Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

T
Noiva Principiante Junho 2015 Porto (Concelho)

Csamento religioso: preços

Telma, a 6 de Maio de 2015 às 17:23

Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 37

Caras noivas: resolvi criar este post para que estejam atentas e não vos aconteça o mesmo que a mim. Dei início ao meu processo de casamento religioso na paróqui onde vivo actualmente, contudo vou casar na paróquia da casa da minha mãe que foi onde vivi toda a minha vida. Espantei-me quando me...

Caras noivas: resolvi criar este post para que estejam atentas e não vos aconteça o mesmo que a mim. Dei início ao meu processo de casamento religioso na paróqui onde vivo actualmente, contudo vou casar na paróquia da casa da minha mãe que foi onde vivi toda a minha vida. Espantei-me quando me disseram que o processo (apenas religioso, pois o civil já tinha tratado) iria ficar por 190€. E depois ainda teria de pagar 100€ na paróquia onde vou casar.

Não satisfeita com os altos valores mencionados fui até à Secretaria Gera da Diocese do Porto informaram-me dos preços em vigor. Ainda que tenha de pagar 2 certidões de batismo (embora eu tenha entregue a do meu futuro marido) o preço nem sequer chega perto ao que me exigiram lá. O Sr. Padre da Diocese aconselhou-me a reclamar quando me for entregue o recibo, o que vai acontecer quando for levantar os documentos para entregar na outra paróquia, reclamar e juntar cópia do mesmo a fim de se averiguar, pois parece que não é novidade e efectivamente a diferença de preço ultrapassa o razoável.

Deixo os preços e o site para consultarem e não serem enganadas. Parece que nem na Igreja se pode confiar:

II – MATRIMÓNIO (2)

12. «Celebrem-se os matrimónios na paróquia onde qualquer das partes tem domicílio ou residência durante um mês, ou, tratando-se de vagos, na paróquia onde actualmente se encontram» (cân. 1115).
De harmonia com o costume vigente em Portugal, as licenças de transferência do Matrimónio são reservadas ao Ordinário diocesano.
13. Certificado matrimonial de «nada obsta»

a) referente a processo ordinário da diocese (igreja paroquial dos nubentes): 25,00€

b) proveniente de outra diocese (para igreja paroquial): 7,50€
14. Suplemente no caso de transferência:
a) para outra igreja paroquial ou diocese estranha:15,00€
b) para igreja não paroquial ou santuário: 50,00€
c) para oratório: 80,00€
d) para capela particular ou outro lugar conveniente (cân. 1118 §2):150,00€
(2) – Todas as Provisões sobre matrimónios têm a taxa de «Nihil obstat», que se soma, sempre, com as outras aplicáveis, exceptuando a da alínea b); se forem de Diocese estranha soma sempre a da alínea b). Este modo de proceder tem o seu fundamento no facto de os casamentos deverem ser celebrados na igreja paroquial de um dos nubentes.

VI - ACTOS DIVERSOS

28. Actos diversos:
a) Certidões, atestados e procurações, termos de abertura e encerramento
de livros (cada) :7,50€
b) Organização do processo de casamento e documentos do cartório: 20,00€

30. Celebração do matrimónio: 25,00€

Fonte: http://diocese-porto.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1741:taxas-eclesiasticas-e-estipendios&catid=153:textos-e-apresentacoes&Itemid=242

37 respostas

• T
    Noiva Principiante Junho 2015 Porto (Concelho)
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Cara Daniela: eu também achava que era assim, daí ter ido pessoalmente à Diocese confirmar. As taxas eclesiásticas e estipêndios existem para serem cumpridos. A Igreja não é uma empresa, tem uma estrutura hierarquizada com normas para cumprir os seus fiéis não são clientes para serem explorados. As presentes taxas saíram em decreto, ou seja, são lei eclesiástica e são par cumprir.

• Responder
  • Daniela e Fábio
    Top das Noivas Julho 2016 Barcelos
    Daniela e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

A igreja cada padre leva o que quiser...

por exemplo na igreja onde vou casar o padre leva 75€ por celebrar um casamento.

Ha igrejas que é 500€

• Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Realmente... As pessoas acham que podem confiar e quando se vai a ver ainda são mais intrujões. Obrigada pelo aviso, vai dar jeito a muitas meninas daqui.
    • Responder
  • Ana Sofia
    Top das Noivas Setembro 2015 Montemor-o-Velho
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada minha querida!! É um debate importante para quem vai fazer casamento religioso!!

• Responder
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada pela informação noivinha é muito importante saber isto...

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração