Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

T
Noiva Constante Junho 2021 Batalha

Convidados: o dilema do "desconvite"

Tatiana, a 15 de Junho de 2020 às 13:45 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 46

Olá comunidade bonita! 🌻

Como o próprio título indica, hoje trago-vos um dilema que me tem andado a "consumir" já á algum tempo... Desconvidar certas pessoas e saber dizer não.
Estou a menos de um aninho do casório e está a chegar a hora de fechar os convites...

Hesitei em escrever-vos sobre isto por saber que, para muitas pessoas, é irrelevante, mas por outro lado, também sei que tem muito boa gente, que tal como eu, têm uma dificuldade enorme em dizer não ou, em alguns casos, não convidar a pessoa que inicialmente era prevista.

No meu caso, quando anunciei o noivado, algumas das pessoas em questão IMPINGIRAM (verdade) estar presentes - "eu tenho de ir!! Tenho de te ver vestida de noiva!!!" - pessoas essas que eu não contava convidar mas que na altura, dada a vontade demonstrada em querer participar no dia, pensei "porque não??"
Mas o tempo foi passando e houveram afastamentos inclusive algumas mudanças na lista e, algumas das pessoas que eu acabei por desistir de convidar, nem sabiam que seriam convidadas, então ficou tudo bem... mas... aquelas pessoas que eu caí na asneira de na altura concordar logo com elas (achando eu estar a fazer uma grande coisa) e agora já não ter a mesma vontade de as convidar... Como lhes dizer isso abertamente?? Vontade não me falta de ser o mais direta possível mas não quero ser desagradável nem ferir ninguém...
Por outro lado, a própria pessoa afastou-se imenso, mas diz aos colegas que temos em comum, que anda a ver viagens (França-Portugal) e que vai gastar um dinheirão só para ir ao meu casamento... Será que não se toca de que já não faz sentido participar no dia?
Como reagir e resolver a situação sem mortos nem feridos? 😂
Aguardo as vossas opiniões e partilha de experiências, na esperança de poder ajudar também certos noivos com o mesmo dilema. 😉
Tat 💜
Convidados: o dilema do "desconvite" 1

46 respostas

Última atividade por Joana, a 18 de Junho de 2020 às 14:20
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Sintra
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Tatiana,

    É de facto uma situação chata..mas se nem tens o convite entregue acaba por ser mais fácil. ( mais fácil, não sendo..eu sei que te custa)

    Não entregas o convite e se ela perguntar dizes que o casamento é intimista, optaram por fazer assim devido ao Covid ( Este desgraçado tem de servir para alguma coisa, não é só vir estragar a vida das pessoas)

    Eu nesse aspeto sou tranquila, não quero que vá, não entrego convite, se a pessoa vier perguntar alguma coisa digo a verdade. Felizmente a nossa lista de convidados tem apenas quem nós queremos presente no nosso dia. Smiley heart

    • Responder
  • Leonor
    Noiva Experiente Julho 2021 Porto (Concelho)
    Leonor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Tatiana,

    Essa situação é péssima! Nós também temos uns convidados auto-impostos, mas não tem mal porque eu tenho um carinho especial por essas pessoas. Mas tivemos sorte, os nossos pais não nos impuseram convidados, e há várias pessoas de família de cada lado dos noivos que não foram convidados. Tal como já foi dito aqui, podes sempre dizer que é um casamento íntimo, com as pessoas mais próximas e com quem, tu e o noivo, costumam estar mais regularmente. Podes também dizer que tens imensa pena que essa pessoa não vá mas que devido à crise financeira que a pandemia trouxe / trará tiveram de fazer cortes na lista de convidados Smiley xd

    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Opah não me digas nada a naturalidade do meu pai " olha catinha ja consegui o padre que batizou o Mateus( mateus é o meu filho) a minha resposta foi booooa pai espetáculo..... Olha filha convidei o foi é para o casamento ok..... 😱🤭☺️😀....
    Eu do género? Sério??? Ok ok na boa.....

    Enfimmmm vamos lá ver cm corre eu depois conto tudo mas acontece me cada uma pah....
    Tenho uma lá do trabalho que é sempre... Oh kátia quando é mesmo o casamento? Tens de me lembrar... A minha reação - 🙄🤔🤔🤔🤨🤨🤨😑
    • Responder
  • T
    Noiva Constante Junho 2021 Batalha
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Isa! Sabes que quem não se sente não é filho de boa gente... secalhar a pessoa tb não... 🤦‍♀️
    • Responder
  • T
    Noiva Constante Junho 2021 Batalha
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Cátia 😂😂😂 morri contigo... Vais ter xô padre na festa que máximo 😂😂
    • Responder
  • T
    Noiva Constante Junho 2021 Batalha
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É no que dá pensar demasiado nas coisas... 🤦‍♀️Beijinhos Catarina 🥰
    • Responder
  • T
    Noiva Constante Junho 2021 Batalha
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Cláudia, nesse sentido concordo plenamente... Que falta de noção... 🤦‍♀️
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Tatiana! Entendo-te porque eu também odeio dizer que não. Mas não disseste que essa pessoa se estava a queixar que ia gastar um dinheirão para vir ao teu casamento? Talvez nem se sinta tão mal quando lhe digas que não? É realmente uma situação complicada, mas uma coisa é certa: o casamento é teu, convidas quem quiseres! Boa sorte querida Smiley heart

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cátia! Como assim convidou o padre? ahaha não pude deixar de ler e de soltar uma pequena gargalhada com o teu comentário 🤣

    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É complicado, mas os noivos somos nós . Nós é que escolhemos 🥰
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Outubro 2020 Albergaria-a-Velha
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, não tens que te justificar. O casamento é vosso e vocês convidam quem querem 🙂.
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    🤫🤫🤫🤫 Como eu te entendo..... Esqueceste te da família que se põe a convidar por ti 😭🤣🤣😅🤭.


    Eu tenho algumas pessoas em. Que me sinto na obrigação de convidar e é terrível.... Eu aou uma pessoa super despachada super frontal etc chega estas m*rdas não consigo dizer um VALENTE NAOOO🤐🤯😵😱.
    ENFIM a sorte é que o meu noivo é totalmente o oposto.... 🤣😜.
    Acho que no teu lugar nem entragava o convite... Se algum dia disser algo... Mandas a dica ah e tal casamento pequeno íntimo mandas a tanga do covid ( ja que muitos convidados mandam essa dica a noivas) 🤣.
    E pronto.... Quando chegar a minha vez partilho a experiência.... O pai convidou o padre agora imagina 😱🤣🤣😁🤭
    • Responder
  • V
    Noiva Master Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Uma vez que ela ainda não tem o convite talvez seja mais fácil, mas não deixa de ser uma situação complicada percebo te perfeitamente, não é fácil
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada querida. É só porque acho mesmo que não vale de nada colocar um peso enorme numa situação que deve ser lidada com a máxima naturalidade.
    Bjs😘😘
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Julho 2021 Mirandela
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Tatiana. Eu tenho uma situação em que uma tia do noivo está junta com um senhor que tem 2 filhos de outro casamento. Em outros eventos familiares em que os filhos desse senhor não foram convidados, o senhor ficou chateado pois acham que mesmo já os filhos estando a fazer a vida deles pois o pai vive na França e os filhos em Portugal que se tem de convidar. Pois eu digo são 2 pessoas com as quais nem eu nem o noivo temos qualquer contacto, são pessoas que não tem alguma importância para nós. Simplesmente não as vamos convidar, o casamento é nosso e só vai quem faz sentido para nós ir.
    • Responder
  • T
    Noiva Constante Junho 2021 Batalha
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não é sofrer... é aquela comichão chata quando se mexe nos convites... 😂 beijinhos 😍
    • Responder
  • T
    Noiva Constante Junho 2021 Batalha
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Marta, verdade verdadinha! Eu só tenho este pequenino dilema que acredito resolvê-lo pelo melhor, mas o noivo por exemplo, é como tu, tem uma família enorme e muitas das pessoas só as vai chamar por causa dos pais encherem os ouvidos "olha que parece mal, o que vão pensar?"... enfiiiim... 🤦‍♀️ Obrigada pela partilha... 🥰
    • Responder
  • T
    Noiva Constante Junho 2021 Batalha
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola linda Ana!
    Mas que feedback, adorei.
    Até parece mal eu ter me queixado disto ao pé da tua situação... 😶 a carta da saúde é boa e talvez a vá usar lol e quanto a certos "amigos" destes, eu seja mais sincera, se eles se afastaram e passam quase um ano sem dar cavaco, não vejo motivo plausível para manter um convite... enfim... Se eu entendo o pessoal que só quer ir a casamentos porque sim... 🤦‍♀️ Obrigada pela tua opinião, gostei mesmo de te ter por aqui! 💜
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não "sofras" por causa disto, não vale a pena!

    beijinho Smiley kiss

    • Responder
  • T
    Noiva Constante Junho 2021 Batalha
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Claudia! Concordo completamente. 🙂
    • Responder
  • T
    Noiva Constante Junho 2021 Batalha
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Catarina, aaaahhh como gostava de ter essa tua leveza, tu é que és "fina" (esperta) como se diz na minha terra... 😂 Eu tenho de adotar a tua vibe tenho mesmo! Obrigada 👊
    • Responder
  • T
    Noiva Constante Junho 2021 Batalha
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá noivo da Soraia, obrigada pela opinião, gosto sempre de ler os diferentes pontos de vista. Concordo com o que disse tanto que os meus pais não vão convidar ninguém já os do noivo escolheram 5 pessoas que querem levar... Acho super ridículo porque nunca vi as pessoas na vida e o noivo não as vê desde criança... mas e tirar essas ideias feitas da cabeça das pessoas?? É que souberam-me dizer que tinham direito a fazê-lo porque iam pagar o lugar dessas mesmas pessoas... enfim, isso já nem me chateia muito porque decidi deitar p trás das costas desde o dia que isso veio à baila.


    Quanto a situação do debate que criei, ainda não entreguei convites, foi apenas falado... e agora não sei o que me parece chegar á altura da entrega e não entregar á pessoa em questão... daí a pergunta de como lidar, convidar na mesma ou falar abertamente... 🤷‍♀️
    Obrigada pelo feedback e muitas felicidades para vocês também!
    • Responder
  • T
    Noiva Constante Junho 2021 Batalha
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Joana... assino por baixo e sempre disse isso a outras noivinhas até me ver nestes "filmes"... 🤦‍♀️
    • Responder
  • T
    Noiva Constante Junho 2021 Batalha
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Daniela, a ideia é boa mas a vontade de me justificar é pouca... Tenho momentos em que aparece mesmo xutar o balde e pôr as pessoas no sítio... Quem manda ser tão correta... 🤦‍♀️😄
    • Responder
  • T
    Noiva Constante Junho 2021 Batalha
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Vanessa, sou inteiramente de acordo... mas o dilema está em que a pessoa pensa que vai ser chamada porque eu calhei em asneira de concordar na altura mesmo que não tenha me sentido á vontade com a lata do auto convite... 🤦‍♀️
    • Responder
  • T
    Noiva Constante Junho 2021 Batalha
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá minha Krizitah, estamos juntas... 🤦‍♀️😂
    • Responder
  • T
    Noiva Constante Junho 2021 Batalha
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Sandrina, obrigada!... Ainda não sei bem como fazer vou deixar andar mais um bocado a ver... 🤦‍♀️
    • Responder
  • T
    Noiva Constante Junho 2021 Batalha
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Telma ☺️
    Eu penso um pouco como tu mas ao mesmo tempo queria me rodear de pessoas que estivessem genuinamente felizes por nós e infelizmente, sei que não será o caso... 🤷‍♀️ obrigada pelo teu feedback! 🥰
    • Responder
  • T
    Noiva Constante Junho 2021 Batalha
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acredito que sim para algumas mas não a pessoa em questão... Veremos como me vou safar... 🤦‍♀️ Obrigada pelo feedback. 💜
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Tatiana, que debate interessante! Quem é que não passa ou passou pelas situações que mencionas-te? Torna-se muito complicado fazer a lista de convidados eu própria tenho uma família muito grande e não convivo com mais de metade, a minha questão é?! Faz sentido convidar? Até fazer não faz, mas será que parece mal não convidar? Para não falar daqueles que se oferecem e nós ficamos? What? 😂 Tudo é um dilema!
    • Responder
  • Ana Marina
    Noiva Master Maio 2022 Barreiro
    Ana Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola minha linda...
    É realmente uma questão complicada. 🙄 A lista de convidados e os nãos que diviamos ter dito.
    No nosso caso tambem fomos fazendo "actualizações" na nossa lista... Varias ate. 😝 Mudar de ideias faz parte, e se houve pessoas que estavam na espectativa de receber o nosso convite por termos falado sobre o casorio com eles presentes, a nossa esperança é que se esqueçam entretanto! 😅 Lol Nao vamos convidar todos... Temos pena. Queremos uma festa pequena e apenas com os que sao verdadeiramente especiais.
    Mas a pior cena desse genero que temos ainda em mãos, foi por causa da minha mae. Ela é viuva, por pena de ser das poucas a ir sozinha, sem par, concordei que convidasse alguns amigos... Problema, ela convidou IMENSOS casais de amigos e respectivos filhos que a nós nao nos dizem absolutamente nada, nao faziamos questao NENHUMA de os ter no nosso dia, e pra cumulo, agora recentemente arranjou um par! Um namorado!!! 😳 Ou seja, ja nem faria sentido sequer levar amigos, ate porque in love como anda so vai ter olhos e atençoes para o namorado e zero para os amigos todos que convidou que ainda por cima eram amigos do ex-falecido marido!!! 😵 So que ela ja os convidou a todos entretanto! 🙄 E agora?? A minha mae diz que paga a despesa desses casais amigos, claro, mas a questão nao é so essa... ne?!


    A nossa estrategia será: mais perto da data certa (que ainda nao temos a certeza se poderá ser ja para o proximo ano) diremos que devido à pandemia optamos por fazer uma reduçao substancial na lista de convidados, de forma a ter uma cerimonia mais intimista so mesmo com os mais chegados, e assim lamentamos mas o convite deles tem de ficar sem efeito, para o bem de todos. É deselegante, ya, é. Nao ha forma bonita de dizer isto a ninguem, mas a nossa esperança é que em nome da saude mundial soe menos mal! 🤣 Lol


    Fica a dica que assim talvez possas adoptar e tambem te livrares dos penetras do vosso casamento. 😝 Beijinhos
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Tatiana!

    Nós somos descontraídos em relação a isso - a nossa lista é a nossa lista, não temos convidados de pais ou acompanhantes só porque sim. Convidamos quem faz sentido.

    Neste momento diria que ou mantens o convite e segues em frente ou falas com a pessoa e explicas.

    Espero que corra pelo melhor Smiley kiss

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração