Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Andreia
Top das Noivas Agosto 2015 Seixal

Como é um casamento holandês?

Andreia, a 21 de Junho de 2015 às 21:49

Publicado em Fórum Organizar um casamento 46

Olá comunidade!! Como foi esse domingo? Como prometido, venho cá contar-vos como é um casamento holandês. Algumas das fotos que vou usar, são do casamento da minha amiga chinesa, outras tirei de alguns sítios na internet. O casamento holandês divide-se em 5 partes principais. Nem todas fazem...

Olá comunidade!! Como foi esse domingo?

Como prometido, venho cá contar-vos como é um casamento holandês. Smiley winking Algumas das fotos que vou usar, são do casamento da minha amiga chinesa, outras tirei de alguns sítios na internet.

O casamento holandês divide-se em 5 partes principais. Nem todas fazem parte de todos os casamentos e nem toda a gente é convidada para todas as partes. Elas são as seguintes:

- Cerimónia Civil

- Cerimónia Religiosa

- Recepção

- Jantar

- Festa

Sim, na Holanda nem todos estão convidados para todo o casamento e os convites referem mesmo para que parte é que cada pessoa está convidada.

- Cerimónia Civil

Aqui na Holanda, a cerimónia civil é normalmente realizada na câmara municipal, numa sala disponível para o efeito. O regime normal é comunhão universal de bens (único no mundo) e caso queiram outro regime, é necessário fazer um acordo pré-nupcial num advogado, que não custa menos de 500€.

Casamento na Holanda

Em que consiste a comunhão universal de bens? É como se fosse a nossa comunhão de bens, com a diferença de que, caso um dos conjugues venha a falecer, o outro conjugue recebe heranças do outro lado da família, como se fosse filho. Ou seja, vocês passam a ser como filhos dos vossos sogros. É um ver se te havias para goldiggers.

É possível casar pelo civil em qualquer dia da semana embora, para dar oportunidades a quem não tem dinheiro para pagar, haja um dia em que é gratuito e que, por isso, está sempre cheio. Aqui em Groningen é às 4as feiras (gratuito), quintas-feiras metade do preço e nos restantes dias o preço normal (250€). Neste caso, a cerimónia dura cerca de 30 minutos e é realizada por um notário, com algumas palavras bonitas para os noivos, numa sala própria para o efeito.

A sala da cerimónia é muito pequena, pelo que só vão os noivos, pais e testemunhas.

Se quiserem, também é possível realizar o casamento, sem ser necessário marcação, a um balcão dos serviços da câmara municipal, por cerca de 150€, mas sem qualquer cerimónia.

- Cerimónia Religiosa

É muito caro pedir para casar noutro local, mesmo que seja uma igreja, pelo que os noivos optam por fazer as duas cerimónias separadas. Para que alguém do registo se desloque à igreja é necessário pagar 350€ e apenas podem casar na igreja designada pela câmara municipal. Caso queiram outra, têm de pagar mais 300€!

Normalmente há mais gente convidada para a cerimónia religiosa, porque o espaço em si pode levar mais pessoas. No entanto, os noivos têm em atenção que, em seguida, têm de servir algumas bebidas aos convidados, pelo que nem sempre convidam toda a gente.

Aqui no norte há poucos católicos, pelo que a cerimónia a que assisti foi muito diferente do que estou habituada. Não há altar e é tudo muito no relax.

Casamento na Holanda

- Recepção

Ora bem, a recepção é mais ou menos o mesmo que o nosso cocktail a seguir à cerimónia, enquanto os noivos tiram fotos. Os noivos colocam-se em fila, junto com a família, e há uma fila de convidados a parabenizar os noivos. Devo dizer que acho esta parte muito estranha e uma formalidade inútil, mas enfim.

Casamento na Holanda

Casamento na Holanda

O que é que se serve nesta recepção? Bebidas. Só. Não há cá entradinhas para ninguém!!! Só bebidas e, em muitos casos, só café, chá e suminho, que as bebidas alcoólicas são muito caras.

É também nesta parte que os noivos costumam partir o bolo.

Depois da recepção, alguns convidados vão para casa.

- Jantar

Esta parte está reservada apenas à família e amigos muito próximos. Como aqui não há o mesmo conceito de casamento, não há locais com comida e bebida à farta. Se houver, são os olhos da cara. Por isso, os noivos vão jantar apenas com um grupo restrito de convidados.

- Festa

Esta é a parte a seguir ao jantar, em que os noivos juntam a malta para beber até cair. Esta é a parte que tem mais convidados.

Nesta parte da festa, há convidados que fazem sketches, cantam músicas e outras coisas que tais, que prepapram especialmente para os noivos.

Estas partes não são necessariamente por esta ordem.

O casamento a que fui foi: civil (num dia diferente, apenas noivos e testemunhas), religioso (todos os convidados), recepção (todos os convidados) e jantar (metade dos convidados). O casamento de uma outra colega vai ser: civil (apenas família), jantar (apenas família) e festa (familia e amigos).

A mim faz-me muita confusão convidar pessoas para um casamento apenas para partes, mas aqui é comum e ninguém se chateia.

Agora vem a minha parte favorita! Dress code! Ah, os holandeses e dress code... Eles não se vestem bem para nada! N-A-D-A!! Nem para um casamento!

Por isso há de tudo: malta de calças de ganga, pessoas com vestidos normais, com calçoes, chinelos... enfim. De tudo mesmo. Em Portugal as pessoas vão melhor vestidas para as festas de Natal da empresa!

Deixo-vos alguns exemplos (no casamento da minha amiga, havia uma miúda de calções e casaco de cabedal):

Casamento na Holanda

Casamento na Holanda

Casamento na Holanda

46 respostas

  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha, não tinha pensado nisso, mas realmente sim. Mas é assim para tudo, até festas de aniversário.
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O que me faz mais confusão é alguns convidados nem irem ao casamento em si, mas só à festa. Diz-me lá qual a graça de ir a um casamento sem ver os noivos a casar...
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é! Aqui por esse preço tens jantar, com algumas bebidas e já gozas!
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha, nem tinha pensado nisso. Ela tem sempre estes modelitos. Esta é a roupa que ela usa, tanto para ir trabalhar, como para um casamento. É isso que não entendo nesta gente. E essa é a criatura que se insinuou para ser convidada para o meu casamento Smiley tongue
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Master Julho 2016 Oeiras
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É por estas e por outras que não quis casar aqui..para além de sair bastante caro..parece ser tudo tão impessoal!!!
    É como ir a uma festa de aniversário com almoço. .a ordem dos acontecimentos stressa -me eheh..ontem fui a 1 festa cheguei por volta das 13h, só tinham chocolates e bebidas na mesa..às 15h30 cantaram os parabéns e partiram o bolo..puseram mais 2 bolos na mesa..eram 17h quando começaram a preparar o churrasco para almoçar. .eram quase 18h quando comecei a comer..as 19h vim embora..e passei uma fome descomunal o dia todo Smiley sad
    • Responder
  • Denise
    Super Noiva Agosto 2015 Vila Franca de Xira
    Denise ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei o teu debate Smiley smile este tipo de casamento faz-me lembrar os casamentos da realeza inglesa ( toda a gente é convidado para a igreja, alguns membros mais importantes para a recepção e so a família e amigos muito próximos é que vão ao jantar)...

    A mim faz-me confusão Smiley smile

    Beijinhos
    • Responder
  • Célia & Filipe
    Noiva Master Outubro 2014 Silves
    Célia & Filipe ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Andreia,
    Realmente é uma cultura tão diferente da nossa... Tbm me faz confusão convidar as pessoas só para algumas partes, lol Smiley smile
    Obrigada pela partilha, foi muito interessante Smiley winking
    Beijinhos
    • Responder
  • A
    Noiva Master Setembro 2015 Trofa
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Andreia, para nós é tudo tão estranho...
    E nós ainda nos queixamos dos preços por cá, as quintas podem ser muito caras mas pelo menos comemos e bebemos até cair! Smiley xd
    • Responder
  • Laura
    Super Noiva Abril 2015 Lisboa (Concelho)
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Andreia, houve uma convidada que se vestiu à Euro2004, por Portugal, e tudo?
    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Julho 2016 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O que para nós é estranho para eles é o normal eh eh!

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nós nem pensamos nisso, porque os países não são assim tão longe, mas realmente temos culturas muito diferentes. Smiley smile

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É sempre interessante ver como as coisas mudam de país para país Smiley smile

    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Julho 2016 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Andreia,

    Eu tive um domingo bem bom Smiley winking

    Foi mesmo muito interessante o teu debate!! É tão engraçado ver como realmente as culturas são tão diferentes!!

    • Responder
  • Jorge
    Top dos Noivos Agosto 2015 Figueira da Foz
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Super super interessante Smiley smile obrigado por partilhares Smiley smile

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração