capaz de fazer: serias capaz de desconvidar convidados?

go-away-oops.gif


Pois bem, trago-vos a minha situação pessoal:

Tive algumas pessoas (pouquíssimas) que me senti "obrigada" a convidar por serem família, apesar de não sentir qualquer tipo de ligação com essas pessoas, e outras que na altura do Save The Date foram incluídas, mas que, sinceramente, com o passar do tempo percebemos que não faz sentido estarem presentes, principalmente quando queremos apenas família e amigos mais próximos de nós.


Além de que, com os preços de tudo a subir (2022 está mau, mas 2023 será ainda pior!), acabamos a ver que o dinheiro realmente não estica e essas "pouquíssimas" pessoas que até poderíamos aceitar na mesma a sua presença, acabam sempre a trazer acompanhantes ou filhos, o que, bem lá no fundo, acaba a sair caro e uma decisão por parte dos noivos deve de ser tomada. Smiley amazing


Temos que ser sinceros acima de tudo, não é? Ou assumimos os custos extra por pessoas que até passaríamos bem sem a sua presença num dia tão importante, ou assumimos cortar nessas presenças que poderemos um dia mais tarde marcar um simples café ou almoço em qualquer altura do ano.

smile-motivate.gif


Então, a cerca de 7 meses do meu dia C, tomamos a decisão de enviar uma mensagem a essas pessoas (que receberam o save the date em formato digital e com quem raramente estou):

"Por motivos de força maior, estamos a reduzir o nosso casamento para algo mais íntimo e ainda mais pessoal e, apesar querermos muito a tua presença, com a situação financeira atual que se está a tornar complicada para todas as famílias, vemo-nos obrigados a reduzir convidados do nosso dia especial. Lamentamos imenso esta situação! Contudo, agradecemos a tua presença na nossa vida, presença essa que será sempre uma mais-valia para nós. Agradecemos desde já a tua compreensão. Um beijinho!" Smiley heart


É uma mensagem geral, que será depois adaptada aos diferentes convidados.


É uma decisão difícil de tomar? É. Ninguém gosta de desconvidar pessoas, mesmo que essas pessoas não sejam assim tão próximas de nós. Sabemos que magoa, e mesmo a nós noivos magoa! Mas mais vale sermos sinceros, tanto com o nosso coração bem como com a nossa carteira (a verdade é que casar sai caro!), e explicarmos a essas pessoas o motivo de não poderem estar presentes.


Se estão no mesmo patamar que eu, espero que este post vos tenha ajudado a tomar alguma decisão. Há tabus que merecem ser resolvidos, não concordam? Smiley winking


E vocês?

Preferiam manter convidados e assumir custos extra mesmo sem quererem a presença dessas pessoas ou assumiriam desconvidar convidados?

38 respostas

  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Alô Fabiana! Pois bem, no meu caso senti mesmo aquela "obrigação" de o fazer com esse número reduzido de pessoas. E com o passar do tempo, uma pessoa também ganha "calo" nisto de organizar o casamento e percebe, "mas afinal... essas pessoas não me dizem assim tanto". Foi como disse à Marlene, no caso deles ainda era o Save The Date e não o convite oficial, até poderia nem lhes dizer mais nada pois foi apenas um Save The Date. Mas seria de mau gosto. Preferi a sinceridade acima de tudo. Smiley smile

    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exatamente. O meu sentimento foi tal e qual. Dessas 3 que receberam apenas o "Save The Date", até poderia nem lhes dizer mais nada pois foi apenas um Save The Date. Mas seria de mau gosto. Preferi a sinceridade acima de tudo.

    O bom desta comunidade é isto mesmo, encontrar casos próximos aos nossos! Obrigada pelo teu comentário. Smiley heart

    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Carla
    Conhecendo-me como conheço, não ia ter coragem de o fazer.
    Felizmente o nosso número de convidados já é bem reduzido, por isso não vamos estar nessa situação, mas posso dizer-te que foi difícil para mim convidar pais e filhos de alguns familiares e não os convidar a eles. Mas pronto, só convidámos quem fazia mais sentido para nós. Aguardo a ver se os teus desconvites correm bem
    • Responder
  • Marlene
    Super Noiva Setembro 2022 Braga (Concelho)
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É uma ginástica enorme fazer listas de convidados e pagar um casamento, e só quem o tenta fazer atualmente é que sabe!
    Acho que fizeste bem, não valia mesmo a pena o sufoco e o frete; e sendo pessoas "afastadas" mesmo que não compreendam, também não fazem "mossa"
    Tive uma pessoa que não convidei exatamente pela questão dos "atrelados". Só a conhecia a ela, mas era casa com 2 filhos e marido ou seja eram 3 pessoas extras que eu simplesmente não tinha afinidade nenhuma... optei por não convidar porque sabia que a pessoa em questão nunca iria sem a familia.

    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Marlene. Acabei por trazer este assunto pois já vi vários noivos em "sufoco" com situações parecidas.

    No meu caso, são apenas 3 pessoas: 1 pessoa que convidei por sentir essa "obrigação" da família e 2 pessoas que na altura pareceram indicadas mas que afinal... não era bem assim.

    Contudo, vale mesmo a pena o "frete"? Se fossem apenas mesmo 3 pessoas, tudo bem. Mas neste caso são 3 pessoas casadas e com filhos, o que ao fim de contas acabaria com pelo menos 15 pessoas adicionais no meu casamento que não conheço de lado algum.

    Provavelmente não iriam, mas preferi assumir eu a coragem e ser sincera de que o € realmente não dá para tudo... muito menos para 15 pessoas em que apenas iria conhecer 3. Smiley amazing

    • Responder
  • Marlene
    Super Noiva Setembro 2022 Braga (Concelho)
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Carla!
    Que assunto delicado... se tivesse no teu lugar confesso que não sei se teria coragem de desconvidar quem quer que fosse, ou talvez teria, não sei...
    Como, desde o inicio, tivemos sempre um budget apertado e decidimos convidar só mesmo as pessoas mais chegadas, acabamos por nunca ter de pensar muito nisso.

    Infelizmente é uma situação chata, mas acho que lidaste muito bem com isso. As pessoas perceberão já que a situação econômica atual está a afetar mesmo toda a gente... quem sabe não lhes tenhas tirado um "peso" de cima para não terem de dizer que não!

    Bons preparativos!

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração