Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Rute
Super Noiva Junho 2021 Vila Nova de Famalicão

Caso sábado - testes?

Rute, a 16 de Junho de 2021 às 08:28 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 12
Olá meninas,



Como o titulo indica caso daqui a 2 dias e está notícia dos testes veio afligir e muito os nossos corações. O documento que saiu é pouco esclarecedor, não se percebe se é ou não obrigatório e a partir de quando é aplicável.
Noivas com casamento a dias, como vão fazer?
Um xi❤️

12 respostas

Última atividade por Teresa, a 16 de Junho de 2021 às 17:41
  • Teresa
    Super Noiva Julho 2021 Vila Nova de Gaia
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ainda ouvi um delegado de saúde que disse ser uma recomendação, uma vez que a DGS não tem poderes legislativos. Quem tem é o conselho de ministros que já ditou a lei a 15 de Junho, informando que seria obrigatório o que a DGS recomendasse... Enfim... Quem tem de se casar por estes dias... Lamento mesmo... Se fosse eu... Já estava a passar-me...
    • Responder
  • Rute
    Super Noiva Junho 2021 Vila Nova de Famalicão
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acabamos de falar com a delegada de saúde pública que diz que não passa de uma recomendação. Que neste momento ninguém pode obrigar a testar, situação que seria diferente se estivéssemos em estado de emergência. Ela recomenda, claro, a testagem, mas afirma que não é uma obrigação.

    Na minha opinião, quem tiver essa possibilidade (tempo) que o faça! Para nós, a 2 dias do casamento, é uma logística impossível, se não provavelmente também o faríamos.

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rute. No meu entendimento os testes são recomendados e não obrigatórios.

    Olha aqui este debate: https://comunidade.casamentos.pt/forum/norma-019-2020-criterios-para-eventos-de-natureza-familiar-dgs--t260967

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim também daí a analogia... na interpretação do português o dever não remete a obrigatoriedade. Nem é questão de concordar ou não, é assim é pronto
    • Responder
  • Rita
    Noiva Ativa Julho 2021 Torres Vedras
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Verdade Zélia!

    Com isto tudo, já dou comigo a duvidar da interpretação do português e do significado de dever vs recomendar vs obrigar ...

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Graças a Deus que a 3 dias do casamento ninguém precisa de inventar coisas para fazer 🙏🏼🙏🏼
    • Responder
  • Rute
    Super Noiva Junho 2021 Vila Nova de Famalicão
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Querida Zélia, acho que podemos descansar os nossos corações.

    Acabei de assistir em direto o comunicado do Sr. Secretário de Estado da Saúde António Lacerda Salles e a jornalista perguntou exatamente isso, se era apenas uma recomendação ou se era obrigatória a testagem. Em momento algum falou que era obrigatório! Falou sempre numa FORTE RECOMENDAÇÃO!

    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rute!
    A minha quinta até agora não disse nada, eles não gostam da ideia de fazer testes no local da festa. Para além disso a norma diz “devem” e dever é diferente de “ter de” ou de “ser obrigatório”.
    Eu devia de ter acordado às 8h mas só acordei agora. Eu devo ir fazer isto ou aquilo amanhã (mas talvez não faça 😂) nem vou mandar e-mail nenhum à DGS. A forma como eles escreveram é claramente uma recomendação, ou a pessoa que escreveu a norma não sabe português 💁🏻‍♀️
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Julho 2021 Mirandela
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rute 😍

    Do que interpreto da atualização à norma publicada ontem, trata-se apenas de uma recomendação, não tendo por isso carácter obrigatório. E é uma recomendação a partir das 10 pessoas.

    • Responder
  • Catarina
    Super Noiva Junho 2021 Guimarães
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rute. Acabei de ver isto. Pode ser que ajude. Beijinhos Caso sábado - testes? 1

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rute 😍

    Do que interpreto da atualização à norma publicada ontem, trata-se apenas de uma recomendação, não tendo por isso carácter obrigatório (ressalvo que esta foi a minha interpretação, pelo que, tomei a liberdade de enviar um e-mail, para o endereço constante no documento da norma, a solicitar esclarecimentos adicionais), inclusive os meios de comunicação referem "É recomendado"/"Recomendação", quando nos últimos dias diziam que "é obrigatório".

    Diria que o ideal é, para as noivas que casam nos próximos dias, tentarem entrar em contacto com a DGS ou Delegado de Saúde local para perceberem até que ponto é ou não obrigatório! Para as restantes, deixar correr, acompanhando a evolução e novas normas que possam vir a existir 😘

    • Responder
  • Ana Luísa
    Noiva Experiente Julho 2021 Golegã
    Ana Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Acho que o melhor que tens a fazer é falar com a quinta, pelo menos é o que irei fazer hoje
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração