Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ana Ferreira
Noiva Ativa Setembro 2020 Setúbal (Concelho)

Declaração das prendas de casamentos

Ana Ferreira, a 13 de Dezembro de 2019 às 00:51 Publicado em Fórum Recém-casad@s 5 35
Olá! Peço ajuda aos mais entendidos no assunto que me esclareçam neste assunto: vi na net que se recebermos uma prenda acima dos 500€ tem de ser declarado ao fisco. E que se não for de família direta (pais/irmãos/avós) ainda tem que se pagar 10%. E penso que temos 3 meses para fazer essa declaração. A minha pergunta é: já alguém aqui fez essa declaração, sabe como se faz, onde se faz, tenho que apresentar alguma prova (por exemplo se eu juntar todo o dinheiro e dizer que foram os meus pais que me deram o dinheiro se é necessário alguma prova)? Obrigada!

35 respostas

Última atividade por Tatiana, a 22 de Setembro de 2020 às 18:32
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, é uma grande verdade. Tanto a fiscalizar e podem implicar com as prendas. A verdade é que felizmente também é raro 🙏🏻
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Indo depositar tudo junto já poderá ser sujeito a tributação. O melhor será usar o dinheiro em transações correntes, do dia a dia.
    • Responder
  • A
    Noiva Constante Agosto 2021 Azambuja
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Acho que morria de ansiedade só a pensar em aparecer a AT no fim da noite ou alguém perder o envelope Smiley xd Já ouvi histórias terríveis de envelopes roubados também, que horror! E realmente com tanto no sector por fiscalizar e legislar (tantos fornecedores que não passam factura de nada vamos lá a ser honestos e isso são um casamento a seguir ao outro), tinham mesmo de implicar com as prendas de uma ocasião na vida que só acontece 1 vez (ou 2 vá ahah)!

    • Responder
  • A
    Noiva Constante Agosto 2021 Azambuja
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Informação super útil Tatiana Obrigada! Smiley love Portanto na verdade sempre que seja abaixo da prenda individual de 500 euros é isento, correcto? Mesmo que depois vás depositar tudo junto por completo como a outra noivinha refere e que será o que a maior parte das pessoas faz.

    • Responder
  • Ana Ferreira
    Noiva Ativa Setembro 2020 Setúbal (Concelho)
    Ana Ferreira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Completamente, há que nos precaver. Mas penso que não nos podem pedir para ver o dinheiro que temos nos envelopes. Se até um polícia para nos revistar o carro tem que ter um mandato um fiscal também há de ter! E ainda assim também só teremos que declarar as prendas mais chorudas 😊
    • Responder
  • Soraia
    Super Noiva Outubro 2021 Cartaxo
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ana,

    Ainda bem que lançaste este debate porque tenho sérias dúvidas se não será dos mais útis, mais que não seja para evitar que o nosso dia de sonho vire um pesadelo.

    Credo, dá até dó pensar numa desgraça destas Smiley sad

    • Responder
  • Mónica
    Noiva Constante Julho 2019 Leiria (Concelho)
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós usamos o dinheiro que nos deram para pagar o que restava aos fornecedores. E depois depositamos o resto na conta. Mas não tivemos problemas nenhuns. Nem tinha ouvido falar de tal coisa. Ainda bem que correu tudo bem 😊
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Julho 2020 Santa Maria da Feira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Li os comentários e fiquei intrigada... Se eu tiver fiscalização no meu casamento, não posso, pura e simplesmente, dizer que não recebi nada ou "mostrar" apenas os envelopes que têm menos de 500€?
    Não sou obrigada a mostrar nada sem mandato. Posso esconder os envelopes e pronto, ou não?
    • Responder
  • F
    Noiva Ativa Setembro 2024 Lousada
    Francisca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    ótimo debate, já tinha ouvido falar

    • Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Os nossos convidados deram quase todos prendas monetárias. Apenas 2 pessoas deram uma prenda física e foram todas igualmente apreciadas. O que fizemos... Guardámos no quarto os envelopes, várias vezes durante a noite, não fossem aparecer inspectores.
    Deixámos passar um mês e começámos a depositar na conta em pequenas quantias, sempre abaixo de quatrocentos euros e com vários dias de diferença. Passadas umas semanas estava tudo lá e nunca ninguém nos disse nada. Já passou mais de um ano. 🙂
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, é só ter alguns cuidados e irá correr tudo bem 😊
    • Responder
  • Patricia
    Noiva VIP Julho 2024 Porto (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada pela conselho, sem dúvida vou ter que me precaver porque é uma zona ao qual é totalmente nova o que não conheço nada nem ninguém.

    Mas lá está uma autoridade pode chamar a outra nao sei...mas irei me precaver sim.

    Obrigada Smiley winking

    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Aconselho vos a darem uma volta pela vizinhança e a informar que vão realizar ali um casamento. E claro, a ter todas as licenças de barulho que precisarem! Dessa forma se chamarem a polícia vocês poderão estar descansados! E se a polícia aparecer, não faz nada com as prendas, quem realiza fiscalizações em casamentos nesse aspeto é a autoridade tributária 😊
    • Responder
  • Patricia
    Noiva VIP Julho 2024 Porto (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu espero bem que assim seja, e tens toda a razão é um pouco chato ter que abrir praticamente a frente deles e ver logo a quantia mas penso que será mais seguro. Tenho medo porque como vou fazer numa quinta particular ao fazer mínimo barulho os vizinhos chamem a polícia. Apesar de estar no meio do nada não sei a maldade que poderá estar ao redor.
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O carro é vosso, ninguém tem o direito de ir lá mexericar a menos que façam uma rusga policial com um mandato ou uma operação stop/controlo de fronteiras. Pelo menos acredito que assim seja legalmente! Mas de qualquer forma aconselho a que verifiquem os envelopes e dividam as prendas acima de 500€. Assim mesmo que ainda não tenham levado até ao carro penso que não terão problemas! É um pouco chato andar sempre a ‘controlar’ as prendas, mas é ainda mais chato que levem parte da generosidade dos nossos amigos e familiares!!
    • Responder
  • Patricia
    Noiva VIP Julho 2024 Porto (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá! Só uma questão a fiscalização tem algum poder para verificar os carros? É que a minha intenção é mesmo ao indo receber levar para o carro e ali ficar para evitar que a fiscalização apareça.

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada .
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, pede aos pais ou pessoas de confiança que vão levando as prendas para o carro ou assim. Não tenham tudo juntos. E evitem o que já vi fazerem que e irem reunindo todo o dinheiro num único envelope. Não vá o diabo tecê-las!
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Supostamente se receberes prendas em dinheiro acima de 500€ que não seja de pais, avós, filhos ou netos, terás de pagar um imposto de 10%. Para prendas em dinheiro o valor é 500%, abaixo disso são isentas de imposto. Para bens físicos o valor do imposto também é de 10% e penso que o valor também sejam 500€, mas já não tenho a certeza.
    Vê os meus comentários abaixo com algumas dicas que dou sobre declarar ou não as prendas
    • Responder
  • Ana Marina
    Noiva Master Maio 2022 Barreiro
    Ana Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tenho terror que nos apareça autoridade tributaria na boda. 😱 Nao deve haver nada pior... nada como esta malta pra deixar o clima tenso e estranho na festa. Deus nos livre. Pretendemos nem sequer ter a tipica caixa de prendas pra nao levantar suspeitas de nada. Acho este imposto absolutamente ridiculo e recuso-me a declarar o que quer que seja! Mas claro que na possibilidade de aparecerem teremos tudo ensaiado e estudado pra que nao possam chatear-nos com nada.
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ana ótimo debate, sinceramente não fazia a mínima ideia desta "lei" . Obrigada Smiley smile

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se recebermos prendas em dinheiro temos de declarar?
    Tem algum montante mínimo?
    Não fazia ideia disso....
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Depende. Eu por exemplo não tenciono ir depositar. Exatamente para não correr esse risco. 😂😂
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É bem verdade Vi. Outra grande verdade! Gostava de deixar isso organizado para que ninguém tivesse que se preocupar com isso. Mas também nesse sector há muito que regular! Bjs
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O nosso fotógrafo contou-nos de um casamento em que apareceram por volta das 22h e pediram para ver os envelopes, e os noivos tiveram de pagar a taxa, mas isso acho que é algo muito pontual. Mesmo que recebas mais de 500€, se for em dinheiro, está tudo bem desde que não depositem logo no banco. Como o período para pagamento é 3 meses, o ideal é esperar pelo menos 4 meses. Antes do casamento falamos com uma contabilista que deu-nos todas estas dicas, e até foram bastante úteis.

    Concordo contigo que é uma situação surreal, e bastante injusta, mas infelizmente é como o estado faz dinheiro. Não bastam os 125€ para casar, e todas as taxas para mudar o nome e etc. Infelizmente até morrer custa (imenso) dinheiro Smiley ups

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pela partilha Vi. Isto é deveras surreal! Tanta coisa que poderiam regular no sector dos casamentos... Feliz ou infelizmente não estou a contar com prendas no valor de 500€. Mas é sempre bom conhecer a legislação e ter formas de as contornar.
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Ana, nós pedimos que todas as prendas fossem em dinheiro para evitar ter de pagar esta taxa. A não ser que tenhas a fiscalização a ir ao teu casamento, não têm como saber se sequer recebeste dinheiro, podes alegar se perguntarem posteriormente que todas as prendas foram bens materiais.

    Nós também optamos por usar o dinheiro na lua de mel e evitamos gastar dos nossos cartões, e só depositamos no banco o que sobrou passados 5 meses. Até agora não tivemos qualquer problema.

    • Responder
  • Patricia
    Noiva VIP Julho 2024 Porto (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu pensava que essa legislação não fosse avante... eu nunca pensei nisso e sinceramente ao casamento que irei ter todos irao dar em dinheiro vivo e valores baixos.
    Ao receber prendas vou pedir alguém que vá levando para casa assim fujo à fiscalização 🤣
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Outro conselho, não tentes dizer que foram os pais a oferecer tudo. Vais levar a que vão investigar os vossos pais e perceber de onde veio tanto dinheiro. O melhor mesmo é como digo, dizerem que foi o total de prendas dos convidados. Nunca saberão ao certo o número de convidados e o que cada um deu. Se disserem que os vossos pais sozinhos vos deram um grande valor não pagarão imposto, mas poderão complicar a vida deles.

    • Responder
  • Ana Ferreira
    Noiva Ativa Setembro 2020 Setúbal (Concelho)
    Ana Ferreira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada mesmo 🥰🥰
    • Responder
  • Ana Ferreira
    Noiva Ativa Setembro 2020 Setúbal (Concelho)
    Ana Ferreira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada!!!
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Se perguntarem basta que digas que foi o total dos vossos convidados. Ao certo nem saberão o vosso número de convidados nem o que cada um deles. E atenção que se te derem um bem físico o seu valor não poderá ser divido entre várias pessoas. É um única prenda, um único valor. Se exceder os 500€ será taxado em 10% (penso que seja o mesmo valor, mas sem certeza; para prendas em dinheiro é este valor mas para bens não sei se é o mesmo; no entanto o valor do imposto é na mesma 10%).

    Outro pormenor, prendas de irmãos não estão isentas.

    Quanto às fiscalizações, são mais incidentes em transferências bancárias, portanto penso que num casamento tipicamente português (com o clássico envelope) não haja problemas.

    Se pretenderem declarar terão de preencher e entregar nas finanças a declaração do Modelo 1 do Imposto de Selo. Quanto tempo depois, não sei ao certo.

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração