Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Hlei
Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)

Descobre as tradições e superstições dos casamentos Italianos

Hlei, a 19 de Abril de 2020 às 00:54 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 35

Boa noite gente bonita.

Daqui Palermo.

Hoje trago-vos mais um ataque a esta fantástica casa dos casamentos para vos dar a conhecer mais tradições.


Como o meu nome indica (e o título do debate também), hoje falo-vos das tradições italianas. Confesso que senti que eram bastante semelhantes às nossas, na grande maioria, e algumas revelaram-se um pouco confusas sem saber se eram reais ou não, se era na casa do noivo ou da noiva...mas dessas não vos falo Smiley tongue


Os casamentos italianos são muito tradicionais e ligados à família. Mantêm muitas tradições antigas e revelam a intensidade deste povo. Tudo é pensado ao pormenor e tudo tem significado. Mas acho que hoje em dia, já todos pensamos assim o casamento Smiley smile

Para começo de tradições deixem-me que vos diga que a mão da noiva, ao contrário do habitual, é pedida à sua mãe e não ao seu pai. Depois do pedido, os noivos não devem ficar mais sozinhos e a noiva não deve visitar a casa do seu futuro marido.

O casamento é o evento familiar mais importante e, por isso mesmo, toda a família tem direito a opinar sobre uma das coisas mais importantes: a comida. Antes da cerimónia religiosa a família junta-se toda num almoço regado com bom vinho e boa comida. As refeições são feitas sentadas (os buffets não fazem parte) para que exista um saudável convívio familiar.



Na noite anterior ao casamento, mostrando o romantismo tão associado aos italianos, o noivo faz uma serenata por baixo da janela do quarto da sua noiva. E claro que também deste momento é feito uma festarola, juntando os músicos, a família e os amigos para assistirem.

A partir da meia noite do dia do casamento não deve haver qualquer contacto entre os noivos.

Claro que o noivo também não pode ver a noiva no dia mas, as italianas vão ainda mais longe, elas próprias não se podem ver ao espelho no dia anterior. Caso a noiva não resista a esta tradição, terá que retirar um item do seu vestuário (os sapatos, o véu...). Caso a noiva se esqueça de algo em casa, isso representa indecisão e insegurança.


Já que falamos da noiva, como serão as tradições em relação ao seu look nupcial?



O vestido da noiva deve ser branco, podendo variar em tons nude e, para quem casa na Igreja, o véu faz parte da tradição, sendo INDISPENSÁVEL. Reza a lenda que este é usado para esconder a cara da noiva e afastar os maus espíritos. Tal como em Portugal, a noiva pode usar acessórios como tiaras, toucados, etc, mas o véu tem mesmo que lá estar.

Além disso, e tal como muitas de nós vamos cumprir, as noivinhas Italianas seguem à risca a tradição de levarem com elas cinco itens: um objecto novo, um objecto velho, um emprestado, um presente e, por fim, uma coisa azul. De referir que, antigamente, a noiva usava vestido azul que simbolizava a sinceridade e a sua pureza (algo que nós associamos mais à cor branca).

Já no que respeita ao bouquet, quem o escolhe e oferece é o marido sendo o seu último presente de namoro. Quem entrega o bouquet à noiva é a sua sogra, na manhã do casamento, sendo este um gesto de aprovação por parte da mãe do noivo.

Já o noivo, costuma usar fato preto e, para se proteger a si e à sua família dos maus espíritos, o noivo durante a cerimónia coloca um pedaço de ferro no bolso.

Definitivamente, contra os maus espíritos, ficam protegidos...até porque há mais... No fim da festa, o marido tem que entrar em casa com a esposa ao seu colo. Esta tradição diz que, desta forma, ele protege a esposa de espíritos malignos que a esperam na porta



Os italianos consideram que casar ao Domingo lhes traz mais sorte na vida de casal, pois foi nesse dia que Jesus Ressuscitou. Por outro lado, Terças, Sextas e Sábados simbolizam uma vida curta e infeliz. Este povo presta, também, atenção às estações do ano, sendo a melhor para casar o Inverno (embora acabem por escolher, maioritariamente, o mês de Setembro).

Claro que depois da cerimónia também há a famosa chuva de arroz, símbolo de fertilidade, riqueza e alegria. Logo depois os convidados fazem uma fila para cumprimentar os noivos, e este momento é levado bem a sério e ninguém sai sem uma beijoca.

Depois da cerimónia há liberdade para a escolha do meio de transporte, mas este tem que ser muito bem decorado. Os carros dos convidados terão uma fitinha branca e vai tudo a buzinar até ao local da festa.

Alguns noivos amarram um laço em frente à Igreja onde casam, representando assim a união do casal.


Depois disto, vamos à festa?


Tal como o povo italiano, a festa tem muita dança, música e animação. Por norma esta animação é feita pelos próprios convidados. Tarantella, por exemplo, é a dança que os convidados exibem para desejar ao casal um futuro longo e feliz. Esta é uma dança rápida e cheia de energia que envolve, num circulo, os recém-casados. É quase como o nosso apitó-comboio Smiley xd

Em Itália, há também uma tradição que é seguida à risca: confetis. Os noivos entregam-nos como lembrança e cada saquinho terá que ter cinco confetis, que representam, saúde, riqueza, felicidade, longevidade e fertilidade. Como podem ver, a ideia da boa sorte, etc está mesmo em cada pormenor.

Num dos momentos da festa, a gravata do noivo costuma ser cortada para que seja angariado dinheiro para eles levarem na sua lua-de-mel. Falando em lua-de-mel, deixo-vos uma sugestão em Itália, neste meu debate .

Falando ainda sobre tradições, sendo as azeitonas símbolo de bem-estar, no dia do casamento, os italianos plantam uma oliveira. Há ainda a tradição de partir um copo no final da recepção do casamento. Quantos mais cacos melhor, pois representam os anos felizes que o casal irá ter.


Como podem ver, há muitas tradições comuns ao nosso país e, pelas tradições apresentadas, podemos ver que é um povo muito supersticioso.

Qual a vossa tradição favorita? E o que é que vocês também vão seguir??


Até breve,

Palermo.

35 respostas

Última atividade por Hlei, a 20 de Outubro de 2020 às 22:37
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá olá Smiley smile acho que fazes muito bem 😉
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que interessante, apesar de eu nunca ter ouvido falar de nada disso, só dos confettis (vamos casar em Portugal, mas o noivo é italiano - a questão é que ele não tem um casamento há anos e então não se lembra das tradições).

    Vou dar-lhe a cutucada do ramo Smiley xd menos uma coisa para eu pensar.

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    É tão bom estarmos a conhecer e a aprender mais sobre estas tradições! Muito obrigado pela partilha querida Palermo 😍😘

    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahahah querida Lisboa eu desisto da serenata porque o moço não ia convencer-me a casar com ele 😅😅 a não ser que chame amigos, que é o que eu vou fazer 🙈😂 mas sim, devem ser super animados, mas se não aguentam um Caldo-verde não sei 🤷‍♀️ eu como caldo-verde e daí nada estou com fome 🙈
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Minha querida Palermo, tenho a dizer que os noivos Italianos são mais românticos. Serenatas, oferecem o ramo. Também quero. Acho que quando chegar a casa, alguém vai ler este debate Smiley winking

    Imagino o casamento deles muito animado (acho que é por causa da cena inicial do Godfather e da série My brilliant friend).

    No outro dia, ouvi um concorrente do Joker dizer ao Palmeirim que os Italianos acham o caldo verde uma comida forte para a ceia. Que meninos, nem imaginam como é a nossa Smiley winking

    Beijinho e muito obrigada por esta deliciosa partilha!

    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, é verdade Smiley smile obrigada ❤️
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Secalhar se lá viesses também eras assim 🤷‍♀️ acaba por ser uma questão cultural. Mas como é óbvio e normal em todo o lado, há muita gente que não cumpre tudo
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Por mim pode ser. Massa é vida ahaha
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A minha não levava Hahaha porque dizia que tinha de estar em casa com o noivo 😂
    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ai adoro essas festas de casamento 😂😍

    E massa como prato principal? 😂😂

    Obrigada 😘

    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A parte do bouquet já depende da sogra, a minha é taaaao atrasada que se ainda tivesse que me levar o bouquet a casa, nunca mais começava a cerimónia 😜
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, confesso que também gostei dessas tradições tão bonitas
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Outubro 2020 Albergaria-a-Velha
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Palermo, realmente não tem muitas diferenças dos nossos casamentos. Gostei que os noivos peçam a mão da noiva à mãe nunca ouvi falar nisso, também gostei da tradição do noivo dar o bouquet à noiva 🙂.
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Palermo.
    Gostei muito de saber que eles são tradicionalistas. Amei a serenata 😍😍
    Achei interessante a parte dos maus espíritos. Gostei de saber que é a sogra que dá o ramo à noiva ❤️
    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2022 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Palermo. Obrigada pela partilha. Gostei da tradicão de ser o noivo a oferecerno bouquet 😊
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Palermo. Engraçado essa tradição do bouquê ser oferecido pelo noivo...mas para mim tem tradições a mais e eu não sou de seguir tudo a risca por isso para mim ou ser do contra ou ia ser muito complicado...
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Palermo, tem coisas realmente parecidas. Mas também umas muito interessantes como de partir os copos e o bouquet ser oferecido pelo noivo. Parabéns pelo debate.

    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Querida homónima 😍 ai que engraçado ahaha devias ter ficado ainda mais mimosinha 😅
    Quanto a data acha que temos tudo, o domingo e o Outono também é favorável eheh vamos lá ver ❤️
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É mesmo 😍
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bem, do mal o menos... Eu se efetivamente adiar o meu, será um domingo. Já tenho um aspecto positivo 😂😘 quanto a serenata não o espero do noivo mas ele terá uma minha, à saída da igreja 🤫🤫🤫
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim sim, muito ligados às traduções ehhe
    • Responder
  • Teresa
    Super Noiva Julho 2021 Vila Nova de Gaia
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Uau! Adorei ir a Itália! Tantas tradições divertidas Smiley smile

    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu também. Sem dúvida 😍
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Agosto 2021 Sabugal
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se me fosse possível , passava a vida a viajar !
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Sintra
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que belo debate Palermo!
    A serenata à janela e tão romântico...❤
    Secalhar arranjaste foi para aqui um problema...A malta agr só vai querer casar ao domingo! 😉
    • Responder
  • Elodie
    Noiva VIP Agosto 2021 Peniche
    Elodie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, obrigada pelo debate Smiley smile Acho o povo italiana tão romantico , uma serenata á janela! achei um maximo Smiley smile

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Minha querida Homonima! Mas que ótimo debate! Claro que os italianos teriam que ser muito OCD com as tradições do casamento. Fui a um casamento italiano (o meu tio materno casou com uma italiana) mas eu tinha 4 anos na altura e não me lembro muito bem das coisas. Fui juntamente com as outras sobrinhas dama de honra (em tom salmão) e jurei para nunca mais! 😂 Mas de resto, o teu debate está super completo! Parabens Palermo! E se formos Twins vamos ter muita sorte no nosso casamento (mas fico a torcer para que tudo se mantenha tal qual como está!) Bjs
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E não se descuidam no que à sorte diz respeito eheh beijinhos
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Cara Palermo. Adorei todas as tradições italianas. São um povo que leva os casamentos mesmo a sério 😉. Obrigada pela partilha.
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mesmo! Super giro. 😊
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, ha sempre alguma coisa diferente Smiley smile
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Palermo,
    Apesar das parecenças, tem pormenores mt interessantes. Como partir o copo. Ou os 5 confettis. Ou o bouquet ser oferecido pelo noivo! 😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração