Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

T
Noiva Constante Junho 2021 Batalha

Convidados: o dilema do "desconvite"

Tatiana, a 15 de Junho de 2020 às 13:45

Publicado em Fórum Organizar um casamento 46

Olá comunidade bonita! 🌻 Como o próprio título indica, hoje trago-vos um dilema que me tem andado a "consumir" já á algum tempo... Desconvidar certas pessoas e saber dizer não. Estou a menos de um aninho do casório e está a chegar a hora de fechar os convites... Hesitei em escrever-vos sobre isto...

Olá comunidade bonita! 🌻

Como o próprio título indica, hoje trago-vos um dilema que me tem andado a "consumir" já á algum tempo... Desconvidar certas pessoas e saber dizer não.
Estou a menos de um aninho do casório e está a chegar a hora de fechar os convites...

Hesitei em escrever-vos sobre isto por saber que, para muitas pessoas, é irrelevante, mas por outro lado, também sei que tem muito boa gente, que tal como eu, têm uma dificuldade enorme em dizer não ou, em alguns casos, não convidar a pessoa que inicialmente era prevista.

No meu caso, quando anunciei o noivado, algumas das pessoas em questão IMPINGIRAM (verdade) estar presentes - "eu tenho de ir!! Tenho de te ver vestida de noiva!!!" - pessoas essas que eu não contava convidar mas que na altura, dada a vontade demonstrada em querer participar no dia, pensei "porque não??"
Mas o tempo foi passando e houveram afastamentos inclusive algumas mudanças na lista e, algumas das pessoas que eu acabei por desistir de convidar, nem sabiam que seriam convidadas, então ficou tudo bem... mas... aquelas pessoas que eu caí na asneira de na altura concordar logo com elas (achando eu estar a fazer uma grande coisa) e agora já não ter a mesma vontade de as convidar... Como lhes dizer isso abertamente?? Vontade não me falta de ser o mais direta possível mas não quero ser desagradável nem ferir ninguém...
Por outro lado, a própria pessoa afastou-se imenso, mas diz aos colegas que temos em comum, que anda a ver viagens (França-Portugal) e que vai gastar um dinheirão só para ir ao meu casamento... Será que não se toca de que já não faz sentido participar no dia?
Como reagir e resolver a situação sem mortos nem feridos? 😂
Aguardo as vossas opiniões e partilha de experiências, na esperança de poder ajudar também certos noivos com o mesmo dilema. 😉
Tat 💜
cfb_601731.jpg

46 respostas

  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Tatiana. Sou um pouco diferente de ti e não dou muita importância a esse assunto.
    Se não quero convidar, não convido e pronto. Temos uma ou outra pessoa que tem namorado/a e não sabemos se a relação é séria por isso não colocamos o nome das pessoas em questão. Se, na altura da entrega do convite oficial, as pessoas nos perguntarem se podem levar o namorado/a, aí decidiremos se é possível ou não até mesmo por uma questão monetária.
    Há que desdramatizar o assunto e temos que nos comportar todos como adultos e não assumir à partida que iremos ser convidados para o casamento só porque queremos. Bjs😁
    • Responder
  • Soraia
    Noiva Principiante Setembro 2020 Mação
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa tarde
    Não sou a Soraia mas o noivo
    Após ler o tema decidi expressar a minha opinião.Acho que quando estamos a convidar, devemos convidar quem queremos e não quem nos impõem afinal o dia do casamento é nosso e só faz sentido convidar quem realmente faz sentido estar presente no nosso dia.Isso de serem os nossos pais a convidarem no meu ver não faz sentido, eles já tiveram o dia deles com quem eles queriam e com os que os pais deles queriam. Não faz sentido manter essa tradição se por ventura até houver pessoas que nem sequer conhecemos. Devemos convidar quem realmente nos é importante. Por isso quem ainda não entregou convite é simples só entrega a quem quer convidar. Quem já entregou estar a desconvidar não acho correto se já convidamos é porque queremos que a pessoa esteja presente, estar agora a desconvidar por causa da situação que estamos a passar no meu ver não é uma situação justificável para o fazer a menos que se decida por ser um casamento apenas com família sem amigos chegados .No nosso caso se houver impedimento por parte da quinta não desconvidaremos ninguém mudaremos a data e já a mudamos 1 vez O que interessa é o dia em que realmente comemoramos o nosso casamento com quem queremos e não a data em que o mesmo se realiza. Afinal a data é mesmo isso e apenas isso uma data.Cumprimentos a todas e a todos Votos de felicidades para o vosso dia.
    • Responder
  • Joana
    Noiva VIP Outubro 2020 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá!

    No nosso caso o que dissemos logo, mesmo antes dos últimos acontecimentos, é que só convidaríamos quem efetivamente faz sentido e quem queremos que lá esteja independentemente de ser amigo ou familiar.

    O casamento é um dia de afecto e de partilha e deve ser com quem efetivamente nos diz algo e que está presente na nossa vida.

    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Outubro 2020 Albergaria-a-Velha
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Tatiana, realmente é uma situação complicada mas se não queres mesmo que essas pessoas estejam presentes podes sempre dizer que só vais convidar família e pessoas mais chegadas, que queres um casamento íntimo. Foi exatamente isso que fiz Smiley smile .

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Agosto 2021 Sabugal
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sinceramente , já . Mas acho que no dia nem vou ligar a quem está feito “mono” 😝
    • Responder
  • V
    Noiva Master Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Tatiana.
    É de facto complicado mas acho que devem ser sinceros e não levar ninguém "por obrigação" acho que as pessoas acabam por perceber. Eu não convidei muitos amigos que até gostava de convidar mas não se pode levar toda a gente e dentro da lista que fizemos tentamos convidar quem realmente fazia sentido para nós
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Tatiana! Bem realmente é uma situação complicada 🤦🏻‍♀️ também tenho uma pessoa que foi convidada por arrasto e não queria muito que fosse 🤷🏻‍♀️ mas tenho esperança que ela perceba esse sentimento lol
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Tatiana. Pois complicado, mas na minha opiniao acho que quando se convida fica difícil desconvidar...é algo que se nao te sentes a vontade entao deixar andar, convida quem ficaste de convidar sem excepção
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Tatiana 😍

    É uma situação realmente um pouco desconfortável. No entanto, sendo-te o mais sincera possível, se concordasse inicialmente não era capaz de desconvidar 😘

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu acho que vale mais tratar das coisas com leveza. Quanto mais naturalidade mostrarmos, menos a mal levam as pessoas. Vais a ver algumas delas até estavam na brincadeira e não estão a contar com o convite Smiley winking

    • Responder
  • T
    Noiva Constante Junho 2021 Batalha
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Rita, eu pensei fazer exatamente o mesmo mas depois fico receosa... ás tantas vou chegar ao limite do tempo e acabar por dizer abertamente "olha tu já não vais" 😂
    • Responder
  • T
    Noiva Constante Junho 2021 Batalha
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá querida Catarina, mas já pensaste se no nosso dia, vamos ter ali um "mono" ? Já bastam alguns familiares do noivo que os pais dele "obrigam" a chamar... (mesmo se somos nós a pagar a boda lol) 🤦‍♀️
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, eu levava as coisas com naturalidade, Convidava quem tinha de convidar e estava feito. Se sentisse que as pessoas em questão começavam a questionar referia com humor que com estas restrições é precisar ter um maior cuidado com o limite de convidados (o COVID tem de servir para algumas coisa).

    Beijinho.

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Agosto 2021 Sabugal
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Posha, é mesmo uma situação complicada !!!
    Sou sincera que vontade de “ desconvidar “ algumas pessoas também não me falta ! Mas a verdade é que , formal ou informalmente , sabem que estão convidadas então acabo por deixar assim .. 🤷🏻‍♀️
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração