Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Carla Costa
Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia

Desconvidar convidados: como resolver?

Carla Costa, a 12 de Outubro de 2022 às 15:27 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 38
Guardado

Hoje trago um tema assim meio que tabu entre o mundo dos casamentos e que a grande maioria dos noivos não se sente capaz de fazer: serias capaz de desconvidar convidados?

go-away-oops.gif


Pois bem, trago-vos a minha situação pessoal:

Tive algumas pessoas (pouquíssimas) que me senti "obrigada" a convidar por serem família, apesar de não sentir qualquer tipo de ligação com essas pessoas, e outras que na altura do Save The Date foram incluídas, mas que, sinceramente, com o passar do tempo percebemos que não faz sentido estarem presentes, principalmente quando queremos apenas família e amigos mais próximos de nós.


Além de que, com os preços de tudo a subir (2022 está mau, mas 2023 será ainda pior!), acabamos a ver que o dinheiro realmente não estica e essas "pouquíssimas" pessoas que até poderíamos aceitar na mesma a sua presença, acabam sempre a trazer acompanhantes ou filhos, o que, bem lá no fundo, acaba a sair caro e uma decisão por parte dos noivos deve de ser tomada. Smiley amazing


Temos que ser sinceros acima de tudo, não é? Ou assumimos os custos extra por pessoas que até passaríamos bem sem a sua presença num dia tão importante, ou assumimos cortar nessas presenças que poderemos um dia mais tarde marcar um simples café ou almoço em qualquer altura do ano.

smile-motivate.gif


Então, a cerca de 7 meses do meu dia C, tomamos a decisão de enviar uma mensagem a essas pessoas (que receberam o save the date em formato digital e com quem raramente estou):

"Por motivos de força maior, estamos a reduzir o nosso casamento para algo mais íntimo e ainda mais pessoal e, apesar querermos muito a tua presença, com a situação financeira atual que se está a tornar complicada para todas as famílias, vemo-nos obrigados a reduzir convidados do nosso dia especial. Lamentamos imenso esta situação! Contudo, agradecemos a tua presença na nossa vida, presença essa que será sempre uma mais-valia para nós. Agradecemos desde já a tua compreensão. Um beijinho!" Smiley heart


É uma mensagem geral, que será depois adaptada aos diferentes convidados.


É uma decisão difícil de tomar? É. Ninguém gosta de desconvidar pessoas, mesmo que essas pessoas não sejam assim tão próximas de nós. Sabemos que magoa, e mesmo a nós noivos magoa! Mas mais vale sermos sinceros, tanto com o nosso coração bem como com a nossa carteira (a verdade é que casar sai caro!), e explicarmos a essas pessoas o motivo de não poderem estar presentes.


Se estão no mesmo patamar que eu, espero que este post vos tenha ajudado a tomar alguma decisão. Há tabus que merecem ser resolvidos, não concordam? Smiley winking


E vocês?

Preferiam manter convidados e assumir custos extra mesmo sem quererem a presença dessas pessoas ou assumiriam desconvidar convidados?

Editado por Casamentos.pt

Sim, explicando o motivo!

43%

17 votos

Não, preferia aceitar...

33%

13 votos

Conto-te nos comentários!

23%

9 votos

38 respostas

Última atividade por Lídia, a 25 de Novembro de 2022 às 12:42
  • Lídia
    Noiva Master Outubro 2023 Lisboa (Concelho)
    Lídia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não deve de ter sido nada fácil para vocês terem tomado essa decisão mas se assim é então é a decisão correta e a melhor que podiam ter tomado.
    e no texto que escreveram explica bem a vossa razão está óptimo assim, basta seguirem o vosso coração é o vosso dia 🥰
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada José! Smiley heart

    • Responder
  • José Manuel
    Noivo Experiente Maio 2023 Gondomar
    José Manuel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Concordor

    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Cátia ❤️
    • Responder
  • C
    Noiva Ativa Julho 2024 Porto (Concelho)
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, sem dúvida...é uma bola de neve depois... Smiley amazing acho que o teu texto ficou muito bem elaborado.

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva VIP Agosto 2023 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hoje em dia as pessoas nos fazem mais de nossas amigas para serem convidadas qhe outra coisa
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente ☺️
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva VIP Agosto 2023 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas olha que quem tiver no nosso dia e que importa 🙏🏾🙏🏾🙏🏾
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que caraças. O teu caso ainda foi pior que o meu! Smiley atonished

    • Responder
  • Alexandra
    Noiva VIP Agosto 2023 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah então assim ainda bem ..


    Olha simplesmente não disse nas apoia essas pessoas vi que não eu não falasse nem para mim falavam .. então prontos ..
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    AHAHAHA adoro! Smiley xd

    bridezilla-scheana-marie.gif

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    #queselixe
    #anoivaéquesabe
    #gogirl
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ora nem mais Andreia. Estou totalmente de acordo! Foi precisamente isso que me aconteceu: a 7 meses do dia C, e com tudo o que me tem vindo a acontecer este ano, liguei o modo "que se lixe" e assumi isso mesmo. Não quero pessoas que fui obrigada a "ter" só porque sim.

    No meu caso, os Save The Date foram enviados com mais de 1 ano devido a toda a gente precisar de se deslocar (bastante), daí o meu modo "que se lixe" ter sido ativado agora Smiley amazing

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Master Julho 2024 Sintra
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida Carla,
    Penso ser sempre uma decisao dificil..mas voces é que pagam e portanto decidem quem vai ou não ao casamento!
    Penso que so devem.ser as pessoas que fazem parte da nossa vida..o resto é barulho de fundo!Usas o dinheiro que ias gastar com essas pessoas que nao iam acrescentar nada ao teu dia do grande C. para algo que valha mesmo a pena..tipo LUA de MEL!!!Eu tenho uma lista de convidados que me pode fazer sentido agora e na altura ja nao..so vou entregar os convites 6 meses antes da data..e conform o que o meu ❤assim mandar!
    Bons preparativos...beijinhos!
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    No meu caso o "muito" grave foi tudo o que passei este ano (doenças, hospitais, mortes e com isso gastamos uma boa parte do nosso pé de meia) e adicionalmente o facto de 3 pessoas serem incluídas no save the date por me sentir obrigada a tal. Por isso... sinceridade acima de tudo e este ano fez-me perceber o que realmente quero e quem realmente quero comigo, e se não quero determinadas pessoas no dia, acho que devo de seguir o coração e não aceitar ter porque outros ficarão chateados/tristes. Afinal, o casamento é meu e do meu noivo. Smiley smile

    Mas, como disse, até poderia "fazer frete" e aceitar 3 pessoas, mas essas 3 trazem muitas outras e sinceramente não posso pagar 15 "cabeças" adicionais que nunca vi na vida. Smiley amazing

    Acho que o casamento é algo tão único e próprio que não podemos deixar passar situações assim. Temos quer ser nós próprios e ser fiéis ao que queremos e amamos.

    • Responder
  • C
    Noiva Ativa Julho 2024 Porto (Concelho)
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso seria complicado...só se tivesse acontecido algo mt grave mesmo...
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Provavelmente por já teres casado em 2017 e não seres "destacada". Talvez! Não sei mesmo Smiley amazing Contudo, eu consegui enviar-te. Smiley shame

    • Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2017 Valongo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nop, continua sem dar. Diz que atingi o limite de mensagens enviadas. (Só enviei 12, é mesmo esse o limite?)
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Alexandra. De facto, situação complicada! No meu caso foi uma prima minha que na altura trabalhava na mesma empresa que eu e a minha mãe achou que eu "deveria de convidar, pois ela ia ver-me pela empresa". Acontece que já não estou lá (felizmente), e mesmo que tivesse acredito que o desfecho seria o mesmo... 🙄

    Acho que podemos e devemos de assumir sempre a sinceridade e, no meu caso, além de precisar de juntar um pouco mais €, também não queria ter aquelas pessoas num dia tão especial. Até porque 3 pessoas trazem muitas mais (maridos, filhos já a contar como adultos...) e neste momento não me posso dar ao luxo de pagar 15 cabeças a mais que não conheço minimamente. 🤔 E mesmo que pudesse. Se não os quero lá, mais vale assumir isso mesmo!

    Até porque depois acabamos com esses sentimentos de "e agora que o dia passou, como falo com essa gente?". Situação complicada a tua! Mas sim, é preciso uma força interior enorme para encarar situações destas, mas mais vale que o façamos antes do dia (e com tempo) do que depois ficarmos a moer no assunto.

    Quanto ao teu projeto, acredito que só me conseguirás enviar msg adicionando-me como "amiga". Tenta adicionar e podemos falar um pouco sobre o tema. Smiley shame

    • Responder
  • Alexandra
    Super Noiva Setembro 2017 Valongo
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso aconteceu-me e por uma situação que quase me apeteceu bater à minha mãe.
    Ela tem uma tia que são concorrentes no negócio por isso passam a vida à turra e às amassas, mas também passado um bocadinho é amor para aqui, amor para ali. Ela quis que eu a convidasse.
    Na altura do STD disse-lhe que não, porque sabia que dali a uns meses estavam outra vez à batatada. Teimou, teimou, teimou. A nossa relação já estava má por uma decisão que eu tinha tomado quanto ao casamento, por isso meio para fazer as pazes, meio para não a aturar (ela é a 2ª pessoa mais insistente que conheço), e como tinha falta de pessoas no casamento, acabei por entregar o STD à nossa tia. Passado uns meses lá aconteceu o esperado e ela proibiu-me (ameaças, chantagens, etc.) de entregar o convite. 🙄😡🤬 Para melhorar a coisa a nossa tia vivia quase em frente a mim. Eu mal a via fugia de vergonha, fingia-me atrasada para a camioneta e punha-me a correr durante meses, mesmo depois do casamento nunca lhe dirigi palavra.Um dia, ao sair de casa com o meu marido, parei e pensei "que raios estou a fazer? És uma mulher ou uma miudinha?" Peguei fui falar com ela, pedi-lhe imensa desculpa, expliquei o porquê, disse-lhe que estava arrependida e com vergonha de deixar a minha mãe decidir por mim, que tinha 29 anos. Felizmente ela compreendeu porque conhece bem a mãe que eu tenho... Mas foi um castigo.
    Resumindo: fazer de conta que nada se passava não é de todo uma boa estratégia, mas a que usei na altura. Felizmente sei que hoje em dia teria batido o pé à minha mãe desse por onde desse. (Entrei no mundo do desenvolvimento pessoal e melhorei a minha assertividade, empatia, bondade, coragem e confiança em mim mesma.)
    PS: Tenho um projeto que fala de noivas. Gostava de reciclar parte do teu problema e texto, se não te importares. Enviava-te mensagem privada, mas tenho a caixa bloqueada. 😐 E não te vou poder dizer o projeto, nem onde está porque seria publicidade, mas juro que é algo bem feito, com requinte, ajuda e bem organizado.
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sem dúvida minha querida! Estou totalmente tranquila com essas poucas pessoas até porque fui honesta e ate agora tive respostas compreensivas. Só me falta resposta de 1 pessoa que é uma das tais que só fala quando precisa de algo.. mas uma vez mais, estou de consciência tranquila. ❤️ Com um mundo tão ruim, precisamos de saber selecionar e não nos deixar levar.
    No teu caso desconvidaste também? Como fizeste?
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva VIP Agosto 2023 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Carla


    Que assunto delicado
    Também passei mais ou menos pelo o teu caso mas no nosso caso foi mais da minha parte onde pessoas deixaram de falar “ família “ onde mandei o save the date e depois vi que já não queria que fizesse parte .. hoje sinceramente estou mesmo pela a razão só faz falta quem está e quem tem que estar .. neste dia tao único para nós acho que quem é mesmo importante para nós e que deve estar presente !
    Força tudo e muito delicado ..
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ora nem mais ❤️
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso do tempo mostrar muito coisa acontece a todos no noivado, é nestas fases em que vês com quem contar, shit happens sabes, o que importa é estares bem e estarem bem enquanto casal, todo o resto passa
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exatamente! E o tempo tudo mostra! O que importa é ser feliz, honesto e fazer o mesmo para com os outros. Preferi ser honesta com essas 3 pessoas do que não lhes dizer mais nada e dar uma desculpa foleira perto do dia. Smiley shame

    Eu própria já recebi um "desconvite" em que não tiveram a mesma consideração. Deram-me uma desculpa foleira 1 semana antes a dizer "temos convidados a mais e só podemos ter x". Bom, se sabiam que a quinta só permitia até X, então deveriam de ter feito contas com mais antecedência e não quando ja comprei um vestido. Mas bom.

    No meu caso, preferi assumir com essas pessoas de que "olhem, está mais apertado e precisamos infelizmente de reduzir" e fazê-lo meio ano antes, do que como fizeram comigo com uma desculpa esfarrapada Smiley amazing

    Mas é como disse à Wonder Woman: Mas estou de consciência tranquila. Este ano tem sido uma m*** para mim com coisas graves a acontecer e só quero é ser feliz. Provavelmente essas pessoas nem viriam (2 delas até so falam comigo quando precisam de algo), por isso... estou totalmente tranquila com a minha decisão. O tempo mostra-nos muita coisa.

    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Alô wonder woman! No meu caso, sinceramente este ano com tudo o que me tem vindo a acontecer, só me fez ver de quem realmente quero e estas pessoas foram mesmo por cortesia ou porque tive familiares a fazer cara feia se não enviasse o save the date. Contudo, o dia é nosso é sinceramente... que façam cara feia. Devemos nós de estar felizes com quem está.

    É como disse à Kauanna: até então tudo tinha corrido bem, mas desde março deste ano que vi doenças, mortes e problemas graves com pessoas tão próximas de mim (e mesmo comigo!) e que pensei "se esta pessoa desaparecer da minha vida, vai-me fazer tanta falta" e fiquei a pensar nisso sobre algumas pessoas a quem o save the date tinha sido enviado.

    No meu caso, foram as situações de "aperto" (e o € também conta, claro) que me fizeram "desconvidar" essas 3 pessoas e devidos acompanhantes.

    Quando estamos em momentos de dor, percebemos quem realmente nos faz falta. A mim faz mais falta os mesmos mais próximos e não aqueles que convidei por cortesia porque tive outras pessoas a fazer cara feia se eu não o fizesse.

    Mas estou de consciência tranquila sabes? Este ano tem sido uma m*** para mim com coisas graves a acontecer e só quero é ser feliz.

    Provavelmente essas pessoas nem viriam (2 delas até so falam comigo quando precisam de algo), por isso... estou totalmente tranquila com a minha decisão. O tempo mostra-nos muita coisa.

    • Responder
  • Kauanna
    Noiva Master Maio 2023 Braga (Concelho)
    Kauanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, no nosso caso se fôssemos nos a pagar todos os convidados os nossos pais teriam tido um limite muito maior de convidados só iam poder ter 2/3 amigos de cada lado 😅


    É verdade tem certos momentos nos quais nos vemos quem realmente está do nosso lado e a torcer por nos ❤️
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alô minha linda, são situações delicadas sem dúvida.
    Não tive situações dessas houve uma tia que convidei por cortesia, ela por cortesia também não veio, mas avisou na altura.
    Eu quando fiz a lista, foi consciente, já a contar com plus one possivelmente a ida de crianças, pois se entrego um convite a um casal regra geral estamos a convidar a casa... Eu pessoalmente sei que não desconvidaria, se tivesse nesse impasse possivelmente cortar ia em algo como decoração, carros de noivos, livros de honra... Etc... Há sempre uma possibilidade, mas lá está, eu faria assim.
    Se queres resolver a situação assim eu consigo respeitar perfeitamente, e cm convidada, também conseguiria perceber, mas isso sou eu que entenderia...
    Como te tinha referido, a minha sogra convidou 1 casal por auto recriações, e depois ela própria desconvidou, dando a justificação que não sabia se o casamento iria acontecer 😂😶... Ela meteu se, ela resolveu 😜😂... Faz o que achares melhor, estamos contigo para o que der e vier
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Kauanna pelas tuas palavras! No caso destas 3 pessoas eram apenas os save the date, mas custa na mesma "desconvidar". Mas lá está, com o passar do tempo percebemos quem realmente queremos e que, pelo menos para nós, não vale a pena ter quem não nos faça sentido no dia.

    Achei que este assunto deveria de estar por aqui pela comunidade pois já vi mais noivos em posições assim. Acreditas que só nos últimos 2/3 meses pensei em "desconvidar" estas 3 pessoas? Isto porque até então tudo tinha corrido bem, mas desde março deste ano que vi doenças, mortes e problemas graves com pessoas tão próximas de mim (e mesmo comigo!) e que pensei "se esta pessoa desaparecer da minha vida, vai-me fazer tanta falta" e fiquei a pensar nisso sobre algumas pessoas a quem o save the date tinha sido enviado.

    No meu caso, foram as situações de "aperto" (e o € também conta, claro) que me fizeram "desconvidar" essas 3 pessoas e devidos acompanhantes.

    Quando estamos em momentos de dor, percebemos quem realmente nos faz falta.

    • Responder
  • Kauanna
    Noiva Master Maio 2023 Braga (Concelho)
    Kauanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Carla,
    Acho que é sempre um assunto complicado desconvidar pessoas porque é uma situação “de saia justa” mas acho que principalmente com a subida de preços que houve e com noivados longos… acaba por acontecer que algumas pessoas deixam de fazer sentido estarem presentes.
    No nosso caso eu e o noivo fizemos uma lista e pusemos alguma pessoas como “lista de espera” então não enviamos o save the date a essas pessoas para pensar melhor se mais próximo do casamento faria sentido as chamar ou não. E agora quando começamos as entregas dos convites tomamos uma decisão tendo em conta o nosso convívio com essas pessoas. Do lado dos nossos pais (como somos filhos únicos e no meu caso os meus pais não tiveram um casamento) optamos por os deixar convidar amigos deles tendo em conta que eles teriam que pagar o lugar desses amigos. Não são pessoas que fazíamos questão… mas que como são importantes para eles então queremos os ver felizes a festejar com os amigos deles.
    Por aqui, não precisamos desconvidar ninguém 🙏Mas acho que o mais importante é ter quem faz sentido ao nosso lado nesse dia.
    • Responder
  • Carla Costa
    Noiva Master Junho 2023 Vila Nova de Gaia
    Carla Costa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Me too. Sinceridade acima de tudo! Doi "desconvidar", mas neste caso teve que ser. Smiley atonished

    E até agora as respostas que tive foram bem aceites e super compreensivas.

    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Master Outubro 2023 Coimbra (Concelho)
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que fizeste bem. Eu no lugar deles preferia isso a não receber o convite e pronto
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração