Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Rita
Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)

Noivos vegetarianos: e agora? | Eco-noiv@s 🌱

Rita, a 5 de Agosto de 2021 às 09:14 Publicado em Fórum Organizar um casamento 3 38

Hello eco-brides & grooms!

O meu contador passou ontem pelos 20 dias, e neste último mês tenho me dedicado quase a 100% aos preparativos e tenho acumulado imensos checks que prometo partilhar assim que puder 😊

tenor.gif

Mas agora venho aqui muito rápido deixar uma dica para os eco-noivinh@s que optarem (e bem!) por ter um menu parcial ou totalmente vegetariano para o grande banquete do dia C.

Para quem não sabe, eu e o noivinho não somos totalmente restritos no vegetarianismo, porque na verdade somos mesmo é contra a indústria da carne e derivados. As exceções são: quando comemos na casa dos nossos pais (não queremos que cozinhem coisas à parte e normalmente é carne caseira ou peixe da Apúlia), e quando não há mesmo melhor opção numa refeição fora de casa (acontece bastante fora de UK, principalmente em Portugal que não tem grande oferta de comida vegetariana em restaurantes típicos).

Mas, no banquete do nosso dia, queríamos mesmo deixar vincado que o mais sustentável é a comida vegetariana e que esta pode ser deliciosa! O que custa muitas vezes é experimentar a primeira vez… Então, o nosso casamento pode ser a ocasião perfeita para perder o estigma e dar uma oportunidade à cozinha vegetariana 🌱

Para preparar os convidados para esta ementa, usamos o nosso website como ponte de informação (mais uma vez) e na parte do Blog deixamos esta mensagem:

Noivos vegetarianos: e agora? | Eco-noiv@s 🌱 1

Desta forma, “viramos o jogo ao contrário” e desta vez são os convidados que querem peixe ou carne que terão de avisar com antecedência 😁

A experiência tem corrido super bem, e tal como prevíamos a malta mais velha é quem prefere o seu peixinho e a sua carninha - mas ser-lhes-á oferecido na mesma o prato vegetariano, só depois pedem o prato alternativo.

Quero também partilhar convosco que esta decisão levou voltas e voltas, meses e meses a pensar nisto e a ouvir os conselhos dos nossos amigos e família, e por imensas vezes fomos desaconselhados a fazê-lo. Mas sentimos que queremos causar este impacto nas pessoas - e é um bom impacto! Tenho a certeza que a maioria vai ficar surpreendida com o pitéu vegetariano que vai ser servido…. pois é, nós também ficamos ainda mais depois da última degustação!!! Alerta spoiler do próximo debate 😜

Quem mais é que vai optar por ementa vegetariana no grande dia?

Alguém com receios ou dúvidas? Partilhem nos comentários 😊

Beijinhos verdinhos 💚

38 respostas

Última atividade por Rita, a 26 de Agosto de 2021 às 16:51
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Margarida! Fico mesmo muito feliz que queiram fazer um casamento o mais eco-friendly possível 💚 isto é uma jornada de muita aprendizagem, e com alguns erros pelo percurso como é óbvio, mas sei que vai ser muito gratificante no final!
    Eu ainda tenho muita coisa por partilhar, mas com a data a aproximar-se, tenho de investir o tempo nas tarefas. Também gostava muito de ver e acompanhar o que farão para o vosso dia! Conto com as vossas partilhas 😊 Beijinhos 😘
    • Responder
  • Margarida
    Noiva Constante Setembro 2022 Sintra
    Margarida ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Rita ! Fico super contente por ter encontrado o teu perfil. Eu e o meu noivo somos vegans e estamos a preparar um casamento o mais eco friendly possível. Adorei a ideia dessa cartinha !
    Vou ver o resto dos teus posts porque acho que me vão ajudar muito nesta jornada ^^

obrigado e beijinhos!

• Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É tentar o melhor que se pode e tentar conscientizar as pessoas. Quanto ao álcool tem que ver apenas com a nossa opção de vida e não com a ecologia. O menu foi pensado para que todos gostem e também para desmistificar que vegetariano passa fome.
    Nós optamos também pelo vidro, cartão, madeira e o melhor que conseguimos pra fazermos a festa dos nossos sonhos.
    Beijos
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Ana! Já tinha dado conta pelos teus debates que vais ter um casamento o mais ecológico possível, fico super feliz! Espero que os vossos convidados fiquem contentes com a vossa ementa 😊Já a questão do álcool, acho que é uma coisa pessoal, se vocês acham que é isso que faz sentido, força nisso. A nível ecológico, isso não afecta julgo eu, mas já pedi ao catering para usar garrafas de vidro o máximo que puder, em águas etc. Beijinhos 💚

• Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá eu sou vegetariana e vamos ter um casamento ecológico. Optámos por ser menu exclusivo vegetariano sem oportunidade de escolha para os convidados. Também não vamos ter álcool porque não gostamos nada de gente “entornada”. Os nossos pratos e talheres são de palmeira e os copos de cartão…
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Heloísa! Felizmente, correu bem esta ideia de "inverter os papéis" 🙏 Deus te oiça! Beijinho 💚

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Inês! Awww obrigada pelo carinho 😍 No nosso caso, todo o pessoal até aos 40 mais ou menos aderiu na boa! Mas eu acho que até os mais velhos, que queiram provar o vegetariano, vão ficar surpreendidos 😉Beijinhos 💚

• Responder
  • Heloísa
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Heloísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita!
    Tomaram uma excelente decisão! 👏
    Gosto imenso de comida vegetariana e já fui surpreendida várias vezes! 💗 A ideia de pedirem a quem não quer para avisar foi bem pensada! No nosso casamento tínhamos alguns convidados que não comiam carne e nesse momento pedi à Quinta para ser servido um prato vegetariano (tinham muitas opções vegetarianas).Vão correr tudo muito bem!!!! 😉 Beijinho 😘
    • Responder
  • Ines
    Noiva Master Setembro 2022 Lisboa (Concelho)
    Ines ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá noivinha Rita já disse que adoro o teu Eco-casamento?! Smiley tongue

Adoro o facto de terem uma ementa vegetariana e gosto que mesmo assim incluiram a opção de os convidados poderem escolher carne ou peixe. Normalmente os convidados mais jovens alinham em tudo mas os mais velhos poderão ser um caso mais complicado.

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Teresa! Fico feliz por teres colocado opção vegetariana na vossa ementa 😊 Epá essa barraquinha de gelado deve ter sido um sucesso 😍Nós também vamos ter várias opções vegetarianas nos aperitivos, talvez 50/50 mesmo. Estou mortinha pelo banquete! Nisso também penso igual, um casamento com boa comida é sempre um impacto que fica na memória 😋Obrigada e beijinhos 💚

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nem digas nada Kikas!! Isto do nada está nos 19 dias e nem dei por ela!!! 🙈🙉
    Olha, eu fiquei super contente quando a grande maioria dos convidados ligou-nos a dizer que confiavam na nossa escolha e que iam experimentar vegetariano sem problema 😊 e olha que a opção de peixe e carne deixou-nos deliciados na primeira degustação!!! 😋 Que corra tudo bem no dia, é o que se quer 🙏 Beijinhos 💚
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Carlinha, realmente tentar ser vegetariana sem gostar de legumes seria um feito histórico 🤣🤣🤣 Mas é como temos falado, cada um faz o que pode e se fizermos um bocadinho que seja, já é um bom impacto 🤩 És uma querida 🥰 Beijinhos 💚
    • Responder
  • Teresa
    Super Noiva Julho 2021 Vila Nova de Gaia
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, uauuu... Boas opções. Nós optamos por colocar 3 pratos à disposição, um deles vegetariano e as entradas foram praticamente vegetarianas à exceção da mesa regional. Também tivemos barraquinha de gelado 100 por cento vegan. Acho que tudo o que vos faça sentido está bem. Como nós já sabíamos mais ou menos os gostos de cada um calculamos o máximo de pratos vegetarianos que iriam ser servidos e não nos enganamos😘 o importante é vocês estarem bem e os.vossos convidados confortáveis. Por mais que se façam coisas lindas nos casamentos... Se formos a um onde não gostamos da comida é sempre mau... Por isso, os noivos têm de ser os primeiros a gostar da oferta e qualidade. Bons Preparativos.
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hello Rita 😀😀😀 estás mega quase que emoção!!! Olha muitos parabéns por dares a escolha aos teus convidados, isso é top eles terem hipótese de escolha, eu aderia na boa, e respeito o pensamento 😊 gosto dr carninha e peixinho, mas a kikas come tudo, bo meu casório vou ter vegans e ainda não escolhi o prato... Mas vou pedir opinião aos mesmos 😎
    Beijinhos e boa sorte para o resto dos preparativos
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Julho 2021 Madeira
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ritinha, eu sou a pior pessoa para ser vegetariana, pois aqui a bebé não gosta dos verdes 🙈 mas já fui pior. No entanto apoio a vossa decisão e iniciativa, pois dão a opção dos convidados pedirem carne e/ou peixe. E gosto da ironia de ser o contrário da norma!!
    Ps: sou tua fã!!!

🤩🤩🤩 beijocas
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Marlene 😊 Beijinhos 💚
    • Responder
  • Marlene
    Super Noiva Setembro 2022 Braga (Concelho)
    Marlene ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O casamento é vosso por isso acho muito bem!! ☺️
    • Responder
  • Monica
    Noiva VIP Agosto 2021 Lousada
    Monica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Rita na escola eu ja andei e olha andamos sempre a aprender. Acho melhor é desceres a terra e veres o mundo onde vivemos,porque parece que não o conheces. Fica bem.
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Joaninha! E o que seria do nosso banquete sem muitas opções vegetarianas? Só poderia ser assim 😊 Fiquei super agradada com o nosso catering, que já tem tido vários casamentos 100% vegetarianos e correm super bem - eles contratam uma cozinheira especializada para isso 😉

Fico feliz que tenham tido esse cuidado 😍 era como estava a dizer à Daniela, o último casamento que fomos estava intragável aquela opção vegetariana, e infelizmente descredibiliza essa vertente da culinária. Beijinhos 💚

• Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ritinha , adorei a ideia, é a vossa cara, a vossa convicção e o vosso casamento. Adoro o facto de teres tido o cuidado de avisares os teus convidados, bem como o prato alternativo (normalmente a malta mais velha fica sempre mais reticente a novas experiências). No nosso caso, a nossa ementa não era vegetariana, mas tínhamos 2 convidadas que o eram e tivemos o cuidado de preparar pelo menos um dos pratos vegetarianos para elas, e digo te Provei os legumes e estavam DIVINAIS ( e eu sou aquela pessoa que para comer legumes é preciso um sacrifício)
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Acho que tens de pesquisar um bocadinho sobre ambos os assuntos. Há anos que vejo documentários bem elucidativos sobre esses impactos e leio sobre sustentabilidade, se calhar era uma boa ideia também o fazeres para teres mais noção quando partilhas a tua opinião, que neste caso é uma velha falácia. Se quiseres posso-te dar algumas sugestões de documentários ou livros 💚

• Responder
  • Monica
    Noiva VIP Agosto 2021 Lousada
    Monica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois Rita, mas para legumes e hortaliças tambem é um negócio, porque levam quimicos em cima, tudo o que compras no supermercado é crescido à pressão em estufas. Eu falo por experiência própria, cultivo o que posso,, legumes hortaliças e não ha nada como o caseirinho, ahh... E também temos galinhas caseiras e porcos. Beijinhos.
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Laurinha! Que bom que irão ter esse cuidado com a convidada vegetariana 😊 Sim, a maioria também aceitou na boa o menu vegetariano 🥰 Beijinhos 💚

• Responder
  • Laura
    Noiva Master Dezembro 2021 Matosinhos
    Laura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

Olá Ritinha! Por aqui não somos vegetarianos, mas temos pelo menos uma convidada que é e por isso iremos ter essa opção 😊

Quanto ao teu casamento, pareceu-me uma ótima ideia! Apesar de gostar muito da minha carninha e peixinho, era menina para alinhar sem problema 😍😘

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Ai que bom! Os teus convidados vegetarianos vão adorar esse cuidado 😊 Beijinhos 💚

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Zélia!! Espero que os nossos convidados também gostem dos pratos que escolhemos para o menu principal (na degustação correu tudo super bem!) Beijinhos 💚

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Telminha! Hehehehe é mesmo a nossa cara, sim 😊 Que sorte, não terás de te preocupar com isso 😉 Beijinhos 💚

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Pois, Mónica, felizmente os meus convidados têm a delicadeza de respeitarem as nossas preferências e aceitaram esta nossa escolha de bom grado. Aqui não há nada para ser contra ou a favor, são escolhas de vida que se fazem e o principal motivo é tentar causar menos impacto no nosso planeta devido ao desastre ambiental que é indústria da carne. Acho que é um motivo nobre o suficiente para qualquer pessoa aceitar este desafio. 💚

• Responder
  • Daniela
    Noiva VIP Setembro 2021 Maia
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nisso acho que não há problema. A comida é muito boa, inclusive a vegetariana! 😊 Os cozinheiros são muito bons mesmo.
    • Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Daniela! Obrigada 😊 Nós infelizmente temos tido péssimas experiências com a alternativa vegetariana nos casamentos, pois esses cozinheiros não se dedicam sequer a provar o que cozinham... da última vez, tanto o tofu como a seitã estavam tão mal confeccionados que pedi peixe "acompanhado com algo que me abra o apetite" foi o que disse ao servente. Por isso, se tiveres oportunidade, fala com o teu catering sobre o que eles vão preparar e pede-lhes algo tão delicioso como o resto dos pratos normais 😜Beijinhos 💚

• Responder
  • Rita
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

Olá Dani 🌸Espero que os meus convidados pensem o mesmo, porque nós adoramos experimentar os pratos vegetarianos para o jantar 😊 Infelizmente, muita gente tem azar de comer vegetariano onde não sabem confeccionar bem os alimentos, e ficam com essa má experiência generalizada... Vamos ver se conseguimos contornar isso! Beijinhos 💚

• Responder
  • Zélia
    Noiva Master Junho 2021 Rio Maior
    Zélia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita!
    Eu não tive nenhum menu especial no casamento, mas adoro a ideia, porque há realmente excelentes opções 😍
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração