Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

D
Noivo Principiante Outubro 2020 Palmela

Casamentos Lisboa e Vale do Tejo

Diogo, a 27 de Julho de 2020 às 14:25 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 34
Boa tarde a todos,


A minha quinta informou-me ontem que os casamentos nao estão a ser realizados.
Já tive de adiar uma vez e nao queria voltar a adiar novamente.
Da última vez que tinha falado com o dono da quinta os casamentos estavam "ON" e agora diz me que o máximo de pessoas são 10, devido a Lisboa e Vale do Tejo ser o pico dos casos em Portugal. Estou com esperanças que voltem a levantar as restrições uma vez que os casos estao a estabilizar novamente, mas como isto está já nao sei...
Alguém com o mesmo problema? Existe alguma notícia que tenha revertido as decisões de voltarem a haver casamentos com tantas restrições?

34 respostas

Última atividade por Krizitah, a 31 de Julho de 2020 às 15:20
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ainda bem 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
    • Responder
  • D
    Noivo Principiante Outubro 2020 Palmela
    Diogo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A quinta disse-me hoje que haveria casamento sem problemas, agora é esperar para que corra tudo bem, obrigado a todas pela ajuda.
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que deveriam informar se antes de lançar o pânico.... Isso fev3 der válido oara ajuntamentos em casa e cafés. Não em cerimónias. Mas não tarda terás a informação deles 😁
    • Responder
  • D
    Noivo Principiante Outubro 2020 Palmela
    Diogo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Krizitah,


    Sim diria que a quinta pode e deve definir as regras de segurança que bem entender, mas dizer aos noivos que nao se fazem casamentos na zona de Lisboa e Vale do Tejo e que é ilegal ter mais de 10 pessoas, é no mínimo estranho. De qualquer forma ja voltei a falar com a quinta e eles vão informar-se melhor. Agora é esperar pelo contacto deles..
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Diogo 😁 bem eu penso que isso possa alterar de quinta para quinta. A informação que a minha deu é que teria 50% fa capacidade e manter distanciamento.. Sem buffet...
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No meu caso não cancelaram mas o dono da quinta desmotivou-nos a fazer o casamento este ano...muitas restrições, o buffet, o baile...ele foi super sincero, nem para nós noivos nem para eles quinta...mas não desmarcou, deixou à nossa consideração...
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Experiente Setembro 2020 Sesimbra
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá novamente! Hoje as freguesias da AML que estavam em estado de calamidade, passaram a estado de contingência. São boas notícias 😊
    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Setembro 2020 Odivelas
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Eu acho que isso depende de quinta para quinta. A minha é em Vila Franca de xira e continua tudo a decorrer dentro da normalidade possível. Bjinhos
    • Responder
  • Teresa
    Super Noiva Julho 2021 Vila Nova de Gaia
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É o que temos... Quem me dera casar na Madeira... Tudo tão explicito, tão simples de perceber... Aqui no continente é a balbúrdia. É eu continuo com a minha... Acho que se há quintas a desesperar sem casamentos, por informação errada, há outras a ganharem dinheiro com isto, pedes valores acima, pedem novos sinais, insistem para os noivos adiarem,mas depois são obrigados a ficar com qualquer data, dia da semana, etc...
    • Responder
  • D
    Noivo Principiante Outubro 2020 Palmela
    Diogo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É uma tristeza, mas parece-me que o que está a contecer é que as pessoas estão mal informadas, porque segundo o artigo 15 de 14 de julho:

    "

    Eventos

    1 - Não é permitida a realização de celebrações e de outros eventos que impliquem uma aglomeração de pessoas em número superior a 20, 10 ou 5, consoante a situação declarada no respetivo local seja de alerta, contingência e calamidade, respetivamente, salvo se pertencerem ao mesmo agregado familiar, sem prejuízo do disposto no número seguinte.

    2 - A DGS define as orientações específicas para os seguintes eventos:

    a) Cerimónias religiosas, incluindo celebrações comunitárias;

    b) Eventos de natureza familiar, incluindo casamentos e batizados, quer quanto às cerimónias civis ou religiosas, quer quanto aos demais eventos comemorativos;

    Ou seja, possivelmente as pessoas estão a achar que, o ponto 2 tem a ver com o ponto 1, mas não tem, pois a DGS é que iria definir as orientações para estas cerimónias, e na ausência das mesmas seria então as regras da restauração que são os tais 50% de lotação, enfim...

    • Responder
  • Teresa
    Super Noiva Julho 2021 Vila Nova de Gaia
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isto há cada coisa... A sua quinta informa isto... Eu mudei de quinta e procurei várias... Muitas diziam que só faziam acima de 80 convidados... 🤷‍♀️ Eu ainda falei na questão de querer um casamento mais pequeno, mais seguro e a resposta era sempre que lamentava, mas tinham de ser pelo menos 80... Enfim... Cada uma...
    • Responder
  • D
    Noivo Principiante Outubro 2020 Palmela
    Diogo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Pois, concordo, já mandei mail à quinta , para perceber o que se passa

    • Responder
  • Filipa
    Noiva Ativa Agosto 2020 Lisboa (Concelho)
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Diogo, caso-me na região de Lisboa e Vale do Tejo nos próximos dias e os casamentos estão permitidos e não há nenhuma restrição do número de pessoas desde que seja igual ou inferior aos 50% da quinta/restaurante. Claro que todas as medidas de restrições dos restaurantes têm de se aplicar mas não há limite de convidados.
    Parece-me que a tua quinta não quer realizar o evento. O decreto de lei aplica-se a todo o país continental.
    • Responder
  • D
    Noivo Principiante Outubro 2020 Palmela
    Diogo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Celebrante, a conservatória já disse que era possivel da parte deles, até porque ja estão a realizar cerimonias civis em quintas
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É cerimónia no registo civil ou celebrante?

    É que, no meu caso, era registo civil e foi um dos motivos pelos quais, adiámos - não iam à quinta.

    • Responder
  • D
    Noivo Principiante Outubro 2020 Palmela
    Diogo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O que me está a fazer muita confusão é, se o problema é a quinta que nao pretende fazer eventos com um maior número de pessoas, o minimo que puderia fazer seria informar as partes envolvidas, dizendo que nao pretende realizar casamentos, para assim termos tempo de arranjar outras soluções, enfim...
    • Responder
  • D
    Noivo Principiante Outubro 2020 Palmela
    Diogo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim o casamento é todo na quinta com a cerimónia, toda a gente envolvida já deu o OK, ontem ao falar com a quinta deparei-me com a resposta, de nao ser possivel casamentos pelo motivo de a quinta se situar em Lisboa e Vale do Tejo.
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tenho ideia que não estão a demorar mt.

    E com a cerimónia? Está tudo encaminhado?

    • Responder
  • D
    Noivo Principiante Outubro 2020 Palmela
    Diogo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sabes se demoram muito a responder?
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exatamente, Diogo.

    Não há impedimento legal, pelo menos para já. Porque não envias email à DGS a expor o teu caso, em específico, para poderes encaminhar para a quinta?

    • Responder
  • D
    Noivo Principiante Outubro 2020 Palmela
    Diogo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Cláudia, pelo que percebi pela conversa do dono da quinta é que nao eram permitidos casamentos a cima de 10 pessoas, parece-me que a quinta é que esta a impor restrições, dizendo aos noivos que nao é permitido, porque segundo os pontos que estamos a falar não há nenhuma lei ou artigo que diga que atualmente a regra é essa ( 10 pessoas)


    A lotação da quinta são 200 pessoas, eu tenho uma lista de 80 pessoas que devido ao covid nao serão de certeza mais de 60, logo estamos bastante a baixo dos 50%. Além de que a quinta dispoem de varios espaços abertos para colmatar a quantidade de pessoas.
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Diogo.

