Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Andreia
Top das Noivas Agosto 2015 Seixal

Como é um casamento holandês?

Andreia, a 21 de Junho de 2015 às 21:49 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 46

Olá comunidade!! Como foi esse domingo?

Como prometido, venho cá contar-vos como é um casamento holandês. Smiley winking Algumas das fotos que vou usar, são do casamento da minha amiga chinesa, outras tirei de alguns sítios na internet.

O casamento holandês divide-se em 5 partes principais. Nem todas fazem parte de todos os casamentos e nem toda a gente é convidada para todas as partes. Elas são as seguintes:

- Cerimónia Civil

- Cerimónia Religiosa

- Recepção

- Jantar

- Festa

Sim, na Holanda nem todos estão convidados para todo o casamento e os convites referem mesmo para que parte é que cada pessoa está convidada.

- Cerimónia Civil

Aqui na Holanda, a cerimónia civil é normalmente realizada na câmara municipal, numa sala disponível para o efeito. O regime normal é comunhão universal de bens (único no mundo) e caso queiram outro regime, é necessário fazer um acordo pré-nupcial num advogado, que não custa menos de 500€.

Casamento na Holanda

Em que consiste a comunhão universal de bens? É como se fosse a nossa comunhão de bens, com a diferença de que, caso um dos conjugues venha a falecer, o outro conjugue recebe heranças do outro lado da família, como se fosse filho. Ou seja, vocês passam a ser como filhos dos vossos sogros. É um ver se te havias para goldiggers.

É possível casar pelo civil em qualquer dia da semana embora, para dar oportunidades a quem não tem dinheiro para pagar, haja um dia em que é gratuito e que, por isso, está sempre cheio. Aqui em Groningen é às 4as feiras (gratuito), quintas-feiras metade do preço e nos restantes dias o preço normal (250€). Neste caso, a cerimónia dura cerca de 30 minutos e é realizada por um notário, com algumas palavras bonitas para os noivos, numa sala própria para o efeito.

A sala da cerimónia é muito pequena, pelo que só vão os noivos, pais e testemunhas.

Se quiserem, também é possível realizar o casamento, sem ser necessário marcação, a um balcão dos serviços da câmara municipal, por cerca de 150€, mas sem qualquer cerimónia.

- Cerimónia Religiosa

É muito caro pedir para casar noutro local, mesmo que seja uma igreja, pelo que os noivos optam por fazer as duas cerimónias separadas. Para que alguém do registo se desloque à igreja é necessário pagar 350€ e apenas podem casar na igreja designada pela câmara municipal. Caso queiram outra, têm de pagar mais 300€!

Normalmente há mais gente convidada para a cerimónia religiosa, porque o espaço em si pode levar mais pessoas. No entanto, os noivos têm em atenção que, em seguida, têm de servir algumas bebidas aos convidados, pelo que nem sempre convidam toda a gente.

Aqui no norte há poucos católicos, pelo que a cerimónia a que assisti foi muito diferente do que estou habituada. Não há altar e é tudo muito no relax.

Casamento na Holanda

- Recepção

Ora bem, a recepção é mais ou menos o mesmo que o nosso cocktail a seguir à cerimónia, enquanto os noivos tiram fotos. Os noivos colocam-se em fila, junto com a família, e há uma fila de convidados a parabenizar os noivos. Devo dizer que acho esta parte muito estranha e uma formalidade inútil, mas enfim.

Casamento na Holanda

Casamento na Holanda

O que é que se serve nesta recepção? Bebidas. Só. Não há cá entradinhas para ninguém!!! Só bebidas e, em muitos casos, só café, chá e suminho, que as bebidas alcoólicas são muito caras.

É também nesta parte que os noivos costumam partir o bolo.

Depois da recepção, alguns convidados vão para casa.

- Jantar

Esta parte está reservada apenas à família e amigos muito próximos. Como aqui não há o mesmo conceito de casamento, não há locais com comida e bebida à farta. Se houver, são os olhos da cara. Por isso, os noivos vão jantar apenas com um grupo restrito de convidados.

- Festa

Esta é a parte a seguir ao jantar, em que os noivos juntam a malta para beber até cair. Esta é a parte que tem mais convidados.

Nesta parte da festa, há convidados que fazem sketches, cantam músicas e outras coisas que tais, que prepapram especialmente para os noivos.

Estas partes não são necessariamente por esta ordem.

O casamento a que fui foi: civil (num dia diferente, apenas noivos e testemunhas), religioso (todos os convidados), recepção (todos os convidados) e jantar (metade dos convidados). O casamento de uma outra colega vai ser: civil (apenas família), jantar (apenas família) e festa (familia e amigos).

A mim faz-me muita confusão convidar pessoas para um casamento apenas para partes, mas aqui é comum e ninguém se chateia.

Agora vem a minha parte favorita! Dress code! Ah, os holandeses e dress code... Eles não se vestem bem para nada! N-A-D-A!! Nem para um casamento!

Por isso há de tudo: malta de calças de ganga, pessoas com vestidos normais, com calçoes, chinelos... enfim. De tudo mesmo. Em Portugal as pessoas vão melhor vestidas para as festas de Natal da empresa!

Deixo-vos alguns exemplos (no casamento da minha amiga, havia uma miúda de calções e casaco de cabedal):

Casamento na Holanda

Casamento na Holanda

Casamento na Holanda

46 respostas

Última atividade por Carolina, a 24 de Junho de 2015 às 01:44
  • Carolina
    Noiva VIP Agosto 2015 Lisboa (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai que tristeza isso na minha família não ia resultar hahahah nem para mim. É estranho convidar as pessoas dessa forma dividida. Mas é interessante ver como funcionam outras culturas Smiley winking Obrigada pela partilha!
    • Responder
  • Marina
    Noiva Master Agosto 2016 Resende
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Podes crer que sim, estive num com italianos eles têm quase as mesmas tradições que nós, mas eles amaram e querem sempre voltar Smiley winking
    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Mesmo, o nosso é de princesa em relação aos da Holanda. Acredito, para eles vai ser super diferente daquilo que estão habituados mas acho que vão gostar

    • Responder
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    É realmente estranho e a forma de vestir então...

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O que me faz mais confusão é mesmo não convidares algumas pessoas para verem a cerimónia! Qual é a piada de ir a um casamento sem assistir ao casamento propriamente dito?

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu gosto mais da nossa festa Smiley winking E cheira-me que os holandeses que vão ao nosso casamento também vão gostar Smiley winking

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Também eu... E calções, há quem vá de calções! Eu não encontrei a foto para colocar aqui, mas uma das sobrinhas dos noivos, com uns 20 e poucos anos, foi de calções curtos e blusão de cabedal!

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Agora que penso nisso Smiley tongue... na, ainda assim não Smiley tongue

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu já tinha ouvido umas coisas aqui e ali, mas agora é que experienciei mesmo Smiley tongue

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não deve haver muito português a casar por estes lados! Nem faz sentido nenhum. Preços, conceito, comida... meu rico Portugal Smiley winking

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O nosso é bem melhor Smiley winking Estou super curiosa para ouvir as opniões dos colegas Smiley smile

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    A parte do dress code holandês é uma das mais caricatas! Nem quem trabalha em bancos se veste mais formal. Uma amiga de uma das madrinhas, advogada num banco e que se veste à business women, cheia de classe, foi avisada de que, para ser promovida, tem de se vestir menos formal, porque se destaca muito dos colegas! Smiley surprise É impressionante... Ela basicamente mandou-os meterem-se na própria vida e disse que quem decidia o que vestir era ela...

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vão uns quantos! Acho que alguns deles vão querer fazer o próprio casamento em Portugal Smiley xd

    • Responder
  • Sofia
    Top das Noivas Agosto 2016 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bem que diferença... Não imaginava que mudasse tanto de um pais para o outro...Mas também acho um pouco confuso e estranho convidar as pessoas por partes... é muito melhor o nosso que num dia fazemos tudo Smiley winking

    • Responder
  • Marina
    Noiva Master Agosto 2016 Resende
    Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Realmente cada país com mentalidades completamente diferentes, será melhor será pior??? Não sei o certo é que todos gostam de uma boa festa
    • Responder
  • Francisca
    Noiva VIP Setembro 2015 Porto (Concelho)
    Francisca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uau! Ahaha! Eu era incapaz de ir de calças de ganga para um casamento! É engraçado ver como existem tantas diferenças entre culturas (mas continuo a preferir os casamentos portugueses). :p
    • Responder
  • Laura
    Super Noiva Abril 2015 Lisboa (Concelho)
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não é preciso a bandeira nacional no casamento civil? Sei lá... em representação do estado português junto com o conservador... Se calhar devias ter convidado. Smiley laugh
    • Responder
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Andreia...

    Que curiosidade engraçada... Não fazia ideia que era tão diferente...

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    A mim também é a parte que me faz mais confusão. Principalmente se o casamento for civil e não puderes assistir. Qual é a piada de ir só à festa? Smiley surprise

    • Responder
  • Ana Sofia
    Top das Noivas Setembro 2015 Montemor-o-Velho
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pelas informações! Realmente não fazia ideia! Engraçado como as coisas podem ser tão diferentes de cultura para cultura! Olha aqui em Portugal a entregar convites, uns só para a cerimónia, outros só para o almoço, outros só para a ceia... Ia ser cá um "forrobodó"!! Hé hé hé!

    E o dress code tb achei um máximo!! Quanto aos preços é que já não achei piada nenhuma!! Português que case para eeses lados deve sofrer muito! Casamento que é casamento tem que ter muita comidinha e muita bebida!! LOL Smiley xd

    • Responder
  • Daniela
    Top das Noivas Agosto 2016 Ovar
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Epa também acho que não gosto nada deste tipo de casamento Smiley xd prefiro muito mais o nosso tradicional.

    E quanto ao dress code, que medo

    • Responder
  • Maria
    Coimbra (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Achei super interessante que tenhas partilhado um casamento holandês connosco, Andreia! E já me ri muito com a parte do dress code, eheh! Smiley xd

    • Responder
  • Ana
    Noiva VIP Junho 2015 Braga (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho q nao gosto mm nd dos casamentos holandeses Smiley xd e acho q se for algum holandes for ao vosso casamento vao alucinar e comer bem melhor de certeza Smiley smile
    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Setembro 2016 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sim sim....eu tenho colageas na belgica que vao este fds a um casamento e vao dar 40.....chooooooque

    • Responder
  • Vanessa
    Top das Noivas Setembro 2016 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Aii que giro ficar a saber dessas coisas. eu ja vivi na belgica e tb é mais ou menos assim...também havia o dia gratuito Smiley smile e tb havia a diferenciação nos convites. Atualmente estou na suiça e a diferenciação ainda é maior...e penso que isso se deve simplesmente a uma coisa: dinheiro.

    Um casamento nestes paises fica carrrrrrriiiisssiimmoo....entao eles dividem o pessoal e ja é tao normal que ninguem leva a mal.

    Fui a um casamento na belgica na qual fui convidada para o casamento civil e cocktails...era um médico!!! e fiquei em choque com a falta de tudo basicamente... falta de classe geral na vestimenta...falta de snack's para comer no coktail... uma unica bebida disponivel... e era um médico!!!!

    Pelas suiças fui a alguns casamentos mas ja ha muitos anos...e realmente a coisa é bastante simples...pois um casamento portugues, aqui na suiça, nao sei....mas ficaria nunca abaixo dos 40.000 para algo minimamente ok.

    adorei a partilha!

    • Responder
  • Diana
    Noiva Experiente Agosto 2015 Vila Flor
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Andreia!

    Andava curiosa por este debate, já estava a antever que fosse bastante diferente dos nosso padrões tugas.

    Relamente é muito engraçado ver como as tradições e os costumes são diferentes de país para país!

    De tudo o que contaste o que me faz mais espécie é memso convidar pessoas diferentes para diferentes momentos do casamento....e...a falta de gosto dessa malta na vestimenta!

    E todo o processo é caro que dói...irra...

    Obrigada por este momento cultural Smiley smile

    Beijinhos

    • Responder
  • Daniela e Fábio
    Top das Noivas Julho 2016 Barcelos
    Daniela e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E os convidados não dão quase prendas. O comum é, no máximo, 50€ por casal! Ou uma garrafa de vinho! Lolol há quem dê uma cesta com latas de atum (sim, já vi isso)
    • Responder
  • Daniela e Fábio
    Top das Noivas Julho 2016 Barcelos
    Daniela e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bem eu digo-te uma coisa o casamento na Holanda consegue ser mais "Chulisse" que o PortuguêsXD Ainda para mais é tudo contabilizado (€)...

    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por acaso os meus colegas comem várias vezes. Comem iogurte e fruta a meio da manhã e mais fruta a meio da tarde
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Master Julho 2016 Oeiras
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eheh tu disseste..o típico holandês come uma sandes ao almoço e depois não come mais nada..e janta cedo 18h..
    eu cada vez que estou com o meu primo é um drama..nem sei como está gordo porque mal o vejo a comer!! Literalmente passamos um dia sem comer..se não tomas um bom pequeno almoço tivesses comido!!
    • Responder
  • Andreia
    Top das Noivas Agosto 2015 Seixal
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então mas isso era almoço?? Por acaso alguns colegas já me perguntaram se, como o casamento é às 13h, têm de comer antes. Uma disse-me que estava a pensar fazer uma sandes e colocar na mala, para o caso de ter fome durante a cerimónia!
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração