Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Rita
Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)

Casamento vegetariano | Eco-noiv@s 🌱

Rita, a 29 de Outubro de 2021 às 17:47 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 23

Alô eco-noivinh@s 💚

Como já tinha partilhado anteriormente convosco, eu e o noivinho decidimos ter o nosso casamento dominado por comidinha vegetariana, e para introduzir este assunto aos convidados, optamos por esta estratégia: Noivos vegetarianos: e agora? | Eco-noiv@s 🌱.


Casamento vegetariano | Eco-noiv@s 🌱 1


Para quem ainda não sabe (e para prevenir falácias aos negacionistas 😜), alterarmos a nossa alimentação para uma dieta mais vegetariana não só é mais saudável, como também é muito mais sustentável para o ambiente. Para terem uma noção, para se produzir um bife de vaca (200gr.) são precisos 4000L de água (sim, quatro mil litros) 😱!!!

Isto é uma catástrofe ambiental já que é insustentável consumir frequentemente um produto com uma pegada hídrica tão grande... Já para não falar nos gases de estufa produzidos pelos animais 💨, a desflorestação e desiquilíbrio de terras onde há essa indústria, e dos maus-tratos e conduções horríveis em que esses animais vivem... Por isso, só há bons motivos para trazermos o vegetarianismo para o nosso banquete 🌱.


tenor.gif


Mas vou contar-vos a nossa história do início! Nós estamos a viver em UK e tivemos de entrar em contacto com os fornecedores à distância. Escusado será dizer que esta app foi o meu colete salva-vidas para encontrar os fornecedores certo, né 😜

Então, depois de uma má experiência com um catering local que nos foi recomendado, decidi basear a minha pesquisa nos feedbacks a fornecedores e eis que encontrei um com imensos prémios e montes de opiniões excelentes - o Gémeos Catering! E ainda para mais, são do Norte, o que facilita fazerem o serviço na minha cidade. Quem contactou sempre comigo foi o Sr. Fernando, uma benção de senhor e de um profissionalismo incrível, e que nos colocou à vontade para degustarmos primeiro a comida deles e depois, se nos agradasse, fechavamos o contrato.

tenor.gif


E foi assim que fizemos a nossa primeira degustação, 4 pratos com 2 pratos de peixe (folhado de pescada e bacalhau) e 2 pratos de carne (porco preto e tornedó de novilho). Estavam divinais e o serviço foi soberbo, e durante a degustação comentamos com a chefe-de-sala que o nosso objectivo era servir um banquete predominantemente vegetariano no nosso dia, a qual prontamente nos apoiou e disse que já tinham feito casamentos 100% vegetarianos e que sempre correu entre os convidados, o que nos deu mais confiança para ir avante com a nossa ideia. Ainda bem que provamos pratos de peixe/carne, pois assim já teríamos por onde escolher para as opções omnívoras no nosso dia!

Ficamos também a saber que a nossa ementa seria constituída por 2 pratos principais, com 2 opções para cada prato, fazendo um total de 6 pratos para escolher. E para o nosso caso, os 2 principais seriam vegetarianos, e ainda podíamos colocar uma segunda alternativa vegana e outra omnívora para cada prato. Êxtase total!!! 🤩

Então, para a segunda degustação, já certíssimos de que a confeção era alta qualidade e que queríamos este catering, pedimos só pratos vegetarianos. Já tínhamos ouvido as sugestões da chefe-de-sala, e com sugestões do Sr. Fernando compusemos os 4 pratos para a degustação. Assim, só teríamos de decidir os que ficariam para prato principal e os que seriam as alternativas.

Mostro-vos o que provamos e o que decidimos para o dia C, e desculpem as fotos em que provamos antes de fotografar, é que estava tudo com um aspecto fantástico! Ah, e acabou por serem pratos veganos mesmo, sem ovo ou laticínios 💪


Primeiro prato: Tofu com broa em cama de cebola caramelizada

Casamento vegetariano | Eco-noiv@s 🌱 2


Alternativa: “Bacalhau” com natas

Casamento vegetariano | Eco-noiv@s 🌱 3


Segundo prato: “Medalhão” de legumes em cama de leguminosas

Casamento vegetariano | Eco-noiv@s 🌱 4

Este foi o que menos expectativas tínhamos, pois era basicamente um hamburger... Só que gostamos tanto, tanto, não só do hambúrguer como da mistura de leguminosas e manga, que quisemos que fosse um dos principais! Alteramos o nome e substituímos a cebola caramelizada por mais legumes para dar mais cor ao prato.


Alternativa: Seitan com puré de maçã e batata à murro

Casamento vegetariano | Eco-noiv@s 🌱 5


Para os convidados que achavam que não iam querer vegetariano, escolhemos (da primeira degustação):

Alternativa ao primeiro prato: Folhado de peixe

Casamento vegetariano | Eco-noiv@s 🌱 6


Alternativa ao segundo prato: Tornedó de novilho

Casamento vegetariano | Eco-noiv@s 🌱 7


Querem saber o resultado no dia?

Para os aperitivos ao almoço, estava 50🥦/50🐟🥩em tudo: sushi, salgadinhos, quentes, etc. e foi tudo! Uma delícia de buffet! Ficou toda a gente deliciada com o sushi vegano!

Para o jantar, o primeiro prato de tofu correu super bem, mas mesmo assim o catering andava pelas mesas a sugerir degustar a alternativa do “bacalhau” com natas. Quase toda a gente provou, mesmo quem optou por peixe, e foi um sucesso! Ninguém queria acreditar que era vegano, e abriu portas para que o que se seguiu de vegetariano tivesse ainda mais adesão. Acabamos por saber que quem comeu peixe/carne, acabou por provar do vegetariano, pela curiosidade dos comentários, e ficou deliciado!

O catering realmente soube servir e atender os convidados de forma exímia e toda a gente os gabou, não só pelo banquete delicioso mas também pelo serviço super simpático e atento.

Tivemos mesmo um feedback tão positivo do jantar, já depois do dia ter corrido maravilhosamente bem e isto foi a cereja que faltava para ter sido um casamento inesquecível para todos!


Espero que esta longa partilha venha a ajudar noivinh@s ainda em fase de decisão por uma ementa mais sustentável 🤞


Bom fim-de-semana prolongado para tod@s! 💚

Editado por Casamentos.pt

23 respostas

Última atividade por Rita, a 9 de Novembro de 2021 às 16:11
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Hehehe adoro estes #'s! Partilharei sim e com muito gosto, já sabes 😜 💚

    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Quando conseguires partilha a receita, abrimos um cantinho de partilha de receitas 🤣 #vidademulhercasada

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Joaninha! Epá, o "bacalhau" com natas é simplesmente divinal!!! Quero tanto conseguir replicar a mesma receita em casa! Mas foi mesmo com esse objectivo que lançamos a ementa vegetariana, para que os convidados desmistificassem a ideia de que se come mal e se fica com fome com pratos vegetarianos, e que até podem ser bem fáceis de fazer em casa 😉 Beijinhos 💚

    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ritinha 💚 Confesso que adoro Carne, mas esses teus pratos deixaram-me de agua na boca, principalmente o Tofu e o "Bacalhau" com natas. Que aspeto divinal 🥰

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada querida Dani 🌸
    • Responder
  • Dani
    Top das Noivas Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Dani ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns ecocasadinha de fresco🌸😘

    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ah isso concordo, reduzir acho que era capaz...foi mesmo uma boa ideia vocês usarem o casamento para poderem mostrar isso, mostrar que a comida também é boa!
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Mimi! Eu acho que a mensagem principal que quis deixar é de reduzir a quantidade/frequência com que se come carne… isso é um impacto positivo gigante que podemos ter no ambiente e é um “sacrifício” bastante exequível comparando com o estrago que todos fazemos a este planeta. Daí no casamento nós querermos mostrar que comida vegetariana é boa e que podemos trazê-la para o nosso dia-a-dia e nas refeições em casa. É uma questão de darmos essa oportunidade a nós mesmos, pelo ambiente! Beijinhos 💚
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Marisa! Ahahah tens de sugerir a uma amiga tua noivinha para fazer um banquete vegetariano… ou então arriscas no teu! 😜 Beijinhos 💚
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uau Rita que fixe!!! Eu confesso que nunca conseguiria deixar de comer carne 😅 mas adoro experimentar comidas diferentes, por norma até acabo por gostar mais que as "habituais"
    • Responder
  • M
    Super Noiva Agosto 2022 Albufeira
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita. Tem tudo ótimo aspecto e ainda bem que correu bem 😊 adorava ir a um casamento vegetariano ou vegan porque adoro experimentar comida nova. O nosso vai ser omnivoro, com cerca de 5 menus vegetarianos para quem tem essa alimentação 😊
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hehehe olá wonder-casada! Sim, no nosso caso correu super bem! Beijinhos 💚
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Diana! Obrigada querida 🥰 o resultado final foi mesmo delicioso. Beijinhos 💚
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Zélia!!! Olha essa foi a posição da maioria dos convidados, que não eram vegetarianos mas confiaram em nós e adoraram a experiência 🥰 Beijinhos 💚
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Ana! Tudo o que partilho aqui é com o objetivo de ajudar o máximo possível, é com gosto que usem as minhas ideias e palavras 🥰
    Nós também pensamos em não avisar os convidados, mas em conversa com o catering percebemos que iria funcionar melhor para estar toda a gente agradada e sem apanharem surpresas. E a verdade é que resultou! Eu não tenho problema nenhum em ser transparente, e foi assim que os meus amigos e família sempre me viram a ser. Nesta situação não iria ser diferente, e nem queria arriscar ter alguém desagradado ou desapontado com algo tão importante num casamento como o banquete! Mas esta é a minha opinião e o que funcionou para nós. No que precisares, já sabes 😉 Beijinhos 💚
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Ana Marina! Se tens assim tanta gente com restrições, convém mesmo encontrares um bom catering… eu também tive convidados vegan, intolerantes a lactose, e até uma criança com alergia a abóboras e família desse legume 😨 estava cheia de receios mas o meu catering tomou mesmo conta de tudo… até uma opção de queijo para intolerantes à lactose tinham na mesa de queijos, foram incríveis mesmo! Boa sorte 🍀💚
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Carlinha! Não há nada como experimentar um prato bem confeccionado 😊 acho que te irias surpreender pela delícia que pode ser, depois de se desprender da ideia de que tudo tem de ter carne, ficarias fã 😜. Beijinho 😘💚
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá eco casada eu acho que a maltinha adere muito bem às sugestões dos noivos, muitos parabéns plo sucesso
    • Responder
  • Diana
    Top das Noivas Julho 2022 Viseu (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita,
    Bela partilha! Não sou vegetariana, mas sem dúvida nenhuma que iria adorar o teu menu.
    Parece que estava tudo delicioso 😘
    • Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ritinha que menu delicioso, eu mesmo não sendo vegetariana não me ia importar nada nada 😍😍
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    De facto é uma grande ajuda, como já nos habituaste, primeiro a questão dos nossos convidados e como lhes explicar as nossas decisões e depois com a escolha dos pratos… realmente uma mulher decidida e objectiva é outra coisa.
    Por cá a nossa refeição será vegetariana, totalmente vegetariana e nas mesas para o resto do dia também muitas coisas serão.
    Quanto a anunciar aos convidados decidimos não o fazer…só porque queremos que seja surpresa.
    Obrigada e se entretanto decidirmos que vamos avisar eu vou usar algumas das tuas palavras, posso?
    • Responder
  • Ana Marina
    Noiva Master Maio 2022 Barreiro
    Ana Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Rita.
    Obrigada pelo teu post!! Adoro este tema. Pra mim a parte melhor de um casório é sem duvida a comida. 😋
    Em tempos tambem fiz um debate sobre como seria o meu menu ideal se eu pudesse escolher tudo o que iria servir no nosso dia.
    Nesta matéria nós temos varias dores de cabeça... Na nossa lista de convidados temos pessoas com varias dietas diferentes, desde vegans a paleo, a pessoas com intolerancias e até mesmo pessoas com serias alergias alimentares, tais como a peixe, marisco, e frutos secos. 🤦Nao vai ser fácil e nunca se vai agradar a gregos e a troianos. 🤷 So queremos que todos possam disfrutar da comida e que ninguem fique doente.
    Beijinhos
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ritinha, este post é uma delícia! Não só pela comida, mas porque é um exemplo fantástico de boas dicas de um tópico muito pouco explicado que é sair da norma e fazer tudo vegetariano/vegan e dar opção de carne/peixe a quem quiser mas com antecedência! Sou sincera, sou carnívora a 100% mas acho que iria gostar do teu menu 😋 muito obrigada pela partilha e dicas que tenho a certeza que vão ajudar muitos casais! Beijinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração