Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ritinha
Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)

Convidados: Etiqueta

Ritinha, a 21 de Novembro de 2019 às 23:49

Publicado em Fórum Festa 49

Olá Comunidade linda, Continuando os debates sobre os convidados, vou deixar algumas dicas de etiqueta que todos deveriam adoptar. Não, não estou a falar de comerem de garfo e faca ou qual o copo de água ou de vinho. Aquilo que vou escrever de seguida, são alguns comportamentos que podem ser...

Olá Comunidade linda,

Continuando os debates sobre os convidados, vou deixar algumas dicas de etiqueta que todos deveriam adoptar. Não, não estou a falar de comerem de garfo e faca ou qual o copo de água ou de vinho. Aquilo que vou escrever de seguida, são alguns comportamentos que podem ser adoptados e podem tornar o dia mais "bonito" para os noivos ou os preparativos mais facilitados.

Se quiserem, podem copiar este link e enviar aos vossos convidados para que tenham uma leitura educativa Smiley xd

1. Responder a tempo - Pergunta para queijinho, quantos debates há em que as noivas partilham os atrasos e tentativas frustradas para que os convidados dêem uma resposta sobre a sua presença? Para lá de muitos. Num debate anterio r, dei dicas sobre como facilitar o mecanismo de resposta, no entanto, tudo isto depende do bom senso de cada pessoa (Nota-se muito que este tema me enerva um bocadinho?!?).

Aquando da resposta, convém confirmar se leva acompanhante e já agora o nome da pessoa, para os noivos contemplarem no seating plan;

2. Cores - É unânime que a cor proibida é branco. Quando se fala desta cor inclui-se também o champagne, marfim ou o beje. A menos que seja uma opção da noiva, que as damas de honor vão de branco, mais nenhuma convidada deve adoptar esta cor;

cfb_569121.jpg

3. Centro das atenções - Recordo-me de à uns tempos, ler um debate de uma noivinha que se mostrava muito indignada, pois uma convidada referiu que ia levar um vestido tipo princesa. Todos os convidados querem ir bonitos e eu acho fantástico, haver cuidado na imagem, mas não esquecer que as estrelas são os noivos e não devem querer ofuscá-los;

(O vestido do debate seria algo deste género)cfb_569123.jpg

4. Chegar atrasado ou faltar à cerimónia - Um dos principais momentos é a cerimónia, quer seja religiosa ou civil, diz o bom senso, que todos os convidados devem estar antes da noiva, já que a sua entrada é um dos momentos mais bonitos do dia. Torna-se especialmente dramático se o atraso for por parte dos padrinhos, meninos das alianças e outros elementos com papéis diferenciados. A nossa destacada Vânia fez um debate sobre uma situação semelhante que aconteceu no seu casamento;

5. Comportamentos - Desligar o telemóvel antes do início da cerimónia, evitar comentários depreciativos junto aos noivos e familiares mais próximos ou beber com moderação, são algumas boas práticas a adoptar;

6. Sair sem despedir dos noivos - O chamado sair à socapa, é algo de mau tom. Mesmo que tenham de sair mais cedo, fica sempre bem das uma palavrinha aos noivos. Um gosto pessoal, não acho muita piada aos convidados que levam os arranjos atrás para decorar a casa Smiley sexy

tenor.gif

Já viram alguma destas situações?

Às casadinhas alguma destas coisas aconteceu no vosso casamento? Como lidaram com a situação?

Beijinhos.

49 respostas

• Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Eu sou demasiado minimalista e atenta ao bom e mau. Há coisas que ma vão passar despercebidas, mas outras nem tanto (copos a mais, atrasos na resposta, vestidos de princesa, whatever) Smiley xd

• Responder
  • Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Estava a ler o teu comentário e o meu olho a tremer de nervosinho. Resta dizer, que cada um vive com as suas ações e nada mais há a referir.

O que importa é que és muito feliz e apesar desses precauços, tiveste um dia de sonho. Haja amor e o resto é acessório*

Já agora, parabéns pela tua força!

• Responder
  • Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Colocas no convite: "P.S. Para mais informações" eheheh

• Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Aconteceram-me umas quantas boas sim, na hora chateiam imenso mas olha, é o que é. Tive um casal convidado que foram de calças de ganga e chinelos (os dois e o filho também!), fiquei incrédula. Tive 3 convidados que chegaram no final da cerimónia, no vídeo do casamento estou eu a sair com o meu marido e a fazer sinal de relógio no pulso enquanto eles chegam, também foi muito mal. A saga das confirmações nem comento, foi uma dor de cabeça gigantesca, tive de andar atrás das pessoas e o meu marido infelizmente não ajudou muito nesse quesito. Tive 4 desistências na semana antes e 4 no-shows no dia, o que foi pra mim o pior, porque já tínhamos tudo pago e nós sabemos bem o que pagamos por pessoa. Foi como deitar um ordenado mensal pro lixo, parece que alguns convidados não querem saber. Isso também me enerva muito, porque é uma grande falta de respeito e consideração pelos noivos. Mas olha, já passou e o nosso dia não foi menos bom por isso, o que importa é ter amor e boa disposição. O resto arranja-se Smiley laugh

• Responder
  • Ritinha
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá, muitas vezes é para chegar a casa e deitar ao lixo, mas é toda a emoção de tirar uma "lembrança". A questão da falta de resposta, também me vai enervar profundamente.

Quanto às opiniões, não tenho esse problema, pois "quem tudo quer saber, nada se lhe diz".

• Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2022 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Coisas que me irritam profundamente: convidados a querer ser o centro das atenções, "roubarem" elementos da decoração das mesas, sejam flores, marcadores de mesa etc, e não darem uma resposta em tempo útil ao convite de casamento. Como vês minha querida não acrescentaria nada ao teu debate! Ah antes do dia C, odeio pessoas que dão palpites sobre o casamento sem sequer lhe termos pedido opinião!
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Rita, que bom debate não acrescentaria mais nada!

Bem que dá vontade de enviar Smiley xd

• Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Eu acho que vou estar tão disposta a aproveitar a festa, que nem vou dar por ela se alguma dessas acontecer 😂😍

• Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tenho um bocado medo da roupa dos convidados...
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Oh minha nossa.... é mesmo impossível uma destas coisas nao acontecer né :/ mas pronto.... respira e não pira Smiley laugh

• Responder
  • Isabel
    Super Noiva Março 2021 Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    😂😂 ai mãe...
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida Rita, de todas as situações que mencionas acho que só me acontecem a primeira, sobre a resposta dos convidados e claro, a dos atrasos. Mas como já te disse é seguir em frente, é o melhor a fazer para não nos enervarmos bem ficarmos tristes no nosso dia 😉 como digo sempre, tudo tem uma solução, mesmo que seja a menos agradável. 😘
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita. Tão verdade tudo isto!
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Master Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai Rita... tocaste em tantos pontos que são motivo de pura irritação para mim! Tenho-me metalizado de que muitos podem acontecer para que no dia me possam passar ao lado. Mas confesso que o responder a tempo, as cores e modelos proibidos e o chegar atrasado à cerimónia são situações que me tiram do sério!
    Beijinhos
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A coisa que mais me assusta é o álcool. Tenho um medo tremendo que, por parte de alguns convidados próximos, isso aconteça. Se houver excessos vai magoar-me. Mas não adianta sofrer por antecipação. Essa coisa de pessoas com vestidos excêntricos já aconteceu num casamento em a que fui. Todos apelidamos a prima da noiva de princesa de Inglaterra, levou coroa e tudo 🙈
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Junho 2021 Santa Maria da Feira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Ainda não casei, mas por acaso já vi situações destas noutros casamentos e achei lamentável. Como é óbvio tenho algum receio que aconteça no meu... mas acho que vou dando umas dicas aos convidados para tentar evitar.

Espero no dia estar tão feliz e entusiasmada que, se acontecer alguma destas situações, eu nem vá reparar ou dar importância Smiley xd

• Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sem dúvida que nunca é demais incentivar as pessoas para boas práticas de etiqueta 😉. No nosso caso, tivemos algumas pessoas que chegaram ao mesmo tempo do que eu mas entraram na igreja depois. E também tive algumas pessoas (tios inclusive) que não se despediram de nós nem nos cumprimentaram mas também não estava à espera de muito mais. Em relação ao resto, todos os nossos convidados portaram-se muito bem. Não gosto de ver ninguém de preto num casamento nem de branco. Acabei por partilhar alguns memes no Facebook sobre isso e acho que acabei por passar a mensagem 😂. Só tive uma pessoa de preto por morte de um familiar.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Grupos gerais

Inspiração