    Nesta fase é tudo mt complicado. Porque na verdade a DGS não definiu quaisquer regras específicas para eventos como casamento e batizados, aplicando-se as da restauração, com a regra dos 50%. Claro que um casamento e um batizado não são eventos iguais a ir a um restaurante até porque, num restaurante, não são permitidos aglomerados... e acho que as reservas da tua quinta podem ser essas.Smiley kiss

    • Responder
  • Mariana
    Noiva Experiente Setembro 2020 Sesimbra
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Como já foi dito, é permitido com as regras destinadas ao setor da restauração. Nada mudou nos últimos tempos.
    Se tudo se mantiver casarei em Sesimbra em Setembro. 🍀😘
    • Responder
  • Joana
    Noiva Experiente Setembro 2020 Almada
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá ! Envio email da DGS sobre os casamentos:

    Na sequência do e-mail infra, o qual mereceu a nossa melhor atenção, após apreciação e análise da informação remetida, a DGS informa:

    1. Tomámos boa nota da informação e solicitação que nos endereçou cujo assunto remete para a realização de um casamento no dia 05 de setembro de 2020.
    2. De acordo com a informação enviada, prevê-se que o evento ocorra na Área Metropolitana de Lisboa (AML) no Concelho de Almada, freguesia da Charneca da Caparica.
    3. A realização deste evento irá contribuir indubitavelmente para a aglomeração de pessoas, na e da AML, onde se congrega a maioria de novos casos de COVID-19.
    4. De acordo com o ponto 2, alínea b do Artigo 15.º da Resolução do Conselho de Ministros n.º 53-A/2020 de 14/07/2020 (disponível em: https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/137956081/details/maximized), cabe à DGS definir as orientações específicas para os eventos de natureza familiar, incluindo casamentos e batizados, quer quanto às cerimónias civis ou religiosas, quer quanto aos demais eventos comemorativos.
    5. Para os devidos efeitos, sugere-se a consulta do Guia de Recomendações por Tema e Setor de Atividade de 09/06/2020 (disponível em https://covid19.min-saude.pt/wp-content/uploads/2020/06/Tab-equivale%CC%82ncia-novo-formato-V5.11.pdf) – Outros setores de atividade: Eventos de natureza familiar (casamentos, batizados), sem prejuízo do disposto na referida Resolução do Conselho de Ministros.
    6. Caso persistam questões ou necessidade de esclarecimentos complementares específicos do setor da restauração, poderá informar-se junto da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).
    7. Pretende-se salientar que as reuniões e celebrações de pessoas com laços familiares ou de amizade, nomeadamente a celebração de casamentos, batizados, comunhões e similares, acarretam riscos que são mais que a soma de todas as partes.
    8. Importa reiterar que eventos de qualquer índole, em contexto de pandemia podem acarretar riscos acrescidos para a saúde pública, seja pelo inevitável ajuntamento de colaboradores durante a preparação e realização do evento, interação entre os participantes ou em relação às atividades concretas de cada evento. Especificamente, no caso das celebrações familiares, a componente emocional subjacente ao motivo que promove a realização do evento, é uma inegável realidade que acarreta comportamentos de proximidade, sendo a partilha tendencialmente inevitável, assim como a participação de membros de várias gerações, o que poderá implicar a exposição de pessoas que, nem que seja apenas pela idade, possam pertencer a grupos mais vulneráveis a desenvolver doença grave no contexto de infeção por SARS-CoV-2.
    9. Julgamos adequado levantar a questão de que os casamentos, batizados, comunhões e similares constituem celebrações familiares adiáveis, ao contrário dos funerais, os quais não são passíveis de planeamento. A decisão de manter a realização destes eventos festivos no contexto atual implicará uma celebração que em pouco se poderá assemelhar ao que se vivenciava na época pré-pandémica. A recomendação da DGS é que, nesta fase ativa da pandemia, se adiem todos os eventos passíveis de serem adiáveis, se possível.
    10. Tendo em conta que a realização do evento está prevista para setembro de 2020, salienta-se a importância de acompanhar a evolução da situação epidemiológica da pandemia COVID-19 a nível nacional e regional.
    11. Posto isto, e assumindo que poderá haver pessoas que ainda assim optarão por não adiar as suas celebrações, é fundamental que tanto as entidades promotoras como as pessoas que pretendem realizar eventos na atual fase ativa da pandemia, ainda que de acordo com a legislação em vigor, façam uma avaliação ponderada do risco a que se estão a submeter, assim como aos seus familiares, demais convidados e outros participantes, visto que é inegável que aglomerados de pessoas acarretam riscos acrescidos quer para o indivíduo, quer para a Saúde Pública.
    12. Importa ainda ter em consideração que, desde o alerta internacional sobre a COVID-19, a DGS tem vindo a emitir recomendações baseadas na melhor evidência científica à data da publicação das mesmas e de acordo com a evolução da situação epidemiológica, em consonância com as recomendações internacionais (OMS, ECDC, CDC e outros) independentemente do contexto, visando a minimização do risco de transmissão de SARS-CoV-2. Sem prejuízo da adoção de medidas específicas para cada setor, reforça-se que os princípios definidos pelas recomendações gerais deverão ser permanentemente garantidos, nomeadamente:
    • Distanciamento físico (mínimo de 2 metros entre pessoas, em todos os momentos);
    • Uso de máscara por todas as pessoas, sempre que se verifiquem aglomerados de qualquer dimensão (colocada adequadamente e em permanência);
    • Cumprimento de medidas de etiqueta respiratória e evicção de contatos na presença de sintomatologia sugestiva de COVID-19;
    • Lavagem ou desinfeção das mãos (com água e sabão ou com solução antisséptica de base alcoólica - SABA);
    • Higienização de superfícies (o SARS-CoV-2 pode sobreviver nas superfícies e objetos durante tempos variáveis, que vão de horas a dias. É essencial serem garantidas medidas de higiene das superfícies de uso comum e toque frequente, de forma a diminuir a transmissão do vírus);
    • Estrita evicção dos aglomerados de pessoas (de acordo com a legislação em vigor).

    Cabe à DGS a emissão de normas e orientações em matéria de Saúde Pública, com o objetivo, no atual contexto epidemiológico, de informar as entidades para que estas implementem medidas efetivas de prevenção e controlo da infeção por SARS-CoV-2, cabendo, neste caso, à organização do evento, a responsabilidade pelo cumprimento estrito dessas recomendações emanadas pela DGS, bem como pelas regras de segurança assumidas.Em tudo o omisso, deve ser dado cumprimento à legislação vigente.Para mais informações consulte o site da Direção-Geral da Saúde através de: https://www.dgs.pt/corona-virus.aspx.
    • Responder
  • Maria
    Noiva Constante Setembro 2020 Alenquer
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exatamente!
    • Responder
  • D
    Noivo Principiante Outubro 2020 Palmela
    Diogo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mantem-se as regras de 50 lotação e 100 se houver prptecoes3e etc é isso?
    • Responder
  • Maria
    Noiva Constante Setembro 2020 Alenquer
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mandei mensagem à Exponoivos que me informaram:
    A ultima Resolução do Conselho de Ministros, do dia 14 de Julho, mantém o Art. 15º (Eventos) inalterado, seguindo-se assim as regras da restauração.”

    Não há excepção para este artigo pelo que as regras são as mesmas para todo o país.
    • Responder
  • Maria
    Noiva Constante Setembro 2020 Alenquer
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada!! 🥰🥰
    • Responder
  • D
    Noivo Principiante Outubro 2020 Palmela
    Diogo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigado Joana
    • Responder
  • Joana
    Noiva VIP Outubro 2020 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá!

    Nós tivemos na nossa quinta acerca de 1 semana e estava tudo Ok, para avançarmos com o nosso casamento em Outubro. A quinta é em Alenquer.

    Amanhã iremos estar com a responsável da quinta e se souber algo também poderei comunica por aqui Smiley smile

    • Responder
  • D
    Noivo Principiante Outubro 2020 Palmela
    Diogo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigado Maria, fico.te muito agradecido.
    • Responder
  • Maria
    Noiva Constante Setembro 2020 Alenquer
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois também acho isso um pouco estranho... especialmente agora que, como disseste, os casos estão a decrescer... se entretanto souber de mais alguma coisa aviso-te.
    Supostamente para a semana terei de ir à minha quinta para eles me mostrarem as coisas que adquiriram por causa do covid, eu depois digo se souber mais alguma coisa.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração