Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

T
Noiva Principiante Junho 2015 Porto (Concelho)

Csamento religioso: preços

Telma, a 6 de Maio de 2015 às 17:23 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 1 37

Caras noivas: resolvi criar este post para que estejam atentas e não vos aconteça o mesmo que a mim. Dei início ao meu processo de casamento religioso na paróqui onde vivo actualmente, contudo vou casar na paróquia da casa da minha mãe que foi onde vivi toda a minha vida. Espantei-me quando me disseram que o processo (apenas religioso, pois o civil já tinha tratado) iria ficar por 190€. E depois ainda teria de pagar 100€ na paróquia onde vou casar.

Não satisfeita com os altos valores mencionados fui até à Secretaria Gera da Diocese do Porto informaram-me dos preços em vigor. Ainda que tenha de pagar 2 certidões de batismo (embora eu tenha entregue a do meu futuro marido) o preço nem sequer chega perto ao que me exigiram lá. O Sr. Padre da Diocese aconselhou-me a reclamar quando me for entregue o recibo, o que vai acontecer quando for levantar os documentos para entregar na outra paróquia, reclamar e juntar cópia do mesmo a fim de se averiguar, pois parece que não é novidade e efectivamente a diferença de preço ultrapassa o razoável.

Deixo os preços e o site para consultarem e não serem enganadas. Parece que nem na Igreja se pode confiar:

II – MATRIMÓNIO (2)

12. «Celebrem-se os matrimónios na paróquia onde qualquer das partes tem domicílio ou residência durante um mês, ou, tratando-se de vagos, na paróquia onde actualmente se encontram» (cân. 1115).
De harmonia com o costume vigente em Portugal, as licenças de transferência do Matrimónio são reservadas ao Ordinário diocesano.
13. Certificado matrimonial de «nada obsta»

a) referente a processo ordinário da diocese (igreja paroquial dos nubentes): 25,00€

b) proveniente de outra diocese (para igreja paroquial): 7,50€
14. Suplemente no caso de transferência:
a) para outra igreja paroquial ou diocese estranha:15,00€
b) para igreja não paroquial ou santuário: 50,00€
c) para oratório: 80,00€
d) para capela particular ou outro lugar conveniente (cân. 1118 §2):150,00€
(2) – Todas as Provisões sobre matrimónios têm a taxa de «Nihil obstat», que se soma, sempre, com as outras aplicáveis, exceptuando a da alínea b); se forem de Diocese estranha soma sempre a da alínea b). Este modo de proceder tem o seu fundamento no facto de os casamentos deverem ser celebrados na igreja paroquial de um dos nubentes.

VI - ACTOS DIVERSOS

28. Actos diversos:
a) Certidões, atestados e procurações, termos de abertura e encerramento
de livros (cada) :7,50€
b) Organização do processo de casamento e documentos do cartório: 20,00€

30. Celebração do matrimónio: 25,00€

Fonte: http://diocese-porto.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1741:taxas-eclesiasticas-e-estipendios&catid=153:textos-e-apresentacoes&Itemid=242

37 respostas

Última atividade por Cátia, a 18 de Maio de 2015 às 17:51
  • Cátia
    Noiva Constante Outubro 2015 Loulé
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ainda não sei quanto terei de pagar, mas sim fazem valores por vezes muito dispendiosos! Acho algo inadimissivel uma vez que estamos a falar na igreja que supostamente deveria ter valores e coloca-los em pratica antes de qualquer outra pessoa! Muito obrigada por esta partilha vai-nos ajudar muito... Smiley smile

• Responder
  • Rute & Pedro
    Noiva VIP Novembro 2015 Silves
    Rute & Pedro ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Na minha paroquia o padre apenas nos disse que as cobrava apenas o que cobram a ele que é a quantia de 30€ e se quisermos (as testemunhas) dão o queisserem de resto é so o civil 120€ e com isto pago apenas 150€ Smiley sad é penas muitos realmente cobrarem exurbitancias

• Responder
  • A
    Noiva Novata Julho 2015 Viseu (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Posso estar enganada mas acho k isso tbem vai dos padres, o meu tbem nao me falou de nada e nos comentamos a questao do civil serem os 120€ Eu vou casar na paroquia onde nasci, e o que tenho ouvido dizer é que as pessoas as vezes dao o k kerem presumo k para aquela igreja tipo uma ajuda bjinhos
    • Responder
  • Carina
    Noiva VIP Setembro 2015 Sintra
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Diana! Muito obrigada pela partilha Smiley smile O teu debate deixou-me a pensar e pedi informações ao Patriarcado de Lisboa sobre as taxas eclesiásticas e a resposta foi.. sem comentários! Basicamente, disseram que a informação tem de ser pedida na paróquia onde se organiza o Processo de casamento e para pedir ao Pároco que especifique as taxas em vigor para cada documento, para poder ter uma informação mais esclarecida.

Concluindo, fiquei na mesma e cheguei à conclusão que isto permite que cada paróquia peça o que quer. Na minha pediram 100€ para começar e ainda tenho de transferir o processo para outra paróquia!

• Responder
  • Inês
    Noiva VIP Setembro 2015 Sobral de Monte Agraço
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Smiley smile

Antes de mais agradeço a partilha, pois é algo que me tem vindo a aturmentar e até já tinha falado com o meu noivo, pois fazendo contas e para onde vai o dinheiro, será: o que só para a parte religiosa + conservatória = 360€, ou seja, pagámos no registo civil/conservatória: 120€, a igreja onde vamos casar que não é na nossa paróquia e porque é património da unesco: 150€, mais a abertura do processo na minha paróquia: será à volta de: 90€ Smiley ups (segundo entendi para pedirem as nossas certidões de baptimo e enviarem os documentos para onde vamos casar..)

Acho que algo não está certo..mas já me estou a tentar informar melhor!

Obrigada

• Responder
  • Anasilva
    Noivo Experiente Agosto 2015 Vila Nova de Famalicão
    Anasilva ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Na minha paróquia só pagamos o processo pelo civil que são 120€. O padre que me vai casar já fez diversos casamentos e no fim diz sempre que não é nada. A ver vamos.

• Responder
  • Joana
    Noiva Constante Junho 2016 Viseu (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu falou-me em 120€ !!! ... É daquelas coisas que me irrita , não pelo dinheiro em si mas pelo ato da igreja tendo em conta os seus princípios ... Enfin
    • Responder
  • Vera
    Noiva Experiente Junho 2015 Rio Maior
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Whattt??? Epá eu já fui tratar do processo religioso e o Padre não me falou em valores...xiçaaaa, temos k pagar para tudo!

Obrigada pela dica Smiley winking

Agora é aguardar pela "factura"...

Bjinhos

• Responder
  • Sandra
    Top das Noivas Agosto 2016 Vila Nova de Gaia
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigado pela dica Telma! Quando começar a tratar disso, vou lembrar-me deste teu debate! Smiley winking

• Responder
  • T
    Noiva Principiante Junho 2015 Porto (Concelho)
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Pelos vistos até o Papa condena o que verificamos diariamente na nossa Igreja... Obrigada Cátia!

• Responder
  • Cátia
    Noiva Ativa Agosto 2016 Mafra
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito útil! Obrigada Smiley smile

Ainda há pouco li a crítica do próprio Papa Francisco ao negócio no que se convertiram os sacramentos...

Cito desde uma noticia que li na web:

O papa refletiu sobre a liturgia do dia em que Jesus expulsou os mercadores do templo, "porque tinham transformado a casa de oração em um covil de ladrões", e denunciou como também agora os sacerdotes podem causar escândalo com seus hábitos. "Penso no escândalo que podemos fazer ao povo com a nossa atitude, com os nossos hábitos não sacerdotais no templo: o escândalo do comércio, o escândalo da mundanidade. Quantas vezes vemos que, entrando em uma igreja, ainda hoje, há ali a lista dos preços para batizados, bênçãos, intenções de missa".
    • Responder
  • Jorge
    Top dos Noivos Agosto 2015 Figueira da Foz
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Uma excelente partilha vai ajudar concerteza muitas noivas Smiley smile

• Responder
  • C
    Noiva Experiente Agosto 2016 Santo Tirso
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela partilha, pois e importante estarmos informadas sobre o assunto :p
    • Responder
  • Tahita
    Noiva Ativa Agosto 2017 Porto (Concelho)
    Tahita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada,
    Muito importante estar atenta a estes pormenores. E mais triste ainda saber que somos tão facilmente enganados. Smiley sad
    • Responder
  • Anaraquellino
    Noiva Ativa Outubro 2015 Paços de Ferreira
    Anaraquellino ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Boa partilha. Vou estar atenta Smiley smile

• Responder
  • Y
    Noiva VIP Julho 2016 Cascais
    Y.s. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada por partilhares. Vou estar atenta quando for tratar do processo na igreja Smiley smile
    • Responder
  • Nádia
    Noiva VIP Dezembro 2015 São João da Pesqueira
    Nádia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Uma optima partilha, obrigada Smiley smile

• Responder
  • Sofia
    Noiva Ativa Agosto 2016 Póvoa de Varzim
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelas dicas! ; )
    • Responder
  • Ana Rita
    Noiva Ativa Outubro 2015 Almada
    Ana Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Muito util Smiley smile obrigada

• Responder
  • Marisa
    Noiva Master Setembro 2015 Oliveira de Azeméis
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela informação Smiley smile muito útil
    beijinhos
    • Responder
  • Diana
    Top das Noivas Abril 2016 Montijo
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, realmente é uma diferença muito grande. Acho que comprendoo porquê da inflação nos preços, mas acho que as coisas podem ser feitas de outra forma. Atualmente os donativos são menos e os padres precisam de fazer obras, pequenos arranjos nas igrejas, etc., portanto para eles isto é uma oportunidade, mas podiam fazê-lo de outra forma. Podiam,por exemplo, dizer que o processo era X, e como donativo paga mais x% (por exemplo), sendo que o mais justo é deixar ao critério dos noivos. Mas isto é apenas a minha opinião.
    • Responder
  • Ana Luísa
    Noiva Experiente Agosto 2015 Tomar
    Ana Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Isso é muito caro mesmo!! eu vou pagar 60€ pelo processo na igreja...

• Responder
  • Carolina
    Noiva Experiente Agosto 2025 Coimbra (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada noivinha !
    É bom estar informada. Ainda para mais não vou casar na minha paroquia ! Beijinho grande
    • Responder
  • Pati
    Super Noiva Junho 2015 Vila do Conde
    Pati ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu paguei 70€ pelos custos do processo ao Sr padre. Não tenho de pagar mais nada..
    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigado pela partilha Smiley winking a mim o padre falou no máximo em 100€

• Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2015 Trofa
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Tmsf,

Fiquei escandalizada com esses valores que disseste...

Para o meu processo no religioso só vou ter de pagar 70€, nada mais. Nem preciso de me preocupar com flores, pois as zeladoras tratam disso, provavelmente só irei pagar pelo tapete vermelho...

• Responder
  • Clélia & Maurício
    Noiva VIP Agosto 2015 Viseu (Concelho)
    Clélia & Maurício ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela Partilha! Vou estar atenta Smiley winking
    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Julho 2016 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada pela partilha Tmsf Smiley winking

• Responder
  • Kika29
    Noiva VIP Agosto 2016 Braga (Concelho)
    Kika29 ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não sei dos valores da minha paróquia.. Mas c o teu post já tenho uma ideia e vou ter atenção.. Obrigada
    • Responder
  • Marisa
    Top das Noivas Abril 2016 Sintra
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha

Isso depende muito de igreja para igreja, e se moramos ou não nessa paroquia.
    No meu caso vai ficar por cerca de 80€ Smiley smile

Beijinhos

• Responder
  • Catarina
    Super Noiva Outubro 2015 Alcobaça
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu ainda nao me informei dos valores. Obrigada por falares disso. Já nem na igreja da para confiar. :/

• Responder
  • Daniela
    Noiva Master Agosto 2016 Vila Nova de Gaia
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Obrigada pela partilha! Este é de facto um tema que dava pano para mangas, cada vez mais há padres a pedirem o que querem e nós como não estamos informadas e supostamente os padres são pessoas sérias e de confiança acabamos por pagar o que eles querem! É bom sabermos os preços que a diocese pratica, acho que isto me vai ser muito útil, tenho a sensação que o meu padre vai carregar no preço!Smiley tongue Obrigada! Smiley smile

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração