Olá Comunidade linda,
Continuando os debates sobre os convidados, vou deixar algumas dicas de etiqueta que todos deveriam adoptar. Não, não estou a falar de comerem de garfo e faca ou qual o copo de água ou de vinho. Aquilo que vou escrever de seguida, são alguns comportamentos que podem ser adoptados e podem tornar o dia mais "bonito" para os noivos ou os preparativos mais facilitados.
Se quiserem, podem copiar este link e enviar aos vossos convidados para que tenham uma leitura educativa
1. Responder a tempo - Pergunta para queijinho, quantos debates há em que as noivas partilham os atrasos e tentativas frustradas para que os convidados dêem uma resposta sobre a sua presença? Para lá de muitos. Num debate anterio r, dei dicas sobre como facilitar o mecanismo de resposta, no entanto, tudo isto depende do bom senso de cada pessoa (Nota-se muito que este tema me enerva um bocadinho?!?).
Aquando da resposta, convém confirmar se leva acompanhante e já agora o nome da pessoa, para os noivos contemplarem no seating plan;
2. Cores - É unânime que a cor proibida é branco. Quando se fala desta cor inclui-se também o champagne, marfim ou o beje. A menos que seja uma opção da noiva, que as damas de honor vão de branco, mais nenhuma convidada deve adoptar esta cor;

3. Centro das atenções - Recordo-me de à uns tempos, ler um debate de uma noivinha que se mostrava muito indignada, pois uma convidada referiu que ia levar um vestido tipo princesa. Todos os convidados querem ir bonitos e eu acho fantástico, haver cuidado na imagem, mas não esquecer que as estrelas são os noivos e não devem querer ofuscá-los;
(O vestido do debate seria algo deste género)
4. Chegar atrasado ou faltar à cerimónia - Um dos principais momentos é a cerimónia, quer seja religiosa ou civil, diz o bom senso, que todos os convidados devem estar antes da noiva, já que a sua entrada é um dos momentos mais bonitos do dia. Torna-se especialmente dramático se o atraso for por parte dos padrinhos, meninos das alianças e outros elementos com papéis diferenciados. A nossa destacada Vânia fez um debate sobre uma situação semelhante que aconteceu no seu casamento;
5. Comportamentos - Desligar o telemóvel antes do início da cerimónia, evitar comentários depreciativos junto aos noivos e familiares mais próximos ou beber com moderação, são algumas boas práticas a adoptar;
6. Sair sem despedir dos noivos - O chamado sair à socapa, é algo de mau tom. Mesmo que tenham de sair mais cedo, fica sempre bem das uma palavrinha aos noivos. Um gosto pessoal, não acho muita piada aos convidados que levam os arranjos atrás para decorar a casa

Já viram alguma destas situações?
Às casadinhas alguma destas coisas aconteceu no vosso casamento? Como lidaram com a situação?
Beijinhos.