Caras noivas: resolvi criar este post para que estejam atentas e não vos aconteça o mesmo que a mim. Dei início ao meu processo de casamento religioso na paróqui onde vivo actualmente, contudo vou casar na paróquia da casa da minha mãe que foi onde vivi toda a minha vida. Espantei-me quando me disseram que o processo (apenas religioso, pois o civil já tinha tratado) iria ficar por 190€. E depois ainda teria de pagar 100€ na paróquia onde vou casar.
Não satisfeita com os altos valores mencionados fui até à Secretaria Gera da Diocese do Porto informaram-me dos preços em vigor. Ainda que tenha de pagar 2 certidões de batismo (embora eu tenha entregue a do meu futuro marido) o preço nem sequer chega perto ao que me exigiram lá. O Sr. Padre da Diocese aconselhou-me a reclamar quando me for entregue o recibo, o que vai acontecer quando for levantar os documentos para entregar na outra paróquia, reclamar e juntar cópia do mesmo a fim de se averiguar, pois parece que não é novidade e efectivamente a diferença de preço ultrapassa o razoável.
Deixo os preços e o site para consultarem e não serem enganadas. Parece que nem na Igreja se pode confiar:
II – MATRIMÓNIO (2)
12. «Celebrem-se os matrimónios na paróquia onde qualquer das partes tem domicílio ou residência durante um mês, ou, tratando-se de vagos, na paróquia onde actualmente se encontram» (cân. 1115).
De harmonia com o costume vigente em Portugal, as licenças de transferência do Matrimónio são reservadas ao Ordinário diocesano.
13. Certificado matrimonial de «nada obsta»
a) referente a processo ordinário da diocese (igreja paroquial dos nubentes): 25,00€
b) proveniente de outra diocese (para igreja paroquial): 7,50€
14. Suplemente no caso de transferência:
a) para outra igreja paroquial ou diocese estranha:15,00€
b) para igreja não paroquial ou santuário: 50,00€
c) para oratório: 80,00€
d) para capela particular ou outro lugar conveniente (cân. 1118 §2):150,00€
(2) – Todas as Provisões sobre matrimónios têm a taxa de «Nihil obstat», que se soma, sempre, com as outras aplicáveis, exceptuando a da alínea b); se forem de Diocese estranha soma sempre a da alínea b). Este modo de proceder tem o seu fundamento no facto de os casamentos deverem ser celebrados na igreja paroquial de um dos nubentes.
VI - ACTOS DIVERSOS
28. Actos diversos:
a) Certidões, atestados e procurações, termos de abertura e encerramento
de livros (cada) :7,50€
b) Organização do processo de casamento e documentos do cartório: 20,00€
30. Celebração do matrimónio: 25,00€
Fonte: http://diocese-porto.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1741:taxas-eclesiasticas-e-estipendios&catid=153:textos-e-apresentacoes&Itemid=242